![]() |
Actividade 0 Ideias Iniciais sobre as mudanças no despertar da maturidade sexual |
2. O Despertar da Maturidade Sexual ......................................................Aluno/ Grupo Líder... |
![]() |
Actividade 0.1 Problemas/temas sobre o despertar da maturidade sexual que os jovens da minha idade gostavam mais de trabalhar |
2. O Despertar da Maturidade Sexual ......................................................Aluno/ Grupo Líder... |
Tempestade de ideias em Grupos do Mesmo Sexo: Partilha as tuas ideias iniciais sobre o tema e os problemas que gostavas de resolver ou ajudar a resolver relacionados com ele e participa democraticamente.
1 Pede aos teus colegas para formarem grupos de trabalho com elementos do mesmo sexo.
2 Diz ao porta-voz do grupo que deve registar todas as dúvidas, preocupações e situações, que os participantes gostavam de resolver ou ajudar a resolver, relacionadas com o que acontece na puberdade. Para isso, devem pensar, em grupo, nas preocupações que têm ou tiveram os participantes nessa idade (Tempestade de Ideias 0.1).
3 Em turma, faz uma síntese dos problemas que a maioria considera mais importantes em cada uma das questões anteriores e envia para divulgar online, através do Fórum dos Alunos, Diário dos Observadores.
![]() |
Actividade 0.2 O que muda no meu corpo e no corpo do outro sexo na puberdade |
2. O Despertar da Maturidade Sexual ......................................................Aluno/ Grupo Líder... |
Tempestade de Ideias em Desenho em Grupos do Mesmo Sexo: Partilha as tuas ideias iniciais sobre o tema e participa democraticamente.
1 Organiza os teus colegas em pequenos grupos (máximo 6 pessoas) do mesmo sexo. Diz ao porta-voz que deve convidar uma pessoa do grupo a deitar-se numa folha de papel grande (1,60 x 0,90 m) para que possa contornar o seu corpo.
2 Diz aos grupos que devem desenhar os órgãos sexuais externos, no tamanho real, e todas as modificações que o corpo sofre na puberdade. Pede-lhes que façam a legenda do desenho.
3 Entrega uma nova folha de desenho a cada grupo. Diz ao porta-voz que deve pedir a uma pessoa do outro sexo para se deitar nessa folha de papel e contornar o seu corpo. Pede-lhes que repitam o processo anterior para esta pessoa do sexo oposto ao do grupo de trabalho.
4 Pede ao porta-voz para tirar uma fotografia digital a cada um dos desenhos para mostrar online as ideias do grupo.
Alternativa: Usa os contornos do corpo masculino e feminino em anexo (Tempestade de Ideias em Desenho 0.2).
![]() |
Actividade 0.3 O que muda no meu corpo e no corpo do outro sexo na puberdade |
2. O Despertar da Maturidade Sexual ......................................................Aluno/ Grupo Líder... |
Tempestade de Ideias em Desenho em Grupos do Mesmo Sexo: Partilha as tuas ideias iniciais sobre o tema e participa democraticamente.
1 Pede aos teus colegas para trabalharem com o mesmo grupo da actividade anterior (0.2) e com o esboço que fizeram do vosso sexo.
2 Diz-lhes para desenharem no interior do corpo o sistema reprodutor e não se esquecerem de colocar os órgãos no tamanho e local real. Pede-lhes para fazerem a legenda do desenho.
3 Explica-lhes que devem repetir todo o processo anterior para a pessoa do outro sexo.
4 Pede ao porta-voz para tirar uma fotografia a cada um dos desenhos para mostrar online as ideias do grupo.
Alternativa: Usa os contornos do corpo masculino e feminino em anexo (Tempestade de Ideias em Desenho 0.2).
![]() |
Actividade 0.4 Como funcionam os sistemas reprodutores feminino e masculino |
2. O Despertar da Maturidade Sexual ......................................................Aluno/ Grupo Líder... |
Tempestade de Ideias numa História em Cadeia: Partilha as tuas ideias iniciais sobre o tema e participa democraticamente.
1 Pede aos teus colegas para construírem em turma uma história em cadeia para ensinarem aos colegas da mesma idade como funcionam os sistemas reprodutores masculino e feminino (Tempestade de Ideias numa História em Cadeia 0.4). Explica-lhes que quando se colocarem no papel de professor(a) devem escrever tudo o que ele(a) diria e quando se colocarem no papel de um dos colegas devem escrever tudo o que ele(a) responderia ou perguntaria se a situação fosse real. Explica-lhes que devem partir da situação proposta (Tempestade de Ideias numa História em Cadeia 0.4) e lembra-lhes que não se devem esquecer das preocupações relacionadas com a menstruação, os sonhos húmidos, o período fértil, etc..
2 Sugere-lhes que sejam activos e participativos e que só deixem terminar a história quando acharem que ela responde a todas as dúvidas que os colegas têm.
3 Relê a história em turma e pede-lhes que lhe atribuam um título que ilustre o seu conteúdo.
4 Envia a história para colocar online as ideias da turma.