Educação sexual
Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?
- Achamos que não, porque fazemos cada pergunta que até ficam surpreendidos. Além disso, são mais ou menos do grupo antigo e não gostam de falar sobre isso, acham sempre que só devem falar disso quando nos casarmos. Eu acho que deviam explicar em casa e informar-nos sobre os acontecimentos. (grupo feminino, Gabinete de Apoio à Sexualidade, Amares). (voltar)
- Os pais não devem colaborar na escola mas sim em casa (turma NOPS, ESAS).
- Os pais não devem falar na escola mas em casa, pois têm poucas possibilidades de vir à escola por causa dos empregos. Em casa devem falar abertamente do assunto, quebrar aí o tabu de se falar de sexualidade e também devem dar dar preservativos para não haver a desculpa do preservativo faltar (turma ADGJ, ESAS). (voltar)
- Não (8º4, grupo triangular, EBFCB).
- Não, porque alguns poderiam ficar chocados (8º2, grupo 3, EBFCB).
- Não devem intervir na escola mas sim em casa. (8º4, grupo pentagonal, EBFCB).
- Não, os pais devem tratar deste assunto em casa. (8º4, grupo oval, EBFCB).
- Sim, porque são mais velhos e experientes. Eles devem falar connosco e nós não devemos ter vergonha (8º2, grupo 2, EBFCB).
- Sim, para estarem a par da vida dos filhos ajudando e participando naquilo que os professores pedem (8º2, grupo 3, EBFCB).
- Sim, porque os filhos sentem-se mais à vontade em falar com os pais sobre dúvidas mais íntimas (8º4, grupo hexagonal, um aluno do grupo triangular, EBFCB).
- Sim, para esclarecerem certas dúvidas, para poderem ensinar aos filhos aquilo que também aprenderam (8º4, grupo rectangular, EBFCB).
- Sim, porque os pais devem interferir na educação dos filhos, através da sua participação nas actividades da escola. (8º4, grupo pentagonal, EBFCB).
- Os pais devem ajudar, porque também é bom para eles, ou seja, alertar-nos para os erros que podemos cometer. (8º4, grupo cilíndrico, EBFCB).
- Sim e não. Sim, porque devem ser pais "activos" na educação dos filhos. Não, porque alguns pais podem ter vergonha (8º2, grupo 4, EBFCB).
- Não respondeu (8º2, grupo 1, EBFCB). (voltar)
- Sim, porque já têm experiência e os filhos sentem-se mais apoiados pelos pais. Devem comunicar mais sobre o assunto. (EBCB). (voltar)
- Os pais devem colaborar na educação sexual esclarecendo-nos e dando apoio em casa. (7ºE, aluno 1, 6, 7, 11, SCEL).
- Sim, para nos explicarem para nós não fazermos asneiras. (7ºE, aluno 2, 3, SCEL).
- Na escola não, mas em casa podem-nos ajudar a descobrir mais coisas, a elaborar trabalhos e a tirar-nos dúvidas. (7ºE, aluno 4, 5, SCEL).
- Sim, porque estão em causa os seus filhos. (7ºE, aluno 10, SCEL).
- Sim, porque devem estar informados sobre o que os filhos fazem. (Síntese do 7ºF, SCEL).
- Sim, porque muitos pais não têm coragem de falar abertamente sobre sexo com os seus filhos, por isso, a escola encarrega-se disso. (9ºC, aluno 12, SCEL).
- Sim, porque têm o direito de nos explicar as coisas. (9ºC, aluno 14, SCEL).
- Sim, porque é importante que os alunos estejam informados devidamente para não cometerem erros, por isso, os pais devem falar com os filhos sobre o assunto. (9ºC, aluno 15, SCEL).
- Sim, porque iriam informar melhor os filhos. (9ºC, aluno 16, SCEL).
- Não. (9ºC, aluno 13, SCEL). (voltar)
- Os pais devem colaborar na educação sexual na escola partilhando opiniões, experiências e dando conselhos de maneira a tomarmos consciência das várias realidades com que nos podemos deparar. (11ºA, SG).
- Os pais não devem participar na educação sexual na escola. Devem colaborar dialogando com os filhos em casa. (11ºB, SG). (voltar)
- Sim. Porque assim auxiliam os filhos falando abertamente sobre o assunto. Os pais poderiam participar em palestras sobre Educação Sexual juntamente com os seus educados.(síntese SRC). (voltar)