1.A história desta instituição remonta há 32 anos!!!


Era uma vez...



Uma escola que, por diferentes necessidades, foi passando por várias instalações representativas desta até ser hoje a Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A 1 de Outubro de 1969, em Vila Nova de Famalicão, nasceu como a primeira secção do Liceu Nacional de Sá de Miranda de Braga, onde funcionou durante três anos com alunos do primeiro ciclo liceal. Esta delegação veio assim satisfazer algumas necessidades, nomeadamente o prosseguimento de estudos liceais, uma vez que, nesta cidade, apenas existia uma escola comercial e industrial.

No ano de 1972, a 1 de Outubro, assiste-se à transformação do Liceu Nacional de Sá de Miranda de Braga no Liceu Nacional de Vila Nova de Famalicão, o qual passou a funcionar no ex-hospital da cidade. No entanto, estas instalações deixaram de corresponder às necessidades, as quais levaram, em 1975/76, à ocupação da antiga Cadeia.

O implemento do decreto-lei N° 80/78, onde consta a exigência de que todos os estabelecimentos de ensino secundário deveriam ter a designação genérica de escolas secundárias, levou a 27 de Abril de 1978, a intitular-se Escola Secundária N° 2 de Vila Nova de Famalicão.




Uma vez que estas instalações ainda não reuniam as condições físicas necessárias para um bom funcionamento, deu-se início à construção de um novo edifício. No entanto, a sua construção foi feita por etapas, prolongando-se no tempo, nunca ficando totalmente completa.

Posteriormente, estas instalações foram abandonadas, dando lugar à actual Universidade Lusíada.

Finalmente, a 2 de Abril de 1987, esta escola passou a ser designada Escola Secundária de Camilo Castelo Branco pela Portaria N° 261/87. Este nome advém do facto deste escritor ter sido uma personagem ilustre na nossa história literária e ainda pelo facto de ter passado os últimos anos da sua existência em S. Miguel de Ceide, Vila Nova de Famalicão. É uma instituição que, em termos oficiais, depende do Ministério da Educação e da Direcção Regional do Norte, sendo subsidiada por aquele organismo. Esta escola tem uma grande tradição na cidade de Famalicão, sobretudo ao nível do ensino geral, ainda que, neste momento, também tenha cursos tecnológicos.




2.Geograficamente localiza-se, e o meio envolve...



A Escola Secundária Camilo Castelo Branco localiza-se numa das mais jovens cidades (1985) de Portugal e do Minho, Vila Nova de Famalicão, sede de concelho e comarca, que nasce para a história em 1205, com o foral de D. Sancho I.

No espaço circundante à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, podemos verificar a existência de ruas largas, arborizadas e bastante movimentadas, além de um extenso espaço verde que dá acesso a alguns estabelecimentos comerciais (cafés, esplanadas e salões de jogos).

Um dos problemas inerentes à escola, segundo o Presidente do Conselho Executivo (CE), deve-se ao excesso de tráfego da área envolvente. No entanto, este encontra-se de certa forma controlado, uma vez que existem condições de segurança: semáforos, passadeiras, um vigilante a tempo inteiro e, por vezes, a presença de policiamento. Ainda no que respeita à zona circundante, é de salientar o problema relativo ao consumo e tráfico de droga.

A existência de um porteiro na escola advém não só do problema relacionado com o trafego mas também da tentativa de controlar a entrada de pessoas estranhas.



Segundo o Presidente do Conselho Executivo, o problema do tráfico de estupefacientes é um facto, na medida em que se por um lado é relativamente fácil controlar o acesso livre de pessoas estranhas que possam introduzir tais substâncias ilícitas, por outro, torna-se bastante difícil o controlo nos alunos, os quais podem levar para a escola essas mesmas substâncias.


É uma zona na qual se encontra a maior parte das instituições educativas da cidade, daí haver uma grande afluência de alunos.




3. Como se caracteriza o espaço físico...



A Escola Secundária Camilo Castelo Branco é um Edifício projecto  "base técnica", blocos 31 x 31, de 3 pisos com capacidade para 42 turmas.

 



As instalações encontram-se em bom estado de conservação. Tem cantina, biblioteca, polivalente (o qual contempla o bar, a papelaria, o PBX, incluindo a rádio escolar e onde se realizam todo o tipo de eventos da comunidade escolar). A escola possui também 2 laboratórios (Química e Biologia), 5 salas de informática, uma oficina de mecânica e uma de electricidade. Não dispõe de polidesportivo, mas somente de campos de jogos e balneários de apoio e ainda uma reprografia destinada tanto a alunos como professores.




O pavilhão C (pré-fabricado), distante dos outros blocos, funciona com os seguintes serviços:

- o Serviço de Psicologia e Orientação (onde se inclui o Gabinete do Adolescente), sendo este um espaço amplo, com mobiliário funcional;

- o Gabinete de Atendimento dos Directores de Turma;

- o Centro de Estudo, destinado a todos os alunos;

- o Centro de Formação Camilo Castelo Branco.

 

          Relativamente às salas de aula, todas elas têm uma boa luminosidade, tanto natural (devido à existência de grandes janelas) como artificial e possuem equipamento adequado de forma a proporcionar um bom funcionamento.




4. Como se caracteriza a população escolar?


4.1.  A nossa população Discente...

Esta população caracteriza-se como sendo heterogénea em termos sócio-económicos. A proveniência destes alunos é variada, na medida em que são alunos da cidade e de freguesias do concelho.

No presente ano lectivo (2003/2004), frequentam a escola cerca de 941 alunos, distribuídos pelos dois níveis de ensino, 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, como podemos ver no seguinte quadro:


7º Ano


Turma

Língua Estrangeira I

Área opcional

Total

Coordenador DT

A

Inglês

Ling. Estr. II - Francês

27

Ana Durães

B

Inglês

Ling. Estr. II - Francês

29


 

Secundário


 

10º Ano

11º Ano

12º Ano

Coordenadores DT

Agrupamento
1

Cientifico - Natural

(Prosseguimento de estudos)

A - 27

B - 27

C -25

D - 26

E - 27

A - 21

B - 25

C - 25

D - 25

E - 21*

A - 20

B - 20

C - 25

D - 26

E - 20

Jorge Bastos

Acessoria:

Filipe Martins

Informática

(Tecnológico)

F - 26

G - 26*

F -28*

 

F - 13

G - 13*

Agrupamento 2

Artes

(Prosseguimento de estudos)

H -28

I - 28

G - 22

H - 17

H -17

I - 16

Design

(Tecnológico)

J - 20

I - 16

J - 14

Agrupamento 3

Económico-social

(Prosseguimento de estudos)

L - 21

J - 25

L - 10

Agrupamento 4

Humanidades

(Prosseguimento de estudos)

M - 22

N - 25

L - 16

M - 16

M - 25

N - 18

Comunicação

(Tecnológico)

O - 21

N - 14*

O - 12

Curso Profissionalizante Operador de Informática

P - 16*

-

-

Director de curso:

Ana Rocha

Total

15 Turmas

13 Turmas

14 Turmas

 

 

* Turma com alunos do Ensino Especial


Total de turmas da Escola - 44

Total de alunos da Escola - 941


4.2 O nosso pessoal Docente...


O corpo docente é formado por um total de 125 professores (Núcleo de Estágio de Educação Física - 3; Núcleo de Estágio de História - 3; Núcleo de Estágio de Matemática 3; Núcleo de Estágio de Filosofia - 4).

Apresenta uma elevada percentagem de professores do quadro de nomeação definitiva (85%).



4.3  O nosso pessoal não Docente...

Na escola trabalham 38 Auxiliares da Acção Educativa (AAE), distribuídos pelos blocos de aulas, polivalente, biblioteca, porteiros, reprografia, papelaria e serviço de bar. Existem também funcionários dos serviços administrativos (sector alunos, sector de pessoal, sector contabilidade, sector vencimentos e sector de acção social escolar) e uma psicóloga, responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação da escola.



5. A escola oferece ainda...

os seguintes clubes:

o       Saúde

o       Tuna

o       Europeu

o       Matemática

o       Gravura

o       Astronomia

o       Floresta/Ecoclube

o       Rádio

o       Yoga

o       Filosofia

o       Ciência

o       Solidariedade

o       Património

o       Design

o       Jornal

Os seguintes projectos:

o       Biblioteca

o   Desporto escolar

6. Aspectos positivos da nossa escola:


o       escola motivadora para os alunos;

o       procura manter os espaços limpos;

o       tem vários clubes, serviço de psicologia e uma boa  biblioteca;

o       os professores, na sua maioria;

o  o pessoal não docente;

o       as instalações;

o       a Associação de Estudantes;

o       a Rádio;

o       a diversidade de actividades que proporciona à comunidade escolar;

o       o ambiente escolar.



Aspectos negativos da nossa escola:

o         falta de um polidesportivo;

o       falta de espaço para  conferências;

o       melhorar o espaço coberto e o material informático.