SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
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3. Visões/ Objectivos a atingir

Turma 9ºA | Turma 9ºD

Dividimos a turma em grupos e fizemos uma tempestade de ideias em "post-it". Reflectimos sobre cada questão aproximadamente cinco minutos e colocámos uma ideia em cada "post-it". No fim de cada questão organizámos as ideias em turma e analisámos quais eram as mais frequentes. No fim, lemos a síntese final em turma, melhorámos algumas respostas e enviámos para publicar.

TURMA 9º A

I — Problemas da vida do dia-a-dia identificados

1- Problemas

1º) Gravidez não desejada:

  • Má (in)formação das pessoas sobre os contraceptivos;
  • Gravidez por falta de cuidado! As pessoas ignoram a informação e seguem sempre os conselhos dos mais velhos, acabando por ficar grávidas;
  • A gravidez na adolescência é um problema.

2º) Não há prevenção das DSTs

  • Má (in)formação das pessoas sobre as doenças de transmissão sexual (2)

3º) Discriminação de pessoas com orientação homossexual

  • Discriminação dos homossexuais (2);

2 — Problema que deverá ser trabalhado
Partilha de conhecimento e opiniões com os nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade, quais são os métodos contraceptivos e como se previne as DSTs.

3 — Porque é que esse problema é importante para nós

  • Porque por serem mais velhos constituem família mais cedo e não têm informação suficiente para dar aos filhos;
  • Porque por causa da idade e da experiência que têm deveriam ser mais responsáveis;
  • Porque normalmente os mais novos preferem ter as primeiras relações com os mais velhos, porque pensam que eles têm mais experiência, mas, muitas vezes, essa teoria é contrariada;
  • Porque normalmente são eles os primeiros a ter as primeiras relações sexuais;
  • Porque pensam que a sexualidade é só sexo;
  • Porque transmitem ideias erradas sobre a sexualidade a outros adolescentes;
  • Porque como são mais velhos deveriam interessar-se e reter mais conhecimentos;
  • Porque queremos mudar as ideias erradas sobre a sexualidade que mostraram no questionário;
  • Porque queremos mudar as suas ideias sobre a homossexualidade, pois ainda há muita descriminação;
  • Para que essa geração fique a conhecer melhor a sexualidade, prevenindo-se assim de DSTs e da gravidez não desejada na adolescência;
  • Porque são o futuro do pais e devem contrariar as estatísticas elevadas de DSTs e gravidez não desejada;
  • Para que os mais velhos fiquem mais informados sobre a sexualidade;
  • Para ficarem informados sobre as DSTs;
  • Para se prevenirem das DSTs;
  • Para saberem como evitar a gravidez (2);
  • Porque é importante fornecer ideias correctas aos adolescentes sobre a sexualidade, para eles mais tarde prevenirem os filhos.

4 — Quais são as consequências da falta de partilha de conhecimento e opiniões conhecimentos dos nossos colegas mais velhos sobre o que é a sexualidade, quais são os métodos contraceptivos e como se previne as DSTs.

  • Os jovens não se previnem das DSTs (3);
  • Há um maior número de adolescentes grávidas (3);
  • Usam a interrupção do coito para a mulher não ficar grávida, por não terem conhecimentos mais científicos;
  • Não usam métodos contraceptivos;
  • Há jovens que têm relações sexuais sem noção do que estão a fazer;
  • Não passam informações correctas às próximas gerações;
  • Uma consequência é muitos adultos pensarem que só se perde a virgindade quando existe relação coital, o que é mentira. Na realidade, a virgindade perde-se tendo relações muito íntimas, como por exemplo, as relações anais e orais.
  • Os pais proíbem os filhos de saírem à noite, porque não sabem como preveni-los dos riscos que correm for a de casa;
  • Uma das consequências é que a falta de diálogo leva a desgostos no amor e na amizade;
  • Há mais discriminação dos homossexuais.

5 — Porque é que esse problema existe?

  • Porque não tiveram educação sexual na escola;
  • Porque há poucos anos atrás, as aulas de educação sexual ainda não estavam em vigor (2);
  • Porque há falta de informação na escola;
  • Porque antigamente havia muitos tabus;
  • Porque os mais novos tinham dificuldade em falar com os mais velhos sobre as dúvidas que tinham e vice-versa;
  • Porque os filhos se sentiam inibidos para falar com os pais sobre estes assuntos;
  • Porque os pais sentiam-se inibidos para falar sobre a sexualidade com os filhos;
  • Porque os pais tinham vergonha de falar com os filhos sobre a sexualidade, na escola;
  • Porque os pais não forneciam informação aos filhos por terem vergonha e por não saberem;
  • Porque antigamente não havia tanta informação como hoje na televisão, no rádio, etc. (2).
  • Porque a sociedade e a religião influencia a sexualidade de cada um.

II — Visões
1 — O que é que gostávamos que acontecesse para que no futuro houvesse partilha de conhecimento e opiniões com os nossos colegas mais velhos para que eles ficassem a saber o que é a sexualidade, quais são os métodos contraceptivos e como se previne as DSTs?

  • Existir uma nova disciplina sobre a sexualidade, a partir do 10º ano, para garantir que todos têm informação antes de saírem da escola;
  • Devia haver uma disciplina de educação sexual obrigatória no 2º e 3º ciclos e no ensino secundário;
  • Que houvesse educação sexual na escola;
  • Apresentar o nosso projecto para tentar mudar as mentalidades na sociedade;
  • Devia haver acções de formação sobre sexualidade para todos os professores de todas as disciplinas, como os nossos professores tiveram;
  • Devia organizar-se educação sexual nos Centros de Saúde, para os jovens ficarem a saber: como é que podem ir às consultas; como tomar a pílula e onde se podem arranjar preservativos;
  • Que houvesse palestras sobre sexualidade na escola (2);
  • Devia haver palestras sobre sexualidade com médicos e enfermeiros;
  • Devia haver palestras com ginecologistas e psicólogos;
  • Os professores podiam convidar pessoas para lhes virem dar a aula e nos passarem informações sobre a sexualidade;
  • Devíamos continuar a fazer entrevistas e a organizar actividades;
  • Podiam-se fazer inquéritos acerca deste assunto pela cidade;
  • Que houve campanhas de prevenção com panfletos informativos e distribuição de preservativos;
  • Que a televisão informasse nesta área;
  • Gostávamos que houvesse programas informativos na televisão com debates sobre o assunto;
  • Que houvesse mais informação nos órgãos de comunicação social (publicidade institucional);
  • Deveria haver distribuição na cidade, através das caixas de correio, de panfletos informativos sobre a sexualidade;
  • Os mais velhos que estão a pensar casar deviam ir ao seu médico de família colocar as suas dúvidas.

2 — O que acontece nos outros países e culturas?

  • Os Chineses e os Japoneses antigamente não tinham informação suficiente sobre prevenção da gravidez porque agora estão super-povoados e, já deu na televisão, que quem tivesse muitos filhos os matariam (2);
  • No Brasil, há muita gravidez na adolescência devido à falta de informação e pobreza;
  • Em alguns países desenvolvidos existe educação sexual nas escolas;
  • Há muitos países que têm ideias erradas, como por exemplo os países muçulmanos, que são muito influenciados pela religião.

3 — Quais são as três acções que gostávamos mais que acontecessem?

  • Palestras, com poucos alunos, com tempo para dúvidas;
  • Apresentar o nosso projecto na escola;
  • Educação sexual nos Centros de Saúde.