Visita virtual à região de Mirandela

Esta visita virtual à região de Mirandela pretende ilustrar aspectos da paisagem, bem como a sua evolução em relação com a tectónica e geologia do Cenozóico. A Geologia da região é caracterizada por um substrato metassedimentar do Paleozóico e rochas granitóides hercínicas. As rochas sedimentares detríticas do Cenozóico constituem pequenos afloramentos e representam vários episódios da evolução da depressão tectónica de Mirandela.
Esta visita destina-se principalmente a docentes e alunos dos vários graus de ensino. São abordadas temáticas no âmbito da Estratigrafia, Sedimentologia e Geomorfologia, que podem estar enquadradas em disciplinas dos ensinos básico e secundário (Ciências Naturais e Geografia) e do ensino superior. Pode ser usada como único meio de visita à região ou como apoio à realização de uma viagem de estudo real. Estão disponíveis documentos prontos a ser consultados e impressos.
Nesta visita virtual são apresentadas as características e enquadramento geomorfológico das seguintes formações geológicas do Cenozóico:
Depósitos de Santa Comba
Depósitos de Sucçães (Formação de Aveleda)
Formação de Bragança (Alto da Bandeira)
Formação de Mirandela (Tuareia)