Educação sexual
Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?
- A escola pode contribuir dando mais folhetos informativos, mais informações através dos professores e dando algum "material" para prevenções (grupo feminino, Gabinete de Apoio à Sexualidade, Amares). (voltar)
- A escola deve criar um Gabinete de Educação Sexual com uma psicóloga que possa informar e que esteja devidamente informada (turma NOPS, ESAS).
- A escola pode distribuir preservativos e fazer campanhas informativas em espaços diferentes (pois só temos a possibilidade de discutir este assunto aqui, nas aulas de Moral) (turma ADGJ, ESAS). (voltar)
- A escola pode dar formação a todos os alunos, fazendo com que estes adquiram mais conhecimentos úteis (8º2, grupo 1, EBFCB).
- Dando aulas de Educação Sexual a todos os alunos da escola, sem excepção (8º2, grupo 1, 4, EBFCB).
- Falando de sexo em algumas disciplinas, tendo palestras sobre a sexualidade, ter educação sexual como aula, falar em pormenor do que se deve fazer e não fazer e ter aulas práticas (8º2, grupo 2, EBFCB).
- Através de médicos e professores que nos alertem e informem sobre doenças, gravidez, etc., o que já temos na escola) (8º4, grupo pentagonal, EBFCB).
- Pode fazer mais campanhas de sensibilização para o sexo seguro, fazendo palestras sobre o assunto. (8º4, grupo oval, EBFCB).
- Prevenindo as doenças que acontecem diariamente e que nos podem afectar. (8º4, grupo hexagonal, EBFCB).
- Informando os alunos sobre a sexualidade, tirando-lhe as dúvidas (8º4, grupo rectangular, EBFCB).
- Oferencendo contraceptivos, mas só aos do 3º ciclo. Oferecer preservativos e outros contraceptivos.Distribuindo preservativos (8º2, grupo 1, 2), (8º4, grupo triangular, grupo oval, EBFCB).
- Dando aulas de Educação Sexual, tirando-lhes dúvidas, explicando-lhes as doenças, etc., (8º4, grupo cilíndrico, EBFCB).
- Com a ajuda dos professores e com o grupo da escola (8º2, grupo 3, EBFCB). (voltar)
- Ajudando-os a tirar as dúvidas sobre Educação Sexual.(EBCB). (voltar)
- Dando aulas de esclarecimento dessa matéria. (7ºE, aluno 1, 11, SCEL).
- Falar com os alunos e explicar a sexualidade. (7ºE, aluno 2, 3, SCEL).
- Dando as suas opiniões para que as pessoas saibam o que fazem. (7ºE, aluno 4, SCEL).
- Tendo uma disciplina e uma professora que esteja apta para responder às perguntas dos alunos e que fale abertamente com os alunos. (7ºE, aluno 5, 9, SCEL).
- A nossa escola contratar professores profissionais nesse assunto. (7ºE, aluno 6, SCEL).
- Inventando uma disciplina que nos ajude na nossa sexualidade. Havendo aulas de Educação Sexual (7ºE, aluno 7, 10), (9ºC, aluno 15, 16, SCEL).
- Activando este projecto para prevenir os riscos nos alunos. (Síntese do 7ºF, SCEL).
- É alertar e prevenir os alunos para os perigos que a sexualidade pode causar. (9ºC, aluno 12, SCEL).
- Dando aulas teóricas. (9ºC, aluno 13, 14, SCEL). (voltar)
- A escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos fornecendo panfletos de informação, organizando debates e distribuindo contraceptivos como método para informar.(11ºA, SG).
- A escola pode contribuir dando mais informação, como por exemplo palestras. (11ºB, SG). (voltar)
- A minha escola pode contribuir pondo em pratica a disciplina de educação sexual e promovendo palestras.(síntese SRC). (voltar)