Paragem 1
Marco geodésico do Anjo

O marco geodésico do Anjo (1132 m) é visível do cemitério e situa-se do lado direito do caminho para o mosteiro de Pitões das Júnias. O acesso até ao marco é relativamente fácil apesar da inexistência de trilho.

Esta paragem, pelo vasto campo de visão que proporciona, é um local privilegiado para a observação da paisagem da região.

A Oeste, ao fundo, avistam-se os relevos vigorosos associados ao granito de Gerês, onde se distinguem as zonas mais elevadas da região fronteiriça da Serra do Gerês, com altitudes que variam entre os 1200 metros na Portela de Pitões e os 1456 metros na Fonte Fria.
Num plano mais próximo observam-se os vales rectilíneos do Ribeiro do Beredo e da Ribeira de Aveleiras, com orientação N-S (ver carta topográfica). Esta orientação, comum a outros cursos de água do Parque Nacional da Peneda-Gerês, é condicionada pela fracturação (ver esboço geológico nesta página).

A Este encontra-se o planalto da Mourela, aplanado e com elevações mais suaves e menos frequentes (ver panorâmica a 360º).

Nesta região ocorrem três variedades (fácies) de rochas graníticas (figura seguinte): a Oeste, ao fundo, granito biotítico, porfiróide, de grão grosseiro a médio - Granito de Gerês, pertencente ao Maciço de Peneda-Gerês; a Este, ao fundo, complexo constituído por rochas graníticas e migmatitos da região de Tourém; junto ao marco geodésico do Anjo, granito de duas micas, essencialmente moscovítico, de grão médio - Granito de Parada.

Esboço geológico adaptado da Carta Geológica do Parque Nacional da Peneda-Gerês à escala 1:50 000 (Serviços Geológicos de Portugal).

As diferenças de relevo visíveis desta paragem estão relacionadas com características próprias das rochas, como a estrutura, a textura e a composição mineralógica. Com efeito, as rochas revelam comportamentos distintos sob a acção dos agentes externos (processos de meteorização). As rochas que melhor resistem (como, por exemplo, o Granito de Gerês), destacam-se na paisagem, ao contrário das mais "frágeis" que, degradando-se com maior facilidade, dão origem a relevos mais suaves (como, por exemplo, o complexo granítico da região de Tourém).

Mapa deste percurso Paragem 2