INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 11ºA e 11ºB - Área Escola (Inglês, Educação Física, Técnicas Laboratoriais de Biologia, Ciências da Terra e da Vida, Filosofia, Português, Educação Moral e Religião Católica) (2003/04)
Home


2. Investigação
O que é a Sexualidade e a Educação Sexual?
10. Opiniões das pessoas da idade dos nossos pais e avós sobre a sexualidade e Educação Sexual
Questionário | Resultados I a II.2| II.3 a II.4 | II.5 a II.7 | II.8 a II14 | Discussão dos resultados





Jovens Saudáveis em Acção - Projecto Piloto de Educação Sexual

ESCOLA ES/ 3 MARTINS SARMENTO, GUIMARÃES
QUESTIONÁRIO

Objectivo:
Investigar o que pensa a comunidade sobre a sexualidade e a educação sexual

*Inquiridos da idade dos nossos avós: I1(87anos, homem), I2(62anos, mulher),I3(54 anos, mulher), I4(75 anos, homem), I5 (79 anos, homem), I6 (66anos, homem), I7(58 anos, mulher), I8 (63 anos, mulher), I9 (51 anos, mulher), I10 (54anos, homem), I11(68anos, homem), I12(65anos, mulher), I13 (56 anos, homem), I14 (52 anos, mulher), I20(51anos, mulher), I21(51anos, homem).

I - DESCRIÇÃO DA POPULAÇÃO INQUIRIDA
Foram inquiridos adultos da idade dos nossos avós (entre os 51 e os 87 anos) e dos nossos pais (entre os 30 e 0s 50 anos) no ano lectivo 2003/04 (gráficos 1 e 2). Nas duas faixas etárias a maior parte dos inquiridos foi mulheres (gráficos 3 e 4). As habilitações literárias eram diferentes nas duas faixas etárias inquiridas. Metade das pessoas da idade dos nossos avós possuia a 4ª classe e 33% tinha uma licenciatura, enquanto nas pessoas da idade dos nossos pais 9% tinha a 4ªa classe e 70% tinha a licenciatura ou o ensino secundário (gráficos 5 e 6).



(voltar)


II- RESULTADOS
II.1- O que entende por sexualidade?


É tudo o que está relacionado com a reprodução:
Tudo o que se prenda, directa ou indirectamente, com o fenómeno da reprodução (I1); Tudo o que esteja relacionado com o sexo (I36); Tudo aquilo que envolve os jovens, a adolescência e o sexo (I41); É uma troca de cumplicidade entre pessoas, envolvendo também relações sexuais (I42); É tudo o que se prende com a matéria sexo (I45); Tudo o que está relacionado com a vida prática sexual (I47); É tudo o que diz respeito à vida sexual de cada um (I48).

É ter relações sexuais:
Talvez ter relações sexuais (I5); É o sexo que os jovens gostam de fazer quando ainda são jovens (I7); É algo relacionado com o sexo (I8); É o que nós faziamos só depois do casamento (I16); É ir para a cama com uma pessoa do sexo oposto (I21); Ir para a cama com uma pessoa do sexo oposto (I21); É uma relação física, partilhada por duas pessoas de sexos diferentes, que se gostam (I27); É o momento áureo do amor (I43).

É a forma de exprimir os sentimentos:
Forma de exprimir os sentimentos (I2); É a forma como demonstramos os nossos sentimentos (I29).

É o convívio entre o casal:
É uma convivência entre o marido e a esposa (I4); É uma relação de proximidade entre duas pessoas (I33); Qualquer relação entre duas pessoas (I38).

É a relação de intimidade entre um casal:
É algo que envolve as relações de intimidade entre duas pessoas (I13); É o relacionamento entre pessoas com intimidade (I18); É o acto de exprimirmos sentimentos de forma mais intima (I31); É a relação afectiva e de cumpliciadade entre duas pessoas (I49).

É a atracção, o prazer sexual:
É o impulso que faz atrair fisicamente duas pessoas (I6); É a atracção que duas pessoas sentem uma pela outra (I14); É a atracção entre dois seres de sexo diferente (I20); É o despertar do corpo para novas sensações e emoções em relação ao sexo oposto (I30); Atracção entre dois seres (I37); É a relação que existe entre duas pessoas com desejos sexuais (I50).

É manifestar amor, carinho e ter sexo:
Havendo amor e carinho a sexualidade é apenas uma fase bonita e doce (I10); É um prazer que se conjuga com os dois sexos dentro da maior amizade e confiança (I11); Esta relacionado com o amor que existe entre um casal (I12); É a forma como se vive, encara e aceita o sexo (I15, I19); A sexualidade vem do amor (I17); É a relação física e emocional entre duas pessoas de sexos opostos (I10); Relação de dois seres em comum nos sentimentos e nas relações sexuais, com amor, respeito, etc (I35); É uma forma de relacionamento físico que traz harmonia e bem estar entre homem e mulher (I39).

É a nossa expressão pelo facto de sermos homem ou mulher:
É a forma como no dia a dia nos relacionamos com os outros, porque está um pouco em todas as nossas acções (I9); É algo que envolve toda a nossa afectividade não se reduzindo apenas à genitalidade (I10); São as características físicas e psicológicas relacionadas com o sexo (I24); É a personalidade do Homem, desde a sua existência até à sua vida actual (I32); É algo que abrange toda a parte física e emocional desde que somos um ser humano (I34); É tudo o que está relacionado com a nossa vida sexual morfológica, fisiológica e psicológica (I46).

Outros: Percepção do próprio corpo (I3); É uma coisa natural (I23); É uma parte da vida importante para o desenvolvimento do ser humano como indivíduo (I26); É parte integrante do ser humano adulto (I28); Algo de muito bom (I40); É uma coisa natural dos animais, muito bom se bem utilizado e aplicado (I44).

(voltar)

II.2- Como é que os adolescentes da sua época viviam a adolescência?

Viviam como actualmente os adolescentes vivem:
A adolescência era vivida de igual forma. Acho que não sou assim tão velho!!! (I31); Como hoje, pois as idades não mudam, apenas mudam os tempos e as sociedades (I32); Tal como hoje, os nossos pais achavam que tinhamos muita liberdade para a época. Este problema vai-se arrastar durante séculos (I46); Com espírito de curiosidade e procura pelo desconhecido como todos os adolescentes de todas as épocas (I49).

Viviam de maneira diferente da actualidade:
Não era nada como na actualidade (I2); De uma forma um pouco mais simples e inocente (I22); A adolescência era vivida com mais responsabilidade do que é vivida actualmente (I42).

Viviam reprimidos na sua sexualidade:
Eles viviam a adolescência de forma intensa em alguns aspectos, mas muito reprimidos no ponto de vista sexual (I3); Viviam muito mal, privados de tudo, por isso não compreendiam nada sobre a sexualidade (I4); Havia certos tabus que inibiam os adolescentes de mostrarem aquilo que sentiam (I14); Cheios de preconceitos e tabus (I37); De uma forma desorientada e sem grandes referências e orientações, onde tudo era vergonha e tabu (I39).

Viviam com pouca liberdade/ com menos liberdade:
Viviam a sua adolescência com pouca liberdade (I8); Era diferente de actualmente, não era dada tanta liberdade e era tudo muito menos falado (relativamente à sexualidade) (I13); Era mais ou menos parecida à actualidade, mas não havia tanta liberdade, era tudo às escondidas (I18); Os adolescentes viviam muito controlados e não se atreviam em muitos aspectos da vida, por medo dos pais (I26); Tinham menos liberdade do que hoje, mas iam ao cinema, a algumas festas, etc. (I29); Viviamos de maneira diferente, pois não tinhamos tanta liberdade (I33); Com mais limitações financeiras e menos independência (I45); (I48);De maneira diferente do que é actualmente. Não havia tanta possibilidade de saídas e só esporadicamente (em festas) é que se tinha possibilidade de conviver (I48).

Trabalhavam para ajudar em casa:
Muitos viviam a adolescência trabalhando, outros estudando (I9). Nós fomos trabalhar muito novos, praticamente não viviamos a adolescência (I12); Era muito complicado, pois tinhamos que trabalhar desde cedo e com pais muito severos viviamos a adolescência às escondidas (I16); A trabalhar, a vida era muito triste, só ao domingo é que estava com as amigas em casa e conheciamos os namorados nas festas da freguesia (I17); A trabalhar e ao fim de semana juntavamo-nos a brincar (I20); Com fome, pancada e trabalho (I21); Primeiro o trabalho e só depois a diversão (I38); Os jovens não gozavam a adolescência em pleno, porque eram obrigados a serem quase adultos (I41).

Viviam alegremente, bricando muito, de forma saudável, conviviam abertamente:
Era uma brincadeira pegada, mas depois também tinhamos de trabalhar para ajudar lá em casa (I5); Muito alegremente, em grupos que interagiam (I6); Era tudo com muito respeito, brincavamos muito, faziamos as nossas asneiras, mas já nesse tempo havia de tudo um pouco (I7); De forma saudável, integrando grupos desportivos e recreativos, onde conviviam abertamente (I25); Os adolescentes da minha época viviam a adolescência de uma forma saudável, esclarecendo as dúvidas uns com os outros e com a própria família (I30); Era melhor, mais divertido do que agora que é só televisão, telefones, etc. (I34); De forma diferente da actual. Os adolescentes conseguiam brincar e serem responsáveis ao mesmo tempo (I36); Divertindo-se, tendo a sua prática sexual com cuidado mas não com a preocupação de hoje (I47); De uma forma bem mais alegre e divertida do que actualmente (I50).

Viviam dentro do respeito e da educação dos pais:
Viviam a sua adolescência como os pais ensinaram, dentro do respeito e com a educação dos pais (I10); De uma forma natural e pacífica, aceitavam bem todas as mudanças corporais e comportamentais (I15); Com naturalidade e pacificamente aceitavamos bem todas as transformações corporais e de comportamento (I19).

Tinhamos pouca informação:
Tinhamos pouca informação (I23); Viviamos com ignorância (I40); A adolescência na minha época era vivida às cegas, não havia informação sobre nada, era um desenrasca (I43); De uma forma muito discreta e com conhecimentos muito reduzidos (I44).

Outros:
Num clima de grande preocupação, instabilidade e incerteza devido à guerra de Espanha a seguir do II Conflito mundial (I1); Pouco ou nada pensavam nisso, pelo menos até aos 16, 17 anos (I11); Viviam a sua adolescência com muito entuasiasmo, sabendo estudar e divertir-se nas horas certas (I24); Os adolescentes do meu tempo viviam a adolescência de forma irreverente mas com sinceridade (I27); Com naturalidade e sobretudo curiosidade (I28); Era raparigas a um lado e rapazes a outro (I35);

(voltar)
Home