Sexualidades
A religião afecta a nossa sexualidade? Como?
- A religião afecta um pouco. Afecta por causa dos tempos antigos, em que o sexo só podia ser depois do casamento e o sexo para eles não interessa muito, a não ser para ter filhos. Para a religião os beijos e sexo antes de casados é uma vergonha e para a religião parece uma coisa do outro mundo. (grupo feminino, Gabinete de Apoio à Sexualidade, Amares).(voltar)
- A religião é uma ideologia que afecta toda a personalidade do Homem. A religião influência naquilo que é mais e no que é menos importante para o homem (turma NOPS, ESAS).
- A religião pode afectar o nosso pensamento e comportamentos sobre a sexualidade (turma ADGJ, ESAS).(voltar)
- Não, porque a nossa religião não tem nenhuma lei que impeça as nossas relações sexuais (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Não, porque eu penso que todas as religiões permitem relacionamento sexual (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Não, porque seja qual for a nossa religião esta não vai impedir de crescermos e vivermos a nossa sexualidade (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Não, porque a nossa sexualidade não está dependente da religião (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Não, porque ninguém impede de fazermos o que queremos (8º2, grupo 1), (8º4, grupo oval, EBFCB).
- Não, porque não há nada na nossa religião que interfira na nossa sexualidade (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Não, porque a religião é uma coisa completamente diferente do sexo, o sexo é outra coisa, a religião não tem nada a ver (8º2, grupo 2, EBFCB).
- Sim. Porque os padres são complexados (8º2, grupo 3, EBFCB).
- Sim. Porque algumas religiões proibem os métodos anticoncepcionais e outras proibem o sexo pré-marital (8º2, grupo 3, EBFCB).
- Sim. Quando a religião não aceita as decisões sexuais das pessoas (8º2, grupo 4, EBFCB).
- Sim. Se um casal de religiões diferentes tiverem filhos, está em causa a religião que eles vão seguir. (8º4, grupo hexagonal, grupo rectangular, EBFCB).
- Sim, afecta conforme a cultura de cada um. (8º4, grupo pentagonal, EBFCB).
- Pode ou não afectar dependendo da religião das pessoas. (8º4, grupo cilíndrico, EBFCB).
- A religião afecta a sexualidade porque cada um tem opiniões diferentes e porque há muitas religiões com tradições diferentes (8º4, grupo oval, EBFCB).(voltar)
- Sim, porque depende da liberdade de cada religião. (grupo 1, EBN).
- Algumas religiões afectam a nossa sexualidade, por exemplo, na Islâmica não é permitida sexualidade.(grupo 2, EBN).
- Afecta, porque há religiões que não nos deixam agir da maneira que queremos e que sentimos, ou seja, existem religiões que não nos permitem seguir os nossos sentimentos. (grupo 3, EBN).(voltar)
- Se quisermos seguir a vida religiosa, ao ser padre não podemos ter relações sexuais com mulheres.(EBCB).(voltar)
- Sim.(7ºE, aluno 9, SCEL).
- Sim, porque há religiões em que não se pode falar de sexo. (7ºE, aluno 1, 2, 3, 7,SCEL).
- A nossa religião afecta a sexualidade, porque partimos do princípio que não podemos pensar em sexualidade. (7ºE, aluno 8, SCEL).
- Sim, porque há religiões em que não se pode falar de sexualidade. (7ºE, aluno 10, SCEL).
- A religião afecta a nossa sexualidade, porque cada religião gosta de praticar sexo de maneiras diferentes. (7ºE, aluno 4, 5, SCEL).
- Sim, afecta se se tiver um filho sem ser casado. (7ºE, aluno 6, SCEL).
- Sim, porque algumas religiões não dão a liberdade necessária para que o homem se reproduza com outros indivíduos de religiões diferentes. (9ºC, aluno 15, SCEL).
- Sim, porque a religião proibe algumas coisas. (Síntese do 7ºF, SCEL).
- Sim, porque muitas pessoas optam por se dedicar exclusivamente a Deus, indo os homens para padres e as mulheres para freiras, deixando assim de praticar os actos sexuais. (9ºC, aluno 12, SCEL).
- Afecta, porque em algumas religiões não se aceita uma mulher que tenha perdido a virgindade antes do casamento. (9ºC, aluno 13, SCEL).
- Sim, porque as religiões têm ideologias diferentes. (9ºC, aluno 16, SCEL).
- Não afecta. (7ºE, aluno 11), (9ºC, aluno 14, SCEL). (voltar)
- Sim. (7ºC, aluno nº 1, 2, 4, 6, 7, 8, EBAP).
- Em algumas religiões sim. (9ºB, grupo 3, EBAP).
- Não. (9ºB, grupo 4, EBAP).
- Não, porque a religião não tem nada a ver com isso. (7ºC, aluno nº 10, EBAP).
- A religião não afecta a nossa sexualidade, porque a religião não tem nada a ver com a sexualidade, mas, há gente que é muito religiosa e não quer ter a experiência do sexo.(7ºC, aluno nº 3, EBAP).
- A religião pode afectar a nossa sexualidade mas depende muito das pessoas, umas preocupam-se com a sua fé religiosa e outras nem por isso. Por exemplo, a Igreja não é a favor dos métodos contraceptivos o que leva muitas pessoas a perderem a sua virgindade após o casamento e a ficarem logo grávidas. (9ºB, grupo 1, EBAP).
- A religião afecta a nossa sexualidade, porque proibe o sexo somente por prazer. (9ºB, grupo 2, EBAP).
- Claro que sim. Nós usamos métodos contraceptivos e a religião é contra. (9ºB, grupo 5, EBAP).
- Não, porque as pessoas podem-se unir sendo de outras religiões. (7ºC, aluno nº 9, EBAP).
- Sim. Demos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não se podem vestir como as mulheres europeias. (Síntese da turma 8ºC, EBAP).(voltar)
- A religião afecta a nossa sexualidade, porque muitas pessoas que estão ligadas à religião ficam inibidas, embora isso actualmente esteja a ser ultrapassado. (11ºA, SG).
- A religião afecta a sexualidade humana, porque existem certas religiões onde não podemos expressar a nossa sexualidade. (11ºB, SG).(voltar)
- Sim, afecta a nossa sexualidade. Porque a religião não permite o uso de métodos contraceptivos, é contra a perda da virgindade antes do casamento e diz que o acto sexual só se deve praticar para fins reprodutivos e não de prazer, mas ao longo dos tempos os tabus que existem em relação à sexualidade por parte da Igreja vão diminuindo.(síntese SRC).(voltar)