Formação de Mirandela (Tuareia)

A Formação de Mirandela está representada no Alto da Serrinha e junto à confluência dos rios Tuela e Rabaçal. É uma unidade com espessura superior a 30 metros, conglomerática, com clastos quartzosos medianamente rolados; a matriz é essencialmente arenosa, quartzo-feldspática de cor esbranquiçada ou ligeiramente rosada; a fracção argilosa é quase exclusivamente caulinítica.

Descrição do afloramento:
O corte efectuado pela empresa Tuareia mostrou cerca de 30 metros de um enchimento predominantemente conglomerático, situado numa paleovale estreito de direcção ENE-WSW situado junto à IP4. Foi já explorada uma parte significativa destes depósitos, estando actualmente visíveis os níveis superiores da unidade.
Os clastos, medianamente rolados, são predominantemente de quartzo, com alguns quartzitos, quartzoliditos e filitos mais resistentes, com auréolas de lixiviação. A matriz é arenosa grosseira e quartzo-feldspática. O depósitos tem uma cor esbranquiçada, cinzenta clara ou ligeiramente rosada.
Predominam as litofácies Gh e definem-se por vezes canais amplos incipientes. Alguns níveis arenosos e raros leitos lutíticos, de reduzida extensão lateral e vertical, culminam sequências granodecrescentes. Em alguns pontos observa-se uma cimentação ferro-manganesífera. Para o topo desenvolve-se um nível lutítico provavelmente correspondente a depósitos de decantação. O encaixe de um canal nestes depósitos e a sucessão de episódios de erosão e sedimentação podem ser observados na figura seguinte.

Página inicial
Mapa geológico
Ortofotomapa
Perfil geológico
Síntese da sedimentologia
Bibliografia
Geomorfologia Modelo de interpretação
Texto de apoio (RTF, PS, DOC)
Artigo de síntese (RTF, PS, DOC)
d d