INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºD- Área Projecto, 10ºB, 10ºD, 10ºF e 11ºI - Área Escola (2003/04)
Home






SEXUALIDADES E
EDUC
AÇÃO SEXUAL

2. Investigação
2. Manifestações da sexualidade no nosso dia a dia




Exemplos do nosso dia-a-dia que mostram aspectos da sexualidade humana:

  • A amamentação (síntese da turma 10ºB)
  • A maneira como nos arranjamos (síntese da turma 10ºB)
  • A maneira como nos penteamos (síntese da turma 10ºB)
  • A forma como nos vestimos (síntese da turma 11ºI)
  • A maneira como falamos (síntese da turma 11ºI)
  • A maneira como agimos (síntese da turma 11ºI)
  • A maneira como demonstramos os nossos sentimentos (síntese da turma 11ºI)
  • A maneira como pensamos (síntese da turma 11ºI)
  • A nossa posição perante a sociedade (síntese da turma 11ºI)
  • Os idolos que temos (síntese da turma 11ºI)
  • As relações com os nossos familiares (síntese da turma 11ºI)
  • O afecto pelos colegas (síntese da turma 10ºF)
  • Cumprimentar . Quando cumprimentamos uma pessoa (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma 11ºI)
  • Olharmo-nos ao espelho (síntese da turma 10ºB)
  • Caminhar de forma sensual (síntese da turma 10ºB)
  • A maneira de dançar (síntese da turma 10ºB)
  • Namorar (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma 10ºF), (síntese da turma 11ºI)
  • Ver a pessoa de quem gostamos (síntese da turma 10ºB)
  • Apalpar (síntese da turma 10ºB)
  • Masturbação (síntese da turma 10ºB)
  • Excitação (síntese da turma 10ºB)
  • No namoro (síntese da turma 7ºD)
  • Pessoas grávidas (síntese da turma 7ºD)
  • A maneira como os amigos conversam (síntese da turma 7ºD)
  • A menstruação nas raparigas (síntese da turma 7ºD)
  • A relação que existe entre pais e filhos (síntese da turma 7ºD)
  • O carinho entre jovens e idosos (síntese da turma 7ºD)
  • Rapazes e raparigas a passear (síntese da turma 7ºD)
  • As diferenças sexuais entre um homem e uma mulher (síntese da turma 7ºD)
  • Passear de mão dada (síntese da turma 7ºD)
  • A convivência entre as pessoas (síntese da turma 7ºD)
  • Pessoas a beijarem-se e a acariciarem-se (síntese da turma 7ºD)
  • Gostar de uma pessoa (síntese da turma 7ºD)
(voltar)

Exemplos que mostram a nossa sexualidade quando nascemos:

  • O extinto de sucção ou o acto de amamentação (síntese da turma 10ºB)
  • Um bebé já sente prazer ao mamar (síntese da turma 11ºI)
  • Por termos órgãos genitais masculinos ou femininos (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma 7ºD)
  • Porque já temos as características que nos vão definir como pessoa sexuada (síntese da turma 11ºI)
  • Pelo carinho que recebemos dos pais (síntese da turma 10ºF)
  • Criamos sentimentos de afecto com as pessoas que nos rodeiam (síntese da turma 7ºD)
(voltar)

Exemplos que mostram a sexualidade dos velhinhos:

  • Pelo desejo (síntese da turma 10ºB)
  • Pelo afecto com o parceiro(a) (síntese da turma 10ºB)
  • Pela troca de carícias com o(a) companheiro(a) (síntese da turma 10ºB)
  • Dando as mãos (síntese da turma 10ºB)
  • Pela vaidade (síntese da turma 10ºB)
  • Pela amizade (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma 10ºF)
  • Pelos gostos (síntese da turma 10ºB)
  • Pelo modo como agem (síntese da turma 10ºB)
  • A sexualidade começa quando nascemos e acaba quando morremos, logo os velhinhos têm a mesma sexualidade que nós, mas podem exprimi-la de formas diferentes, pois não peerdem os comportamentos que já tinham. (síntese da turma 11ºI)
  • Porque também têm o sexo definido (síntese da turma 7ºD)
  • São solidários um com o outro (síntese da turma 7ºD)
  • Os velhinhos continuam a ter a sua intimidade (síntese da turma 7ºD)
  • São como os outros adultos (síntese da turma 7ºD)
  • Pelo carinho existente entre eles (síntese da turma 7ºD)
  • Os velhinhos só são sexuais porque ainda dizem "meu amor". (síntese da turma 7ºD)
  • Nos velhinhos só há muito carinho entre eles, mais nada" (síntese da turma 7ºD)
  • "Ao dar carinho aos filhos e ao pedir-lhes conforto" (síntese da turma 7ºD)
  • "Os velhinhos são sexuais porque têm relacionamentos entre eles, têm relações sexuais e sentem atracções físicas." (síntese da turma 7ºD)

(voltar)
Home