Actividades de campo (paragem 3)

Actividade 1
Determinação da direcção dos filões

Tempo sugerido para a realização da actividade: 10 minutos
Número de alunos envolvidos: 8
Material necessário
(por grupo de alunos):
- bússola;
- caderno de campo;
- lápis;
Estratégia sugerida: Na aula, antes da saída de campo:
- Rever o conceito de atitude de um plano;
- Projectar o vídeo "Determinação da atitude de um plano";
- Exemplificar a determinação da atitude de um plano.
Durante a saída de campo (paragem 3):
- Dividir os alunos em pequenos grupos (2 elementos);
- Distribuir os grupos pelo afloramento;
- Solicitar aos alunos a determinação e o registo da direcção dos filões.
Na aula, depois da saída de campo:
- Comparar os resultados obtidos pelos diferentes grupos;
- Verificar se existem relações espaciais entre as direcções medidas.

Actividade 2
Identificação de minerais

Tempo sugerido para a realização da actividade: 15 minutos
Número de alunos envolvidos: 6
Material necessário
(por grupo de alunos):
- "Chave para identificação dos minerais constituintes das rochas"
- canivete
- lupa
- caderno de campo
- lápis
- máquina fotográfica
Estratégia sugerida: Na aula, antes da saída de campo:
- Rever o conceito de mineral;
- Observar, em amostra de mão, vários minerais constituintes das rochas graníticas;
- Caracterizar os minerais pelas suas propriedades físicas;
- Classificar os minerais observados, utilizando a "Chave para identificação dos minerais constituintes das rochas".
Durante a saída de campo (paragem 3):
- Dividir os alunos em pequenos grupos (2 elementos);
- Distribuir os grupos ao longo do filão de pegmatito;
- Solicitar aos alunos que caracterizem e identifiquem os minerais observáveis;
- Solicitar aos alunos a recolha de fotografias.
Na aula, depois da saída de campo:
- Comparar os resultados obtidos pelos diferentes grupos;
- Fazer uma análise crítica dos resultados obtidos.

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