Escola EB2,3 de Amares | Escola EB2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos | Escola Secundária Alberto Sampaio| Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão, Braga | Escola EB2,3 de Nogueira, Braga | Escola EB2,3 de Cabeceiras de Basto | Escola EB2,3/S de Celorico de Basto| Escola EB2,3 de Apúlia | EscolaEB2,3 Prof. Carlos Teixeira, Fafe | Escola S/3 Martins Sarmento, Guimarães | Escola EB2,3/S de Rio Caldo, Terras de Bouro | Escola EB2,3 de Vieira de Araújo, Vieira do Minho | Escola ES/3 Camilo Castelo Branco, VN Famalicão | EB2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde | Escola ES/3 Caldas de Vizela | HOME
INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3/S DE RIO CALDO
Turmas: 10ºA, 10ºB, 11ºA e 11ºB - Área Escola (Introdução às Tecnologias de Informação, Inglês, Português, Filosofia, Geografia, Ciências da Terra e da Vida, Técnicas Laboratoriais de Biologia, História, Métodos Quantitativos) (2003/04)
9ºA e 9ºB- Formação Cívica (2003/04)
Home
Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04 | Resultados 2004/05
O Guião do Diário de Observação da Turma construído está a ser aplicado durante todas as sessões, pelos observadores da turma, e a ser divulgada no Fórum dos Alunos- Diário dos Observadores
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 9ºB Actividade: _______________________________________________________ 1-Como decorreram as actividades?
2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?
3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades? 4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades? 5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma? 6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado? 7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 10ºA Actividade: _______________________________________________________ 1- A nível de comportamento ocorreu:
2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo GUIÃO DE OBSERVAÇÃO do 10ºB Actividade: _______________________________________________________ 1- Como decorreu a actividade:
2- Opinião do observador sobre as actividades:
3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades: 4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma: 5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado: 6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes: 7- A avaliação global do Observador é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo GUÃO DE OBSERVAÇÃO do 11ºA Actividade: _______________________________________________Data: ____ / ____ / ____
1- Participação:
2- Disciplina
3- Observações finais: 3.1 - Tipo de linguagem utilizada: ![]() ![]() ![]() ![]() 3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? ![]() ![]() 3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê? 3.4. Avaliação Global:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 9ºA- nº1 Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais 1-Desenvolvimento das actividades:
2- Opinião do observador:
3- Critérios para melhorar o empenho dos grupos:
4- Avaliação final
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 9ºA- nº2 Actividade: O que é a sexualidade? 1-Desenvolvimento das actividades:
2- Opinião do observador:
3- Critérios para melhorar o empenho dos grupos:
4- Avaliação final
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 9ºB - nº1 Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais 1-Como decorreram as actividades?
2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?
3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades? Na minha opinião, este trabalho deu para esclarecer dúvidas sobre a Educação Sexual e acho que os alunos, pela troca de ideias, aprenderam um pouco mais sobre o tema. 4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades? Eu penso que a turma deverá querer mudar a sua forma de trabalho: ter mais empenho, mais concentração e melhorar o seu comportamento. 5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma? Na minha opinião a turma deve ter mais concentração, empenho, organização e menos conversas paralelas. 6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado? Dois dos grupos mantêm o trabalho limpo e organizado. O outro grupo tem a folha de trabalho riscada e revela pouca organização. 7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 9ºB - nº3 Actividade: 1-Como decorreram as actividades?
2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?
3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades? Eu penso que estas actividades são muito educativas e participativas. Toda a informação é importante e penso que a turma ficou mais informada sobre este assunto. 4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades? Acho que nesta sessão as turmas A e B estavam muito em desacordo e estavam a competir uma com a outra. Penso também que as resposta que aturma escolheu nem sempre eram as melhores. 5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma? As turmas deveriam ter mais calma e deveriam apoiar-se mais uma na outra. Além disso, não deveriam competir tanto uma com a outra e deveriam ouvir mais atentamente os colegas e respeitar a sua opinião. 6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado? Penso que o tema do trabalho foi bem escolhido, pois nós precisamos de toda a informação obtida. No entanto, acho que foi mal pensado juntar as duas turmas pois elas competem entre si em vez de se ajudarem. 7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 9ºB - nº4 Actividade: O que é a sexualidade ? - Parte III 1-Como decorreram as actividades?
2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas?
3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades? Eu penso que a turma concluiu que a sexualidade não é apenas um acto de prazer mas também de amor. Também penso que a turma agora vê a sexualidade de uma forma muito mais madura do que anteriormente. 4- O que pensam os observadores que a turma gostava de mudar como resultado destas actividades? Eu penso que o resultado destas actividades tem sido muito bom e que a turma gosta de fazer estes trabalhos. 5- O que acham os observadores que se deve fazer para melhorar o trabalho da turma? Eu acho que para melhorar o trabalho da turma os alunos deveriam falar mais baisxo, deveria haver mais concentração no trabalho a realizar e deviam tentar evitar as conversas paralelas. 6- O que acham os observadores sobre a organização do trabalho que foi realizado? Eu acho que a organização do trabalho apenas foi razoável, porque ás vezes os alunos tentavam dar a sua opinião todos ao mesmo tempo. Os alunos deveriam falar um de cada vez. 7- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºA - nº1 Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais 1- A nível de comportamento ocorreu:
2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºA - nº2 Actividade: O que é a sexualidade? 1- A nível de comportamento ocorreu:
2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
10- Síntese acerca da sexualidade: |
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºA - nº3 Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade 1- A nível de comportamento ocorreu:
2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
10- Síntese acerca da sexualidade: |
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºA - nº4 Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade? 1- A nível de comportamento ocorreu:
2- Qual a opinião dos observadores sobre as actividades realizadas?
10- Síntese acerca da sexualidade: |
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºB- nº1 Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais 1- Como decorreu a actividade:
2- Opinião do observador sobre as actividades:
3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades: A turma chegou a conclusões concretas. 4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma: A turma poderia fazer um pouco mais de silêncio. 5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado: Penso que foi um trabalho que deu para abordar um pouco mais o tema. 6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes: 7- A avaliação global do Observador é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºB - nº2 Actividade: O que é sexualidade? 1- Como decorreu a actividade:
2- Opinião do observador sobre as actividades:
3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades: As actividades deram para aprender e participar. 4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma: Não me ocorre nenhuma ideia. 5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado: Apesar de alguns elementos do grupo não mostrarem interesse, a organização do trabalho que foi realizado foi razoável. 6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes: Os alunos podiam colaborar mais para a realização do trabalho. 7- A avaliação global do Observador é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºB - nº3 Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade 1- Como decorreu a actividade:
2- Opinião do observador sobre as actividades:
3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades: A turma concluiu que a sexualidade não inclui só o sexo em si, mas também os afectos, os gestos, as opções, as relações sexuais e os sentimentos. 4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma: Devia haver mais disciplina e respeito por parte dos alunos. 5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado: Apesar dos momentos de riso e das perdas de tempo, a organização do trabalho que foi realizado foi razoável. 6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes: 7- A avaliação global do Observador é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºB - nº4 Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade? 1- Como decorreu a actividade:
2- Opinião do observador sobre as actividades:
3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades: As actividades correram razoavelmente. 4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma: Não tenho nada a acrescentar. 5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado: Acho que é um pouco desinteressante. 6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes: 7- A avaliação global do Observador é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 10ºB - nº5 Actividade: A sexualidade em diferentes culturas - Actividade 1.4.4 1- Como decorreu a actividade:
2- Opinião do observador sobre as actividades:
3- Opinião do Observador acerca da conclusão da turma sobre as actividades: A turma mostrou pouco interesse acerca da actividade. 4- Opinião do Observador sobre o que se pode fazer para melhorar o trabalho da turma: Não tenho nada a acrescentar. 5- O que pensa o Observador sobre a organização do trabalho que foi realizado: Opinião indiferente. Foi mais um trabalho a acrescentar aos outros. 6- Outros aspectos observados e considerados pertinentes: As actividades começam a tornar-se desinteressantes. Com a elaboração deste trabalho concluímos que nem todos os povos encaram a sexualidade da mesma maneira e cada um deles tem os seus costumes e hábitos próprios que vão mudando ao longo do tempo. 7- A avaliação global do Observador é:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 11ºA - nº1 Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais
1- Participação:
*Os nomes são simulados. 2- Disciplina
3- Observações finais: 3.1 - Tipo de linguagem utilizada: ![]() ![]() ![]() ![]() 3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? ![]() ![]() 3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê? Não 3.4. Avaliação Global:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 11ºA - nº2 Actividade: O que é a sexualidade?
1- Participação:
*Os nomes são simulados. 2- Disciplina
3- Observações finais: 3.1 - Tipo de linguagem utilizada: ![]() ![]() ![]() ![]() 3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? ![]() ![]() 3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê? Deve-se dar mais tempo para o trabalho de grupo. 3.4. Avaliação Global:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 11ºA - nº3 Actividade: Questionário de opiniões e percepções sobre a sexualidade
1- Participação:
*Os nomes são simulados. 2- Disciplina
3- Observações finais: 3.1 - Tipo de linguagem utilizada: ![]() ![]() ![]() ![]() 3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? ![]() ![]() 3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê? Deve-se dar mais tempo para o trabalho de grupo. 3.4. Avaliação Global:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 11ºA - nº4 Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade?
1- Participação:
*Os nomes são simulados. 2- Disciplina
3- Observações finais: 3.1 - Tipo de linguagem utilizada: ![]() ![]() ![]() ![]() 3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? ![]() ![]() 3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê? Deve-se dar mais tempo para o trabalho de grupo. 3.4. Avaliação Global:
|
Escola EB 2,3/S de Rio Caldo DIÁRIO do 11ºA - nº5 Actividade: A sexualidade em diferentes culturas - Actividade 1.4.4
1- Participação:
*Os nomes são simulados. 2- Disciplina
3- Observações finais: 3.1 - Tipo de linguagem utilizada: ![]() ![]() ![]() ![]() 3.2- O grupo gostou do trabalho realizado? ![]() ![]() 3.3- Deve-se mudar alguma coisa para melhorar o trabalho de grupo? Se sim, o quê? Não. 3.4. Avaliação Global:
|