Praia do Telheiro

Neste pequeno promontório da costa atlântica, situado cerca de 6kms a NO de Sagres, Algarve, observam-se os afloramentos mais meridionais dos turbiditos do Grupo do Flysch do Baixo Alentejo, assim como dos Grés de Silves.

As características geológicas mais marcantes deste magnífico afloramento, verdadeiro geomonumento da Cadeia Varisca Europeia, estão bem expressas nas fotografias seguintes.

Vista panorâmica da falésia, com exposição orientada sensivelmente Norte-Sul.
Clique na imagem para ampliar.

Pormenor das dobras expostas na foto anterior, evidenciando-se uma estrutura anticlinal (a) seguida de sinclinal (b). Notar a geometria isoclinal das dobras e respectivos planos axiais subverticais.
Clique na imagem para ampliar.

Pormenor das litologias dos Grés de Silves. Notar a estratificação cruzada de larga escala (a) e o diaclasamento recente (b).
Clique na imagem para ampliar.
Instruções: Para observar a panorâmica necessita de ter instalado o plug-in do QuickTime. Se não obtiver qualquer imagem é porque este não se encontra instalado. Poderá obtê-lo quer na versão para Windows quer na versão para Macintosh.
Para visualizar a totalidade da imagem deve manter pressionado o botão do rato sobre esta, deslocando-o no sentido que pretende.