carvalhal

Florestas...(7)

Avelãs
A chegada do Outono é anunciada pela abundância dos chamados frutos de Outono e pelo início da queda das folhas das árvores caducifólias, que se preparam para o Inverno. São eles as castanhas, as bolotas e as avelãs, entre outros.

Nesta época, as florestas revestem-se de tons amarelados, à medida que os pigmentos fotossintéticos das folhas são reabsorvidos pelas árvores. Os dias são mais curtos e frios e toda a floresta se prepara para os meses de Inverno que se aproximam.
Fruto da aveleira (Corylus avellanus)
Floresta no Outono
No estrato herbáceo surge um novo grupo de plantas em flor, designado colectivamente por plantas outonais, e que florescem neste período do ano. Estas plantas tiram partido do breve período em que o solo recebe mais luz, resultante do início da queda das folhas das árvores, enquanto as temperaturas não descem em demasia. As plantas que melhor marcam este período pertencem aos géneros Merendera e Crocus, que se encontram dispersos no solo florestal. É também nesta época que floresce o medronheiro (Arbutus unedo), que tem a particularidade de ser simultaneamente o período de maturação dos frutos do ano anterior.
Crocus
Medronhos Flor medronheiro
Merendera
Fruto do medronheiro (Arbutus unedo) e respectiva flor
Crocus asturicus
Merendera pyrenaica
Amanita
Cogumelos
O Outono é também caracterizado pela abundância de cogumelos, que enchem de cores o solo florestal. Através das suas hifas subterrâneas, estes fungos estabelecem relações simbióticas com os vegetais superiores, nomeadamente as árvores, de fundamental importância na ecologia dos bosques.
Alguns cogumelos do solo das florestas
Exempla de Amanita muscaria
Anterior Florestas Matos Linhas de água Sistemas agrícolas Florestas (8)