INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3 DE NOGUEIRA
Turmas: 9º D - Área Projecto e Formação Cívica (2004/05)
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL |
![]() |
|
4. Acção |
Antes de agirmos para ajudar os nossos colegas a identificarem e arranjarem estratégias para resolver os problemas no namoro, fizemos as actividades que íamos trabalhar com eles em turma. Primeiro queríamos aprender a resolver os nossos problemas para depois os ajudar a eles. As actividades que seleccionamos estavam no livro de actividades no capítulo da "Sexualidade e Reprodução" e foram as seguintes:
ACTIVIDADES REALIZADAS NA NOSSA TURMA E APLICADAS A OUTRA TURMA
Nesta primeira actividade dividimos os alunos em grupos e distribuímos uma opção a cada grupo. Cada grupo escreveu quais eram as vantagens e desvantagens para si e para o(a) namorado(a) da opção que lhes foi distribuída. Depois, em turma, partilhámos as conclusões a que cada grupo tinha chegado. Repetimos o mesmo processo na turma onde fomos dar a aula.
ACTIVIDADE 1: QUAIS SÃO AS OPÇÕES?
![]() HISTÓRIA A Célia tem catorze anos e o João quinze, estudam na mesma escola, gostam muito um do outro e saem juntos há cerca de 6 meses. Ambos são bons alunos, gostam de praticar exercício físico, sair com os amigos e ir ao cinema à noite quando os pais lhes permitem. Quando estão um com o outro sentem-se muito bem, falam das suas coisas, dos seus problemas e alegrias, dão beijos e acariciam-se, mas só se atrevem a fazê-lo por cima da roupa.
|
![]() Personagens: Pai, mãe, irmão e irmã Situação de partida: A Rita chegou a casa a dizer que no projecto "Jovens Saudáveis em Acção" estavam a falar sobre engravidar sem querer na adolescência. A família começou a falar sobre o assunto. Nem todos tinham a mesma opinião e, às vezes, até recorriam a exemplos sobre o que pensavam as pessoas conhecidas ou de coisas que lhes tinham acontecido. Representa na sala de aula a conversa de uma família a fingir, que preparaste com base nas várias opiniões que recolheste. Convida a tua família para assistir. Grupo 1: Papel do pai Grupo 1: Papel da mãe Grupo 2: Papel do irmão Grupo 2: Papel da irmã |
Gráfico 4: O que as raparigas da turma acham que os outros pensam sobre si
CONCLUSÃO
A maior parte da turma vê-se de uma maneira muito positiva e acha que os outros também os vêem assim. Para os rapazes sua característica mais negativa é a inteligência. Nem eles se acham inteligentes nem pensam que os outros os achem. As raparigas acham-se com características muito positivas e pensam que os outros a acham da mesma maneira.