Paragem 6
Cascata

Para aceder à paragem 6 é necessário sair do trilho principal, entre a levada e o Penedo Grande, virando à esquerda para um trilho estreito e íngreme que se encontra assinalado por uma placa (ver foto).

A paragem corresponde a um miradouro do qual se avista uma das cascatas do Ribeiro de Campesinho.

O Ribeiro de Campesinho nasce próximo da Chã dos Forninhos, a ESE de Pitões das Júnias. Possui uma extensão aproximada de quatro quilómetros e desagua no ribeiro do Beredo, afluente da margem direita do rio Cávado. O curso apresenta troços rectilíneos segundo várias direcções correspondentes à fracturação observada no terreno, nomeadamente NNW-SSE a NNE-SSW e WNW-ESE (ver extracto da carta geológica). O condicionamento pela fracturação do traçado do ribeiro é visível deste miradouro (fotografia à direita).

O desnível que deu origem à cascata, observável nesta paragem, parece estar relacionado com a ocorrência de uma intensa fracturação transversal ao traçado do ribeiro, com orientações predominantes N60/subverticais, N150/subverticais e N170/45W (ver esquema).

A montante da cascata, numa área de acesso interdito, existe uma zona de rápidos e de quedas de água de menores dimensões. Nesta secção do leito do ribeiro, são evidentes aspectos resultantes da erosão provocada pela corrente. Alguns destes aspectos são típicos de leitos rochosos, como por exemplo as rochas polidas e as marmitas de gigante, resultantes do efeito de abrasão sobre a rocha, provocado pela fricção das partículas (areias e seixos) transportadas pela corrente. Outros, como é o caso dos lagos formados na base das quedas de água, têm origem na erosão provocada pela acção hídrica, ou seja, pela força da água em movimento.

As marmitas que se vêem no Ribeiro de Campesinho são de pequenas dimensões, não ultrapassando normalmente cinquenta centímetros de diâmetro.

No vídeo vê-se com nitidez o movimento turbilhonar da água que está na origem destas formas.

(Marmitas de gigante)

Os rápidos observáveis a montante da cascata podem ser o resultado do retrocesso do bordo da cascata e da atenuação do desnível, como consequência da erosão provocada pela corrente.

(Cascatas)

Mapa deste percurso Paragem 7