INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 9ºA, 9ºB e 9ºC - Formação Cívica, Ciências, Educação Moral e Religião Católica (2004/05)



4. ACÇÃO E MUDANÇA
SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL Home












TURMAS: 9ºA
Acção | Planificação da Acção

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< ACÇÃO >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Palestra para os Pais e Alunos
Prevenção da gravidez: conversa com os pais sobre os métodos contraceptivos

"Semana de 18 a 22 de Abril"

Apresentação dos participantes | Apresentação do projecto e debate com os pais

Apresentação dos Participantes aos pares - Eu faço de conta que sou o vizinho do lado
Pais e alunos dos 9ºA, 9ºB e 9ºC

Pai: Então eu vou apresentar-me como se fosse mulher que está aqui ao meu lado. Eu sou a M tenho uma filha aqui na escola de Apúlia, não é? Hoje para estar aqui presentente tive que deixar o meu marido a fazer o comer (risos na sala), e o outro meu filho lá a ajeitar as couves e a batatinhas para por no fogão, pronto, agora estou aqui e tenho muito prazer em estar aqui com vocês todos. Nunca é defeito aprender mais e tenho a certeza que vou aprender alguma coisa. E prontos, espero que todos estejam bem disposto e desejo bom trabalho para todos vocês. Boa noite.

Mãe: Eu sou o H de R (risos na sala), tenho uma filha aqui a estudar na escola e estou aqui com muito gosto porque vim acompanhar a minha filha. E pronto, espero que todos aprendam muito.

Professora: Eu sou a L, tenho 16 anos, gosto muito de andar aqui na escola. Quero ser cabeleireira, sou muito bem disposta, gosto muito de viver, de me divertir, de dançar e de estar com os meus amigos e da minha família. Tinha um namorado, mas agora já não tenho (risos na sala). Achei melhor não ter e sinto-me melhor assim, porque assim não estou tão presa, posso estar mais à-vontade com a s minhas amigas e ter mais tempo para estudar, que é o que eu quero agora para ver se faço o 9º ano e se consigo seguir a profissão que quero.

Aluna: Eu sou professora de Matemática, tenho 41 anos, moro na Póvoa, tenho uma filha, dou aulas nesta escola, sou muito divertida, gosto de brincar com os meus alunos mas também sou má quando eles merecem (risos na sala) e gosto de divertir-me.

Mãe: Sou a S, tenho 16 anos, estudo aqui na escola. Gosto muito muito da escola e de desporto. Provavelmente vou seguir Desporto. Gosto de aqui estar, gosto dos professores e é tudo.

Aluna: Eu sou a M, tenho 47 anos, trabalho na Colónia e sou auxiliar da alimentação. Gosto do que faço e tenho uma filha que estuda aqui na escola.

Mãe: Tenho 16 anos, gosto de desporto. Gostava de ser professora de Educação Física. Gosto dos meus amigos. Sou solteira, tenho um namorado e é por isso que estes ptojectos sobre educação sexual me interessam tanto para me informar.

Aluna: Eu sou a S, tenho 39 anos e dois filhos, uma rapariga e um rapaz. Gosto de passear e de ler.

Professora: Sou o Z, tenho 14 anos (riso na sala), estudo nesta escola no 9º A. Gosto de andar na escola. Tenho namorada em C (olha a mãe, comenta alguém na sala). Tenho um irmão, por isso vivo com os meus pais e o meu irão mais velho.

Aluna: Eu chamo-me F, sou professora de Físico-Química do 9º A. Tenho dois filhos e sou natural de B.

Professor: Sou o D, tenho 15 anos, moro na Apúlia e tenho sempre a escola no horizonte a cerca de 15 metros. Gosto muito de ler e de ouvir música. Nasci na S mas agora já estou cá de vez. Já coneço algumas partes de Portugal, mas falta-me ir ao Algarve.

Aluna: Chamo-me A, tenho 35 anos e duas filhas. Moro em E. Não gosto muito de ler e gosto de jardinagem para combater o stress. Já viajei muito, já fui à Holanda, São Tomé, Espanha, etc. (...)


Apresentação do Sítio da Internet do Projecto: Projecto Jovens Saudáveis em Acção

Aluna (sentada ao computador a abrir o site): Eu e o Professor Artur vamos apresentar o site onde temos os nossos trabalhos.


Professor: Primeiro vamos apresentar os participantes, onde diz "Alunos, escolas e professores". Temos aqui o Distrito de Braga e as escolas dos vários Concelhos que estão associadas ao Projecto. No Concelho de Esposende somos a única escola participante.

Aluna: Agora estamos nas "investigações".

Professor: Vamos centrar-nos na nossa escola. Vamos primeiro à apresentação da escola. Faz-se uma apresentação do Concelho de Esposende, da sua localização, o mapa das freguesia. Depois faz uma apresentação da comunidade e apresenta algumas fotografias de Apúlia. Depois mostra uma apresentação da turma e uma apresentação de cada aluno.

Mãe (vendo a apresentação da filha): Esta informação é para mim (risos na sala).

Aluna: Nós queremos que os pais vejam.

Professor: Então vamos mostrar dos alunos que estão aqui. De todos não pode ser porque demora muito tempo. (...) Vamos à outra turma.

Aluna (voltada para os pais): Gostaram da minha apresentação?

Pais: Muito bonita, muito bonita.

Professor: Agora vamos à J.

Mãe: Esta não é a minha J. Ela também gosta do Benfica mas estas não são as características dela.

Professor: É esta?

Mãe: É. Estão a ver? Também é Benfiquista. Descreveu-se tal e qual como ela é. É mesmo ela.

Aluna: Vamos agora aos Fóruns (coloca a password no Fórum ).

Outra aluna: Abre uma mensagem para os pais verem. Tem ali uma da nossa turma.

Professora: Vocês têm que ler as abreviaturas que escreveram se não os pais podem não perceber.

Aluna: "O que é para ti andar, curtir e namorar?" E tem aqui a resposta de um aluno de outra escola.

Professor: Este Fórum é para os alunos da mesma escola e de outras escolas debaterem temas. Além dos Foruns, estes temas também são trabalhos na escola com os professores e publicados neste site pelos alunos. Nós começámos por trabalhar o conceito de sexualidade.

Professor: Esclarecemos que a sexualidade não é só as relações sexuais. Envolve o afecto, o amor, a maneira como nos sentimos pelo facto de termos nascido homens ou mulheres e pelo facto da sociedade atribuir diferentes funções aos homens e às mulheres. O termo sexualidade não se limita só ao sexo. Há uma série de características femininas e masculinas que dependem do nosso desenvolvimento sexual biológico, mas também da forma como somos educados e daquilo que achamos certo ou errado fazer.Portanto em primeiro lugar debatemos o que era a sexualidade.

Muitas vezes os pais também ficam de pé atrás porque pensam que a sexualidade é só o sexo, confundem sexualidade com sexo, e pensam que a educação sexual é falar sobre sexo. Sexualidade e sexo são coisas completamente distintas, é claro que a sexualidade também passa pelo sexo e, por isso, também falámos sobre ele e sobre o comportamento sexual, mas integrado na perspectiva do crescimento da pessoa e da afectividade. E é isto que é importante trabalharmos com os adolescentes. Trabalhar a responsabilidade dentro do comportamento sexual.

A sexualidade começa por conhecerem o funcionamento do seu próprio corpo e depois do sexo oposto, como se ensina em Ciências e, depois, por todas as emoções associadas ao seu crescimento a partir da puberdade. Podemos ver ali algumas respostas deles ao debater estes assuntos. Estes eram os conceitos iniciais que esles tinham antes de começarmos a debater o assunto. Na sua opinião a sexualidade é (...)

Agora estamos a ver o primeiro tema tratado "Sexualidade e educação sexual". Depois deles terem percebido o que sabiam sobre o tema seleccionamos as primeiras actividades para que aprendessem mais e lhes fosse possível preparar esta reunião que mostraram interesse em realizar. A primeira actividade foi (...)

Pai: Eu gostei muito de aqui estar e acho importante eles falarem sobre estes assuntos. Nós às vezes não sabemos como lhes devemos explicar as coisas. Para nós também é importante vir para aprender como dizer as coisas. O problema é que para a maior parte de nós é muito difícil estar aqui. Eu por exemplo, amanhã tenho que acoradr às cinco horas da manhã e ainda aqui estou e já são onze da noite. E eu ainda gostava de ficar mais...

Mãe: É verdade. Eu concordo. Eu também gostei mas para mim também foi muito difícil vir. Para eu cá estar a minha filha não pode vir, porque teve que ficar a tomar conta dos irmãos. (...)

Home