Estudo da tipologia das alterações do leucogranito no jazigo de caulino de Campados (Esposende) . A meteorização responsável pela caulinização.

Trabalho de síntese apresentado por José Bernardo R. Brilha em 1992 no âmbito das PAPCC, 176 p.

Resumo:
Este trabalho tem como objectivo principal a caracterização global do mecanismo responsável pela génese deste jazigo, nomeadamente:

    i) estudo da evolução mineralógica e geoquímica dos minerais primários na transição rocha sã-arena;
    ii) caracterização da caulinite e de todas as outras fases minerais secundárias;
    iii) caracterização do tipo de alteração presentes (meteórica/hidrotermal).

A alteração meteórica, responsável pela caulinização, pode considerar-se um pouco particular devido a alguns factos, entre os quais se referem os seguintes:

    i) não foram encontrados os mínimos indícios da presença de gibsite, esta vastamente representada na generalidade das arenas da região do baixo Cávado e em variados afloramentos noutras regiões do País;
    ii) a pequena percentagem de fases interestratificadas presentes na fracção das amostras estudadas permite esclarecer sobre a dominância e intensidade do fenómeno caulinização.

Estes factos são o resultado de uma conjugação particular de factores, dos quais se destacam: composição e textura da rocha sã, alteração hidrotermal, clima, tectónica, geomorfologia e drenagem.

Lista de teses