Carvalhal

No interior da floresta...

As condições de vida no interior de uma floresta são muito diferentes das que se verificam no seu exterior. Os animais e plantas que têm aí o seu habitat exploram um meio ambiente mais ameno do ponto de vista térmico, exposição ao vento e dissecação do que os que vivem no seu exterior. A cobertura superior proporcionada pela copa arbórea faz com que o solo permaneça húmido durante mais tempo, fornecendo à vegetação um suplemento relativamente constante de água.
Anemone No interior da floresta, os vegetais vão enfrentar um problema sério de iluminação, uma vez que a radiação luminosa no seu interior pode alcançar valores tão reduzidos como 5% da radiação total que atinge a copa arbórea, devido à espessa camada de folhas que a luz tem de atravessar antes de atingir o solo. Para além do ensombramento, os nutrientes minerais são o outro grande factor limitante dos sistemas florestais. Nas florestas, a grande biomassa que as árvores podem atingir faz com que grande parte dos nutrientes minerais do solo estejam retidos nas plantas. No Norte de Portugal, as temperaturas baixas que caracterizam o seu clima durante o Inverno fazem com que os processos de decomposição sejam relativamente lentos. Isto leva à retenção adicional de nutrientes ao nível da folhada florestal, podendo surgir situações de solos com carências minerais acentuadas. A sua reposição no solo vai envolver processos de decomposição de matéria orgânica e mineralização de nutrientes, promovidos pela comunidade de decompositores (fungos e bactérias) e potenciados pelos detritívoros (grupo de invertebrados que vive na camada de matéria orgânica em decomposição). Carvalhal
Anémone-dos-bosques (Anemone trifolia), espécie típica do sub-bosque dos carvalhais e que floresce no início da Primavera, quando a copa arbórea ainda não está completamente desenvolvida.
Carvalhal
Nas florestas de caducifólias, a fenologia das árvores dominantes faz com que os níveis de iluminação do solo não sejam constantes ao longo de todo o ano. No Inverno, apesar de ser mais frio e de os dias se apresentarem mais curtos, a ausência de folhas na copa arbórea faz com que o solo receba uma grande quantidade de luz.
Uma floresta de carvalho-alvarinho (Quercus robur) durante o Inverno.
Luz
No Verão, pelo contrário, apesar dos dias serem mais compridos e a radiação solar mais intensa, a copa arbórea filtra grande parte da luz incidente. Desta forma, consoante a estação do ano, as condições no interior da floresta mudam radicalmente, de um extremo muito iluminado, mas frio, para um outro em que as temperaturas são elevadas mas com pouca luz.
Florestas (1) Florestas Matos Linhas de água Sistemas agrícolas Florestas (3)