INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºD- Área Projecto, 10ºB, 10ºD, 10ºF e 11ºI - Área Escola (2003/04)
Home






8. Diferentes concepções e vivências da sexualidade em diferentes culturas
SEXUALIDADES E
EDUC
AÇÃO SEXUAL

2. Investigação






TURMA 11º I

1. Localização geográfica dos povos estudados/ 2. Exemplos sobre a sexualidade nas diferentes culturas:

(A) Primeiro, para estudar a localização geográfica dos povos abaixo referidos a a sua sexualidade, realizámos as seguintes pesquisas na Internet:

BALI

http:www.espacoacademico.com.br/020/20.eva.htm


MASSAI

  • Moralez, Adilson. Povo Masai.

http:www.ecofotos.com.br/Internacionais/Africa/Povo%20Masai.asp


TONGA

  • Wikipedia, A Enciclopédia Livre. Tonga.

http:www.pt.wikipedia.org/wiki/Tonga

MULTICULTURALISMO

  • Cardoso, Carlos Manuel, Neves(1995). Antropologia e Multiculturalismo. Revista CIOE (Centro para a Igualdade de Oportunidades em Educação).(5), Verão-Outono 1995.

http:www.ese.ips.pt/cioe/multicultural/antropologia.htm

O ORGASMO
  • Jiménez, Carlos Alberto. El Orgasmo.

http:www.geocities.com/ludico_pei/el_orgasmo.htm


(B) Depois, como consequência do estudo realizado, reflectimos sobre o conceito de "tolerância" e decidimos participar no Fórum Direitos Humanos na Educação para a Cidadania, Fórum de debate: A tolerância (3ºciclo e secundário) do Ministério da Educação, sob a orientação dos professores responsáveis António José Martins e Elódia Canteiro. Serão transcritas abaixo algumas dessas mensagens (www.dh.cidadania@iie.min_edu.pt):

A Tolerância
Ser tolerante é saber viver com as diferenças dos outros. Consciente de que quem aponta hoje o dedo à diferença, amanhã pode ser retribuído. Para nós a grande virtude da vida é respeitar os outros e ser respeitado. As diferenças sexuais nos nossos dias não são aceites como tivemos oportunidade de verificar no desenvolvimento da nossa área escola: "A sexualidade", o que nos prova que vivemos rodeadas de pessoas intolerantes, incapazes de aceitar e viver com as diferenças dos outros. Será que ser diferente não é ser igual? Afinal todos nós somos diferentes!

Ângela e Raquel (11ºI)(28/05/2004)


Ser Tolerante
Acho que a tolerância é muito importante e, uma grande virtude. Mas, há alturas em que não podemos ser excessivamente tolerantes, isto é, quando os outros não nos respeitam devemos reagir. No geral, acho que, apesar de tudo, devemos tentar ser tolerantes ao longo da vida pois muitas vezes o facto de não o sermos pode trazer-nos alguns dissabores.

Luis Sampaio e Cátia Cardoso (11ºI)(28/05/2004)


Tolerância=Respeito
Para quê escrever tanto sobre o que é a tolerância se podemos resumi-la a uma só palavra: RESPEITO. Quem respeita o mundo que o rodeia sabe ouvir a opinião dos outros e aprender com isso, sabe adaptar-se às diferentes situações e aceita os diferentes modos de ver o mundo. Uma pessoa intolerante torna-se agressiva, confusa e intransigente acabando por ser rejeitada, isolando-se do mundo, morrendo interiormente. É isso que queres para ti?? Claro que não... então sê tolerante!!!

Andreia Nogueira e Andreia Lopes (11ºI)(28/05/2004)


Tolerância
A tolerância é, para nós, o respeito; aceitar as diferenças e as culturas dos outros. Temos que saber respeitar os outros para sermos respeitados! Temos que ter a consciência que não existem pessoas iguais e temos que aprender a lidar com essas diferenças, pois se não o fizermos não merecemos o mínimo respeito dos outros. RESPEITEM OS OUTROS!!!!

Mafalda e Audrey (11ºI)(28/05/2004)



3.Conclusões e implicações: Diferenças entre os costumes estudados e os que dominam na nossa sociedade








Home