Aspectos geológicos do trilho pedestre de S.Miguel de Entre-Ambos-os-Rios


Vista geral para Norte da albufeira de Touvedo, a partir da ponte sobre o Rio Tamente. A paisagem reflecte a natureza do substrato rochoso, constituído por granitos de duas micas (Granito de Soajo).
Encosta da margem direita do Rio de Froufe, vista da povoação de Outrelo. Nesta região de granitos de duas micas, o relevo é suave e o coberto vegetal abundante, em contraste com o relevo vigoroso e denudado de zonas na área do PNPG relativamente próximas (Serras da Peneda e do Gerês) onde afloram granitos biotíticos.
Blocos de granito no Rio de Froufe, localmente designadas como "empondras", habilmente utilizados próximo de Outrelo de modo a permitir a passagem entre as duas margens em períodos estivais.
Os sedimentos transportados por este curso de água reflectem a diversidade litológica da região. Verifica-se assim a ocorrência predominante de seixos de rochas graníticas, embora ocasionalmente se observem também seixos de quartzo leitoso (seixo branco da fotografia).
Consoante os seixos sofreram um transporte mais ou menos prolongado ao longo do rio, assim as suas arestas se apresentam mais ou menos desgastadas conferindo um maior ou menor arredondamento ao seixo.
Tal como se pode observar de um modo geral em todo o PNPG, as rochas apresentam diaclases. Estas fracturas podem propiciar deslizamentos de terras durante os períodos mais chuvosos do ano. Na fotografia da esquerda, observa-se um pequeno deslizamento que fez abater uma barreira com poucos metros de altura. Estes deslizamentos de terras, quando em grande escala, constituem riscos para as populações, dado o seu elevado poder destrutivo.

Conheça também os aspectos biológicos que pode observar neste trilho