Licenciatura em Geologia

Objectivos do Curso
A Licenciatura em Geologia - Ramo Recursos e Planeamento foi criada por resolução do Senado de 2 de Fevereiro de 1998, sob proposta da Escola de Ciências, tendo-se iniciado no ano lectivo de 1998/99. Este curso visa promover a formação de profissionais qualificados no âmbito da Geologia aptos a:

  • Conhecer processos geológicos geradores de recursos minerais, tendo em vista uma adequada gestão, com destaque para: (1) a génese de minerais industriais e minerais raros aplicados a Altas Tecnologias e Novos Materiais; (2) os controlos naturais e de qualidade de rochas industriais e minerais com ligação à indústria cerâmica, papel, química, etc.
  • Definir elementos que contribuam para uma melhor gestão e preservação dos recursos hídricos.
  • Assegurar a utilização racional do espaço e dos recursos; prevenir estrangulamentos económicos e proporcionar uma melhor localização das populações e das actividades que materializam as grandes linhas de ordenamento do território.

Enquadramento profissional
Estes licenciados intervirão no estudo de um conjunto de problemas relacionados com: as matérias primas metálicas e não metálicas; os materiais de construção e inertes; os desequilíbrios em intervenções extractivas; os recursos hídricos, poluição e abastecimento de águas; a protecção de vales e do litoral; a localização de lixeiras, aterros sanitários, estações de tratamento de águas residuais, estações de tratamento de lixos e reciclagem de materiais.

Saídas profissionais:

  • Direcções Gerais e Serviços Dependentes do Ministério do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, Ministério do Ambiente, Ministério da Economia e Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
  • Câmaras Municipais.
  • Empresas ligadas à indústria extractiva e à indústria transformadora de rochas e minerais.
  • Gabinetes técnicos.

Condições de acesso
Poderão candidatar-se à matrícula neste curso todos os alunos que reúnam as condições gerais de acesso ao ensino superior e realizem um dos seguintes conjuntos de provas específicas de Geologia-Matemática, Geologia-Física, Geologia-Química ou Matemática-Química. A licenciatura é ministrada no Campus de Gualtar (Braga), sendo o número de vagas de 30 alunos. No ano lectivo de 2002/03, o último aluno a entrar na 1ª fase tinha a classificação de 118.0.

Estrutura curricular
A área científica específica onde se insere o curso é a Geologia. De um total de 132 U.C. atribuídas aos quatro anos do curso, 64 U.C. correspondem à área de Geologia e 18.5 U.C. às áreas de Economia, Engenharia Civil e Gestão. As restantes U.C. distribuem-se pelas áreas de Matemática, Física, Química e Informática.
A estrutura curricular integra a realização de um Seminário na Universidade ou, em alternativa, um Estágio numa empresa ou organismo público. O Seminário prevê a apresentação final de uma monografia e o estágio a elaboração e discussão de um relatório final de estágio.
 Os estágios têm sido desenvolvidos em variadas instituições como autarquias, institutos públicos (Instituto Geológico e Mineiro, Instituto das Estradas de Portugal, Instituto para a Conservação da Natureza) e empresas.

Anos
Disciplinas
Análise Matemática I
Análise Matemática II
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Física
Introdução à Química Física
Geologia Geral
Mineralogia
Mineralogia Complementar
Introdução à Informática

Métodos Estatísticos
Química Analítica
Economia dos Recursos Naturais
Geologia Estrutural
Petrologia Ígnea
Geomorfologia
Petrologia Metamórfica
Petrologia Sedimentar
Cartografia Geológica
Estratigrafia

Métodos e Técnicas de Planeamento
Hidrogeologia I
Geologia de Portugal
Depósitos Minerais I
Geoquímica Aplicada
Geologia de Campo
Sedimentologia
Geologia Ambiental
Depósitos Minerais II
Hidrogeologia II

Gestão de Recursos
Avaliação do Impacte Ambiental
Planeamento e Ordenamento do Território
Métodos e Técnicas de Prospecção
Geologia de Engenharia
Opção I
Opção II
Opção III
Seminário/Estágio

Porquê estudar Geologia na Universidade do Minho?