INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 9ºA e 9ºD - Área Projecto, Formação Cívica, Inglês, Francês e ITI (2004/ 2005)





SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
Guião do Diário de Observação | Resultados 2003/04 | NOVO Resultados 2004/05: 9º A | 9º D

TURMA 9º D


Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


TURMA 9º D: Diário de Aula nº1

Actividade: _____ Data: 22 de Outubro de 2004
Autor:
Baal Roi Quinhones

No dia 22 do 10, sexta feira, a aula de Área Projecto (APJ) foi passada na sala dos computadores, que são uns ''dinossáuros''. A professora levou-nos lá para nós acedermos ao nosso site, o que levou um pouco os alunos ao desinteresse. Os alunos preferiram ver as mensagens do fórum amizade. Quando a professora pôs ordem na sala, nós começámos a analisar observações de outros alunos de outras escolas, no qual não houve muita participação de vários alunos, principalmente das raparigas. Não tivemos muito tempo para terminar as análises, devido à lentidão dos computadores e também a desordem.


Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


TURMA 9º D: Diário de Aula nº2

Actividade: _____ Data: ___ de ____ de 2004
Autor:
Alexis Matadouro

A aula passou-se na sala de informática.
Durante a aula fomos ao site e depois escreveu-se no quadro a observação das conclusões tiradas pelos observadores.
Durante a aula houve motivação e empenho pois já não se pegava no trabalho há algum tempo.
O comportamento foi razoável porque é um tema que nos faz conversar muito.
Foi uma aula positiva embora estivessem sempre a "fugir" para o fórum amizade.


Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


TURMA 9º D: Diário de Aula nº3

Actividade: Observação da Aula da sintese das respostas aos Tiagos Data: ___ de ____ de 2004
Autor:
Marisa Brochado

Durante esta aula estivemos a trabalhar nos computadores, ou pelo menos deviamos estar a faze-lo, mas penso que alguns de nós estariam mais interessados em "brincar" com os computadores, do que propriamente a trabalhar. Como em todas as aulas, há alunos interessados e outros mais desatentos.Nesta aula houve um grupo de quatro ou cinco alunos que estiveram bastante desatentos, quase não ouviam o que a professora dizia. Outro grupo de alunos estava mais empenhado na correspondência, o que não lhes todo o mérito pois também estavam a trabalhar. Mas a maioria daturma estava bastante participativa e o ambiente, por vezes era de descontracção, o que demonstra que a aula não era como costumamos dizer "uma seca".
No decorrer da aula, estivemos a analisar as mudanças psicológicas e físicas que têm vindo a ocorrer no nosso corpo, em quase todas as respostas havia o concenso da maioria da turma.


Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


TURMA 9º D: Diário de Aula nº4

Actividade: O que é para mim a atracção, o amor, a intimidade, a comunicação e o comportamento sexual (Ideias iniciais do tema 3) (Actividade 0.1) Data: 21de Janeiro de 2004
Autor:
Marisa Brochado

No início da aula houve alguma agitação para decidir o observador. Logo após isto a professora começou a ditar algumas perguntas para as quais, rapazes e raparigas divididos em grupos tinham de responder. Os rapazes enquanto a professora fazia o ditado os rapazes mostravam – se mais à vontade em relação ao assunto, estando por vezes um pouco à vontade “de mais” (mas penso que é um bocado normal uma vez que são rapazes, e são mais divertidos…). Por outro lado as raparigas falavam apenas entre si, não perturbando tanto a aula, mas desta forma também não participavam o que é bastante importante devido à aula em que nos encontramos, pois se não o fizermos (de modo organizado) a aula torna – se monótona.
Na elaboração das respostas os rapazes eram mais “abertos, ousados e brincalhões”, pois falavam mais sobre a constituição dos aspectos físicos como (traseiro, mamas, ancas...).
Do outro lado da sala encontravam –se as raparigas mais caladas e não tão barulhentas, o que de certo modo não deu para me aperceber tanto do que elas falavam (mas posso imaginar, uma vez que sou rapariga). Houve uma altura na aula em que houve um pouco de conversa entre elementos de cada grupo. Mas logo depois voltou tudo ao normal, sendo que as raparigas retomavam a sua postura civilizada. Enquanto os rapazes continuavam “hiper” divertidos, a contar as peripécias feitas na visita à Serra da Estrela. Com a observação desta aula consegui perceber que os rapazes também conseguem ser carinhosos, pois dão importância ao toque, aos carinhos…, mas por vezes também as tratam como “objectos”, por exemplo: qualquer gesto que uma rapariga faça como olhares, e outros simboliza logo que esta quer relações sexuais, como eles dizem “querem pesos”.
O fim da aula aproximou – se e a professora atribuía agora uma tarefa e acabar a actividade em casa, mas os rapazes tentavam “descartar-se”, mas acabaram por aceitar. Logo após isto os mesmos começaram a falar sobre bandas, modos de vestir e estilos, como o estilo “dred”. A aula terminou sem qualquer problema e com a diversão de ambas as partes.


Escola Básica 2,3 Ciclos Professor Carlos Teixeira
Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual


TURMA 9º D: Diário de Aula nº5

Actividade: O que é para mim a atracção, o amor, a intimidade, a comunicação e o comportamento sexual (Ideias iniciais do tema 3) (Actividade 0.1)- Parte II Data: 27de Janeiro de 2004
Autor:
Marisa Brochado

Como referi em cima os grupos não acabaram a elaboração da ficha, então em consenso com os professores resolveram acabá-la em Estudo Acompanhado.
Os elementos de cada grupo juntaram-se constituindo os grupos, de modo a trabalhar para a disciplina. A aula começou com alguma algazarra, que normalizou logo a seguir.
As raparigas como na aula anterior falavam mais entre si, enquanto os rapazes eram mais brincalhões e por vezes agressivos nas suas brincadeiras e conversas.
Alguns elementos dos rapazes reclamavam com as suas colegas por as cortinas estarem abertas, fechadas… e outros assuntos que não tinham a ver com a aula como o estilo de cabelo… enquanto outros se empenhavam mais. De repente, as raparigas começaram a falar mais alto e com pequenas discussões participando quase todas de igual modo.
Eles falavam do desejo sexual, excitação e dos “truques” usados para atrair uma mulher e comentavam ao mesmo tempo como fica o corpo do sexo oposto quando fazem o mesmo. Nesta altura da aula elas começaram também a entrar em conversas que não tinham a ver com a aula, talvez para descontrair um pouco. Os rapazes tinham já terminado e iam fazendo comentários por estas ainda não terem concluído. Logo depois as raparigas (já mais descontraídas) acabaram de terminar de responder às perguntas. Alguns rapazes iam brincando e provocando riso nos restantes.

Marisa Brochado