Apesar dos avanços registados, sobretudo na proteção dos não fumadores à exposição ao fumo ambiental do tabaco, fumar continua a ser um comportamento muito prevalente e um dos mais graves problemas de saúde pública à escala global, nacional ou local.
A origem e evolução da epidemia tabágica é multifatorial. Por esse motivo, o controlo do tabagismo deve ser uma tarefa de todos. O II CONGRESSO IBÉRICO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO, a realizar nos dias 28 e 29 de maio de 2015, na Universidade do Minho, pretende ser um espaço onde os profissionais ligados ao tabagismo, se podem encontrar para partilhar experiências e saberes, com a finalidade de tornar mais eficaz a luta contra a epidemia tabágica.
Este Congresso é destinado a Investigadores, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Professores, Educadores, Estudantes de Licenciatura e Mestrado e a todos os que trabalham no controlo deste problema de saúde pública.
Como Presidente do Congresso, venho convidá-los a participar ativamente no evento e a desfrutar da beleza da nossa cidade de Braga. Será um orgulho contar com a vossa presença e certamente vão ser muito bem recebidos.

Um abraço.
José Precioso e Fátima Reis