Preparação das rochas para observação ao microscópio

As rochas que vão ser observadas ao microscópio petrográfico devem ser sujeitas a uma preparação prévia utilizando equipamentos próprios.

Em primeiro lugar, as amostras devem possuir uma dimensão adequada ao manuseamento nos equipamentos utilizado. A título exemplificativo, uma amostra de rocha deve possuir uma dimensão aproximada à do tamanho de uma mão fechada (letra A da figura 4). No caso das amostras possuirem dimensões maiores, terão ser cortadas numa serra como esta aqui representada:


Figura 1- Serra de corte para amostras de grandes dimensões.

Depois das amostras possuirem a dimensão desejada, é cortada uma esquírola (letra B da figura 4). Isto é, corta-se uma "fatia" de rocha com cerca de 0.5 cm de espessura utilizando a serra representada na figura 2-A (clique sobre a letra para ver uma ampliação).


Figura 2 - A- Serra para corte das esquírolas; B - Disco para desgaste da amostra.


Figura 3 - Polimento da esquírola.

Uma das superfícies da esquírola é polida utilizando o equipamento representado na figura 3 (clique sobre a amostra para ver um pormenor).

Esta superfície polida da esquírola vai ser colada sobre uma lâmina de vidro (letras C e D da figura 4). Este conjunto de esquírola + lâmina de vidro vai sofrer um desgaste de modo a ser reduzida a espessura da amostra, utilizando o equipamento da figura 2-B, até ter um aspecto idêntico ao que mostra a letra E da figura 4.

A amostra é ainda sujeita um último desgaste utilizando o disco da figura 3 (juntamente com alguns abrasivos) até que se obtenha uma espessura de rocha da ordem dos 0.03 mm. Finalmente a preparação é coberta por uma lamela de vidro (designando-se por lâmina delgada - letra F da figura 4) ou é ainda sujeita a um tratamento final de modo a ficar com a superfície bastante polida (obtendo-se a chamada lâmina polida - letra G da figura 4).


Figura 4 - Várias fases de passagem de uma amostra de rocha a lâmina delgada.
A- Amostra de mão de onde foi cortada uma esquírola.
B- Esquírola de rocha (cerca de 0.5 cm de espessura) e lâmina de vidro onde vai ser colada a esquírola.
C- Colagem da esquírola à lâmina de vidro.
D- Amostra já colada na lâmina de vidro.
E- Amostra já depois de ser desgastada.
F- Lâmina delgada já finalizada, depois de polida e com lamela de vidro já colada.
G- Lâmina polida já finalizada.

Uma lâmina delgada demora cerca 6 horas a ser feita por um técnico experimentado.