1.A história desta instituição remonta há 32 anos!!!
Era uma vez...
Uma escola que, por diferentes necessidades, foi
passando por várias instalações representativas desta até ser hoje a Escola
Secundária Camilo Castelo Branco. A 1 de Outubro de 1969, em Vila Nova de
Famalicão, nasceu como a primeira secção do Liceu Nacional de Sá de Miranda de
Braga, onde funcionou durante três anos com alunos do primeiro ciclo liceal.
Esta delegação veio assim satisfazer algumas necessidades, nomeadamente o
prosseguimento de estudos liceais, uma vez que, nesta cidade, apenas existia
uma escola comercial e industrial.
No ano de 1972, a 1 de Outubro, assiste-se à transformação do Liceu
Nacional de Sá de Miranda de Braga no Liceu
Nacional de Vila Nova de Famalicão, o qual passou a funcionar no
ex-hospital da cidade. No entanto, estas instalações deixaram de corresponder
às necessidades, as quais levaram, em 1975/76,
à ocupação da antiga Cadeia.
O implemento do decreto-lei N° 80/78, onde consta a exigência de que
todos os estabelecimentos de ensino secundário deveriam ter a designação
genérica de escolas secundárias, levou a 27
de Abril de 1978, a intitular-se Escola Secundária N° 2
de Vila Nova de Famalicão.
Uma vez que estas instalações ainda não reuniam as
condições físicas necessárias para um bom funcionamento, deu-se início à
construção de um novo edifício. No entanto, a sua construção foi feita por
etapas, prolongando-se no tempo, nunca ficando totalmente completa.
Posteriormente, estas instalações foram abandonadas, dando lugar à
actual Universidade Lusíada.
Finalmente, a 2 de Abril de 1987, esta escola passou a ser designada Escola
Secundária de Camilo Castelo Branco pela Portaria N° 261/87. Este nome advém do facto deste escritor ter
sido uma personagem ilustre na nossa história literária e ainda pelo facto de
ter passado os últimos anos da
sua existência em S. Miguel de Ceide, Vila Nova de Famalicão. É uma instituição
que, em termos oficiais, depende do Ministério da Educação e da Direcção
Regional do Norte, sendo subsidiada por aquele organismo. Esta escola tem uma
grande tradição na cidade de Famalicão,
sobretudo ao nível do ensino geral, ainda que, neste momento, também tenha cursos
tecnológicos.
2.Geograficamente
localiza-se, e o meio envolve...
A Escola Secundária Camilo Castelo Branco
localiza-se numa das mais jovens cidades (1985)
de Portugal e do Minho, Vila Nova de Famalicão, sede de
concelho e comarca, que nasce
para a história em 1205, com o foral de D. Sancho I.
No espaço circundante à Escola Secundária Camilo Castelo Branco,
podemos verificar a existência de ruas largas, arborizadas e bastante
movimentadas, além de um extenso espaço verde que dá acesso a alguns
estabelecimentos comerciais (cafés, esplanadas e salões de jogos).
Um dos problemas inerentes à escola, segundo o Presidente do Conselho
Executivo (CE), deve-se ao excesso de tráfego da área envolvente. No entanto, este
encontra-se de certa forma controlado, uma vez que existem condições de
segurança: semáforos, passadeiras, um vigilante a tempo inteiro e, por vezes, a
presença de policiamento. Ainda no que respeita à zona circundante, é de salientar o problema relativo ao consumo e
tráfico de droga.
A existência de um porteiro na escola advém não só do problema relacionado
com o trafego mas também da tentativa de controlar a entrada de pessoas
estranhas.
Segundo o Presidente do Conselho Executivo, o
problema do tráfico de estupefacientes é um facto, na medida em que se por um lado é
relativamente fácil controlar o acesso livre de pessoas estranhas que possam
introduzir tais substâncias ilícitas, por outro, torna-se bastante difícil o controlo nos alunos, os quais
podem levar para a escola essas mesmas substâncias.
É uma zona na qual se encontra a maior parte das instituições
educativas da cidade, daí haver uma grande afluência de alunos.
3. Como se caracteriza o espaço
físico...
A Escola Secundária Camilo
Castelo Branco é um Edifício projecto "base técnica", blocos 31 x 31, de 3 pisos com
capacidade para 42 turmas.
As instalações encontram-se em
bom estado de conservação. Tem cantina, biblioteca, polivalente (o qual
contempla o bar, a papelaria, o PBX, incluindo a rádio escolar e onde se
realizam todo o tipo de eventos da comunidade escolar). A escola possui também 2 laboratórios
(Química e Biologia), 5 salas
de informática, uma oficina de mecânica e uma de electricidade. Não dispõe de polidesportivo, mas somente de
campos de jogos e balneários de
apoio e ainda uma reprografia
destinada tanto a alunos como professores.
O pavilhão C
(pré-fabricado), distante dos outros
blocos, funciona com os seguintes serviços:
- o Serviço de Psicologia e Orientação
(onde se inclui o Gabinete do Adolescente), sendo este um espaço amplo, com
mobiliário funcional;
- o Gabinete de Atendimento dos Directores
de Turma;
- o Centro de Estudo,
destinado a todos os alunos;
- o Centro de Formação Camilo
Castelo Branco.
Relativamente às salas de aula, todas elas têm uma boa luminosidade, tanto natural (devido à existência de grandes janelas) como artificial e possuem equipamento adequado de forma a proporcionar um bom funcionamento.
4. Como se caracteriza a população
escolar?
4.1.
A nossa população Discente...
Esta população caracteriza-se como sendo heterogénea em termos sócio-económicos.
A proveniência destes alunos é variada, na medida em que são alunos da
cidade e de freguesias do concelho.
No presente ano lectivo (2003/2004), frequentam a escola cerca de 941
alunos, distribuídos pelos dois níveis de ensino, 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
Secundário, como podemos ver no seguinte quadro:
7º Ano
Turma |
Língua Estrangeira I |
Área opcional |
Total |
Coordenador DT |
Inglês |
Ling. Estr. II - Francês |
27 |
Ana Durães |
|
Inglês |
Ling. Estr. II - Francês |
29 |
Secundário
|
10º Ano |
11º Ano |
12º Ano |
Coordenadores DT |
|
Agrupamento |
Cientifico - Natural (Prosseguimento
de estudos) |
A - 27 B - 27 C -25 D - 26 E - 27 |
A - 21 B - 25 C - 25 D - 25 E - 21* |
A - 20 B - 20 C - 25 D - 26 E - 20 |
Jorge Bastos Acessoria: Filipe Martins |
Informática (Tecnológico) |
F - 26 G - 26* |
F -28*
|
F - 13 G - 13* |
||
Agrupamento 2 |
Artes (Prosseguimento de estudos) |
H -28 I - 28 |
G - 22 H - 17 |
H -17 I - 16 |
|
Design (Tecnológico) |
J - 20 |
I - 16 |
J - 14 |
||
Agrupamento 3 |
Económico-social (Prosseguimento de estudos) |
L - 21 |
J - 25 |
L - 10 |
|
Agrupamento 4 |
Humanidades (Prosseguimento de estudos) |
M - 22 N - 25 |
L - 16 M - 16 |
M - 25 N - 18 |
|
Comunicação
|
O - 21 |
N - 14* |
O - 12 |
||
Curso Profissionalizante Operador de Informática |
P - 16* |
- |
- |
Director de curso: Ana Rocha |
|
Total |
15 Turmas |
13 Turmas |
14 Turmas |
|
* Turma com alunos
do Ensino Especial
Total de turmas da Escola - 44
Total de alunos da Escola - 941
4.2
O nosso pessoal Docente...
O
corpo docente é formado por um total de
125 professores (Núcleo de Estágio de Educação Física - 3; Núcleo de Estágio de História - 3; Núcleo de Estágio de Matemática 3;
Núcleo de Estágio de Filosofia - 4).
Apresenta uma elevada percentagem de professores do quadro de nomeação
definitiva (85%).
4.3
O nosso pessoal não Docente...
Na escola trabalham 38 Auxiliares da
Acção Educativa (AAE), distribuídos pelos blocos de aulas, polivalente,
biblioteca, porteiros, reprografia, papelaria e serviço de bar. Existem também
funcionários dos serviços administrativos (sector alunos, sector de pessoal, sector
contabilidade, sector vencimentos e sector de acção
social escolar) e uma psicóloga, responsável pelo Serviço de Psicologia e
Orientação da escola.
5.
A escola oferece ainda...
os seguintes clubes:
o Saúde
o Tuna
o Europeu
o Matemática
o Gravura
o Astronomia
o Floresta/Ecoclube
o Rádio
o Yoga
o Filosofia
o Ciência
o Solidariedade
o Património
o Design
o Jornal
Os
seguintes projectos:
o Biblioteca
o Desporto
escolar
6.
Aspectos positivos da nossa escola:
o escola motivadora para os alunos;
o procura manter os espaços limpos;
o tem vários clubes, serviço de psicologia e uma boa biblioteca;
o os professores, na sua maioria;
o o pessoal não docente;
o as instalações;
o a Associação de Estudantes;
o a Rádio;
o a diversidade de actividades que proporciona à comunidade escolar;
o o ambiente
escolar.
Aspectos
negativos da nossa escola:
o falta de um polidesportivo;
o falta de espaço para conferências;
o melhorar o espaço coberto e o material informático.