ESCOLA EB2,3 PROF. CARLOS TEIXEIRA, FAFE

Avaliação
Home


Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04 | NOVO Resultados 2004/05: 9º A | 9º D

GUIÃO DE OBSERVAÇÃO

Cada turma construiu o seu Guião de Observação da Turma. Este Guião está a ser aplicada durante todas as sessões, pelos observadores da turma, e a ser divulgada no Fórum dos Alunos- Diário dos Observadores

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


GUIÃO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 9º A

Actividade: ____________________________________________ Data ____ / ____ / ____

1- Como decorreram as actividades?

  • Houve respeito? Sim Algum Não
  • Houve disciplina? Sim Algum Não
  • Houve momentos de riso? Sim Algum Não
  • Houve momentos de silêncio? Sim Algum Não
  • Houve perdas de tempo? Sim Algum Não
  • Todos tinham tempo para dar a sua opinião? Sim Algum Não
  • Houve participação e colaboração no trabalho de grupo? Sim Algum Não
  • Houve comportamento de ajuda nos grupos de trabalho? Sim Algum Não
  • Houve linguagem familiar? Sim Algum Não
  • Houve linguagem científica? Sim Algum Não

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

  • Motivaram? Sim Não
  • Deram para aprender? Sim Não
  • Deram para participar? Sim Não
  • Quem participou mais na sessão? Os rapazes As raparigas
  • Quem se mostrou mais interessado? Os rapazes As raparigas
  • As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas? Sim Não
  • Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? Sim Não


3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?




4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar nestas actividades?




5- Os observadores acham que o comportamento da turma podia melhorar? Sim Não
5.1- Se sim, o que fazer para o mudar?




6- Os observadores acham que o trabalho elaborado pela turma foi organizado? Sim Não
6.1- Se não, porquê?




7- Como observador, a minha avaliação global das actividades é:

  • Muito bom
  • Bom
  • Médio
  • Reduzido
  • Mau



Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


GUIÃO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D

Actividade: ____________________________________________ Data ____ / ____ / ____

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?




2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim
    Não
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim
    Não

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?



4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim
Não
Se respondi sim, o quê?



5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor
Devia haver mais organização e participação
Outros

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim
Não

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

  • Muito bom
  • Bom
  • Médio
  • Reduzido
  • Mau

RESULTADOS
Ficha de Observação 8ºA | 8ºD

TURMA 8ºA

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º A - nº1

Actividade: "O que é a sexualidade? (1.1.1) " Data: 10 / Março / 2004

1- Como decorreram as actividades?

  • Houve respeito? Sim (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Houve disciplina? Algum (Marta, Liliana, Rita)
  • Houve momentos de riso? Sim (Marta, Rita) Algum (Pedro, Liliana)
  • Houve momentos de silêncio? Sim (Rita) Algum (Marta, Pedro) Não (Liliana)
  • Houve perdas de tempo? Algum (Marta, Pedro, Liliana) Não (Rita)
  • Todos tinham tempo para dar a sua opinião? Sim (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Houve participação e colaboração no trabalho de grupo? Sim (Pedro, Rita) Algum (Marta, Liliana)
  • Houve comportamento de ajuda nos grupos de trabalho? Sim (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Houve linguagem familiar? Sim (Marta) Algum (Liliana, Rita) Não (Pedro)
  • Houve linguagem científica? Algum (Marta, Liliana, Rita) Não (Pedro)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

  • Motivaram? Sim (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Deram para aprender? Sim (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Deram para participar? Sim (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Quem participou mais na sessão? As raparigas (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • Quem se mostrou mais interessado? As raparigas (Marta, Pedro, Liliana, Rita)
  • As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas? Sim (Marta, ) Não (Pedro, Liliana, Rita)
  • Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? Sim (Marta, Liliana, Rita) Não (Pedro)

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
A turma com estas actividades obteve mais conhecimentos e todos puderam dar a sua opinião.(Marta)
A turma teve novas informações (Pedro, Rita)
A turma aprendeu muito (Liliana)

4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar nestas actividades?
Penso, principalmente, que os grupos podiam estar mais equilibrados, mistos .(Marta)
Acho que aturma não precisaria de fazer mudanças (Pedro, Rita)

5- Os observadores acham que o comportamento da turma podia melhorar? Sim (Marta, Pedro,Liliana, Rita)
5.1- Se sim, o que fazer para o mudar?

Os alunos deveriam conversar menos e falar mais acerca dos temas propostos (Marta)
As conversas dentro dos grupos deveriam ser mais baixinhas e não deveriam andar de grupo em grupo (Pedro, Liliana, Rita)

6- Os observadores acham que o trabalho elaborado pela turma foi organizado?
Sim (Pedro, Liliana, Rita) Não (Marta)
6.1- Se não, porquê?

Porque houve muita conversa e pouco trabalho de alguns membros de alguns grupos (Marta)

7- Como observador, a minha avaliação global das actividades é:
Médio
(Marta, Pedro, Liliana, Médio)

VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º A - nº2

Actividade: "O que é a sexualidade? (1.1.2) " Data: 17 / Março / 2004

1- Como decorreram as actividades?

  • Houve respeito? Sim (Pedro) Algum (Marta, Liliana, Rita)
  • Houve disciplina? Sim (Pedro) Algum (Marta, Liliana, Rita)
  • Houve momentos de riso? Sim (Marta, Liliana, Rita) Algum (Pedro)
  • Houve momentos de silêncio? Sim (Rita) Algum (Marta, Liliana) Não (Pedro)
  • Houve perdas de tempo? Algum (Liliana, Pedro) Não (Marta, Rita)
  • Todos tinham tempo para dar a sua opinião? Sim (Marta, Lilians, Rita, Pedro)
  • Houve participação e colaboração no trabalho de grupo? Sim (Marta, Rita, Pedro) Algum (Liliana)
  • Houve comportamento de ajuda nos grupos de trabalho? Sim (Rita, Pedro) Algum (Marta, Liliana)
  • Houve linguagem familiar? Sim (Marta, Liliana) Algum (Rita, Pedro)
  • Houve linguagem científica? Algum (Marta, Liliana, Rita, ) Não (Pedro)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

  • Motivaram? Sim (Marta, Liliana, Rita, Pedro)
  • Deram para aprender? Sim (Marta, Liliana, Rita, Pedro)
  • Deram para participar? Sim (Marta, Liliana, Rita, Pedro)
  • Quem participou mais na sessão? As raparigas (Marta, Liliana, Rita, Pedro)
  • Quem se mostrou mais interessado? Os rapazes (Rita) As raparigas (Marta, Pedro) Ambos (Liliana)
  • As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas? Sim (Marta) Não (Liliana, Rita, Pedro)
  • Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? Sim (Marta, Liliana, Rita) Não (Pedro)


3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
Estas actividades motivaram-nos, porque o tema é muito interessante e aprendemos sempre coisas novas (Marta)
Os alunos com estas actividades ficaram a saber um pouco mais sobre o que era a sexualidade (Liliana)
Os alunos aprenderam novos conceitos sobre a sexualidade (Rita, Pedro)

4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar nestas actividades?
Os alunos deveriam organizar melhor o trabalho (Marta)
A turma deveria participar mais nas actividades propostas (Liliana)
Acho que est
á tudo bem (Rita)
Deveria haver mais organização e participação (Pedro)

5- Os observadores acham que o comportamento da turma podia melhorar?
Sim (Marta, Liliana, Rita, Pedro)
5.1- Se sim, o que fazer para o mudar?

Deveria haver mais concentração e empenho uma vez que o tema interessa a todos (Marta)
O comportamento dos grupos deveria mudar, ou seja, falarem mais baixo (Liliana, Rita)
A turma deveria incentivar-se (Pedro)

6- Os observadores acham que o trabalho elaborado pela turma foi organizado?
Sim (Liliana, Rita, Pedro) Não (Marta)
6.1- Se não, porquê?

O trabalho é pouco organizado, por isso tem que ser melhorado, devemos empenhar-nos porque este tema diz-nos respeito e as questões tratadas são importantes para toda a vida (Marta)

7- Como observador, a minha avaliação global das actividades é:

  • Médio (Marta, Liliana, Rita, Pedro)
VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º A - nº 3

Actividade: "O que é a sexualidade? (1.1.3 e 1.1.4) " Data: 21 / Abril / 2004

1- Como decorreram as actividades?

  • Houve respeito? Sim (Carla) Algum (Tiago)
  • Houve disciplina? Algum (Tiago, Carla)
  • Houve momentos de riso? Sim (Tiago, Carla)
  • Houve momentos de silêncio? Sim (Carla) Algum (Tiago)
  • Houve perdas de tempo? Algum (Tiago, Carla)
  • Todos tinham tempo para dar a sua opinião? Sim (Tiago, Carla)
  • Houve participação e colaboração no trabalho de grupo? Algum (Tiago, Carla)
  • Houve comportamento de ajuda nos grupos de trabalho? Algum (Tiago, Carla)
  • Houve linguagem familiar? Algum (Carla) Não (Tiago, )
  • Houve linguagem científica? Algum (Tiago, Carla)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

  • Motivaram? Sim (Tiago, Carla)
  • Deram para aprender? Sim (Tiago, Carla)
  • Deram para participar? Sim (Tiago, Carla)
  • Quem participou mais na sessão? As raparigas (Tiago, Carla)
  • Quem se mostrou mais interessado? As raparigas (Tiago, Carla)
  • As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas? Não (Tiago, Carla)
  • Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? Sim (Tiago, Carla)


3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
As actividades deram para os alunos participarem, para o esclarecimento de dúvidas e também serviram para aprender regras de cuidado e outras (Tiago)
Ficaram a saber o que se deve fazer quando se tem relações sexuais e aprenderam coisas que não conheciam (Carla)

4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar nestas actividades?
A turma não gostaria de mudar nada. (Tiago)
Acho que deviam colaborar e falar mais abertamente no assunto (Carla)

5- Os observadores acham que o comportamento da turma podia melhorar?
Sim (Tiago, Carla)
5.1- Se sim, o que fazer para o mudar?

Cada aluno responder na sua vez e haver organização no trabalho (Tiago).
Os alunos devem colaborar mais (Carla)

6- Os observadores acham que o trabalho elaborado pela turma foi organizado?
Não (Tiago, Carla)
6.1- Se não, porquê?

Houve desorganização a elaborar as tarefas (Tiago)

7- Como observador, a minha avaliação global das actividades é:

Médio (Tiago, Carla)

VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º A - nº 4

Actividade: "Há diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas? (1.4.1) - Guião de Análise de Filmes " Data: 23 / Abril / 2004

1- Como decorreram as actividades?

  • Houve respeito? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Houve disciplina? Sim (Tânia) Algum (Patrícia)
  • Houve momentos de riso? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Houve momentos de silêncio? Sim (Tânia) Não (Patrícia)
  • Houve perdas de tempo? Algum (Tânia) Não (Patrícia)
  • Todos tinham tempo para dar a sua opinião? Sim (Patrícia) Algum (Tânia)
  • Houve participação e colaboração no trabalho de grupo? Sim (Tânia) Algum (Patrícia)
  • Houve comportamento de ajuda nos grupos de trabalho? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Houve linguagem familiar? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Houve linguagem científica? Algum (Patrícia, Tânia)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

  • Motivaram? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Deram para aprender? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Deram para participar? Sim (Patrícia, Tânia)
  • Quem participou mais na sessão? As raparigas (Patrícia, Tânia)
  • Quem se mostrou mais interessado? As raparigas (Patrícia, Tânia)
  • As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas? Não (Patrícia, Tânia)
  • Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? Não (Patrícia, Tânia)

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
Talvez a turma tenha demonstrado pouco interesse. è necessário um maior empenho por parte dos alunos (Patrícia)
A turma mostrou-se um pouco interessada e motivada (Tânia)

4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar nestas actividades?
Talvez outras formas de ensino mais recreativas. Uma coisa que chame a atenção dos alunos. Também é necessário mais organização nos trabalhos. (Patrícia) É necessário mais organização nos trabalhos (Tânia)
5- Os observadores acham que o comportamento da turma podia melhorar?
Sim (Patrícia, Tânia)
5.1- Se sim, o que fazer para o mudar?

Respeitar a opinião dos outros, falar um de cada vez e de forma organizada (Patrícia)
A organização do trabalho (Tânia)

6- Os observadores acham que o trabalho elaborado pela turma foi organizado?
Sim (Tânia) Não (Patrícia)
6.1- Se não, porquê?

Talvez fosse necessário um bocado de organização e cooperação entre os grupos, de forma a todos os alunos participarem no trabalho (Patrícia)

7- Como observador, a minha avaliação global das actividades é:

  • Bom (Patrícia)
  • Médio (Tânia)
VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º A - nº 5

Actividade: "Quais são as dimensões da sexualidade? (1.3) - Treino Assertivo " Data: 2004

1- Como decorreram as actividades?

  • Houve respeito? Sim (Luís) Algum (João)
  • Houve disciplina? Algum (Luís) Não (João)
  • Houve momentos de riso? Sim (João) Algum (Luís)
  • Houve momentos de silêncio? Algum (Luís) Não (João)
  • Houve perdas de tempo? Algum (João, Luís)
  • Todos tinham tempo para dar a sua opinião? Sim (Luís) Algum (João)
  • Houve participação e colaboração no trabalho de grupo? Sim (João)
  • Houve comportamento de ajuda nos grupos de trabalho? Sim (João)
  • Houve linguagem familiar? Sim (João, Luís)
  • Houve linguagem científica? Sim (João) Não (Não)

2- O que pensam os observadores sobre as actividades realizadas:

  • Motivaram? Sim (João, Luís)
  • Deram para aprender? Sim (João, Luís)
  • Deram para participar? Sim (Luís) Não (João)
  • Quem participou mais na sessão? Os rapazes (João, Luís)
  • Quem se mostrou mais interessado? Os rapazes (Luís) As raparigas (João)
  • As raparigas e os rapazes fazem o mesmo tipo de perguntas? Sim (João, Luís)
  • Houve uma linguagem ou atitudes sexistas? Sim (Luís) Não (João)

3- O que pensam os observadores que a turma concluiu com estas actividades?
Ficaram mais esclarecidos sobre a virgindade (João) Perceberam, por exemplo, que quando a mulher sangra pela vagina não quer dizer que tenha perdido a virgindade (Luís)

4- O que pensam os observadores que a turma gostaria de mudar nestas actividades?
Acho que a turma não gostaria de mudar nada (João, Luís)

5- Os observadores acham que o comportamento da turma podia melhorar? Sim (Luís) Não (João)
5.1- Se sim, o que fazer para o mudar?

Arranjar maneira de não haver tanta confusão (Luís)
6- Os observadores acham que o trabalho elaborado pela turma foi organizado?
Sim (Ma) Não (João)
6.1- Se não, porquê?

Porque eram muitas pessoas levantadas a fazer muito barulho (João)

7- Como observador, a minha avaliação global das actividades é:

Bom (João, Luís)

VOLTAR

TURMA 8ºD

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D - nº 1

Actividade: "O que é a sexualidade? (1.1.1) " Data: 12 / Março / 2004

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?
Sim, houve entreajuda dos alunos, embora alguns com mais interesse e outros com menos (aluno 1).
Sim, houve uma grande entreajuda e a maioria participou e colaborou no trabalho de grupo de forma correcta (aluno 2).
Houve participação e colaboração por parte de todos os alunos. Todos os alunos se entreajudaram entre si (aluno 3)
Os alunos entreajudaram-se de forma respeitávcel, houve participação e colaboração por parte dos dois géneros, se bem que os rapazes participaram mais. (aluno 4)

2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim (aluno 1, 2, 3, 4)
    Não
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim (aluno 1, 2, 3, 4)
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes (aluno 1, 2, 3, 4)
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim (aluno 2, 4)
    Não (aluno 1, 3)

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?
A minha opinião em relação às actividades foi que houve organização e que foi bom para aprendermos mais coisas (aluno 1).
Penso que as actividades correram bem, mas houve um ou outro grupo que não se comportou como devia (aluno 2).
Penso que todos os alunos aprenderam bastante com estas actividades e toda a gente participou fazendo algumas perguntas mais íntimas (aluno 3).
Com as actividades desenvolvidas reparei que a turma nem sempre tem a moral que os professores pretendem (aluno 4).

4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim
Não (aluno 1, 2,3, 4)
Se respondi sim, o quê?



5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor (aluno 1)
Devia haver mais organização e participação (aluno 2) Devia haver mais organização e participação (aluno 4)
Outros: O trabalho foi muito bom e não se deve mudar nada (aluno 3). Devia mudar-se a forma como os grupos estão organizados (aluno 4).

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim (aluno 1, 2,3, 4)
Não

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

Bom (aluno 1, 2,3, 4)


VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D - nº 2

Actividade: "O que é a sexualidade? (1.1.2) " Data: 17 / Março / 2004

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?
Houve entreajuda entre os alunos e houve colaboração e participação principalmente por parte dos rapazes (aluno 1).
Mais ou menos, porque estavam todos distraídos, mas mesmo assim não foi mau de todo (aluno 2).
Os alunos entreajudaram-se, participaram, colaboraram no trabalho de grupo e ficaram muito "emocionados".(aluno 3)
Nas actividades realizadas houve respeito por parte dos alunos, a ajuda foi razoável e a colaboração foi boa (aluno 4)

2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim (aluno 1, 3, 4)
    Não (aluno 2)
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim (aluno 1, 2, 3, 4)
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes (aluno 1, 2, 3, 4)
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim (aluno 2, 4)
    Não (aluno 1, 3)

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?
As actividades decorreram normalmente e toda a gente participou (aluno 1).
Podiam ter decorrido melhor (aluno 2).
Penso que há muita cooperação entre os alunos e que eles se interessam muito por este trabalho (aluno 3).
Penso que a disciplina dos alunos melhorou e que a motivação no início não foi muito boa e melhorou (aluno 4).

4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim (aluno 1, 2)
Não (aluno 3, 4)
Se respondi sim, o quê?
Deveria haver mais participação por parte das raparigas (aluno 1)
Os alunos deviam estar mais atentos pois não tinham motivação devido à falta de atenção (aluno 2)

5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor (aluno 3)
Devia haver mais organização e participação (aluno 2, 4)
Outros: As raparigas deviam participar mais (aluno 1).

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim (aluno 1, 2,3, 4)
Não

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

Bom (aluno 1, 3)

Médio (aluno 2, 4)


VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D - nº 3

Actividade: "O que é a sexualidade? (1.1.3 e 1.1.4) " Data: 23 / Abril / 2004

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?
Sim, houve participação e todos organizaram as suas ideias para obter as respostas para as perguntas propostas pela professora. Todos os elementos do grupo colaboraram no trabalho (Joana).
nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se, houve participação de ambos os sexos, embora as raparigas não fizessem tantas perguntas e também houve colaboração (Christophe).

2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim (Joana, Christophe)
    Não
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim (Joana, Christophe)
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes (Joana, Christophe)
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim (Joana, Christophe)
    Não (aluno 1, 3)

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?
Em relação às actividades desenvolvidas penso que tudo está a decorrer normalmente. É uma actividade interessante pois está presente no nosso dia a dia e com ela podemos sempre aprender alguma coisa (Joana).
Penso que foi uma ficha relativamente mais organizada que as anteriores (Christophe).

4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim
Não (Joana, Christophe)
Se respondi sim, o quê?



5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor
Devia haver mais organização e participação (Joana) e organização e participação (Christophe)
Outros:

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim (Joana)
Não (Christophe)

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

Bom (Joana, Christophe)


VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D - nº 4

Actividade: "Há diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas? (1.4.1) - Guião de Análise de Filmes e investigação bibliográfica " Data: 2004

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?
Sim, houve entreajuda dos alunos, mas dependeu das pessoas, nem todos colaboraram muito.

2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim
    Não
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim
    Não

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?
Por mim as aulas são mais ou menos interessantes, mas as pesquisas são uma parte chata.

4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim
Não
Se respondi sim, o quê?
Bom, podiam ter seleccionado mais povos Europeus.


5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor
Devia haver mais organização e participação
Outros:

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim
Não

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

Médio


VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D - nº 5

Actividade: "O que pensa a comunidade sobre a sexualidade e a Educação Sexual? ( 3) " Data: 14 / Maio / 2004

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?
Sim, todos participaram e ajudaram-se uns aos outros. Cada um deu a sua opinião (Sara).
Sim, os alunos entreajudaram-se, houve participação e alguma colaboração no trabalho de grupo (Marta).

2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim (Sara)
    Não (Marta)
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim (Sara, Marta)
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes (Sara, Marta)
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim (Sara, Marta)
    Não

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?
Acho que as actividades desenvolvidas ajudaram-nos a adquirir novos conhecimentos sobre Educa~\ao Sexual e vão também ajudar outros alunos, de outras turmas (Sara).
Acho que as actividades que desenvolvemos foram bem feitas, pois além de estarmos a trabalhar neste tema, vamos ver o que é que os outros alunos entendem sobre sexualidade. (Marta).

4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim
Não (Sara, Marta)
Se respondi sim, o quê?



5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor
Devia haver mais organização e participação (Marta)
Outros:(Sara).

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim (Sara)
Não (Marta)

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

Bom (Sara, Marta)


VOLTAR

Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DA TURMA 8º D - nº 6

Actividade: "Questionário de Opiniões e Percepções sobre a Sexualidade? (1.2) " Data: 15 / Junho/ 2004

1- Nas actividades realizadas os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo?
Sim, os alunos entreajudaram-se e houve participação e colaboração no trabalho de grupo.

2- Coloca um X na opção correcta:

  • Houve motivação?
    Sim
    Não
  • Adquirimos conhecimentos com as actividades?
    Sim
    Não
  • Houve mais participação por parte...
    dos rapazes
    das raparigas
  • Os rapazes faziam perguntas diferentes das raparigas?
    Sim
    Não

3- Qual é a opinião como observador em relação às actividades desenvolvidas?
A minha opinião as actividades foram bem realizadas e houve muita colaboração de todos.

4- Como observador gostaria de mudar alguma coisa?
Sim
Não
Se respondi sim, o quê?



5- Como observador, para melhorar o trabalho da turma acho que...
O número de elementos do grupo devia ser menor
Devia haver mais organização e participação
Outros: O trabalho foi muito bom e não se deve mudar nada (aluno 3). Devia mudar-se a forma como os grupos estão organizados.

6- Como observador, na minha opinião houve organização no trabalho realizado?
Sim
Não

4- Como observador, a minha avaliação global da actividade é:

Bom

VOLTAR
Home