Maciço de Peneda-Gerês

Granito de Gerês
Granito de Carris
Granito de Paufito

As três fácies graníticas deste maciço aflorantes na área do PNPG apresentam texturas distintas:

  • porfiróide de grão grosseiro a médio no granito de Gerês;
  • porfiróide a inequigranular de grão médio no granito de Paufito;
  • granular de grão fino, por vezes porfiróide, no granito de Carris.

A observação macroscópica revela a ocorrência da mesma associação mineralógica nas três fácies: quartzo, feldspatos (feldspato potássico e plagioclase) e biotite. O granito de Gerês apresenta frequentemente uma coloração rósea que lhe é conferida pela presença de feldspato potássico róseo.

A observação microscópica revela ainda a presença em todas as fácies graníticas de apatite, zircão, ilmenite, monazite, xenotima, em quantidade acessória (<5%). Outros minerais acessórios ocorrem apenas em algumas fácies:

A abundância relativa dos principais minerais constituintes de cada uma das fácies é semelhante, como é visível nos diagramas seguintes:

Para classificar este tipo de rochas utiliza-se um diagrama (diagrama Q-A-P de Streckeisen) que tem em conta a proporção relativa dos minerais essenciais: quartzo (Q), feldspato alcalino (A) e plagioclase (P).

A designação da variedade de granitos é feita com base em diferenças texturais e na presença de minerais característicos (como por exemplo a biotite, no caso destes monzogranitos). Assim:

  • Granito de Gerês: monzogranito biotítico porfiróide de grão grosseiro a médio;
  • Granito de Paufito: monzogranito biotítico porfiróide a inequigranular de grão médio;
  • Granito de Carris: monzogranito biotítico granular de grão fino, por vezes porfiróide.