Escola EB2,3 de Amares | Escola EB2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos | Escola Secundária Alberto Sampaio| Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão, Braga | Escola EB2,3 de Nogueira, Braga | Escola EB2,3 de Cabeceiras de Basto |  Escola EB2,3/S de Celorico de Basto| Escola EB2,3 de Apúlia | EscolaEB2,3 Prof. Carlos Teixeira, Fafe | Escola S/3 Martins Sarmento, Guimarães | Escola EB2,3/S de Rio Caldo, Terras de Bouro | Escola EB2,3 de Vieira de Araújo, Vieira do Minho | Escola ES/3 Camilo Castelo Branco, VN Famalicão | EB2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde | Escola ES/3 Caldas de Vizela | HOME

INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VIZELA
Turmas: 7ºD- Área Projecto, 10ºB, 10ºD, 10ºF e 11ºI - Área Escola (2003/04)
8ºD- Área Projecto, 11ºA, 11ºB, 11ºF e 12ºI - Área Escola (2004/05)
Home













SEXUALIDADES
E
EDUC
AÇÃO
SEXUAL
5. Avaliação (03/04)

Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04: 7ºD, 10ºB, 10ºD, 10ºF, 11ºI |
NOVO Resultados 2004/05: 8ºD | 11ºA | 11ºB | 11ºF | 12ºI

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

Cada turma construiu um Guião para o Diário de Observação da Turma que está a ser aplicado durante todas as sessões, pelos observadores da turma, e a ser divulgado no Fórum dos Alunos- Diário dos Observadores

Escola Secundária de Caldas de Vizela


JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO - 7ºD

Actividade: _______________________________________________________ Turma: ________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

Nível
1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito Bom
- Comportamento
- Participação na actividade
- Espírito de Interajuda
- Aquisição de conhecimentos
- Nível de conhecimentos prévios
- Tempo cedido para a realização das tarefas
- À vontade da turma para tirar dúvidas
- Consequência da actividade na mudança do nosso comportamento . . . .
- Empenho nas tarefas
- Relacionamento interpessoal
- Esclarecimento de dúvidas
- Encontro da actividade com as nossas expectativas
- Sinceridade no trabalho
- Motivação
- Diferença de empenho nos diferentes sexos
- Entusiasmo
- Respeito
- Cuidado na linguagem
- Existência de atitudes sexistas
- Homogeneidade de empenho na turma
- Homogeneidade da turma no aproveitamento do tempo
- Interesse dos alunos pelas dúvidas apresentadas pelos colegas
- Organização no trabalho de Grupo
- Criatividade
- Grau de Concentração dos alunos
- Evolução do empenho da turma em relação à actividade anterior
- Balanço final da actividade

Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B

Actividade: ___________________________________________ Turma: _____________

Observadores:
___________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
- Houve respeito
- Momentos de riso
- Colaboração no trabalho
- Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões
- Houve rendimento
- Linguagem familiar
- Organização
- Atitudes sexistas . . .
- Houve participação

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?



3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?



4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º D

Actividade: _________________________________________________________ Turma: _____

Observadores:
_______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____


1-Como decorreram as actividades:

    Sim Não
    - Houve respeito?
    - Todos tiveram o tempo que queriam para dar a sua opinião?
    - Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo?
    - Houve comportamentos de ajuda nos grupos de trabalho?
    - Houve uma linguagem familiar ou uma linguagem científica?

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

Sim Não
- Motivaram?
- Deram para aprender?
- As raparigas mostraram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros?
- As raparigas e os rapazes colocam perguntas diferentes?
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas?

3- O que penso, como observador, que a turma concluiu com esta actividade?



4- O que acho, como observador, que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?



5- Como observador, a minha apreciação global desta atividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

6- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO 10ºF

Actividade: ________________________________________________ Turma: ______________

Observadores:
________________________________________________Data: ____ / ____ / ____


1-Como decorreu a actividade:

Sim Não Exemplos: -----------------
1.1- Houve respeito?

1.2- Houve disciplina?

1.3- Houve colaboração e comportamento de ajuda no grupo?

1.4- Todos participaram/deram opinião?

2- O que pensaram os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram?

2.2- Todos participaram?

2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista?

2.4- OS rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas?


3- Os observadores pensam que a turma conseguiu ou não alcançar o objectivo da actividade?


4- O que pensam os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?


5- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho realizado?


6- Como observador a minha avaliação global desta actividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

7- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO 11ºI

Actividade: ________________________________________________________ Turma:________

Observadores:
_________________________________________________ Data: ___ / ___ / ____


Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram? x A actividade não provocou interesse.
2.2- Todos participaram? x Só alguns elementos do grupo é que trabalhavam.
2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista? x Não houve grande discussão.
2.4- Os rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas? x Praticamente ninguém colocou perguntas, mas as perguntas colocadas eram diferentes.

    Data Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    Houve respeito e disciplina . .
    Todos tiveram tempo para dar a sua opinião
    Houve participação e colaboração
    Linguagem familiar
    Linguagem científica
    Motivação
    Participação/ Interesse dos rapazes
    Participação/ Interesse das raparigas
    Atitudes sexistas
    Organização do trabalho
    Espírito de ajuda
    Avaliação global
    Opinião do observador acerca do trabalho

Observações finais:



(voltar)

RESULTADOS 2003/2004: 7ºD, 10ºB, 10ºD, 10ºF, 11ºI

TURMA 7ºD

Escola Secundária de Caldas de Vizela


JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO - 7ºD - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a educação sexual?ç Detecção das Ideias Iniciais Turma: 7ºD

Observadores:
Alberta e João Salgueiro Data: ____ / ____ / ____

Nível
1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito Bom
- Comportamento x
- Participação na actividade x
- Espírito de Interajuda x
- Aquisição de conhecimentos -- -- -- -- --
- Nível de conhecimentos prévios -- -- -- -- --
- Tempo cedido para a realização das tarefas -- -- -- -- --
- À vontade da turma para tirar dúvidas x
- Consequência da actividade na mudança do nosso comportamento -- -- -- -- .--
- Empenho nas tarefas x
- Relacionamento interpessoal x
- Esclarecimento de dúvidas -- -- -- -- --
- Encontro da actividade com as nossas expectativas x
- Sinceridade no trabalho x
- Motivação x
- Diferença de empenho nos diferentes sexos x
- Entusiasmo x
- Respeito x
- Cuidado na linguagem x
- Existência de atitudes sexistas x
- Homogeneidade de empenho na turma x
- Homogeneidade da turma no aproveitamento do tempo x
- Interesse dos alunos pelas dúvidas apresentadas pelos colegas x
- Organização no trabalho de Grupo x
- Criatividade x
- Grau de Concentração dos alunos x
- Evolução do empenho da turma em relação à actividade anterior x
- Balanço final da actividade x

Observações:



Escola Secundária de Caldas de Vizela


JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO - 7ºD - nº2

Actividade: O que é a sexualidade? - parte I Turma: 7ºD

Observadores:
Bruno Ferreira e Ricardo Abreu Data: ____ / ____ / ____

Nível
1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito Bom
- Comportamento x
- Participação na actividade x
- Espírito de Interajuda x
- Aquisição de conhecimentos x
- Nível de conhecimentos prévios x
- Tempo cedido para a realização das tarefas x
- À vontade da turma para tirar dúvidas -- -- -- -- --
- Consequência da actividade na mudança do nosso comportamento x
- Empenho nas tarefas x
- Relacionamento interpessoal x
- Esclarecimento de dúvidas -- -- -- -- --
- Encontro da actividade com as nossas expectativas x
- Sinceridade no trabalho x
- Motivação x
- Diferença de empenho nos diferentes sexos x
- Entusiasmo x
- Respeito x
- Cuidado na linguagem -- -- -- -- --
- Existência de atitudes sexistas x
- Homogeneidade de empenho na turma x
- Homogeneidade da turma no aproveitamento do tempo x
- Interesse dos alunos pelas dúvidas apresentadas pelos colegas -- -- -- -- --
- Organização no trabalho de Grupo x
- Criatividade -- -- -- -- --
- Grau de Concentração dos alunos x
- Evolução do empenho da turma em relação à actividade anterior x
- Balanço final da actividade x

Observações:



Escola Secundária de Caldas de Vizela


JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO - 7ºD - nº3

Actividade: O que é a sexualidade? - parte II Turma: 7ºD

Observadores:
Bruno Ferreira e Ricardo Abreu Data: ____ / ____ / ____

Nível
1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito Bom
- Comportamento x
- Participação na actividade x
- Espírito de Interajuda x
- Aquisição de conhecimentos x
- Nível de conhecimentos prévios x
- Tempo cedido para a realização das tarefas x
- À vontade da turma para tirar dúvidas -- -- -- -- --
- Consequência da actividade na mudança do nosso comportamento x
- Empenho nas tarefas x
- Relacionamento interpessoal x
- Esclarecimento de dúvidas -- -- -- -- --
- Encontro da actividade com as nossas expectativas x
- Sinceridade no trabalho x
- Motivação x
- Diferença de empenho nos diferentes sexos x
- Entusiasmo -- -- -- -- --
- Respeito x
- Cuidado na linguagem x
- Existência de atitudes sexistas x
- Homogeneidade de empenho na turma x
- Homogeneidade da turma no aproveitamento do tempo x
- Interesse dos alunos pelas dúvidas apresentadas pelos colegas -- -- -- -- --
- Organização no trabalho de Grupo x
- Criatividade x
- Grau de Concentração dos alunos x
- Evolução do empenho da turma em relação à actividade anterior x
- Balanço final da actividade x

Observações:



Escola Secundária de Caldas de Vizela


JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO - 7ºD - nº4

Actividade: O que é a sexualidade? - parte III Turma: 7ºD

Observadores:
Bruno Ferreira e Ricardo Abreu Data: ____ / ____ / ____

Nível
1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito Bom
- Comportamento x
- Participação na actividade x
- Espírito de Interajuda x
- Aquisição de conhecimentos x
- Nível de conhecimentos prévios x
- Tempo cedido para a realização das tarefas x
- À vontade da turma para tirar dúvidas x
- Consequência da actividade na mudança do nosso comportamento x
- Empenho nas tarefas x
- Relacionamento interpessoal x
- Esclarecimento de dúvidas x
- Encontro da actividade com as nossas expectativas x
- Sinceridade no trabalho x
- Motivação x
- Diferença de empenho nos diferentes sexos x
- Entusiasmo x
- Respeito x
- Cuidado na linguagem x
- Existência de atitudes sexistas x
- Homogeneidade de empenho na turma x
- Homogeneidade da turma no aproveitamento do tempo x
- Interesse dos alunos pelas dúvidas apresentadas pelos colegas x
- Organização no trabalho de Grupo x
- Criatividade x
- Grau de Concentração dos alunos x
- Evolução do empenho da turma em relação à actividade anterior x
- Balanço final da actividade x

Observações:



Escola Secundária de Caldas de Vizela


JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO - 7ºD - nº5

Actividade: ______________________________________ Turma: 7ºD

Observadores:
_____________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

Nível
1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito Bom
- Comportamento x
- Participação na actividade x
- Espírito de Interajuda x
- Aquisição de conhecimentos x
- Nível de conhecimentos prévios x
- Tempo cedido para a realização das tarefas x
- À vontade da turma para tirar dúvidas x
- Consequência da actividade na mudança do nosso comportamento x
- Empenho nas tarefas x
- Relacionamento interpessoal x
- Esclarecimento de dúvidas x
- Encontro da actividade com as nossas expectativas x
- Sinceridade no trabalho x
- Motivação x
- Diferença de empenho nos diferentes sexos x
- Entusiasmo x
- Respeito x
- Cuidado na linguagem x
- Existência de atitudes sexistas x
- Homogeneidade de empenho na turma x
- Homogeneidade da turma no aproveitamento do tempo x
- Interesse dos alunos pelas dúvidas apresentadas pelos colegas x
- Organização no trabalho de Grupo x
- Criatividade x
- Grau de Concentração dos alunos x
- Evolução do empenho da turma em relação à actividade anterior x
- Balanço final da actividade x

Observações:



(voltar)

TURMA 10ºB

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 1

Actividade: O que é a sexualidade e a educação sexual? - Ideias Iniciais Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2, nº3 e nº4 Data: 06 / Fevereiro / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(2) x(1,3,4)
Momentos de riso x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(2,3,4) x(1) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4)
Colaboração no trabalho x(1,2,3,4) x(2,4) x(1,3) x(1,2) x(3,4) x(2,3,4) x(1) x(2) x(1,3,4)
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(3, 4) x(1,2) x(3, 4) x(1,2) x(2,3,4) x(1) x(1,3,4) x(2) x(1,2,3,4)
Houve rendimento x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1) x(1,2,3,4) x(2,3,4) x(1)
Linguagem familiar x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4)
Organização x(1,2,3,4) x(4) x(1,2,3) x(1) x(2,3,4) x(1,2,4) x(3) x(1,2,3,4)
Atitudes sexistas x(3, 4) x(1,2) .x(3) x(1,2,4) .x(3) x(1,2,4) x(3,4) x(1,2) x(1,3,4) x(2)
Houve participação x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3,4) x(1,2,3) x(4) x(1,2,3,4)

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Penso que com esta actividade a turma ficou mais madura e aprendeu muito com o início deste projecto. Penso também que todas as turmas deveriam ter acesso a um projecto como este (observador 1, 3,4).
Os alunos ficaram mais lúcidos quanto aos perigos da sexualidade (observador 2).

3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Para melhorar o trabalho da turma penso que deveria haver mais concentração no trabalho e menos momentos de riso. Penso também que os alunos deviam encarar o tema sexualidade como um tema abrangente e não limitado ao tema sexo. Com isto os alunos teriam respostas mais maduras (Observador 1, 3,4).
Os alunos têm que se empenhar mais para melhorar o trabalho (observador 2).

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3,4)

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 2

Actividade: O que é a sexualidade? Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 20 / Março / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Momentos de riso x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Colaboração no trabalho x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3)
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3)
Houve rendimento x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Linguagem familiar x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Organização x(1,2) x(3) x(2) x(1,3) x(2) x(1,3) x(1,2) x(3) x(1,2) x(3)
Atitudes sexistas x(2,3) x(1,2) .x(2,3) x(1,2) .x(1,2,3) x(2) x(2,3) x(1,2) x(2,3) x(2,1)
Houve participação x(1,2,3) x(2,3) x(1, x(2,3) x(1) x(2,3) x(4) x(1,2,3)

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Com esta actividade ficamos a saber que a sexualidade não se refere só à "relação sexual", mas abrange sim um leque de muitas outras atitudes e comportamentos. Assim, os alunos nesta sua fase de desenvolvimento tornam-se mais maduros e capazes de agir em diversas situações que não sabiam como reagir (observador 1, 3).
Penso que os alunos ficaram com um maior conhecimento em relação à sexualidade (observador 2).

3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Deve haver mais organização e menos distracção por parte dos alunos. Também deve haver mais preparação dos alunos para a participação no tema (observador 1,3).
Penso que deveria haver mais organização no trabalho, assim como rendimento de todos os grupos (observador 2)

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3)

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 3

Actividade: Questionário sobre opiniões e percepções sobre a sexualidade Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 20 / Março / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(2,3) x(1) x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3) x(2,3) x(1)
Momentos de riso x(1,2,3) x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(1,2) x(3) x(1,2) x(3)
Colaboração no trabalho x(1,2,3) x(1,3) x(2) x(1,3) x(2) x(3) x(1,2) x(3) x(1,2)
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2) x(3) x(1,2) x(3)
Houve rendimento x(2) x(1,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Linguagem familiar x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Organização x(3) x(1,2) x(1) x(2) x(3) x(1,2) x(1,3) x(2) x(1,3) x(2)
Atitudes sexistas x(1,2) x(3) .x(1,2) x(3) .x(1,2) x(3) x(1,2) x(3) x(1,2) x(3)
Houve participação x(1,2,3) x(1) x(2,3) x(1,3) x(2) x(1,3) x(2) x(1,2,3)

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Penso que com esta actividade os alunos melhoraram o seu conhecimento sobre a "sexualidade" (observador 1, 2).
Penso que a turma ficou mais experiente com esta actividade. Penso também que todas as turmas deveriam ter acesso a este projecto (observador 3).

3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Para melhorar o trabalho de grupo os alunos deveriam estar mais concentrados no que estão a fazer (observador 1,2).
Acho que os alunos para melhorar o trabalho da turma devem encarar o tema "sexualidade" como um tema que não é limitado ao subtema "sexo" (observador 3).

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3)

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 4

Actividade: O que é a Educação Sexual? Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 26 / Março / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(2,3) x(1) x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3) x(2,3) x(1)
Momentos de riso x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Colaboração no trabalho x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(2,3) x(1)
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Houve rendimento x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Linguagem familiar x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Organização x(1,2,3) x(1) x(2,3) x(1,2,3) x(1) x(2,3) x(1) x(2,3)
Atitudes sexistas x(1) x(2,3) .x(1) x(2,3) .x(1) x(2,3) x(1) x(2,3) x(1) x(2,3)
Houve participação x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Penso que com esta actividade os alunos melhoraram o seu conhecimento em relação às diferenças entre "sexualidade" e "Educação Sexual" (observador 1).
Ficaram mais cientes dos perigos que podem vir a correr na vida futura (observador 2).
Com esta actividade os elementos da turma tiveram oportunidade de tirar todas as suas dúvidas relativamente ao tema, ficando assim mais cientes dos perigos que podem vir a correr na vida futura (observador 3).

3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Para melhorar o trabalho de grupo acho que todos os alunos deveriam exprimir as suas ideias, para haver um maior rendimento (observador 1).
Penso que deveria haver mais organização no trabalho, já que os grupos não se organizam (observador 2)
Penso que o trabalho deveria ser um pouco mais organizado já que durante os trabalhos de grupo existe bastante confusão e, às vezes, pouca colaboração dos próprios alunos (observador 3)

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3)

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 5

Actividade: Jogo de Assertividade- Avaliação de conhecimentos Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 01 / Abril / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(1,2,3)
Momentos de riso x(1,2) x(1,2) x(1,2,3) x(1,2) x(1,2)
Colaboração no trabalho x(1,2,3) x(1) x(2,3) x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(1,2)
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Houve rendimento x(1,2,3) x(2) x(1,3) x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Linguagem familiar x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Organização x(2,3) x(1) x(1,2,3) x(1,2,3) x(3) x(1,2) x(3) x(1,2)
Atitudes sexistas x(1,2,3) . x(1,2,3) . x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Houve participação x(1,2,3) x(1,2) x(3) x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(1,2) x(3)

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Foi uma actividade muito interessante e motivadora para os alunos (observador 1, ).
Os alunos ficaram a compreender melhor o tipo de perigos que existem (observador 2).
Com esta actividade os alunos ficaram a compreender melhor o tipo de perigos que existem ao iniciarem uma vida sexual activa e ficaram ainda mais maduros(observador 3).

3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Penso que os alunos deveriam colaborar mais nos trabalhos e deviam colaborar mais no grupo (observador 1).
Os alunos têm que levar isto com mais empenho e não levar isto como uma brincadeira (observador 2).
Penso que tem que haver menos momentos de riso, mais colaboração no trabalho e que todos os elementos de todos os grupos participem de forma mais correcta (observador 3).

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3)

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 6

Actividade: Jogo de Assertividade- Quais são as dimensões da sexualidade? Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 22 / Abril / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(1,2,3) x(1,3) x(2) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Momentos de riso x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Colaboração no trabalho x(1,2,3) x(1,3) x(2) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(1,3) x(2) x(1,2,3) x(1,3) x(2) x(1,2,3) x(1,2,3)
Houve rendimento x(1,2,3) x(1,3) x(2) x(1,3) x(2) x(1,2,3) x(1,3) x(2)
Linguagem familiar x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Organização x(2) x(1,3) x(2) x(1,3) x(2) x(1,3) x(2) x(1,3) x(1,2,3)
Atitudes sexistas x(1,2,3) .x(2 x(1,3) . x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)
Houve participação x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3)

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Os alunos ficaram mais maduros, mais cientes dos perigos que correm enquanto adolescentes em desenvolvimento (observador 1, 3).
Esta actividade veio trazer aos alunos uma maior compreensão sobre como o tema sexualidade é amplo (observador 2).

3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Penso que os alunos deveriam colaborar mais e estar mais atentos (observador 1).
Os alunos deveriam participar com mais regularidade (observador 2).
Penso que os alunos devem colaborar mais, devem estar mais atentos e participar em todas as actividades. Penso ainda que estes podiam melhorar se houvessem menos momentos de riso (observador 3).

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3)

5- Observações


(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º B - nº 7

Actividade: Guião de análise sobre a utilização da sexualidade na publicidade Turma: 10ºB

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 14 / Maio / 2004

1-Como decorreram as actividades:

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V
Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
Houve respeito x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(2,3) x(1) -- --
Momentos de riso x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) -- --
Colaboração no trabalho x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(2) x(1,3) x(2) x(1,3) -- --
Todos tiveram tempo para exprimir as suas opiniões x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(1,2,3) -- --
Houve rendimento x(2) x(1,3) x(1,2,3) x(2,3) x(1) x(1,2,3) -- --
Linguagem familiar x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) x(1,2,3) -- --
Organização x(1,2,3) x(1,3) x(2) x(1,2,3) x(3) x(1,2) -- --
Atitudes sexistas x(1,2,3) . x(1,2,3) . x(1,2,3) x(1,2,3) -- --
Houve participação x(1,2) x(3) x(1,2,3) x(1,2) x(3) x(1,2,3) -- --

2- O que pensam os observadores que a turma concluiu com esta actividade?
Os alunos concluíram que na publicidade há a utilização da sexualidade para atrair as pessoas (observador 1).
Perceberam que a sexualidade está presente na publicidade (observador 2).
Os alunos perceberam que a sexualidade está presente na publicidade, o que até antes não sabiam ou sabiam menos (observador 3)


3- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Penso que os alunos deveriam estar com uma maior prestação no decorrer das actividades (observador 1).
O comportamento dos alunos deve ser melhorado e têm que ter mais atenção (observador 2).
Deveriam estar mais concentrados no trabalho a desempenhar e mais atentos nas actividades, o que ajudaria imenso o rendimento do grupo (observador 3).

4- Como observador, a minha apreciação global desta actividade é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x(1,2,3)

5- Observações


(voltar)


TURMA 10ºD

Escola Secundária de Vizela

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º D - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais Turma: 10ºD

Observadores:
Observador nº1 e nº2 Data: 12 / Março / 2004


1-Como decorreram as actividades:

    Sim Não
    - Houve respeito? .x(1) .x(2)
    - Todos tiveram o tempo que queriam para dar a sua opinião? .x(1,2)
    - Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo? .x(1)
    - Houve comportamentos de ajuda nos grupos de trabalho? .x(1,2)
    - Houve uma linguagem familiar ou uma linguagem científica? .x(1,2)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

Sim Não
- Motivaram? .x(1,2)
- Deram para aprender? .x(1,2)
- As raparigas mostraram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros? .x(1,2)
- As raparigas e os rapazes colocam perguntas diferentes? .x(1,2)
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? .x(1,2)

3- O que penso, como observador, que a turma concluiu com esta actividade?
.Que estas actividades são bastante construtivas e enriquecedoras para o conhecimento dos alunos sobre o tema (observador 1).
Penso que esta actividade serviu para expandir os conhecimentos e tirarmos algumas dúvidas uns com os outros acerca da sexualidade (observador 2).

4- O que acho, como observador, que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
.Melhorou o comportamento dos alunos, visto que estes apresentam ainda atitudes um tanto imaturas, infantis e irresponsáveis (observador 1).
Acho que os alunos deveriam encarar a actividade com mais seriedade e menos brincadeira. Acho que os alunos não deveriam ter tantos preconceitos (observador 2).

5- Como observador, a minha apreciação global desta atividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . ..x(1,2) .

6- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º D - nº2

Actividade: O que é a sexualidade? (parte I) Turma: 10ºD

Observadores:
Observador nº1 e nº2, nº3 e nº4 Data: 22 / Março / 2004


1-Como decorreram as actividades:

    Sim Não
    - Houve respeito? .x(3,4) .x(1,2)
    - Todos tiveram o tempo que queriam para dar a sua opinião? .x(1,2,3,4)
    - Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo? .x(1,2,3,4)
    - Houve comportamentos de ajuda nos grupos de trabalho? .x(1,2,3,4)
    - Houve uma linguagem familiar ou uma linguagem científica? .x(1,2,3,4)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

Sim Não
- Motivaram? .x(1,2,3,4)
- Deram para aprender? .x(1,2,3,4)
- As raparigas mostraram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros? .x(3,4) x(2)
- As raparigas e os rapazes colocam perguntas diferentes? .x(3,4)
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? .x(3,4) x(1,2)

3- O que penso, como observador, que a turma concluiu com esta actividade?
São actividades construtivas, mas devem ser encaradas de uma forma diferente (observador 1).
Penso que a turma percebeu que existem várias formas de encarar a sexualidade e de as manifestar (observador 2).
Penso que os alunos ficaram a saber mais sobre a sexualidade e dos vários temas ligados a esta (observador 3).
Penso que a turma evoluiu com este tema, pois ficaram com a ideia que existem várias formas de encarar a sexualidade (observador 4).


4- O que acho, como observador, que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
.Deve ser melhorado o comportamento dos alunos, estes devem manifestar-se de uma forma mais madura e responsável perante este tipo de actividades. Deve ainda haver um maior respeito entre eles (observador 1).
Um aspecto que na minha opinião é importante mudar é a forma como devemos abordar este tema, ou seja, enfrentá-lo com maior seriedade. A turma deve também estar mais concentrada e disposta a participar (observador 2).
Penso que a turma deve encarar o trabalho com mais seriedade e com menos brincadeira. Os alunos deveriam ter uma maior participação e respeitarem-se mutuamente (observador 3).
Penso que a turma para o trabalho melhorar tem que ver este tema com mais seriedade. O respeito é outro factor que devem ter em consideração (observador 4).


5- Como observador, a minha apreciação global desta atividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . ..x(1,2,3,4) .

6- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 10º D - nº3

Actividade: O que é a sexualidade? (parte II) Turma: 10ºD

Observadores:
Observador nº1, nº2 e nº3 Data: 24 / Março / 2004


1-Como decorreram as actividades:

    Sim Não
    - Houve respeito? .x(2) .x(1,3)
    - Todos tiveram o tempo que queriam para dar a sua opinião? .x(1,2,3)
    - Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo? .x(2,3) .x(1)
    - Houve comportamentos de ajuda nos grupos de trabalho? .x(2,3) .x(1)
    - Houve uma linguagem familiar ou uma linguagem científica? .x(1,2,3)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

Sim Não
- Motivaram? .x(2) .x(1,3)
- Deram para aprender? .x(1,2,3)
- As raparigas mostraram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros? .x(2,3) x(1)
- As raparigas e os rapazes colocam perguntas diferentes? .x(1,2,3)
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? .x(1,2,3)

3- O que penso, como observador, que a turma concluiu com esta actividade?
Concluo que todos aumentaram o seu vocabulário acerca da sexualidade (observador 1).
Embora com alguma desorganização e por vezes falta de respeito penso que deu para aprender (observador 2).
Penso que os alunos concluíram pouca coisa, uma vez que na primeira aula o barulho e a confusão reinaram. Ao invés, na segunda aula, o trabalho e o silêncio aumentaram danado já para adquirir alguns conhecimentos (observador 3).

4- O que acho, como observador, que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
.Deve ser melhorado o comportamento dos alunos e diversificado o tipo de actividades (observador 1).
Deve haver maior organização, respeito e levar este tema com seriedade e não pensar que se sabe tudo sobre o assunto (observador 2).
Penso que o trabalho melhorou significativamente desde o último. Os alunos encararam, e penso que devem continuar a encarar, o trabalho com seriedade e com menos brincadeira, coisa que não aconteceu na primeira aula onde o barulho, a confusão e a brincadeira eram imensos(observador 3).

5- Como observador, a minha apreciação global desta atividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . .x(3) ..x(1,2) .

6- Observações:



(voltar)

TURMA 10ºF

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 10ºF- nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais Turma: 10ºF

Observadores:
Síntese dos dois observadores Data: ____ / ____ / ____


1-Como decorreu a actividade:

Sim Não Exemplos: -----------------
1.1- Houve respeito? x Houve boa compreensão entre todos.
1.2- Houve disciplina? x Falaram cada um na sua vez.
1.3- Houve colaboração e comportamento de ajuda no grupo? x Todos se ajudaram uns aos outros.
1.4- Todos participaram/deram opinião? x Alguns não tiveram interesse.

2- O que pensaram os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram? x Nem para todos.
2.2- Todos participaram? x Alguns ficaram em silêncio.
2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista? x Não, todos mantiveram a atitude normal.
2.4- Os rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas? x Colocaram perguntas muito diferentes.

3- Os observadores pensam que a turma conseguiu ou não alcançar o objectivo da actividade?
O objectivo foi alcançado, pois a turma manteve uma discussão muito acesa.

4- O que pensam os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Na nossa opinião o trabalho da turma foi excelente, pois todos mantiveram o respeito uns pelos outros e isso é muito bom.

5- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho realizado?
O trabalho realizado foi muito bom e todos se empenharam.

6- Como observador a minha avaliação global desta actividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x

7- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 10ºF- nº2

Actividade: O que é a sexualidade? Turma: 10ºF

Observadores:
Síntese dos dois observadores - Cristiana e Ana Leonor Data: 18 / Fevereiro / 2004


1-Como decorreu a actividade:

Sim Não Exemplos: -----------------
1.1- Houve respeito? x Respeitaram as ideias apresentadas por todos. Debateram até chegarem a uma opinião concreta, a um consenso.
1.2- Houve disciplina? x
1.3- Houve colaboração e comportamento de ajuda no grupo? x Ajudaram-se todos, colaborando de maneira agradável e compreensiva.
1.4- Todos participaram/deram opinião? x Houve opinião de todos os elementos do grupo, embora houvesse pessoas que conseguiram aprofundar mais e melhor as respostas.

2- O que pensaram os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram? x
2.2- Todos participaram? x
2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista?
2.4- Os rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas? x Quando se fala sobre sexualidade os rapazes conseguem ser mais directos do que as raparigas, pois enquanto que os rapazes dizem que o sexo serve para dar prazer e para fazer filhos, as raparigas dizem que o sexo serve para demonstrar o carinho e o amor que existe entre duas pessoas.

3- Os observadores pensam que a turma conseguiu ou não alcançar o objectivo da actividade?
Penso que com a ajuda de todos os elementos dos grupos foi possível alcançar o objectivo desta actividade.

4- O que pensam os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Penso que a única coisa que falta para melhorar o trabalho da turma é conseguir uma melhor concentração e uma melhor organização das ideias.

5- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho realizado?
Penso que estamos todos a trabalhar de maneira a conseguir um bom trabalho e uma boa organização, de maneira a concluir tudo de forma estável.

6- Como observador a minha avaliação global desta actividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x

7- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 10ºF- nº3

Actividade: Treino de assertividade - Avaliação de conhecimentos Turma: 10ºF

Observadores:
Síntese dos dois observadores - Ivone e Sérgio Data: 27 / Abril / 2004 (45 minutos)


1-Como decorreu a actividade:

Sim Não Exemplos: -----------------
1.1- Houve respeito? x Todos os alunos se respeitaram mutuamente.
1.2- Houve disciplina? x Houve silêncio e não faltaram ao respeito a ninguém.
1.3- Houve colaboração e comportamento de ajuda no grupo? x Todos colaboraram na actividade, mas só um ou dois é que participaram. Todos os alunos ajudaram os outros a perceber as questões.
1.4- Todos participaram/deram opinião? x Acho que só os que se sentiam mais à vontade ajudaram e participaram.

2- O que pensaram os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram? x Foi uma actividade que entusiasmou os alunos a participar e a colaborar.
2.2- Todos participaram? x Como já referimos, nem todos participaram, só participaram os que se sentiam mais à vontade.
2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista? x Quando se discutiu a afirmação "Não se pode impor os interesses masculinos sobre os femininos como é próprio das sociedades machistas." um aluno referiu que não deixava a sua namorada sair de mini-saia porque o que é dele não é dos outros.
2.4- Os rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas? x Na afirmação descrita no ponto anterior as raparigas não concordaram com o que o aluno referiu sobre a mini-saia.

3- Os observadores pensam que a turma conseguiu ou não alcançar o objectivo da actividade?
Acho que a turma conseguiu alcançar o objectivo da actividade, porque os alunos perceberam as questões e a actividade em si.

4- O que pensam os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Nesta actividade correu tudo bem, mas em algumas actividades anteriores a turma deveria melhorar a concentração e fazer menos barulho.

5- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho realizado?
A organização foi muito boa.

6- Como observador a minha avaliação global desta actividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x

7- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 10ºF- nº4

Actividade: ________________________________________________________ Turma: 10ºF

Observadores:
Síntese dos dois observadores - José Carlos e Marisa Freitas Data: 25 / Maio / 2004


1-Como decorreu a actividade:

Sim Não Exemplos: -----------------
1.1- Houve respeito? x Todos colaboraram na realização do trabalho.
1.2- Houve disciplina? x Todos se comportaram bem. Houve muito barulho mas no fim de tudo todos souberam organizar-se para fazer o trabalho.
1.3- Houve colaboração e comportamento de ajuda no grupo? x Quase todos se ajudaram.
1.4- Todos participaram/deram opinião? x Embora tenham opiniões diferentes.

2- O que pensaram os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram? x Com isto todos os alunos ficaram com mais um pouco de cultura geral.
2.2- Todos participaram? x Participaram dizendo o porquê das suas escolhas e justificando a sua opinião.
2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista? x
2.4- Os rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas? x Cada um tem a sua opinião.

3- Os observadores pensam que a turma conseguiu ou não alcançar o objectivo da actividade?
Pensamos que sim.

4- O que pensam os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Deveria haver mais autonomia por parte da turma.

5- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho realizado?
O trabalho em si está bem organizado, mas deveria ter mais perguntas sobre sexualidade.

6- Como observador a minha avaliação global desta actividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .x

7- Observações:



(voltar)

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 10ºF- nº5

Actividade: ________________________________________________________ Turma: 10ºF

Observadores:
Síntese dos dois observadores - Helder Ferreira e Ivone Lopes Data: 28 / Maio / 2004


1-Como decorreu a actividade:

Sim Não Exemplos: -----------------
1.1- Houve respeito? x Todos os alunos se respeitaram, tanto entre eles , como com a professora presente.
1.2- Houve disciplina? x Ninguém se exaltou.
1.3- Houve colaboração e comportamento de ajuda no grupo? x Só alguns elementos é que participaram.
1.4- Todos participaram/deram opinião? x Só alguns elementos.

2- O que pensaram os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Exemplos: -----------------
2.1- As actividades motivaram? x A actividade não provocou interesse.
2.2- Todos participaram? x Só alguns elementos do grupo é que trabalhavam.
2.3- Surgiram atitudes ou linguagem sexista? x Não houve grande discussão.
2.4- Os rapazes e as raparigas colocaram as mesmas perguntas? x Praticamente ninguém colocou perguntas, mas as perguntas colocadas eram diferentes.

3- Os observadores pensam que a turma conseguiu ou não alcançar o objectivo da actividade?
Não conseguiram porque houve muita distracção e muito pouco interesse.

4- O que pensam os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Fazer actividades mais motivadoras.

5- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho realizado?
Na parte que corresponde à observação da turma foi fraca, pois não havia interesse. Quanto ao trabalho em si, acho que está bom.

6- Como observador a minha avaliação global desta actividade é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . .x .

7- Observações:



(voltar)

TURMA 11ºI

Escola Secundária de Vizela
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO 11ºI - nº1

Actividade: ________________________________________________________ Turma:________

Observadores:
Cátia Cardoso e Luís Sampaio Data: ___ / ___ / ____

    Data Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    Houve respeito e disciplina . x .
    Todos tiveram tempo para dar a sua opinião x
    Houve participação e colaboração x
    Linguagem familiar x
    Linguagem científica x
    Motivação x
    Participação/ Interesse dos rapazes x
    Participação/ Interesse das raparigas x
    Atitudes sexistas x
    Organização do trabalho x
    Espírito de ajuda x
    Avaliação global x
    Opinião do observador acerca do trabalho x

Observações finais:
O trabalho decorreu de forma normal. É de referir que todos se mostraram interessados na elaboração do mesmo, sabendo respeitar a opinião do próximo. Em termos gerais, podemos dizer que apesar de haver um pouco de barulho o resultado final é satisfatório.

(voltar)
Home