Escola EB2,3 de Amares | Escola EB2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos | Escola Secundária Alberto Sampaio| Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão, Braga | Escola EB2,3 de Nogueira, Braga | Escola EB2,3 de Cabeceiras de Basto |  Escola EB2,3/S de Celorico de Basto| Escola EB2,3 de Apúlia | EscolaEB2,3 Prof. Carlos Teixeira, Fafe | Escola S/3 Martins Sarmento, Guimarães | Escola EB2,3/S de Rio Caldo, Terras de Bouro | Escola EB2,3 de Vieira de Araújo, Vieira do Minho | Escola ES/3 Camilo Castelo Branco, VN Famalicão | EB2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde | Escola ES/3 Caldas de Vizela | HOME

INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3/S DE RIO CALDO
Turmas: 10ºA, 10ºB, 11ºA e 11ºB - Área Escola (Introdução às Tecnologias de Informação, Inglês, Português, Filosofia, Geografia, Ciências da Terra e da Vida, Técnicas Laboratoriais de Biologia, História, Métodos Quantitativos) (2003/04)
9ºA e 9ºB
- Formação Cívica (2003/04)
Home


5. Avaliação






Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04 | Resultados 2004/05

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO
9ºA | 9ºB | 10ºA | 10ºB | 11ºA

O Guião do Diário de Observação da Turma construído está a ser aplicado durante todas as sessões, pelos observadores da turma, e a ser divulgada no Fórum dos Alunos- Diário dos Observadores

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 9ºA

Actividade: _______________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____
Para avaliar as actividades da turma e de cada grupo, coloca um círculo à volta da opção que achares melhor utilizando a escala referida.

1-Desenvolvimento das actividades:

1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito bom
- Houve perda de tempo
- Todos os elementos do grupo trabalharam
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve cooperação nos grupos
- Houve respeito entre os grupos
- Todos deram a sua opinião

2- Opinião do observador:

1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito bom
- Houve mais participação dos rapazes
- As actividades motivaram os alunos
- Houve mais interesse dos rapazes sobre o tema abordado
- Houve disciplina nos grupos
- Houve espírito de trabalho
- Os grupos chegaram a uma conclusão
- Os grupos acharam o tema engraçado.
- Os grupos acharam o tema delicado

3- Critérios para melhorar o empenho dos grupos:
1- Nenhuma 2- Um pouco 3- Médio 4- Muita 5- Muitíssima
- Mais organização.
- Menos conversa
- Mais empenho nas tarefas propostas.
- Mais silêncio
- Mais cooperação

4- Avaliação final
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 9ºB

Actividade: _______________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1-Como decorreram as actividades?

Sim Não Às vezes
- Houve respeito?
- Houve disciplina?
- Houve momentos de riso?
- Houve momentos de silêncio?
- Houve perdas de tempo?
- Todos tinham o tempo que queriam para dar a sua opinião?
- Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo?
- Houve comportamento de ajuda no grupo?
- Houve uma linguagem familiar ou linguagem científica?

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Às vezes
- Motivaram?
- Deram para aprender?
- Participaram mais os rapazes ou raparigas?
- As raparigas mostram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros?
- As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas ou colocam perguntas diferentes?
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas?
- Houve conversas paralelas?

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?



4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades?



5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?



6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado?



7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 10ºA

Actividade: _______________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- A nível de comportamento ocorreu:

Sim Não Às vezes
- Cooperação
- Silêncio
- Momento de riso
- Respeito
- Perdas de tempo
- Inter ajuda
- Disciplina
- Descontracção
- Participação
- Distracção entre os grupos
- Outros

2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?



3- O que acham que a turma concluiu com esta actividade?



4- O que deve ser feito para melhorar o trabalho da turma?



5- Ocorreu interesse e adesão por parte dos alunos nesta actividade?
Sim Não Razoável

6- Que tipo de linguagem foi utilizada maioritariamente por parte dos realizadores da actividade (se necessário assinalar mais do que 1)?
Calão
Cuidada
Corrente
Outras. Quais?

7- Quem participa mais na realização do trabalho?
Rapazes
Ambos os sexos
Raparigas

8- A nível de organização, esta actividade foi:
Boa

Razoável

9- Avaliação global desta actividade:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 10ºB

Actividade: _______________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- Como decorreu a actividade:

Sim Não Às vezes
- Respeito
- Disciplina
- Momento de riso
- Momentos de Silêncio
- Perdas de tempo
- Todos opinaram
- Participação
- Entreajuda / Espírito de Grupo
- Linguagem Familiar
- Linguagem Científica
- Conclusões obtidas

2- Opinião do observador sobre as actividades:

Sim Não Às vezes
- Motivaram
- Deram para aprender e participar
- Mostrou-se interesse
- Todos colocam o mesmo tipo de perguntas
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve colaboração

3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades:



4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma:



5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado:



6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes:



7- A avaliação global do Observador é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUÃO DE OBSERVAÇÃO do 11ºA

Actividade: _______________________________________________Data: ____ / ____ / ____

Participantes no grupo:

Nome Ano Turma

1- Participação:

Sim Não Às vezes
1.1 - Todos os membros do grupo participam?
- Quem participa mais?
- Quem participa menos?
1.2 - Existe colaboração entre todos os elementos do grupo?
1.3 - Existe motivação?
1.4 - Há troca de ideias?
- Quem tenta impor a sua opinião?
1.5 - Quem se sente mais à vontade para falar sobre determinados assuntos?
1.6 - Existe consenso de ideias?

2- Disciplina

Sim Não Às vezes
2.1 - Existe respeito?
2.2 - Existem momentos de riso? Quando?
2.3 - Existem momentos de silêncio? Quando?
2.4 - Ocorrem perdas de tempo? Quando?
2.5 - Existem comportamentos sexistas de alguns membros do grupo? Quais?
2.6 - Existe debate entre o grupo?
2.7- Comportamento
Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
. . .

3- Observações finais:
3.1 - Tipo de linguagem utilizada:
Calão
Científica
Corrente
Familiar.

3.2- O grupo gostou do trabalho realizado?Sim Não

3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê?

3.4. Avaliação Global:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)


RESULTADOS 2003/2004: 9ºA | 9ºB | 10ºA | 10ºB | 11ºA

TURMA 9ºA

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 9ºA- nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores:
José Joaquim Araújo Antunes Data: ____ / ____ / ____
Para avaliar as actividades da turma e de cada grupo, coloca um círculo à volta da opção que achares melhor utilizando a escala referida.

1-Desenvolvimento das actividades:

1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito bom
- Houve perda de tempo x
- Todos os elementos do grupo trabalharam x
- Houve linguagem e atitudes sexistas x
- Houve cooperação nos grupos x
- Houve respeito entre os grupos x
- Todos deram a sua opinião x

2- Opinião do observador:

1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito bom
- Houve mais participação dos rapazes x
- As actividades motivaram os alunos x
- Houve mais interesse dos rapazes sobre o tema abordado x
- Houve disciplina nos grupos x
- Houve espírito de trabalho x
- Os grupos chegaram a uma conclusão x
- Os grupos acharam o tema engraçado. x
- Os grupos acharam o tema delicado x

3- Critérios para melhorar o empenho dos grupos:
1- Nenhuma 2- Um pouco 3- Médio 4- Muita 5- Muitíssima
- Mais organização.
- Menos conversa
- Mais empenho nas tarefas propostas.
- Mais silêncio
- Mais cooperação

4- Avaliação final
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x .
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 9ºA- nº2

Actividade: O que é a sexualidade?

Observadores:
Marina Isabel Martins Pires Data: ____ / ____ / ____
Para avaliar as actividades da turma e de cada grupo, coloca um círculo à volta da opção que achares melhor utilizando a escala referida.

1-Desenvolvimento das actividades:

1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito bom
- Houve perda de tempo x
- Todos os elementos do grupo trabalharam x
- Houve linguagem e atitudes sexistas x
- Houve cooperação nos grupos --- --- --- --- ---
- Houve respeito entre os grupos x
- Todos deram a sua opinião x

2- Opinião do observador:

1- Mau 2- Reduzido 3- Médio 4- Bom 5- Muito bom
- Houve mais participação dos rapazes x
- As actividades motivaram os alunos x
- Houve mais interesse dos rapazes sobre o tema abordado x
- Houve disciplina nos grupos --- --- --- --- ---
- Houve espírito de trabalho x
- Os grupos chegaram a uma conclusão --- --- --- --- ---
- Os grupos acharam o tema engraçado. x
- Os grupos acharam o tema delicado x

3- Critérios para melhorar o empenho dos grupos:
1- Nenhuma 2- Um pouco 3- Médio 4- Muita 5- Muitíssima
- Mais organização. x
- Menos conversa x
- Mais empenho nas tarefas propostas. x
- Mais silêncio x
- Mais cooperação x

4- Avaliação final
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x . .
(voltar)


TURMA 9ºB

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 9ºB - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1-Como decorreram as actividades?

Sim Não Às vezes
- Houve respeito? x
- Houve disciplina? x
- Houve momentos de riso? x
- Houve momentos de silêncio? x
- Houve perdas de tempo? x
- Todos tinham o tempo que queriam para dar a sua opinião? x
- Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo? x
- Houve comportamento de ajuda no grupo? x
- Houve uma linguagem científica? x

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Às vezes
- Motivaram? x
- Deram para aprender? x
- Participaram mais os rapazes? x
- As raparigas mostram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros? x
- As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas ou colocam perguntas diferentes? x
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? x
- Houve conversas paralelas? x

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
Na minha opinião, este trabalho deu para esclarecer dúvidas sobre a Educação Sexual e acho que os alunos, pela troca de ideias, aprenderam um pouco mais sobre o tema.

4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades?
Eu penso que a turma deverá querer mudar a sua forma de trabalho: ter mais empenho, mais concentração e melhorar o seu comportamento.

5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Na minha opinião a turma deve ter mais concentração, empenho, organização e menos conversas paralelas.

6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado?
Dois dos grupos mantêm o trabalho limpo e organizado. O outro grupo tem a folha de trabalho riscada e revela pouca organização.


7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 9ºB - nº3

Actividade:

Observadores: Marina da Cruz Costa Data: 23 / Março / 2004

1-Como decorreram as actividades?

Sim Não Às vezes
- Houve respeito? x
- Houve disciplina? x
- Houve momentos de riso? x
- Houve momentos de silêncio? x
- Houve perdas de tempo? x
- Todos tinham o tempo que queriam para dar a sua opinião? x
- Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo? x
- Houve comportamento de ajuda no grupo? x
- Houve uma linguagem familiar científica? x

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Às vezes
- Motivaram? x
- Deram para aprender? x
- Participaram mais os rapazes? x
- As raparigas mostram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros? x
- As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas ou colocam perguntas diferentes? x
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? x
- Houve conversas paralelas? x

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
Eu penso que estas actividades são muito educativas e participativas. Toda a informação é importante e penso que a turma ficou mais informada sobre este assunto.

4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades?
Acho que nesta sessão as turmas A e B estavam muito em desacordo e estavam a competir uma com a outra. Penso também que as resposta que aturma escolheu nem sempre eram as melhores.

5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
As turmas deveriam ter mais calma e deveriam apoiar-se mais uma na outra. Além disso, não deveriam competir tanto uma com a outra e deveriam ouvir mais atentamente os colegas e respeitar a sua opinião.

6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado?
Penso que o tema do trabalho foi bem escolhido, pois nós precisamos de toda a informação obtida. No entanto, acho que foi mal pensado juntar as duas turmas pois elas competem entre si em vez de se ajudarem.


7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 9ºB - nº4

Actividade: O que é a sexualidade ? - Parte III

Observadores: Cláudia Silva Data: 29 / Março / 2004

1-Como decorreram as actividades?

Sim Não Às vezes
- Houve respeito? x
- Houve disciplina? x
- Houve momentos de riso? x
- Houve momentos de silêncio? x
- Houve perdas de tempo? x
- Todos tinham o tempo que queriam para dar a sua opinião? x
- Houve participação e colaboração no trabalho pessoal e de grupo? x
- Houve comportamento de ajuda no grupo? x
- Houve uma linguagem familiar científica?

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?

Sim Não Às vezes
- Motivaram? x
- Deram para aprender? x
- Participaram mais os rapazes? x
- As raparigas mostram-se mais interessadas em alguns temas e os rapazes noutros? x
- As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas ou colocam perguntas diferentes? x
- Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? x
- Houve conversas paralelas? x

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
Eu penso que a turma concluiu que a sexualidade não é apenas um acto de prazer mas também de amor. Também penso que a turma agora vê a sexualidade de uma forma muito mais madura do que anteriormente.

4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades?
Eu penso que o resultado destas actividades tem sido muito bom e que a turma gosta de fazer estes trabalhos.

5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma?
Eu acho que para melhorar o trabalho da turma os alunos deveriam falar mais baisxo, deveria haver mais concentração no trabalho a realizar e deviam tentar evitar as conversas paralelas.

6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado?
Eu acho que a organização do trabalho apenas foi razoável, porque ás vezes os alunos tentavam dar a sua opinião todos ao mesmo tempo. Os alunos deveriam falar um de cada vez.


7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x
(voltar)


TURMA 10ºA

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºA - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores:
Paulo Carvalho Data: ____ / ____ / ____

1- A nível de comportamento ocorreu:

Sim Não Às vezes
- Cooperação x
- Silêncio x
- Momento de riso x
- Respeito x
- Perdas de tempo x
- Inter ajuda x
- Disciplina x
- Descontracção x
- Participação x
- Distracção entre os grupos x
- Outros

2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
As actividades realizadas foram muito interessantes, pois os alunos gostam do tema e de trabalhar em grupo, pois permite esclarecer algumas dúvidas existentes nos adolescentes.


3- O que acham que a turma concluiu com esta actividade?
A turma ficou a saber a opinião dos colegas sobre a sexualidade e todos tem opiniões diferentes. Concluimos com algumas ideias para a sexualidade e esclarecemos o que são transexual, travestis e homossexuais. Procurámos opiniões para o modo de ensino e quem deve ensinar a educação sexual, dando assim mais importância à sexualidade.

4- O que deve ser feito para melhorar o trabalho da turma?
Incentivar os alunos a cooperar nas actividades.

5- Ocorreu interesse e adesão por parte dos alunos nesta actividade?
Sim Não Razoável

6- Que tipo de linguagem foi utilizada maioritariamente por parte dos realizadores da actividade (se necessário assinalar mais do que 1)?
Calão
Cuidada
Corrente
Outras. Quais?

7- Quem participa mais na realização do trabalho?
Rapazes
Ambos os sexos
Raparigas

8- A nível de organização, esta actividade foi:
Boa

Razoável

9- Avaliação global desta actividade:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºA - nº2

Actividade: O que é a sexualidade?

Observadores:
Paulo Carvalho Data: ____ / ____ / ____

1- A nível de comportamento ocorreu:

Sim Não Às vezes
- Cooperação x
- Silêncio x
- Momento de riso x
- Respeito x
- Perdas de tempo x
- Inter ajuda x
- Disciplina x
- Descontracção x
- Participação x
- Distracção entre os grupos x
- Outros

2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
Correram razoavelmente, embora tenha havido um grande burburinho de fundo. Acho que quanto à cooperação poderia haver muito mais.


3- O que acham que a turma concluiu com esta actividade?
Acham que as figuras são interessantes, artísticas, aprazíveis à vista e elucidativas, porque provocam grande diálogo entre os elementos dos grupos.

4- O que deve ser feito para melhorar o trabalho da turma?
Deveriam trabalhar mais em grupo, não tão individualizado, e respeitar as ideias dos colegas.

5- Ocorreu interesse e adesão por parte dos alunos nesta actividade?
Sim Não Razoável

6- Que tipo de linguagem foi utilizada maioritariamente por parte dos realizadores da actividade (se necessário assinalar mais do que 1)?
Calão
Cuidada
Corrente
Outras. Quais?

7- Quem participa mais na realização do trabalho?
Rapazes
Ambos os sexos
Raparigas

8- A nível de organização, esta actividade foi:
Boa

Razoável

9- Avaliação global desta actividade:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x

10- Síntese acerca da sexualidade:
O trabalho em geral foi agradável e bastante interessante. As imagens são bastante esclarecedoras, aprazíveis à vista, artísticas e despertam inúmeras sensações.
Com esta actividade, mais uma vez, a turma concluiu que a sexualidade não é apenas o acto sexual mas sim o afecto, o conhecimento, o amor, o prazer, etc. os alunos, em geral, colaboraram e mostraram bastante interesse. O resultado foi bastante satisfatório.

(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºA - nº3

Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade

Observadores:
Paulo Carvalho Data: ____ / ____ / ____

1- A nível de comportamento ocorreu:

Sim Não Às vezes
- Cooperação x
- Silêncio x
- Momento de riso x
- Respeito x
- Perdas de tempo x
- Inter ajuda x
- Disciplina x
- Descontracção x
- Participação x
- Distracção entre os grupos x
- Outros

2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
Os observadores concluíram que a realização destas actividades ajudou os alunos a esclarecer algumas dúvidas.


3- O que acham que a turma concluiu com esta actividade?
A turma ficou a saber as diferentes opiniões em relação as questões realizadas de ambos os sexos.

4- O que deve ser feito para melhorar o trabalho da turma?
Tentar colocar os alunos que se dão melhor no grupo, a fim de que a realização do trabalho seja melhor.

5- Ocorreu interesse e adesão por parte dos alunos nesta actividade?
Sim Não Razoável

6- Que tipo de linguagem foi utilizada maioritariamente por parte dos realizadores da actividade (se necessário assinalar mais do que 1)?
Calão
Cuidada
Corrente
Outras. Quais?

7- Quem participa mais na realização do trabalho?
Rapazes
Ambos os sexos
Raparigas

8- A nível de organização, esta actividade foi:
Boa

Razoável

9- Avaliação global desta actividade:

    Mau Reduzido Razoável Bom Muito bom
    . x

10- Síntese acerca da sexualidade:

(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºA - nº4

Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade?

Observadores:
Paulo Carvalho Data: ____ / ____ / ____

1- A nível de comportamento ocorreu:

Sim Não Às vezes
- Cooperação x
- Silêncio x
- Momento de riso x
- Respeito x
- Perdas de tempo x
- Inter ajuda x
- Disciplina x
- Descontracção x
- Participação x
- Distracção entre os grupos x
- Outros

2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
As actividades realizadas foram muito interessantes e podemos discutir as várias dimensões da sexualidade, onde os alunos participaram com interesse.


3- O que acham que a turma concluiu com esta actividade?
Esclareceram algumas dúvidas há cerca do tema proposto e ficaram a entender as várias dimensões da sexualidade.

4- O que deve ser feito para melhorar o trabalho da turma?
Deve-se fazer mais trabalhos de grupo.

5- Ocorreu interesse e adesão por parte dos alunos nesta actividade?
Sim Não Razoável

6- Que tipo de linguagem foi utilizada maioritariamente por parte dos realizadores da actividade (se necessário assinalar mais do que 1)?
Calão
Cuidada
Corrente
Outras. Quais?

7- Quem participa mais na realização do trabalho?
Rapazes
Ambos os sexos
Raparigas

8- A nível de organização, esta actividade foi:
Boa

Razoável

9- Avaliação global desta actividade:

    Mau Reduzido Razoável Bom Muito bom
    . x

10- Síntese acerca da sexualidade:

(voltar)


TURMA 10ºB

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºB- nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores:
Sara Raquel Machado Martins Data: 03/03/2004

1- Como decorreu a actividade:

Sim Não Às vezes
- Respeito x
- Disciplina
- Momento de riso x
- Momentos de Silêncio x
- Perdas de tempo
- Todos opinaram x
- Participação x
- Entreajuda / Espírito de Grupo x
- Linguagem Familiar x
- Linguagem Científica x
- Conclusões obtidas

2- Opinião do observador sobre as actividades:

Sim Não Às vezes
- Motivaram
- Deram para aprender e participar x
- Mostrou-se interesse x
- Todos colocam o mesmo tipo de perguntas
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve colaboração x

3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades:
A turma chegou a conclusões concretas.

4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma:
A turma poderia fazer um pouco mais de silêncio.

5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado:
Penso que foi um trabalho que deu para abordar um pouco mais o tema.

6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes:



7- A avaliação global do Observador é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºB - nº2

Actividade: O que é sexualidade?

Observadores:
Sónia Alves Pereira C. Data: 30/03/2004

1- Como decorreu a actividade:

Sim Não Às vezes
- Respeito
- Disciplina
- Momento de riso x
- Momentos de Silêncio
- Perdas de tempo
- Todos opinaram x
- Participação x
- Entreajuda / Espírito de Grupo
- Linguagem Familiar x
- Linguagem Científica
- Conclusões obtidas

2- Opinião do observador sobre as actividades:

Sim Não Às vezes
- Motivaram
- Deram para aprender e participar x
- Mostrou-se interesse
- Todos colocam o mesmo tipo de perguntas
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve colaboração x

3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades:
As actividades deram para aprender e participar.

4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma:
Não me ocorre nenhuma ideia.

5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado:
Apesar de alguns elementos do grupo não mostrarem interesse, a organização do trabalho que foi realizado foi razoável.

6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes:
Os alunos podiam colaborar mais para a realização do trabalho.

7- A avaliação global do Observador é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºB - nº3

Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade

Observadores:
Sónia Alves Pereira C. Data: 31/03/2004

1- Como decorreu a actividade:

Sim Não Às vezes
- Respeito
- Disciplina
- Momento de riso x
- Momentos de Silêncio
- Perdas de tempo x
- Todos opinaram x
- Participação x
- Entreajuda / Espírito de Grupo
- Linguagem Familiar x
- Linguagem Científica
- Conclusões obtidas: O grupo podia empenhar-se mais.

2- Opinião do observador sobre as actividades:

Sim Não Às vezes
- Motivaram
- Deram para aprender e participar x
- Mostrou-se interesse
- Todos colocam o mesmo tipo de perguntas
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve colaboração x

3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades:
A turma concluiu que a sexualidade não inclui só o sexo em si, mas também os afectos, os gestos, as opções, as relações sexuais e os sentimentos.

4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma:
Devia haver mais disciplina e respeito por parte dos alunos.

5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado:
Apesar dos momentos de riso e das perdas de tempo, a organização do trabalho que foi realizado foi razoável.

6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes:


7- A avaliação global do Observador é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºB - nº4

Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade?

Observadores:
Sara Raquel Martins Data: 29/04/2004

1- Como decorreu a actividade:

Sim Não Às vezes
- Respeito x
- Disciplina
- Momento de riso x
- Momentos de Silêncio x
- Perdas de tempo
- Todos opinaram x
- Participação x
- Entreajuda / Espírito de Grupo
- Linguagem Familiar x
- Linguagem Científica
- Conclusões obtidas:

2- Opinião do observador sobre as actividades:

Sim Não Às vezes
- Motivaram x
- Deram para aprender e participar
- Mostrou-se interesse x
- Todos colocam o mesmo tipo de perguntas
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve colaboração x

3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades:
As actividades correram razoavelmente.

4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma:
Não tenho nada a acrescentar.

5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado:
Acho que é um pouco desinteressante.

6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes:


7- A avaliação global do Observador é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 10ºB - nº5

Actividade: A sexualidade em diferentes culturas - Actividade 1.4.4

Observadores:
Sara Raquel Martins Data: 30/04/2004

1- Como decorreu a actividade:

Sim Não Às vezes
- Respeito x
- Disciplina
- Momento de riso x
- Momentos de Silêncio x
- Perdas de tempo
- Todos opinaram
- Participação
- Entreajuda / Espírito de Grupo
- Linguagem Familiar x
- Linguagem Científica
- Conclusões obtidas: Nem todos os alunos colaboraram.

2- Opinião do observador sobre as actividades:

Sim Não Às vezes
- Motivaram
- Deram para aprender e participar x
- Mostrou-se interesse
- Todos colocam o mesmo tipo de perguntas
- Houve linguagem e atitudes sexistas
- Houve colaboração

3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades:
A turma mostrou pouco interesse acerca da actividade.

4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma:
Não tenho nada a acrescentar.

5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado:
Opinião indiferente. Foi mais um trabalho a acrescentar aos outros.

6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes:
As actividades começam a tornar-se desinteressantes. Com a elaboração deste trabalho concluímos que nem todos os povos encaram a sexualidade da mesma maneira e cada um deles tem os seus costumes e hábitos próprios que vão mudando ao longo do tempo.

7- A avaliação global do Observador é:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x
(voltar)


TURMA 11ºA

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 11ºA - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais
Observadores:
Juliana Pereira Data: _____ / _____ /2004
Participantes no grupo:

Nome Ano Turma
Ana Rita Rodrigues 1 11º A
Cátia Silva 2 11º A
Luís Silva 4 11º A
Rafael Silva 5 11º A
Natália Antunes 6 11º A

1- Participação:

Sim Não Às vezes
1.1 - Todos os membros do grupo participam? x
- Quem participa mais? Todos participaram
- Quem participa menos? Noémia e o Lucas*
1.2 - Existe colaboração entre todos os elementos do grupo? x
1.3 - Existe motivação? x
1.4 - Há troca de ideias? x
- Quem tenta impor a sua opinião? A Rosa, por vezes.
1.5 - Quem se sente mais à vontade para falar sobre determinados assuntos? Todos se sentem à vontade.
1.6 - Existe consenso de ideias? Existe umas vezes e outras não, mas chegam todos a um consenso através do debate. x

*Os nomes são simulados.

2- Disciplina

Sim Não Às vezes
2.1 - Existe respeito? x
2.2 - Existem momentos de riso? Quando? x
2.3 - Existem momentos de silêncio? Quando? x
2.4 - Ocorrem perdas de tempo? Quando? x
2.5 - Existem comportamentos sexistas de alguns membros do grupo? Quais? x
2.6 - Existe debate entre o grupo? x
2.7- Comportamento
Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
. . . x

3- Observações finais:
3.1 - Tipo de linguagem utilizada:
Calão
Científica
Corrente
Familiar.

3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? Sim Não

3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê?
Não

3.4. Avaliação Global:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 11ºA - nº2

Actividade: O que é a sexualidade?
Observadores:
Natália Antunes Data: _____ / _____ /2004
Participantes no grupo:

Nome Ano Turma
Ana Rita Rodrigues 1 11º A
Cátia Silva 2 11º A
Luís Silva 4 11º A
Rafael Silva 5 11º A
Juliana 3 11º A

1- Participação:

Sim Não Às vezes
1.1 - Todos os membros do grupo participam? x
- Quem participa mais? Todos participaram ao mesmo nível.
- Quem participa menos? Não existe ninguém que participa menos. Todos participam dando a sua opinião.
1.2 - Existe colaboração entre todos os elementos do grupo? x
1.3 - Existe motivação? x
1.4 - Há troca de ideias? x
- Quem tenta impor a sua opinião? A Catarina e a Rosa*, mas os outros também tentam, embora com menos intensidade.
1.5 - Quem se sente mais à vontade para falar sobre determinados assuntos? Todos estão à vontade.
1.6 - Existe consenso de ideias? x

*Os nomes são simulados.

2- Disciplina

Sim Não Às vezes
2.1 - Existe respeito? x
2.2 - Existem momentos de riso? Quando? x
2.3 - Existem momentos de silêncio? Quando? x
2.4 - Ocorrem perdas de tempo? Quando? x
2.5 - Existem comportamentos sexistas de alguns membros do grupo? Quais? x
2.6 - Existe debate entre o grupo? x
2.7- Comportamento
Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
. . . x

3- Observações finais:
3.1 - Tipo de linguagem utilizada:
Calão
Científica
Corrente
Familiar.

3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? Sim Não

3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê?
Deve-se dar mais tempo para o trabalho de grupo.

3.4. Avaliação Global:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 11ºA - nº3

Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade
Observadores:
Natália Antunes Data: _____ / _____ /2004
Participantes no grupo:

Nome Ano Turma
Ana Rita Rodrigues 1 11º A
Cátia Silva 2 11º A
Luís Silva 4 11º A
Rafael Silva 5 11º A
Juliana 3 11º A

1- Participação:

Sim Não Às vezes
1.1 - Todos os membros do grupo participam? x
- Quem participa mais? Todos participaram ao mesmo nível.
- Quem participa menos? Não existe ninguém que participa menos. Todos participam dando a sua opinião.
1.2 - Existe colaboração entre todos os elementos do grupo? x
1.3 - Existe motivação? x
1.4 - Há troca de ideias? x
- Quem tenta impor a sua opinião? A Catarina e a Rosa*, mas os outros também tentam, embora com menos intensidade.
1.5 - Quem se sente mais à vontade para falar sobre determinados assuntos? Todos estão à vontade.
1.6 - Existe consenso de ideias? x

*Os nomes são simulados.

2- Disciplina

Sim Não Às vezes
2.1 - Existe respeito? x
2.2 - Existem momentos de riso? Quando? x
2.3 - Existem momentos de silêncio? Quando? x
2.4 - Ocorrem perdas de tempo? Quando? x
2.5 - Existem comportamentos sexistas de alguns membros do grupo? Quais? x
2.6 - Existe debate entre o grupo? x
2.7- Comportamento
Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
. . . x

3- Observações finais:
3.1 - Tipo de linguagem utilizada:
Calão
Científica
Corrente
Familiar.

3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? Sim Não

3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê?
Deve-se dar mais tempo para o trabalho de grupo.

3.4. Avaliação Global:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 11ºA - nº4

Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade?
Observadores:
Natália Antunes Data: _____ / _____ /2004
Participantes no grupo:

Nome Ano Turma
Ana Rita Rodrigues 1 11º A
Cátia Silva 2 11º A
Luís Silva 4 11º A
Rafael Silva 5 11º A
Juliana 3 11º A

1- Participação:

Sim Não Às vezes
1.1 - Todos os membros do grupo participam? x
- Quem participa mais? Todos participaram ao mesmo nível.
- Quem participa menos? Não existe ninguém que participa menos. Todos participam dando a sua opinião.
1.2 - Existe colaboração entre todos os elementos do grupo? x
1.3 - Existe motivação? x
1.4 - Há troca de ideias? x
- Quem tenta impor a sua opinião? A Catarina e a Rosa*, mas os outros também tentam, embora com menos intensidade.
1.5 - Quem se sente mais à vontade para falar sobre determinados assuntos? Todos estão à vontade.
1.6 - Existe consenso de ideias? x

*Os nomes são simulados.

2- Disciplina

Sim Não Às vezes
2.1 - Existe respeito? x
2.2 - Existem momentos de riso? Quando? x
2.3 - Existem momentos de silêncio? Quando? x
2.4 - Ocorrem perdas de tempo? Quando? x
2.5 - Existem comportamentos sexistas de alguns membros do grupo? Quais? x
2.6 - Existe debate entre o grupo? x
2.7- Comportamento
Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
. . . x

3- Observações finais:
3.1 - Tipo de linguagem utilizada:
Calão
Científica
Corrente
Familiar.

3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? Sim Não

3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê?
Deve-se dar mais tempo para o trabalho de grupo.

3.4. Avaliação Global:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x
(voltar)

Escola EB 2,3/S de Rio Caldo
JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO do 11ºA - nº5

Actividade: A sexualidade em diferentes culturas - Actividade 1.4.4
Observadores:
O professor Carlos Gonçalves Data: _____ / _____ /2004
Participantes no grupo:

Nome Ano Turma
Ana Rita Rodrigues 1 11º A
Cátia Silva 2 11º A
Luís Silva 4 11º A
Rafael Silva 5 11º A
Juliana Pereira 3 11º A
Natália Antunes 6 11º A

1- Participação:

Sim Não Às vezes
1.1 - Todos os membros do grupo participam? x
- Quem participa mais? Participaram todos por igual.
- Quem participa menos? Ninguém
1.2 - Existe colaboração entre todos os elementos do grupo? x
1.3 - Existe motivação? x
1.4 - Há troca de ideias? x
- Quem tenta impor a sua opinião? Todos os membros exprimem a sua opinião de forma ordeira.
1.5 - Quem se sente mais à vontade para falar sobre determinados assuntos? Não observado.
1.6 - Existe consenso de ideias? x

*Os nomes são simulados.

2- Disciplina

Sim Não Às vezes
2.1 - Existe respeito? x
2.2 - Existem momentos de riso? Quando? x
2.3 - Existem momentos de silêncio? Quando? x
2.4 - Ocorrem perdas de tempo? Quando? x
2.5 - Existem comportamentos sexistas de alguns membros do grupo? Quais? x
2.6 - Existe debate entre o grupo? x
2.7- Comportamento
Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
. . . x

3- Observações finais:
3.1 - Tipo de linguagem utilizada:
Calão
Científica
Corrente
Familiar.

3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? Sim Não

3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê?
Não.

3.4. Avaliação Global:
    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x .
(voltar)
Home