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Actividade 1 Meios de transmissão, prevenção, sintomas e tratamento de DSTs |
6. Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis ............... Aluno/ Grupo Líder ... |
As primeiras vítimas e mais frequentes das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são os adolescentes e os adultos jovens (mais de dois terços destas doenças acontecem em pessoas com menos de 25 anos). Este aumento está fundamentalmente relacionado com as dinâmicas sociais e as características das doenças sexualmente transmissíveis.
Em primeiro lugar, nas últimas décadas, as pessoas sexualmente activas têm maior probabilidade de terem múltiplos parceiros sexuais durante as suas vidas, pois os jovens têm-se tornado sexualmente activos cada vez mais cedo, embora se casem mais tarde, e o divórcio tornou-se mais frequente.
Em segundo lugar, a maior parte das pessoas infectadas com DSTs não apresenta sinais ou sintomas da doença e transmitem-na aos outros sem se aperceberem. Esta característica assintomática das infecções, leva a que as pessoas também não procurem tratamento até que comecem a surgir complicações sérias. Na mulher, onde estas complicações tendem a ser mais graves e mais frequentes, as infecções podem atingir o útero e a trompa do Falópio provocando a doença inflamatória pélvica, que é a principal causa tanto da infertilidade como da gravidez ectópica, e estão associadas ao cancro cervical. As DSTs podem ser transmitidas pela mãe aos filhos antes, durante, ou imediatamente após o parto. Algumas destas infecções do recém-nascido podem ser tratadas facilmente, mas outras podem levar o bebé a mostrar-se permanentemente disponível a contrair a doença ou até a morrer.
Em terceiro lugar, muitas DSTs quando não são diagnosticadas e tratadas precocemente tornam-se resistentes aos medicamentos usados para as combater e exigem novos tipos de antibióticos. No entanto, muitas delas quando são tratadas cedo podem ser eficientemente curadas.
Assim, o objectivo das actividades propostas a seguir é criar condições para que os participantes conheçam os factos básicos sobre as DSTs - a forma como se contraem, os sintomas habituais e a maneira de as tratar - como o primeiro passo para as evitar e se sentirem encorajados e comprometidos com a sua prevenção.
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Actividade 1.1 Procurar soluções para as DSTs |
6. Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis ............... Aluno/ Grupo Líder ... |
Aprender em conjunto: Move-te, diverte-te, partilha o conhecimento, desenvolve o pensamento crítico, clarifica valores e participa democraticamente
1 Divide a turma em dois grupos iguais. Explica que um grupo tem os cartões que descrevem um problemas específico relacionado com as DSTs (Aprender em Conjunto 1.1, grupo I) e o outro grupo tem as soluções para esse problema (Aprender em Conjunto 1.1, grupo I).
2 Pede aos membros dos grupos para se moverem na sala e tentarem encontrar a outra pessoa que tem o cartão que combina com o seu. Cada um deles deve perguntar ao outro qual é a informação que tem no seu cartão e debater com ele se o seu problema se refere aquela solução .
3 Se o par sentir que já encontrou o seu parceiro, deve permanecer no jogo e ajudar os outros.
4 Se algum não encontrar o seu parceiro ajuda-o a fazê-lo. Depois pede aos pares para se sentarem juntos nas cadeiras colocadas em círculo na turma.
5 Pede a cada um dos pares para ler em voz alta os seus cartões: primeiro o problema e depois a sua solução. A correspondência final deverá ser:
Problema 1 Solução 8
Problema 2 Solução 10
Problema 3 Solução 5
Problema 4 Solução 7
Problema 5 Solução 3
Problema 6 Solução 12
Problema 7 Solução 9
Problema 8 Solução 2
Problema 9 Solução 13
Problema 10 Solução 6
Problema 11 Solução 1
Problema 12 Solução 14
Problema 13 Solução 4
Problema 14 Solução 11
6 Pede a cada par de alunos para irem à Internet completar a informação dos cartões nos sítios da Web lá indicados.
7 Quando tiverem terminado, organiza uma assembleia de turma para que cada par apresente as informações que recolheu. Tu e o professor deverão ajudar a clarificar as dúvidas e os problemas que surgirem.
8 Elabora, com os teus colegas, uma síntese desta actividade para publicar online.
9 Encoraja os teus colegas a discutirem através do Fórum Alunos, Jovens em Acção este assunto.
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Actividade 1.2 Reacção em cadeia perante uma DST |
6. Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis ............... Aluno/ Grupo Líder ... |
Estudo de Caso e Grupo de Investigação: Partilha o conhecimento, desenvolve o pensamento crítico, clarifica valores e atitudes, explora a responsabilidade nas relações amorosas e participa democraticamente
1 Explica aos teus colegas que o objectivo desta actividade é criar condições para que clarifiquem as atitudes pessoais sobre as DSTs e explorem a responsabilidade nas relações amorosas.
2 Diz à turma que vais ler, em voz alta, uma história de vida que envolve uma doença sexualmente transmitida. Pede-lhes para quando acabarem a sua leitura não fazerem comentários sobre a história porque, depois, cada um deles irá hierarquizar o carácter das pessoas desde o mais responsável com o número 1, até ao menos responsável com o número 4.
3 Lê a história e entrega-a a cada um dos participantes para fazer a hierarquização do carácter de cada personagem (Estudo de Caso 1.2).
4 Quando os participantes tiverem acabado a sua hierarquização pede-lhes para se juntarem em pequenos grupo para discutirem como hierarquizaram o carácter das pessoas e porquê.
5 Quando achares conveniente, pede aos porta-vozes dos grupos para partilharem em turma as conclusões do grupo. Cria, no quadro, uma matriz dos resultados da turma para mostrar como é que os participantes hierarquizam o carácter das pessoas da história. Depois, debate o que é que diferentes pessoas definem como uma acção responsável e como é que os participantes pensam que acaba a história.
6 Elabora em turma uma síntese final desta actividade para ser publicada online juntamente com os resultados da turma e as conclusões dos grupos
7 Incentiva uma discussão através do Fórum Alunos, Jovens em Acção sobre a responsabilidade nas relações amorosas.
12 Pede aos teus colegas que movam as cadeiras e que formem 4 a 5 grupos mistos. Um deles deve colocar-se no centro do grupo e cada um dos outros colegas deve dizer-lhe uma qualidade física e uma característica de personalidade que o(a) torna atraente. Explica que o elemento do centro deve ouvir em silêncio e tentar recordar o que lhe foi dito. Se houver tempo, todos os alunos do grupo deverão ir ao centro e repetir o exercício.
13 Sugere a cada elemento do centro para partilhar com a turma o que sentiu ao ouvir os comentários dos colegas e o que gostou mais de ouvir.
14 Pede aos teus colegas que estiveram no centro para individual e anonimamente voltarem a avaliar o que pensam em relação à sua atracção pessoal (Grupo de Investigação 1.1, parte D) e o que acham que os outros pensam, tal como fizeram na actividade 0.2 (Ideias Iniciais). Pede-lhes que voltem a colocar este questionário na caixa de recolha.
15 Sugere-lhes que comentarem com a turma se nesta segunda avaliação a sua pontuação aumentou ou diminuiu.
16 Em turma, organiza as conclusões finais sobre esta actividade para fazer a sua divulgação online.
17 Encoraja-os a discutirem através do Fórum Alunos, Jovens em Acção o vosso trabalho e as vossas interpretações e o trabalho e ideias dos vossos colegas de outras escolas sobre o mesmo assunto.
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Actividade 1.3 Quais são as DSTs? |
6. Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis ............... Aluno/ Grupo Líder ... |
Consulta a sites e Mesa Redonda com Convidados: Partilha o conhecimento, desenvolve o pensamento crítico, clarifica valores e participa democraticamente
1 Explica aos teus colegas que o objectivo desta actividade é preparem a intervenção de oradores numa mesa redonda sobre DSTs com a presença de convidados.
2 Organiza os teus colegas em grupos de duas ou três pessoas. Pede-lhes para consultarem os sites indicados (Consulta a Sites e Mesa Redonda 1.3) e compararem a informação contida em cada um deles para fazerem uma listagem das DSTs que lá são referidas.
3 Divide a turma em quatro grupos e pede aos teus colegas para distribuirem as doenças sexualmente transmissíveis que querem estudar para preparar o seu orador(es) para a mesa redonda.
4 Sugere aos quatro grupos que regressem aos sites e preparem material didáctico (diapositivos, transparências, pequeno filme, folhetos informativos, autocolantes, etc.) para ajudar na apresentação do seu orador(es).
5 Quando o trabalho estiver terminado, organiza uma assembleia de turma para preparar a mesa redonda (os especilaistas a convidar, a presença ou não de seropositivos ou doentes de SIDA ou pessoas com outras DSTs, as perguntas a fazer a cada convidado, quem são os colegas, pais, professores que vão convidar para assistir, etc.)
6 Depois da mesa redonda organiza, em turma, uma reportagem para fazer a divulgação desta actividade online.
7 Incentiva uma discussão através do Fórum Alunos, Jovens em Acção sobre o tipo de DSTs que existem, a sua prevalência, os meios de transmissão e prevenção, as manifestações clínicas da doença e o tratamento possível.