Paragem 5
Afloramento granítico

Para aceder à paragem 5 é necessário sair do trilho principal, entre o mosteiro e a cascata virando à esquerda (ver foto do percurso). O afloramento situa-se a alguns metros, do lado esquerdo.

Neste afloramento de rocha granítica a cobertura de líquenes é pouco intensa o que possibilita uma observação mais pormenorizada do granito de Parada, sendo possível caracterizá-lo textural e mineralogicamente. Apresenta textura granular de grão médio. São visíveis os principais minerais constituintes: quartzo, feldspato, moscovite, sendo a biotite escassa (identificação dos minerais). Trata-se de um granito de duas micas (com moscovite predominante sobre a biotite) de grão médio. São também visíveis na rocha manchas de um tom castanho-avermelhado, com aspecto de ferrugem. Estas manchas, de óxidos e hidróxidos de ferro, resultam da alteração dos minerais ferro-magnesianos que constituem o granito, como é o caso da biotite, e apresentam um desenvolvimento preferencial ao longo das diaclases (ver imagem seguinte).

Os minerais que constituem o granito de Parada formaram-se por cristalização em profundidade de um magma ácido, há cerca de 320 milhões de anos.

Quando os granitos atingem zonas mais superficiais da crusta, os minerais constituintes, sujeitos a condições físicas e químicas diferentes daquelas em que se formaram, tornam-se instáveis e alteram-se, dando origem a novos minerais, que se designam por minerais secundários.
A instabilidade de um mineral e consequentemente a sua velocidade de alteração, é tanto maior quanto maior for a diferença entre as condições ambientais em que ele se encontra e as condições sob as quais se formou. A alteração dos minerais está directamente relacionada com a sua composição química e estrutura. Assim, no granito, o quartzo é o mineral mais estável e a biotite e as plagioclases são os mais instáveis. Factores externos, como por exemplo o clima e a fracturação, possuem também um papel relevante na alterabilidade das rochas.

(passe com o cursor sobre a imagem para obter uma ampliação)

Mapa deste percurso Actividade de campo Paragem 6