Quais os objectivos deste hiperdocumento?
A quase ausência de microscópios petrográficos na Escolas Portuguesas, em grande parte devido ao seu preço relativamente elevado, faz com que os estudantes quase nunca tenham tido a oportunidade de observar rochas e minerais ao microscópio, ao contrário do que acontece, por exemplo, com materiais biológicos. Esta é a principal razão pela qual foi desenvolvido o presente hiperdocumento (aqui na versão on-line) que simula observações microscópicas de rochas portuguesas. Esta aplicação não substitui as observações reais ao microscópio. Pretende-se apenas que constitua uma alternativa de grande utilidade para todos aqueles professores, que pretendam ilustrar observações microscópicas de materiais geológicos, mas cujas escolas não estejam equipadas com microscópios petrográficos.

Encontra-se em preparação a edição em CD-ROM deste documento, onde as simulações das observações microscópicas possuem uma melhor qualidade gráfica.

A quem se destina?
Os destinatários principais desta aplicação são os alunos a partir do 3º Ciclo do Ensino Básico e respectivos professores. A linguagem e a profundidade dos temas apresentados foi simplificada de modo a ser facilmente perceptível pelos estudantes e também pelo público em geral.