Solo
Existem diferentes concepções de solo. Em Pedologia (ciência que estuda os solos) o solo é considerado como o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. Os solos são constituídos essencialmente por matéria mineral, à qual se encontram associadas pequenas quantidades de matéria orgânica, ar e água (fig. 1). Formam-se a partir de produtos de meteorização das rochas e por decomposição de resíduos orgânicos.

Fig. 1 - Composição volumétrica típica de um solo (in Lepsch, 1976).

Os solos evoluídos possuem normalmente várias camadas sobrepostas, designadas por horizontes (fig. 2). Estas camadas são formadas pela acção simultânea de processos físicos, químicos e biológicos e podem distinguir-se entre si por diferenças em determinadas propriedades, como por exemplo a cor, a textura e o teor em argilas.

Fig. 2 - Perfil de solo típico com descriminação dos vários horizontes (adaptado de Press e Siever, 1998) (Clique sobre a imagem para obter pormenores)

As características de um solo dependem do material que deu origem ao solo, do clima, da comunidade biótica, da topografia e do tempo.