INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA EB2,3 DE NOGUEIRA
Turmas: 9º D - Área Projecto e Formação Cívica (2004/05)

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4. Acção

Actividades realizadas na nossa turma e aplicadas a outra turma | O que penso sobre mim próprio e o que acho que os outros pensam

Antes de agirmos para ajudar os nossos colegas a identificarem e arranjarem estratégias para resolver os problemas no namoro, fizemos as actividades que íamos trabalhar com eles em turma. Primeiro queríamos aprender a resolver os nossos problemas para depois os ajudar a eles. As actividades que seleccionamos estavam no livro de actividades no capítulo da "Sexualidade e Reprodução" e foram as seguintes:


ACTIVIDADES REALIZADAS NA NOSSA TURMA E APLICADAS A OUTRA TURMA

ACTIVIDADE 1: QUAIS SÃO AS OPÇÕES?
  • Opção 1: Não ser sexualmente activo
  • Opção 2: Não ter namorado(a)
  • Opção 3: Só beijar e andar de mão dada no namoro
  • Opção 4: Ter relações sexuais sem contracepção
  • Opção 5: Ter relações sexuais com contracepção
Nesta primeira actividade dividimos os alunos em grupos e distribuímos uma opção a cada grupo. Cada grupo escreveu quais eram as vantagens e desvantagens para si e para o(a) namorado(a) da opção que lhes foi distribuída. Depois, em turma, partilhámos as conclusões a que cada grupo tinha chegado. Repetimos o mesmo processo na turma onde fomos dar a aula.

ACTIVIDADE 2: AS RELAÇÕES SEXUAIS

HISTÓRIA

A Célia tem catorze anos e o João quinze, estudam na mesma escola, gostam muito um do outro e saem juntos há cerca de 6 meses. Ambos são bons alunos, gostam de praticar exercício físico, sair com os amigos e ir ao cinema à noite quando os pais lhes permitem. Quando estão um com o outro sentem-se muito bem, falam das suas coisas, dos seus problemas e alegrias, dão beijos e acariciam-se, mas só se atrevem a fazê-lo por cima da roupa.
O João acha que não tem o suficiente e pede à Célia relações sexuais mais íntimas. A Célia não quer porque diz que é demasiado cedo para isso. A ela parece-lhe que as coisas estão bem como estão e, por isso, diz não.
Nas férias grandes foram juntos de férias com uns amigos. A Célia está muito contente porque o João a respeitou, apesar de ter tido várias ocasiões para terem relações sexuais mais íntimas e conta isso a uma amiga, a Rita.
O João não está de todo satisfeito, porque quer ter relações completas com a Célia e disse-lhe que na próxima ocasião não escapará. A Célia não sabe que atitude tomar, porque gosta do João e tem medo de o perder se se negar a ter relações com ele.


1 — O que pensas da atitude da Célia?

2 — O que pensas da atitude do João?

3 — A que se refere o João quando diz que quer ter "relações sexuais mais íntimas"? E quando se refere a "relações completas"?

4 — O que fariamos se nos encontrassemos em situações semelhantes à descrita na história?

5 — Final colocariamos nesta história?

6 — Outras alternativas têm a Célia e o João para se amar?


Primeiro ensaiámos em teatro, durante algumas aulas, a história do João e da Célia. Depois fomos à outra turma apresentar o teatro e no fim da peça fizemos um debate com base nas questões da actividade. Adorámos fazer os ensaios para a peça (o que aconteceu durante duas semanas) e sentimos que cada dia que passava ficava melhor.

O objectivo da peça era reflectir sobre o que pensávamos acerca das relações sexuais entre adolescentes. A maior parte dos nossos colegas acha normal, mas tem que se tomar a pílula para não engravidar e o preservativo por causa das doenças de transmisão sexual.

ACTIVIDADE 3: JOGO DE PAPÉIS — O que pensa a família sobre a gravidez não desejada e sobre os métodos contraceptivos

Personagens:
Pai, mãe, irmão e irmã

Situação de partida:
A Rita chegou a casa a dizer que no projecto "Jovens Saudáveis em Acção" estavam a falar sobre engravidar sem querer na adolescência. A família começou a falar sobre o assunto. Nem todos tinham a mesma opinião e, às vezes, até recorriam a exemplos sobre o que pensavam as pessoas conhecidas ou de coisas que lhes tinham acontecido.
Representa na sala de aula a conversa de uma família a fingir, que preparaste com base nas várias opiniões que recolheste. Convida a tua família para assistir.

Grupo 1: Papel do pai








Grupo 1: Papel da mãe







Grupo 2: Papel do irmão








Grupo 2: Papel da irmã







Os nossos colegas que prepararam esta actividade primeiro falaram com a família e outros adultos ou irmãos seus ou dos colegas da turma para saber a sua opinião sobre os assuntos a representar. Depois escreveram os papéis a representar pelo pai, pela mãe, pelo irmão e pela irmã. Em seguida, ensaiaram a peça e representaram na sala de aula uma conversa entre uma família sobre "a gravidez não desejada e os métodos contraceptivos na adolescência". Treinar o teatro para apresentar na nossa turma e na outra foi muito divertido, além disso aprendemos coisas novas!!!


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O QUE PENSO SOBRE MIM PRÓPRIO E O QUE ACHO QUE OS OUTROS PENSAM

Antes de irmos à outra turma fazer as actividades anteriores a professora sugeriu-nos fazer um questionário sobre "o que penso sobre mim próprio e o que acho que os outros pensam". A professora explicou que esta actividade era para pensarmos sobre a maneira como nos relacionávamos com os outros. Depois fizemos gráficos com as respostas da turma e analisámos o que a turma pensava.

RAPAZES
O primeiro gráfico mostra que mais de metade dos rapazes da turma concordam muito com a ideia de que se acham sociáveis, flexíveis, simpáticos, honestos, amigos dos outros, educados e sinceros. Mais de metade também concorda um pouco com a ideia de que têm um espírito aberto e flexível, são ponderados, superiores, têm carácter, são inofensivos, são profundos, não são ofensivos, são atraentes, delicados, adequados e seguros. Quase todos discordam totalmente que são inteligentes.


Gráfico 1: O que os rapazes da turma pensam sobre si próprios

O segundo gráfico mostra que mais de metade dos rapazes da turma concorda muito com a ideia de que "os outros" os acham sociáveis, com um espírito aberto e flexível, simpáticos, honestos
e sinceros. Mais de metade também concorda um pouco com a ideia de que "os outros" os acham flexíveis, ponderados, amigos dos outros, com carácter, inofensivos, educados, profundos, não são ofensivos, são atraentes, delicados, adequados, seguros e apaixonados. Metade discorda um pouco que "os outros" os achem inteligentes.

Gráfico 2: O que os rapazes da turma acham que os outros pensam sobre si


RAPARIGAS

O terceiro gráfico mostra o que as raparigas da turma pensam sobre si próprias. Mais de metade das raparigas concorda muito ou concorda totalmente que são sociáveis, têm um espírito aberto, são pensativas, simpáticas, amigas, com carácter, educadas, delicadas, sinceras e inteligentes. Mais de metade concorda um pouco que são ponderadas, superiores, inofensivas, profundas, não são ofensivas, são atraentes, adequadas, seguras e apaixonadas.

Gráfico 3: O que as raparigas da turma pensam sobre si próprias

O quarto gráfico mostra o que as raparigas da turma pensam que "os outros" pensam sobre si. Mais de metade concorda totalmente ou concorda muito que os outros as acham sociáveis, com um espírito aberto, pensativas, simpáticas, honestas, amigas, com carácter, educadas, sinceras e inteligentes. Mais de metade das raparigas concordam um pouco que são flexíveis, ponderadas, superiores, profundas e adequadas.


Gráfico 4: O que as raparigas da turma acham que os outros pensam sobre si

CONCLUSÃO
A maior parte da turma vê-se de uma maneira muito positiva e acha que os outros também os vêem assim. Para os rapazes sua característica mais negativa é a inteligência. Nem eles se acham inteligentes nem pensam que os outros os achem. As raparigas acham-se com características muito positivas e pensam que os outros a acham da mesma maneira.