TURMA 9º D
I Síntese dos problemas reais encontrados
1 Problemas reais, do dia-a-dia, que fomos descobrindo, durante a investigação do tema:
1º) Falta de comunicação entre os pais e os filhos sobre a sexualidade:
- Falta de comunicação entre os pais e os filhos em certas alturas;
- Não conversarmos com os nossos pais porque eles sabem interpretar bem os conceitos de sexualidade;
- Às vezes é um problema a maneira como os pais encaram os nossos namoros;
- Às vezes é um problema o que os pais pensam das nossas amizades;
- Por vezes é um problema para os pais a maneira como nos vestimos;
- As chantagens que os irmãos fazem quando namorámos.
2º) Ideias da sociedade sobre a sexualidade:
- A opinião que a sociedade tem sobre a homossexualidade;
- As ideias que a sociedade em geral tem sobre a sexualidade e a educação sexual;
- A sociedade pensar que a sexualidade é apenas sexo;
- A maneira como os avós encaram as nossas saídas e não se apercebem de que estamos a crescer;
- Os idosos vêem a sexualidade dos jovens como um problema, porque pensam que as mentalidades de antigamente ainda estão em prática.
3º) Prevenção de DSTs:
- A falta de prevenção das doenças de transmissão sexual (2).
4º) Prevenção da gravidez não desejada:
- Vergonha de recorrer aos métodos contraceptivos;
- Vergonha e timidez de ir ao ginecologista;
5º) Outros problemas
- Saber quais são os comportamentos sexuais das pessoas quando estão excitadas;
- Falta de informação em algumas escolas que ainda não aderiram às aulas de educação sexual;
- Em certas ocasiões a falta de liberdade de expressão;
- Os padres e as freiras são um problema porque pensam que informar-nos sobre a sexualidade é um crime.
2 Problema que deverá ser trabalhado:
Partilha de conhecimento e opiniões com os nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade, quais são os métodos contraceptivos e como se previne as DSTs.
3 Razões porque esse problema é importante para nós:
- Porque como os mais velhos têm falta de conhecimentos condicionam a nossa liberdade;
- Temos de perceber que os pais não tiveram a mesma informação sobre sexualidade que nós;
- Porque é importante sabermos o que eles não sabem para os podermos ensinar;
- Os mais velhos têm que perceber que o uso de contraceptivos não é crime mas sim um acto de higiene quando temos relações sexuais;
- Porque os mais velhos sabem menos sobre sexualidade e depois gozam connosco;
- Porque a sociedade não compreende o comportamento sexual dos jovens;
- Porque não podemos desabafar com os mais velhos;
- Porque alguns jovens não contam aos pais e já estão na fase de sexo activo e não usam métodos contraceptivos;
- Porque devido à falta de disponibilidade entre pais e filhos não falam sobre as preocupações dos filhos relacionadas com a sexualidade;
- Porque se em jovens não aprendermos nada sobre a sexualidade, mais tarde também não podemos transmitir essa informação aos filhos;
- Porque temos pouca informação sobre sexualidade;
- Porque gostávamos que nos ensinassem como prevenir as DSTs (2);
- Porque como não falámos muito sobre DSTs podemos apanhar essas doenças e transmiti-las aos outros;
- Porque se falassem connosco deixávamos de ter vergonha de ir comprar os preservativos;
- Porque as pessoas que não aprenderam nada sobre a sexualidade podem ter ideias erradas sobre a homossexualidade;
- Muitos pais criticam a homossexualidade devido à falta de convivência com estes;
- Porque é importante as pessoas não descriminarem as opções sexuais de cada um;
- Porque as pessoas da nossa idade precisam de quem as ajude, para que as estatísticas sobre a Sida não fiquem piores do que estão.
4 Consequências da falta de partilha de conhecimento e opiniões conhecimentos dos nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade, quais são os métodos contraceptivos e como se previne as DSTs.:
- Correm riscos quando se envolvem com alguém que não têm as noções básicas sobre prevenção de DSTs;
- Porque podem ficar infectados com DSTs e mais tarde infectar os filhos;
- Podem aumentar o número de pessoas contagiadas com DSTs (2);
- Porque se eles não forem conscientes podem estragar a sua vida e a de muitos outros;
- Uma das principais consequências é poderem contrair doenças para as quais não se conhece cura ou as raparigas ficarem grávidas, por não saberem qual é a importância dos contraceptivos e da utilização do preservativo;
- Porque se não usarem os métodos contraceptivos correm o risco de uma gravidez não desejada (2);
- Porque como não têm informação, por vezes, sofrem abstinência sexual;
- Porque podem estar embriagados, ter sexo sem protecção e, depois, alguém ficar grávido ou com DSTs;
- Porque se podem meter nas drogas e na bebida devido às más companhias;
- Porque nós, a nova geração, temos obrigação de os informar;
- Porque se não tiverem informação sobre a sexualidade, não podem passar essa informação para os filhos;
- Porque se eles não sabem, também não nos podem transmitir informação sobre sexualidade (2);
- Podem entrar em redes de pedofilia.
5 Razões porque esse problema existe:
- Porque não tiveram a mesma informação que nós estamos a ter;
- Porque antigamente havia falta de informação nos meios de comunicação! (2)
- Porque há falta de informação em algumas escolas e em casa;
- Porque há falta de educação sexual na escola;
- Porque não se abordam estes temas na escola;
- Porque não havia debates sobre este tema;
- Porque a censura a nível sexual era muito grande;
- Devido à falta de comunicação com os pais e os amigos mais velhos (2);
- Devido aos pais não falarem com os filhos sobre este tema;
- Devido à vergonha que as pessoas têm quando abordam este tema (2);
- Devido à vergonha de perguntar e falar sobre certas coisas com os pais, devido às suas reacções.
II Visões
1 O que é que gostávamos que acontecesse para que no futuro houvesse partilha de conhecimento e opiniões com os nossos colegas mais velhos para que eles ficassem a saber o que é a sexualidade, quais são os métodos contraceptivos e como se previne as DSTs.:
- Que existisse mais publicidade sobre este tema;
- Devia haver mais informação nos meios de comunicação social (2);
- Mais escolas deveriam aderir a este projecto;
- Deveriam existir professores específicos para esta área;
- Devia existir uma disciplina na escola para abordar este tema;
- Deveriam fazer-se palestras para a população em geral (2);
- Promover debates para falar sobre isto;
- Os pais deviam falar mais à-vontade com os filhos sobre este tema;
- Mesmo que haja poucos preconceitos, não deveriam existir nenhuns;
- Deveríamos esforçar-nos porque no futuro os nossos filhos podem estar em risco!
- Distribuição de folhetos informativos nas farmácias, ruas e na escola;
- Deveriam existir reuniões com os Encarregados de Educação sobre o tema, para ficarem com o conceito certo de sexualidade;
- A educação sexual deveria ser legalizada;
- Devia existir educação sexual em todas as escolas;
- Devíamos continuar com o projecto de educação sexual.
2 O que acontece nos outros países e culturas:
- Nos países em vias de desenvolvimento, os conhecimentos são menos e têm mais tabus (2);
- Nos países desenvolvidos há muitos meios de informação e as pessoas estão bem informadas;
- Depende das culturas dos países, pois, em alguns países, a mulher só pode ter relações sexuais depois do casamento e os preconceitos são muitos;
- Em alguns países as condições de higiene de alguns bordeis deviam ser melhoradas;
- Em alguns países, devido à sua religião e cultura, existem muitos preconceitos em relação aos métodos contraceptivos e ao preservativo para prevenção de DSTs;
- A igreja católica proíbe o uso de métodos contraceptivos;
- Em alguns, como nos países de religião muçulmana existe maior probabilidade de se contraírem DSTs, porque há poligamia;
- Há países em que a homossexualidade e a prostituição são legais;
- Há países em que a religião não permite falar sobre este tema;
- Nos países menos desenvolvidos praticamente não há comunicação entre pais e filhos sobre este assunto;
- Na África não sabem praticamente nada sobre as DSTs e sobre os métodos contraceptivos, porque não têm as condições necessárias;
- Na Arábia e Ásia setentrional não têm liberdade devido à pouca informação que existe e por estarem ainda em vias de desenvolvimento;
- Em alguns países, como por exemplo, nos Estados Unidos estão bem informados pois é um pais desenvolvido.