Escola EB2,3 de Amares | Escola EB2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos | Escola Secundária Alberto Sampaio| Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão, Braga | Escola EB2,3 de Nogueira, Braga | Escola EB2,3 de Cabeceiras de Basto |  Escola EB2,3/S de Celorico de Basto| Escola EB2,3 de Apúlia | EscolaEB2,3 Prof. Carlos Teixeira, Fafe | Escola S/3 Martins Sarmento, Guimarães | Escola EB2,3/S de Rio Caldo, Terras de Bouro | Escola EB2,3 de Vieira de Araújo, Vieira do Minho | Escola ES/3 Camilo Castelo Branco, VN Famalicão | EB2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde | Escola ES/3 Caldas de Vizela | HOME

INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3 DE VIEIRA DE ARAÚJO
Turmas: 8ºA, 8ºB e 8ºC - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Home

SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL


5. Avaliação




Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04 | Resultados 2004/05

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

O Guião do Diário de Observação da Turma construído está a ser aplicado durante todas as sessões, pelos observadores da turma, e a ser divulgado no Fórum dos Alunos- Diário dos Observadores

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

GUIÃO DO DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

Actividade: _______________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?



2- As actividades realizadas motivaram o grupo?



3- Todos os elementos participaram de igual modo?



4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?



5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?



6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?



7- Houve uma linguagem familiar ou científica?



8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?



9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?



10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?




11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?



12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?



13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?



14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?



15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?



16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?



17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)


RESULTADOS 2003/2004: 8ºA | 8ºB | 8ºC | 8ºD

TURMA 8ºA

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºA - nº1

Actividade: O que é a sexualidade?

Observadores:
Ana Rita e Carolina Rosas Data: 15 / Março / 2004

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Não, há alunos que se expressam mais do que outros (Ana Rita)
Não, há elementos que se fecham mais sobre o assunto (Carolina Rosas)


4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Falarem mais baixo (Ana Rita e Carolina Rosas)

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?



8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim, todos deram a sua opinião (Ana Rita e Carolina Rosas)

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Participaram de igual modo (Ana Rita e Carolina Rosas)

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não, todos nós achamos que o projecto está bom. (Ana Rita e Carolina Rosas)

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não, os rapazes são mais abertos e falam mais sobre estes assuntos, por isso andam mais informados (Ana Rita e Carolina Rosas)

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não (Ana Rita e Carolina Rosas)

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim (Ana Rita e Carolina Rosas)

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Muito bem elaborados (Ana Rita e Carolina Rosas)

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x (Ana Rita e Carolina Rosas)
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºA - nº2

Actividade: Jogo de Assertividade - Quais são as dimensões da sexualidade?

Observadores:
Vanessa Ribeiro e Andreia Data: 10 / Maio / 2004

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim (Vanessa Ribeiro e Andreia)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim (Vanessa Ribeiro e Andreia)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Sim (Vanessa Ribeiro e Andreia)

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
No comportamento (Vanessa Ribeiro e Andreia)

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim, mas também houve muito barulho (Vanessa Ribeiro e Andreia)

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim (Vanessa Ribeiro e Andreia)

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve um pouco de tudo (Vanessa Ribeiro e Andreia)

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim (Vanessa Ribeiro e Andreia)

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Participaram mais as raparigas (Vanessa Ribeiro)
Participaram todos por igual (Andreia)


10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não. Está tudo oK! (Vanessa Ribeiro)
Os alunos não querem mudar nada (Andreia)


11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim (Vanessa Ribeiro)
Sim, sobre a sexualidade nos nossos dias de hoje (Andreia)


12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim (Vanessa Ribeiro)
Sim, porque há pessoas que ainda deveriam saber mais sobre este assunto (Andreia)


13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Sim, normalmente é tudo igual (Vanessa Ribeiro e Andreia)

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não (Vanessa Ribeiro e Andreia)

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim (Vanessa Ribeiro e Andreia)

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Acho que está tudo bom (Vanessa Ribeiro)
Acho um trabalho muito importante (Andreia)


17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x (Vanessa Ribeiro) x (Andreia)
(voltar)


TURMA 8ºB

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºB - nº 1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores:
Grupo I, II, III, IV Data: ____ / ____ / ____
Grupo I- André, Bruno, David, Pimenta, Pires, Luis Duarte
Grupo II- Tiago Santos, Tiago Rebelo, Romeu, Hernani, Vanessa, Salomé
Grupo III- Cátia, Emanuel, Ilda, Jéssica, Patrícia e Tânia
Grupo IV- Marisa, Raquel, Sofia, Angela, Carina, Vanessa

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Não muito (Grupo I, II, III)
Sim, porque havia o material necessário para trabalhar (Grupo II)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Sim (Grupo I, II, III)
Não, uns participaram mais do que outros (Grupo IV)

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
O comportamento (Grupo I, III)
Devem trabalhar em conjunto (Grupo II)
Não falar tanto e haver mais trabalho (Grupo IV)

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim (Grupo I, II, IV)
Só de riso, de silêncio não (Grupo III)

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve as duas (Grupo I)
Sim (Grupo II)
Houve uma linguagem familiar (Grupo III, IV)

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Os rapazes (Grupo II)
As raparigas, pois só tinhamos um rapaz (Grupo III)
Neste grupo só existem raparigas (Grupo IV)

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não, acho que está tudo bem (Grupo I, II, III, IV)

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Não (Grupo I)
Sim, sobre o sexo (Grupo II)
Sim (Grupo III, IV)

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não (Grupo II, III)
Neste grupo só existem raparigas (Grupo IV)

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não (Grupo I, III, IV)
Sim, como período, orgasmo, etc. (Grupo II)

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Decorreram bem (Grupo I)
Muito bom (Grupo II)
Houve empenho e esforço (Grupo III)
Acho que está tudo bem. (Grupo IV)

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . x (Grupo IV) x (Grupo I, II, III)
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºB - nº 2

Actividade: O que é a sexualidade?

Observadores:
Bruno e Fernando (Formação Cívica) Data: 17 / Março / 2004

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Mais ou menos (Bruno e Fernando)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Motivaram (Bruno e Fernando)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Sim (Bruno e Fernando)

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Fazer menos barulho (Bruno e Fernando)

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim (Bruno e Fernando)

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Houve (Bruno e Fernando)

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve uma linguagem familiar (Bruno e Fernando)

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim (Bruno e Fernando)

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
De igual modo (Bruno e Fernando)

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Penso que não (Bruno e Fernando)

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim (Bruno e Fernando)

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim, principalmente nas escolas (Bruno e Fernando)

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Sim (Bruno e Fernando)

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não (Bruno e Fernando)

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim, todos (Bruno e Fernando)

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Servem para nos informar cada vez mais (Bruno e Fernando)

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . . x (Bruno e Fernando)
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºB - nº 3

Actividade: Quais são as dimensões da sexualidade?

Observadores:
Ilda e Daniel Data: 05 / Maio / 2004

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim (Ilda e Daniel)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim (Ilda e Daniel)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Sim (Ilda)
Quase todos (Daniel)


4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Havia de melhorar o comportamento e falar um de cada vez (Ilda)
Falar um de cada vez (Daniel)


5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim (Ilda)
Houve momentos de riso, mas houve mais silêncio (Daniel)


6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim (Ilda e Daniel)

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve uma linguagem familiar (Ilda e Daniel)

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim (Ilda e Daniel)

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Os dois participaram muito (Ilda)
Todos participaram de igual modo (Daniel)


10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não (Ilda e Daniel)

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim (Ilda e Daniel)

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim (Ilda e Daniel)

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não (Ilda)
Os rapazes têm um tipo de dúvidas e as raparigas outro (Daniel)


14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não (Ilda e Daniel)

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim (Ilda)
Sim, os mais interessados (Daniel)


16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
O trabalho dos grupos é muito bom, todos eles trabalham bem (Ilda)
Correu bem (Daniel)


17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x (Ilda e Daniel)
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºB - nº 4

Actividade: Há diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas?

Observadores:
(Grupo I, II, III, IV) Data: 28 / Maio / 2004
Grupo I- Marisa, Raquel, Sofia, Angela, Carina, Vanessa
Grupo II- Cátia, Emanuel, Ilda, Jéssica, Patrícia e Tânia
Grupo III- André, Bruno, David, Pimenta, Pires, Luis Duarte
Grupo IV- Tiago Santos, Tiago Rebelo, Romeu, Hernani, Vanessa, Salomé

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Não, uns participaram mais do que os outros (Grupo I)
Sim (Grupo II, IV)
Não (Grupo III)


4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Não falar tanto (Grupo I)
Nenhuns (Grupo II)
A cooperação (Grupo III) D
evem estar mais atentos (Grupo IV)


5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Houve momentos de riso, mas não de silêncio (Grupo I)
Sim, um pouco de tudo (Grupo, II, III)
Sim (Grupo IV)


6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim (Grupo I, IV)
Alguns (Grupo II)
Em certas situações houve, mas a maior parte do tempo foi quase nulo (Grupo III)


7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve uma linguagem familiar (Grupo I, III)
De igual modo as duas (Grupo II)

Sim (Grupo IV)

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim (Grupo I, II, IV)
Não (Grupo III)


9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
No nosso grupo só há raparigas (Grupo I)
Tanto as raparigas como o único rapaz (Grupo II)
Os rapazes (Grupo III, IV)


10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não (Grupo I, II, III, IV)

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Não (Grupo I)
Ficamos a saber um pouco mais sobre o que é a banda desenhada (Grupo II)
Sim (Grupo III, IV)


12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim (Grupo I, III, IV)
Um pouco mais (Grupo II)


13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Só existem raparigas neste grupo (Grupo I)
Não, porque só temos um rapaz (Grupo II)
Não (Grupo III)
Não, as raparigas tinham mais dúvidas (Grupo IV)


14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Só há raparigas... (Grupo I)
Não (Grupo II, III, IV)


15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Acho que motivaram os alunos (Grupo I)
Foi bom, pois todos participaram de igual modo (Grupo II)
Foi razoável (Grupo III) Foi muito bom (Grupo IV)


17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . X (Grupo I, III)
    x (Grupo II, IV)
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºB - nº 5

Actividade: Há diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas?(II parte)

Observadores:
(Grupo I, II, III, IV) Data: 04 / Junho / 2004
Grupo I- Tiago Santos, Tiago Rebelo, Romeu, Hernani, Vanessa, Salomé
Grupo II- Cátia, Emanuel, Ilda, Jéssica, Patrícia e Tânia
Grupo III- MArisa, Raquel, Sofia, Angela, Carina, Vanessa
Grupo IV-

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim (Grupo I, III, IV)
Sim, houve um pouco de tudo (Grupo II)

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim (Grupo I, II, III)
Sim muito (Grupo IV)

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Deve diminuir o barulho (Grupo I)
Nenhuns (Grupo II, III)
Deve aumentar a entreajuda (Grupo IV)


5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim (Grupo I, IV)
Sim, um pouco mais de riso do que de silêncio (Grupo II)
Sim, mas houve mais riso (Grupo III)


6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim (Grupo I, II, III)
Ás vezes (Grupo IV)


7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Sim (Grupo I)
Houve uma linguagem familiar (Grupo II, III, IV)


8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Os rapazes (Grupo I)
Participaram todos de igual modo (Grupo II, IV)
No nosso grupo só há raparigas (Grupo III )

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não (Grupo I, II, III, IV)

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim (Grupo I, II, III, )
Pouco (Grupo IV)

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim (Grupo I, II, IV)
Mais alguma (Grupo III)


13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Sim (Grupo I)
Por vezes (Grupo II)
Só há raparigas no grupo (Grupo III)
Não, tinham perguntas diferentes (Grupo IV)


14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Só há raparigas... (Grupo III)
Não (GrupoI, II, IV)


15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim (Grupo I, II, III, IV)

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Acho que os trabalhos são bons (Grupo I, IV) O grupo trabalhou bem (Grupo II) Os trabalhos decorreram bem, todos participaram (Grupo III)

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . X (Grupo II )
    x (Grupo I, III, IV)
(voltar)

TURMA 8ºC

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºC - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores: _______________________________________________ Data:
____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina
Houve respeito pelos colegas e professores, houve método de trabalho, não participaram todos da mesma forma, houve uma linguagem familiar e houve responsabilidade.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Alguns grupos não tiveram interesse pela actividade, embora tenha sido uma actividade dinâmica não houve motivação por parte de alguns alunos.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
A actividade foi bem realizada. Poderia ter corrido melhor, mas foi uma actividade interessante para alguns grupos de alunos.


4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Nenhuns.

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
O grupo I, III e o grupo IV foram mais silenciosos e tiveram mais interesse na actividade. Houve momentos de riso. Os grupos I e III eram os mais participativos, mas de uma forma geral todos os grupos trabalharam.

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?



7- Houve uma linguagem familiar ou científica?



8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?



9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?



10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Sim, retirar as seguintes questões: "A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo das nossas vidas?"; "A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?"; "O que é que gostavas de saber sobre a sexualidade?" e "O que consideras que é a "saúde sexual"?. A pergunta que eles menos perceberam foi "Porque é que o sexo é diferente do género?"

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?



12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?



13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?



14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?



15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?



16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Houve motivação, interesse e foi uma actividade dinâmica.

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºC - nº2

Actividade: O que é a sexualidade?

Observadores: _______________________________________________ Data:
____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina
As actividades durante a aula correram bem, pois os alunos começaram a fazer menos barulho, houve colaboração por parte dos grupos e respeito mútuo pelos colegas. Todos os grupos se comportaram melhor que das outras vezes.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Houve interesse por parte dos grupos e durante a actividade todos o demonstraram. O Grupo I disse que foi uma actividade interessante, porque ficaram a saber mais sobre a sexualidade. O Grupo II e III disse que foi interessante porque aprenderam algumas coisas novas. O Grupo IV disse que foi interessante porque tiraram as suas dúvidas e o grupo V disse que foi interessante porque aprenderam mais sobre sexualidade.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?


4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?


5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?


6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?



7- Houve uma linguagem familiar ou científica?



8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?



9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?



10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Os grupos II, III, IV e V não gostariam de modificar nada. O grupo I gostava de fazer menos fichas, porque está cheio delas, deveria haver uma redução das fichas para a turma não fazer tanto barulho e a professora não acusar as pessoas inocentes. O grupo V acha que deve ser mudado o facto de estar muito barulho e também o facto de fazerem muitas fichas. Os grupos II, III e IV acham que deve haver mais silêncio.

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?



12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?



13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?



14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?



15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?



16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Houve motivação, interesse e foi uma actividade dinâmica.

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºC - nº3

Actividade: Questionário sobre as "Opiniões e percepções sobre a sexualidade"

Observadores: _______________________________________________ Data:
____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina
As actividades durante a aula decorreram mais ou menos, pois houve algum barulho por parte dos grupos. O grupo III, portou-se devidamente "à altura", tal como o grupo II e o grupo V. Por parte de todos os grupos, houve respeito pelos colegas e colaboração na Ficha de Trabalho.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Eu acho que sobre as actividades realizadas devia existir menos barulho dentro da sala de aula.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?


4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?


5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?


6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?



7- Houve uma linguagem familiar ou científica?



8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?



9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?



10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não gostariam de modificar nada.

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?



12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?



13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?



14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?



15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
O grupo I acha que a actividade poderia ter corrido melhor. O grupo II também acham que poderia ter corrido melhor e que foi uma actividade interessante. No grupo III poderia ter corrido melhor e também acharam a actividade interessante. Os grupos IV e V acharam que foi uma actividade interessante.

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
A turma deveria fazer menos barulho e respeitar as ordens dadas pela professora.

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . .

(voltar)


TURMA 8ºD

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºD - nº1

Actividade: O que é a sexualidade e a Educação Sexual? - Ideias Iniciais

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Alguns elementos do grupo.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Participaram mais as raparigas.

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Todos devem respeitar as ideias dos restantes elementos.

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim, mas houve mais momentos de riso.

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Não.

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve uma linguagem familiar.

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim.

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Participaram mais as raparigas.

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não.

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim.

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim.

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não.

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não.

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Não, os rapazes do meu grupo não gostaram.

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Foi reduzido, mas eu acho que podia ser bom se todos participassem

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºD - nº2

Actividade: __________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Nem todos.

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Todos deviam responder, o que não é o caso, e deviam respeitar melhor as opiniões dos outros.

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim.

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim.

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve uma linguagem familiar.

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim.

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Participaram mais as raparigas.

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não.

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim.

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim.

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não.

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não.

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Os rapazes não gostaram, mas as raparigas gostaram.

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Que foi bom.

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºD - nº3

Actividade: __________________________________________________

Observadores: _______________________________________________ Data: ____ / ____ / ____

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Houve disciplina, mas nem sempre houve respeito.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Nem por isso.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Não, alguns alunos trabalharam mais do que os outros.

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Nenhum.

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Houve bastante riso, mas também houve silêncio.

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim, houve.

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Nem por isso.

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim, todos tiveram o tempo suficiente.

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Trabalharam ambos de igual modo.

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Não. Todos acham bem como está.

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim, pouco mas fiquei.

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim, deveria.

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não, cada um tinha as suas e não eram o mesmo tipo de dúvidas/ perguntas.

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Não.

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Não, ninguém gostou. Este programa não teve assunto.

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Se forem bem feitos, estão bem realizados.

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x
(voltar)

Escola EB 2,3 de Vieira de Araújo

JOVENS SAUDÁVEIS EM ACÇÃO: Projecto Piloto de Educação Sexual

DIÁRIO 8ºD - nº4

Actividade: O que é a sexualidade?

Observadores:
Andreia Data: 05 / Maio / 2004

1- No decorrer das actividades houve respeito e disciplina?
Sim, todos tiveram respeito e disciplina.

2- As actividades realizadas motivaram o grupo?
Sim, motivaram.

3- Todos os elementos participaram de igual modo?
Sim, todos responderam e participaram de igual modo.

4- Quais são os aspectos que o grupo deve melhorar?
Nenhum, estava tudo muito bem.

5- Houve momentos de riso/ silêncio durante as actividades?
Sim.

6- Houve comportamentos de ajuda no grupo de trabalho?
Sim.

7- Houve uma linguagem familiar ou científica?
Houve uma linguagem familiar, só não houve asneiras.

8- Houve tempo suficiente para cada um desenvolver a sua questão?
Sim, todos tiveram tempo.

9- No caso dos grupos mistos, participaram mais os rapazes e as raparigas?
Todos participaram de igual modo, tanto as raparigas como os rapazes.

10- Os alunos gostariam de retirar, modificar ou acrescentar alguma coisa no projecto?
Acho que não, pelo menos não têm motivos.

11- Com esta actividade ficaste a saber mais alguma coisa?
Sim, algumas coisas.

12- Deveria haver mais informação sobre sexualidade?
Sim, se calhar até deveria.

13- Os rapazes tinham o mesmo tipo de perguntas/ dúvidas das raparigas?
Não, eram completamente diferentes.

14- Houve linguagem ou atitudes sexistas?
Nem por isso.

15- Todos os alunos estão a gostar de trabalhar neste projecto?
Sim, tavam todos muito animados e trabalhar e a gostar do que estavam a fazer.

16- Que acham os observadores sobre os trabalhos realizados nos grupos?
Acho que estão bons.

17- Como observador, a minha avaliação global destas actividades é:

    Mau Reduzido Médio Bom Muito bom
    . . x

(voltar)


Home