Sexualidades
A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?
- A cultura do país e o meio onde vivemos não regula muito bem a sexualidade, porque deviamos ter mais informações sobre a sexualidade, mais apresentações nas escolas, mais folhetos informativos e livros. (grupo feminino, Gabinete de Apoio à Sexualidade, Amares). (voltar)
- A cultura do país e o meio onde vivemos regula a sexualidade, porque a sociedade, a cultura, a religião influênciam as atitudes das pessoas (turma ADGJ, ESAS). (voltar)
- Sim, porque as pessoas que residem à nossa beira previnem sobre as coisas que não podemos fazer, as coisas que devemos fazer e a que idade devemos fazer (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Sim, porque, por exemplo, nos países africanos há muitos casais com muitos mais filhos que na Europa (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Sim, regula, porque no nosso país se uma pessoa optar por uma vida sexual diferente não vai ser bem aceite na sociedade (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Sim, porque as pessoas quando vão de viagem e deixam o seu parceiro sexual na região de partida, não concretizam o seu desejo sexual (8º2, grupo 2, EBFCB).
- Sim. Se vivessemos, por exemplo, em países em vias de desenvolvimento não teriamos acesso nem ao planeamento familiar, nem a métodos contraceptivos (8º2, grupo 3, EBFCB).
- Depende, se for num país frio fazemos mais vezes sexo. A cultura também afecta a sexualidade (8º2, grupo 4, EBFCB).
- Sim, porque cada país e meio onde vivemos tem a sua maneira diferente de exprimir a sexualidade (8º4, grupo hexagonal, EBFCB).
- Sim regula, porque á benefícios a famílias muito numerosas e outros países prejudicam essas famílias. (8º4, grupo pentagonal, EBFCB).
- Sim, porque há países e regiões que têm culturas e costumes diferentes. (8º4, grupo oval, EBFCB).
- Não, porque a cultura do país não interfere, seja de que maneira for, na nossa forma de viver a sexualidade (8º2, grupo 1), (8º4, grupo triangular, EBFCB).
- Não, porque nem a cultura nem o meio em que vivemos regula a nossa sexualidade (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Não, porque uma pessoa pode fazer sexo em qualquer país e em qualquer lugar do meio onde vive (8º2, grupo 2, EBFCB).
- Não. No nosso país a cultura nçao regula a nossa sexualidade. (8º4, grupo rectangular, EBFCB).
- Achamos que não, porque ninguém tem nada a ver com o relacionamento de cada pessoa. (8º4, grupo cilíndrico, EBFCB).
- Não, porque nós é que regulamos a nossa sexualidade. (8º4, grupo oval, EBFCB).
- Mais ou menos, por vezes, há umas pessoas que podem interferir com as nossas relações sexuais (8º2, grupo 1, EBFCB). (voltar)
- Sim, porque depende da liberdade com que fomos educados e como nos sentimos à vontade com a sexualidade. (grupo 1, EBN).
- A cultura regula a nossa sexualidade porque em alguns países não há falta de sexualidade e noutros existe muita falta.(grupo 2, EBN).
- Não, porque nós não agimos em função do meio onde vivemos. (grupo 3, EBN). (voltar)
- Não, porque nós é que regulamos a nossa vida sexual.(EBCB). (voltar)
- Não. (7ºE, aluno 1, 7, 8, 19), (9ºC, aluno 13, SCEL).
- Sim, porque o meio onde vivemos é pequeno e as pessoas fecham-se mais. Sim, porque nos meios pequenos e nos países de cultura tradicional as pessoas vivem e pensam de maneiras mais fechadas. (7ºE, aluno 2, 3, 5, 9, SCEL).
- Sim, a sexualidade é regulada pela cultura dos pais, isto é, se os pais viverem num meio onde não haja higiene e planeamento familiar isso afecta-nos. (7ºE, aluno 6, SCEL).
- Sim, uma pessoa que trabalha de noite não pratica sexo como as outras pessoas. (Síntese do 7ºF, SCEL).
- Sim, por exemplo, há países onde cada homem pode casar-se com várias mulheres. (9ºC, aluno 12, SCEL).
- Sim, porque de país para país a instrução sobre a sexualidade é diferente. (9ºC, aluno 15, SCEL).
- Sim, porque nos diversos países existem proibições de adultério e de várias formas de sexualidade. (9ºC, aluno 16, SCEL). (voltar)
- A cultura regula a nossa sexualidade, porque a nossa sociedade ainda vive de tabus. (11ºA, SG).
- Da mesma forma que a religião afecta a sexualidade, a cultura do país e do meio também afecta.(11ºB, SG). (voltar)
- Sim. De cultura para cultura a sexualidade é encarada de diferentes pontos de vista, influenciando a nossa maneira de pensar e de agir. Em sociedade as pessoas tendem a evitar certos comportamentos regulando e controlando e a sua sexualidade. Nos países desenvolvidos a informação sobre sexualidade (contraceptivos e DSTs) é maior, isto permite que as pessoas possam ter relações sexuais sem compromissos.(síntese SRC). (voltar)