Escola EB2,3 de Amares | Escola EB2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos | Escola Secundária Alberto Sampaio| Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão, Braga | Escola EB2,3 de Nogueira, Braga | Escola EB2,3 de Cabeceiras de Basto |  Escola EB2,3/S de Celorico de Basto| Escola EB2,3 de Apúlia | EscolaEB2,3 Prof. Carlos Teixeira, Fafe | Escola S/3 Martins Sarmento, Guimarães | Escola EB2,3/S de Rio Caldo, Terras de Bouro | Escola EB2,3 de Vieira de Araújo, Vieira do Minho | Escola ES/3 Camilo Castelo Branco, VN Famalicão | EB2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde | Escola ES/3 Caldas de Vizela | HOME

INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA SECUNDÁRIA MARTINS SARMENTO, GUIMARÃES
Turmas: 11ºA e 11ºB - Área Escola (Inglês, Educação Física, Técnicas Laboratoriais de Biologia, Ciências da Terra e da Vida, Filosofia, Português, Educação Moral e Religião Católica) (2003/04)
Home

SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL

5. Avaliação







Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04 | Resultados 2004/05

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

O Guião do Diário de Observação da Turma construído está a ser aplicado durante todas as sessões, pelos observadores da turma, e a ser divulgado no Fórum dos Alunos- Diário dos Observadores

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO

Actividade: _______________________________________________________ Turma: ________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?



2-Como decorreram as actividades:

A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
- Houve pontualidade
- Houve respeito
- Houve disciplina
- Coordenação de grupo
- Capacidade de ouvir
- Capacidade de expressão
- Iniciativa
- Interesse . . . .
- Compreensão
- Descontracção
- Ambiente
- Participação

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?



4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?



5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?



6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?



7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?



8- Que conclusões retiraste da sessão?



9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

10- Outros casos



(voltar)
RESULTADOS 2003/2004: 11ºA1, 11ºA2, 11ºB1, 11ºB2

11ºA1

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 1

Actividade: O que é a Sexualidade e a Educação sexual- Ideias Iniciais Turma: 11ºA1

Observadores:
Anabela Mendes Lopes Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, porque o assunto despertou interesse e cada um tinha algo a dizer, nem que fosse disparatado. É preciso ver que o respeito neste caso é muito importante, porque ajuda na expressão das opiniões.

2-Como decorreram as actividades:

A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
- Houve pontualidade x
- Houve respeito
- Houve disciplina x
- Coordenação de grupo x
- Capacidade de ouvir x durante o resto da sessão x no início
- Capacidade de expressão x
- Iniciativa x
- Interesse . x . .
- Compreensão x
- Descontracção x
- Ambiente x
- Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
O número de raparigas é mais elevado, logo as raparigas participaram mais. No entanto, todos expuseram a asua opinião e todos manifestaram interesse pelo tema.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
Suficiente, porque todos os grupos colaboraram dentro do tempo previsto.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
Todos os temas despertaram interesse, porque estão todos dentro do mesmo assunto, que é um dos asuntos mais interessantes da actualidade. Mas talvez a questão da influência da igreja, dos transexuais e dos homossexuais tenha despertado maior interesse.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens de hoje e que os pode ajudar num futuro sem grandes preocupações.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Sim, porque esta turma é bastante desunida, principalmente entre rapazes e raparigas. A mistura dos dois sexos pode ajudar num melhor ambiente na turma.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Nesta turma já há pessoas bastante maduras em relação à educação sexual. O tema foi bem em todos os sentidos.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

10- Outros casos
São muito barulhentos e desordenados. Um grupo é muito entusiasmado e outro muito calmo e os restantes estão no meio termo. Apesar de ser cedo, nesta aula estão todos bem acordados. De vez enquanto saem umas respostas hilariantes, formado momentos de riso.
Há um grupo que está a responder com uma certa rapidez. Os restantes estão no mesmo ritmo. Há algumas dificuldades na compreensão das perguntas e há um pouco de malícia devido ao tema.
Na segunda reunião, os grupos ficaram desproporcionados, havendo apenas dois grupos, um de 3 alunos e outro de 5 e poderiam ter ficado 4-4. Mais uma vez há um grupo calmo e outro bastante irrequieto. Há grupos com respostas bastante sintéticas. Na leitura das respostas, um grupo tem pouca capacidade de ouvir.

(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 2

Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade Turma: 11ºA (toda a turma)

Observadores:
_____________________ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, pois nestas actividades é sempre possível expor e ouvir as opiniões dos outros.

2-Como decorreram as actividades:

A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
- Houve pontualidade x
- Houve respeito x
- Houve disciplina x
- Coordenação de grupo x
- Capacidade de ouvir x
- Capacidade de expressão x
- Iniciativa x
- Interesse . x .
- Compreensão x
- Descontracção x
- Ambiente x
- Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
Só estavam raparigas nesta actividade.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
Suficiente, pois tivemos tempo de fazer tudo o que estava previsto.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
A discussão dos inquéritos a que tinhamos respondido, pois foi posssível discutir as nossas opiniões com os nossos colegas.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, porque deu para todos discutirmos as nossas opiniões.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Sim, porque estas actividades servem para a turma continuar a falar destes assuntos relacionados com a sexualidade, mesmo fora do horário da escola.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Nesta sessão, houve necessidade de concentração por haver a oportunidade de debatermos as nossas opiniões e ouvir as opiniões dos outros.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

10- Outros casos

(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 3

Actividade: Análise de filmes - Há diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas?
Turma: 11ºA (toda a turma)
Observadores:
_____________________ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, penso que foi possível cada aluno expor a sua opinião pois, por vezes, quando o coordenador da debate, o professor, perguntava se alguém queria acrescentar algo os alunos não se manifestavam, logo, deduzo que foi possível expor todas as opiniões.

2-Como decorreram as actividades:

A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
- Houve pontualidade x
- Houve respeito x
- Houve disciplina x
- Coordenação de grupo x
- Capacidade de ouvir x
- Capacidade de expressão x
- Iniciativa x
- Interesse . x .
- Compreensão x
- Descontracção x
- Ambiente x
- Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
Tanto as raparigas como os rapazes revelaram interesse, embora como o número de raparigas é maior, é normal que se manifestassem mais vezes.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
O tempo fornecido foi suficiente, pois foi possível bebater os temas propostos.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
Os temas que despertaram maior interesse foi o "modelo de beleza" entre a mulher e o homem, pois as opiniões são muito diferentes. Um outro tema foi os "elementos sexistas ou discriminatórios" para o homem e para a mulher", pois é um tema muito polémico, que está muito em voga, onde existem diferentes posições.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, sempre, porque os alunos depararam-se com novas informações, com diversas opiniões, com novos conceitos e isso é, sem dúvida, importante para o nossos desenvolvimento.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Sim, pois sempre que existem debates essa comunicação é reforçada. A interacção entre as pessoas é maior, o que contribui para que estas se sintam mais à vontade e por isso, consequentemente, contribuiu para uma maior comunicação.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Estas sessões são sempre muito importantes para os jovens contactarem com novas opiniões e novos conceitos. Penso que no final ficam com uma posição acerca dos assuntos bem definida.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

10- Outros casos

(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 4

Actividade: Investigação social - "O que pensa a comunidade sobre a sexualidade e a Educação Sexual?"
Turma: 11ºA (toda a turma)
Observadores:
_____________________ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, pois nestas actividades é sempre possível dar e discutir opiniões. As pessoas tiveram que estar muito atentas às respostas elaboradas para poder reformular algumas e proceder à sua ordenação.

2-Como decorreram as actividades:

A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
- Houve pontualidade x
- Houve respeito x
- Houve disciplina x
- Coordenação de grupo x
- Capacidade de ouvir x
- Capacidade de expressão x
- Iniciativa x
- Interesse .x .
- Compreensão x
- Descontracção x
- Ambiente x
- Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
As raparigas, uma vez que a maior parte dos alunos são raparigas.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
O tempo fornecido foi suficiente, porque puderam desenvolver o previsto de uma forma participativa e nesse período de tempo.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
O interesse maior verificou-se no trabalho de ordenar as questões feitas pelos outros alunos, porque entusiasmou dar a melhor sequência possível ao inquérito.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, pois permite desenvolver nos jovens a capacidade de dar atenção às pessoas da idade dos pais e da idade dos avós e estabecer as diferenças entre as diferentes faixas etárias.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Sim, porque permite aos alunos, fora da sala de aula, falar sobre assuntos relacionados com a sexualidade.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Esta actividade levou os alunos a estarem muito atentos no que ouviam e nas opiniões a dar. Esta actividade também serve para aprendermos a ser mais delicados e como implica uma interacção com pessoas mais velhas, levou-nos a pensar na forma como as abordar.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

10- Outros casos


(voltar)

11ºA2

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº1

Actividade: O que é a Sexualidade e a Educação sexual- Ideias Iniciais Turma: 11ºA2

Observadores:
Vânia C. Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?



2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse x . . .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?



4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?



5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?



6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?



7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?



8- Que conclusões retiraste da sessão?



9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

10- Outros casos
O trabalho foi um pouco desordenado e barulhento. Há grupos que estão muito entusiasmados e um grupo que é muito calmo. Existem alguns momentos de riso devido a algumas respostas dadas. Existe um grupo que responde às questões rapidamente e os outros respondem moderadamente. Existe alguma "malicia" por parte dos alunos em relação a algumas questões.

(voltar)

11ºB1

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 1

Actividade: O que é a Sexualidade e a Educação sexual- Ideias Iniciais Turma: 11ºB (toda a turma)

Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, foi possível cada um expor a sua opinião, porque todos os grupos debateram os temas de forma democrática.

2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x mais
    - Capacidade de ouvir x mais
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x mais
    - Interesse . x . .
    - Compreensão x menos
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
Em termos de quantidade de participação/ interesse os rapazes superaram as raparigas e em termos de qualidade de participação/ interesse as raparigas superaram os rapazes.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?



5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?



6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?



7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?



8- Que conclusões retiraste da sessão?



9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

10- Outros casos



(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 2

Actividade: O que é a Sexualidade? Turma: 11ºB1

Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim. Cada aluno expos a sua opinião sem que outros o interrompessem e no final as fichas eram preenchidas de acordo com a decisão geral do grupo.

2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse . x . .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
As raparigas participaram um pouco mais do que os rapazes pois tentaram encontrar mais respostas e tentaram discutir todos os assuntos das actividades propostas. A nível de interesse, ambos os grupos revelaram bastante interesse, ouvindo as opiniões dos outros acerca dos temas propostos.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
Suficiente. Todos tivemos tempo para expor os nossos pontos de vista, discuti-los com o grupo, chegar a uma única conclusão e comentar essa mesma conclusão.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
A resposta sobre "corpos sensuais" despertou bastante interesse, pois surgiram diferentes pontos de vista que foram discutidos entre todos tornando o assunto mais interessante.
A resposta sobre "roupa sexy" também despertou interesse por parte dos dois grupos, pois surgiram várias opiniões que foram debatidas entre todos e até causaram um certo divertimento, uma vez que algumas opiniões eram engraçadas.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, porque tal como estava escrito na primeira folha desta actividade, a sexualidade é muitas vezes confundida com o sexo, no entanto, a sexualidade é muito mais do que isso e é através destas actividades que podemos aprofundar mais este tema. Além disso, o facto de ser necessário muita organização, participação e interesse por parte de todas as pessoas conduz a um desenvolvimento pessoal, intelectual e social, uma vez que existe muita interacção entre os membros de cada grupo.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Não. A turma ficou dividida em dois grupos, um grupo de rapazes e outro grupo de raparigas, e não houve muita interacção entre os grupos. No entanto, o grupo em si estava muito unido, existindo muita comunicação entre os membros de cada grupo.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Todos se depararam com opiniões diferentes das próprias que levaram a uma reflexão e todos desenvolveram, pelo menos, a capacidade social, pois tiveram que interagir uns com os outros. Esta sessçao contribuiu para a obtenção de um momento de descontracção e divertimento por parte de todos os participantes nas actividades.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

10- Outros casos



(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 3

Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade Turma: 11ºB (toda a turma)

Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, a organização de todos permitiu que cada um pudesse expor a sua opinião sem ser interrompido.

2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse . .x .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
As raparigas revelaram maior participação, pois são mais desinibidas e faladoras. Os rapazes são mais envergonhados embora participem activamente quando lhes é pedido para darem a s suas opiniões.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
Foi pouco tempo. A discussão poderia ser mais alargada se houvesse mais tempo.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
Os temas são muito parecidos, por isso, é difícil referir um só tema como mais interessante.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim. As noções que tinhamos acerca de todos os temas discutidos ficaram mais completas, pois houve uma discussão e reflexão acerca deles.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Penso que não. Embora a turma esteja bastante unida, em parte devido a sessões como esta realizadas por nós, nesta actividade houve muitas discussões em "paralelo", apenas entre duas ou três pessoas, em vez de estarem abertas a todo o grupo.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Concluo que as sessões anteriores melhoraram e unificaram as perspectivas de cada um, pois as respostas ao questionário foram semelhantes. Se esta actividade fosse feita antes de discutirmos estes temas, talvez as respostas fossem diferentes.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

10- Outros casos
Este questionário serve também para nos alertar para o facto de certas questões estarem postas de uma forma que necessita de uma atençaõ redobrada da nossa parte para uma boa interpretação e uma boa resposta.

(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 4

Actividade: Jogo de assertividade "Quais são as dimensões da sexualidade?" Turma: 11ºB (toda a turma)

Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?


2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse .x . .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?


4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?


5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?


6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?


7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?


8- Que conclusões retiraste da sessão?


9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x

10- Outros casos
Este questionário serve também para nos alertar para o facto de certas questões estarem postas de uma forma que necessita de uma atençaõ redobrada da nossa parte para uma boa interpretação e uma boa resposta.

(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 5

Actividade: Análise de filmes "Há diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas?"
Turma: 11ºB (toda a turma)
Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Não. Sobre o filme só foi possível as raparigas exporem as suas opiniões, porque os rapazes não oviram. Sobre a novela, as opiniões foram igualmente distribuídas pelos rapazes e pelas raparigas, todas as pessoas falaram de igual modo.

2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse .x . .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
Foi revelado mais interesse pelas raparigas, falaram essencialmente duas raparigas, e a participação foi pouco distribuída, visto que tivemos que ser muito solicitados porque não despertou muito interesse.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
O tempo fornecido foi pouco, visto que não deu para respondermos a todas as questões propostas na Ficha de Trabalho.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
Os temas que despertaram mais interesse foram: a "amizade"; os "estereótipos transmitidos sobre o homem e a mulher"; "elementos sexistas", que provocaram um conflito entre os sexos, a "homossexualidade", o "sadomasoquismo" e a "violência doméstica".

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, é obvio que a liberdade de expressão sobre o assunto da educação sexual, era pouco falado pelos alunos devido à existência de pouco à vontade entre professores e alunos, fazendo com que esse tema fosse quase inexistente.
Este projecto é interessante para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social porque há mais informação e previne os jovens sobre tudo o que possa acontecer como identificar qualquer problema, como o podem conhecer melhor e qual a melhor maneira de o resolver.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
A comunicação foi feita de maneira igual entre a turma, mas podia haver maior comunicação e união entre nós.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Acho que todos aprendemos um pouco sobre a sexualidade entre as pessoas. Também falamos um pouco de cada um de nós, mas falou-se mais da sexualidade no geral.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x .

10- Outros casos


(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 6

Actividade: Jogo de assertividade- "Conhecimento sobre uma visão holista da sexualidade humana"
Turma: 11ºB (toda a turma)
Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?


2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse ..x .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
As raparigas estavam mais atentas.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
O tempo fornecido foi suficiente.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?


6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?


7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?


8- Que conclusões retiraste da sessão?


9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x

10- Outros casos


(voltar)

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 7

Actividade: Recolha de publicidade- "Como é que a publicidade utiliza a sexualidade?"
Turma: 11ºB (toda a turma)
Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, porque houve respeito entre os alunos, tendo cada aluno a possibilidade de exprimir a sua opinião.

2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse .x . .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
Depende de grupo para grupo, mas no geral a participação e o interesse era o mesmo tanto nos rapazes como nas raparigas.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
O tempo fornecido foi suficiente e só não foi demasiado porque houve momentos de distracção dentro dos grupos que não permitiram realizar o trabalho mais rapidamente.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
Não houve nenhum tema que se destacou, pois houve o mesmo interesse em todos os temas.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Sim, porque permitiu aos jovens tornar-se mais críticos em relação à publicidade e aprender a ver a publicidade de maneira diferente.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Sim, pois a turma já tinha uma boa comunicação, mas falar sobre estes temas permitiu uma maior união.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
De um modo geral foi uma sessão positiva em que todos participaram com interesse apesar do trabalho ser demasiado extenso.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x .

10- Outros casos


(voltar)

11ºB2

Escola Secundária Martins Sarmento
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO nº 2

Actividade: O que é a Sexualidade? Turma: 11ºB2

Observadores:
------------ Data: ____ / ____ / ____

1- Foi possível a cada aluno expor a sua opinião?Sim ou não? Porquê?
Sim, os alunos que quiseram exprimir a sua opinião tiveram oportunidade de o fazer.

2-Como decorreram as actividades:

    A- Excelente B- Bom C- Pouco/ Medíocre D- Inexistente/ Péssimo
    - Houve pontualidade x
    - Houve respeito x
    - Houve disciplina x
    - Coordenação de grupo x
    - Capacidade de ouvir x
    - Capacidade de expressão x
    - Iniciativa x
    - Interesse . x . .
    - Compreensão x
    - Descontracção x
    - Ambiente x
    - Participação x

3- Quem revelou maior participação/ interesse? As raparigas ou os rapazes? Porquê?
Não há nenhuma distinção a fazer, ambos os sexos participaram sempre que entenderam.

4- O tempo fornecido foi pouco, suficiente ou demasiado? Porquê?
Foi puco tempo, porque quando o trabalho é de grupo demora sempre mais um bocado a debater as questões e, para isso, penso que seja necessário um maior dispêndio de tempo.

5- Quais foram os temas que despertaram maior interesse? Porquê?
Penso que todos os temas tiveram um igual efeito perante os alunos, não havendo nenhum que despertasse maior interesse.

6- Os temas são importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos jovens? Sim ou não? Porquê?
Penso que sim, pois a partir destas discussões além de nos podermos pronunciar com um certo à vontade, também aprendemos coisas que nos enriquecem e, por vezes, acontecem no nosso dia a dia e nem nos apercebemos.

7- As sessões contribuiram para uma maior união/ comunicação entre a turma? Sim ou não? Porquê?
Sim, estas sessões, são uma oportunidade de dizer o que achamos em relação a um certo tema, mas não o conseguiriamos fazer sem o respeito e a atenção dos nossos colegas de turma. Por vezes, não corcordavam com o que ouviam, mas havia sempre respeito e educação na maneira como reagiam.

8- Que conclusões retiraste da sessão?
Estas sessões têm como objectivo ouvir e respeitar a opinião dos colegas e intervir dando a sua opinião com educação e moderação.
Além de aprendermos a controlar o "impulso" para responder, ficamos enriquecidos, pois captamos novos conhecimentos.

9- Avaliação final

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

10- Outros casos



(voltar)
Home