INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3 DE CABECEIRAS DE BASTO
Turmas: 7º D - Área Projecto e Formação Cívica
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SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL VISÕES/ OBJECTIVOS A ATINGIR

I-SÍNTESE DOS PROBLEMAS REAIS ENCONTRADOS


Quando terminámos o estudo do tema "Sexualidades e Educação Sexual" fizemos uma tempestade de ideias em "post-it" para fazer uma síntese dos problemas sobre a sexualidade das pessoas da nossa idade e dos adultos que queríamos ajudar a resolver. Cada grupo indicou pelo menos cinco problemas. Os problemas que gostaríamos de ajudar a resolver são:

  • Falta de conhecimentos e diferentes opiniões dos nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade e a educação sexual;
  • Como conseguir conservar a amizade e não trair a intimidade entre os amigos;
  • Problemas entre os namorados;
  • As pessoas da nossa idade não conseguirem arranjar preservativos;
  • As pessoas da nossa idade não saberem como usar contraceptivos;
  • As pessoas não saberem quando tomar viagra e que cuidados devem ter;
  • As pessoas não evitarem as doenças de transmissão sexual;
  • Saber como se pode ir consultar um médico para ter relações sexuais;
  • Como ganhar à-vontade com os pais para falar com eles sobre os nossos problemas relacionados com a sexualidade;
  • Saber como evitar uma gravidez.
    Depois da turma analisar todos os problemas indicados decidimos trabalhar dois:
    1º. Falta de conhecimentos dos nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade e a educação sexual;
    2º. Como ganhar à-vontade com os pais para falar com eles sobre os nossos problemas relacionados com a sexualidade.


Porque é que esses problemas são importantes para nós?

O primeiro problema é importante para nós porque gostávamos de esclarecer os nossos colegas mais velhos sobre os erros que vimos nos questionários que lhes passamos para eles ficarem esclarecidos como nós já fomos. Além disso, podemos ajudá-los a prevenir situações menos correctas em relação à sexualidade que não possam ser corrigidas. Também é importante para nós conhecer algumas opiniões dos colegas mais velhos e ver se são muito diferentes das nossas.

O segundo problema, ganhar à-vontade com os pais para falarmos sobre sexualidade, é muito importante para nós porque :

  • Podemos ficar mais à-vontade com eles;
  • Podemos falar com eles sobre sexualidade;
  • Nos podem ajudar a tirar as nossas dúvidas e incertezas;
  • Podemos evitar cometer os mesmos erros que eles cometeram;
  • São mais experientes e podem ajudar-nos;
  • Podem dar-nos boas "dicas" para o futuro;
  • Podem dar-nos bons conselhos;
  • É com eles que temos mais confiança;
  • É importante que haja confiança entre pais e filhos;
  • Os pais deviam ser os nossos melhores amigos;
  • Porque eles são os nossos pais e querem o nosso bem;
  • Porque, por vezes, temos vergonha de contar aos nossos pais os nossos problemas e desabafos e contamos a um amigo(a) que pode ir contar a alguém, porque não sabe como ajudar e depois toda a gente fica a saber o nosso problema;
  • Porque, por vezes, os conselhos que nos dão as outras pessoas não são os melhores e os nossos pais apenas querem o nosso bem!
  • É neles que devemos ter mais confiança;
  • Mostrar-nos que não devemos ter vergonha de, às vezes, falar com os nossos pais.

Quais são as consequências da falta de conhecimentos dos nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade e a educação sexual?

  • Se os colegas mais velhos e os nossos irmãos mais velhos são estiverem bem informados sobre sexualidade tratam-nos como "criancinhas" que não sabem nada de sexualidade por não ter idade para saber. Achamos que eles fazem isso porque não são capazes de responder às questões que lhes fazemos;
  • Se os mais velhos não estiverem bem informados sobre sexualidade não podemos desabafar com eles porque eles fogem dos assuntos;
  • Eles podem estar mal informados sobre a prevenção de DSTs e de gravidez não desejada, porque no questionário 90% disse que falava com os amigos sobre sexualidade e só 24% falava com os pais. O problema é que os amigos geralmente sabem tanto como eles. Além disso, a maior parte deles recorria à televisão e às revistas para se informar sobre sexualidade e era importante perceberem que muitas vezes passam informações erradas.
  • No questionário, quase todos disseram que os métodos contraceptivos preveniam as DSTs e a gravidez, por isso é importante informá-los que só o preservativo é que protege de DSTs e da gravidez pois podem informar os outros de forma errada e colocar-se em risco.

Quais são as consequências por não termos à-vontade com os pais para falar sobre sexualidade?

  • Ficamos mais fechados em nós próprios;
  • Temos comportamentos mais irresponsáveis;
  • Temos dúvidas em relação ao início das relações sexuais;
  • Temos medo que os nossos pais não aceitem o nosso crescimento;
  • Não sabemos usar os métodos contraceptivos;
  • Ficámos mais vulneráveis às doenças de transmissão sexual;
  • Não recebemos conselhos e não sabemos a sua opinião;
  • Temos dúvidas nos nossos relacionamentos.


Porque é que os nossos colegas mais velhos não estão bem informados sobre o que é a sexualidade e a educação sexual?

  • Porque não pedem eduacação sexual na escola;
  • Falam pouco com os pais para se informarem;
  • Não procuram muito a Consulta Jovem no Centro de Saúde;
  • Não há eduacação sexual na escola;
  • Há poucos programas sobre sexualidade para adolescentes na televisão;
  • As escolas não colaboram umas com as outras na educação sexual e, por isso, uns alunos sabem mais do que os outros e não aprendem em conjunto.

Porque é que existe falta de à-vontade com os pais para falarmos sobre sexualidade?

  • Porque somos tímidos e temos medo da reacção deles;
  • Porque não nos sentimos muito à-vontade porque são eles que nos conhecem melhor que ninguém e porque estão sempre connosco;
  • Porque são nossos pais e temos medo que sintam vergonha das coisas que nós fazemos;
  • Algumas pessoas têm medo que os pais lhes possam bater;
  • Porque temos medo da sua reacção;
  • Porque ficamos com receio sobre o que eles vão pensar e fazer;
  • Porque alguns pais não nos dão liberdade suficiente;
  • Porque alguns pais não têm disponibilidade para nos ouvir;
  • Porque passamos mais tempo na escola do que em casa com os nossos pais;
  • Porque há uma diferença de idades grande e como já passaram pela adolescência há muito tempo talvez não compreendam;
  • Temos medo que os pais não aceitem, porque têm mentalidades pouco avançadas;
  • Porque é um assunto muito pessoal;
  • Porque podem querer saber mais do que o que devem;
  • Porque não temos a capacidade de nos abrirmos com os nossos pais.


VISÕES

O que é que gostávamos que acontecesse para os nossos colegas mais velhos ficarem bem informados sobre o que é a sexualidade e a educação sexual?

  • Apresentarmos os resultados do questionário para eles verem o que não sabem e tirarem as dúvidas com a médica da Consulta Jovem;
  • Mostrarmos o nosso projecto para que eles possam aprender com ele e participar nas nossas actividades;
  • Mostrarmos que estámos bem informados e que sabemos onde procurar a informação e que podem falar connosco sobre este assunto sem nos acharem criancinhas.


O que é que gostávamos que acontecesse entre nós e os nossos pais para sentirmos à vontade com eles em relação à nossa sexualidade?

  • Começarmos a falar com os pais sobre:

o as coisas que acontecem no dia-a-dia;
o o(a) nosso(a) namorado(a);
o tudo o que se pode fazer no namoro (exemplo, sobre o namoro, como foi o encontro, sobre o que falaram e o que aconteceu; falar sobre o companheiro, como é e o que faz; há pessoas que quando dão o primeiro beijo gostavam de poder contar aos pais);
o sobre problemas de amizade (por exemplo, quando alguém nos está a mentir e nós damos conta não temos coragem de lhe dizer que está a mentir porque é nossa amiga e, neste caso, seria muito bom desabafar com os nossos pais porque de certeza nos dariam bons conselhos);
o a ida às discotecas;
o as aventuras onde, por vezes, algumas pessoas se metem como faltar a aulas, começar a fumar, etc.;
ométodos contraceptivos;
o a gravidez não desejada;
ocomo não ficar vulneráveis a doenças e a outros perigos;
o as relações sexuais;
o as posições sexuais;
o o sexo oral e anal;
o fantasias sexuais;
o revistas pornográficas;
o quando começar a nossa vida sexual, quando estamos com dúvidas sobre isso
o as nossas dúvidas e incertezas.

  • Recebermos conselhos dos pais e sabermos a sua opinião sobre o que fazemos
  • Procurar os pais quando nos sentimos inseguros
  • Desabafar com os pais para não ficarmos tão em baixo
  • Não ter medo que eles não aceitem o nosso namorado


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