Escola EB2,3 de Amares | Escola EB2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos | Escola Secundária Alberto Sampaio| Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão, Braga | Escola EB2,3 de Nogueira, Braga | Escola EB2,3 de Cabeceiras de Basto |  Escola EB2,3/S de Celorico de Basto| Escola EB2,3 de Apúlia | EscolaEB2,3 Prof. Carlos Teixeira, Fafe | Escola S/3 Martins Sarmento, Guimarães | Escola EB2,3/S de Rio Caldo, Terras de Bouro | Escola EB2,3 de Vieira de Araújo, Vieira do Minho | Escola ES/3 Camilo Castelo Branco, VN Famalicão | EB2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde | Escola ES/3 Caldas de Vizela | HOME


INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3 DE APÚLIA
Turmas: 7ºC, 8ºC e 9ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Tur
mas: 9ºA, 9ºB e 9ºC - Formação Cívica, Ciências, Educação Moral e Religião Católica (2004/05)


    SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL Home







Guião do Diário de Observação | Resultados

FICHAS DE OBSERVAÇÃO

REGISTO DE OBSERVAÇÃO
TURMA 7º C

Diário de Aula

Observador: _____________
Data:
Apúlia, 2004

*Os nomes são simulados

Tópicos de análise seleccionados pelos alunos

  • Quem ri muito.
  • Quem tem vergonha.
  • Quem fala muito.
  • Quem participa.
  • Quem não participa.

(voltar)

ESCOLA EB2,3 DE APÚLIA

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

TURMA 8ºC

1- Houve respeito?


2- Motivaram?


3- Houve participação dos rapazes ou das raparigas?


4- Houve disciplina?


5- Houve momentos de riso e de silêncio?


6- Houve comportamentos de entreajuda nos grupos de trabalho?


7- Foi utilizada a linguagem científica ou familiar?


8- Todos tiveram tempo de dar a sua opinião?


9- Participaram mais os rapazes do que as raparigas?


10- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades?


11- Os que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?


12- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

  • Muito bom
  • Bom
  • Médio
  • Reduzido
  • Mau

(voltar)

EB2,3/S DE APÚLIA
GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

TURMA 9º B

Actividade: _______________________________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / _
_

1- Como decorreram as actividades?

    Sim Não Ás vezes Exemplos________________________
    - Houve respeito
    - Houve disciplina
    - Houve momentos de riso
    - Houve momentos de silêncio
    - Houve perdas de tempo
    - Houve tempo suficiente para dar a opinião . . . .
    - Houve participação e colaboração
    - Houve entreajuda nos grupos
    - Houve linguagem familiar
    - Houve linguagem científica

2- Opinião dos observadores sobre as actividades realizadas:

Sim Não Ás vezes Exemplos________________________
- Motivaram
- Aprendemos
- Participámos
- Participaram mais os rapazes
- Participaram mais as raparigas
- Os temas interessaram de forma diferente a rapazes e a raparigas
- Houve linguagem ou atitudes sexistas

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?



4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar como resultado destas actividades?



5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?


6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado?


7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é :

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)


RESULTADOS 2003/04: 7ºC, 8ºC e 9º B

TURMA 7ºC

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO
TURMA 7º C
Diário de Aula nº 1- "O que é a sexualidade e a Educação Sexual?"- Ideias Iniciais

Observador: _____________
Data:
Apúlia, 2004

*Os nomes são simulados

No grupo um, o Victor* andava a pé. O Hugo* andava aos pontapés ao Victor*. O João* e a Amélia* estavam a escrever no diário.

No grupo dois, o Victor* rasgou a folha de trabalho toda do grupo. O Leonardo* andava a falar alto. O Leonardo* e o Hugo* andavam a brincar com o baralho de cartas.

No grupo três, o Ricardo* andava a gritar. Este grupo não fez nada. O Ricardo* andava a deslizar com a cadeira e a Glória* esteve a escrever bilhetinhos. O Ricardo* continuava a deslizar com a cadeira.

O Pedro* e o Ricardo* estavam pegados ao barulho e a Palmira* andava ao barulho com o Ricardo*. O Santos* andava a atirar papéis pelo ar. A Palmira* andava a gritar bem alto. No grupo 2 o Leonardo* andava a bater na Flor* com o corrector e andava a pé pelos grupos. A Sara* e a Flor* pegaram-se ao barulho e tiveram falta.

(voltar)

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO
TURMA 7º C
Diário de Aula nº 2- "O que é a sexualidade?"

Observador: _____________
Data:
Apúlia, 2004

*Os nomes são simulados

A Sara*, a Catarina*, o Alberto*, o Hugo*, o Antero* e o Victor* riram muito durante a aula. A Célia* teve vergonha em algumas situações e a Rute*, o Pedro*, a Catarina*, a Sara*, o Hugo, o Alberto, o Silvio*, o Victor, o Branco e a Flor* falaram muito.

Alguns alunos participaram na aula: a Maria*, o Antero*, o Pedro*, a Ana*, a Palmira*, a Catarina e a Rute*. Não participaram o Branco*, o Alberto*, o Tomás*, o Miguel Tomás*, a Violeta*, a Glória*, o Victor* e a Sara*.

8ºC - Inês Machado

(voltar)

TURMA 8ºC

ESCOLA EB2,3 DE APÚLIA

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO- SÍNTESE FINAL

TURMA 8ºC

1- Houve respeito?
Ao longo da actividade, houve respeito e disciplina por parte dos grupos.

2- Motivaram?
Sim, as actividades motivaram o grupo.

3- Houve participação dos rapazes ou das raparigas?
Todos os elementos participaram de igual modo.

4- Houve disciplina?
O sentido de responsabilidade.

5- Houve momentos de riso e de silêncio?
Sim, houve momentos de riso/silêncio durante as actividades.

6- Houve comportamentos de entreajuda nos grupos de trabalho?
Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho.

7- Foi utilizada a linguagem científica ou familiar?
Houve por vezes linguagem familiar e outras vezes científica.

8- Todos tiveram tempo de dar a sua opinião?
Sim.

9- Participaram mais os rapazes do que as raparigas?
Os dois.

10- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades?
Sim, os alunos gostariam de ter menos fichas.

11- Os que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?
Que foram bem realizadas.

12- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

  • Muito bom
  • Bom
  • Médio
  • Reduzido
  • Mau

(voltar)

Home