Para melhor compreender o que sentem e pensam os adultos, precisamos saber a vossa opinião acerca destes assuntos e, para isso, pedimos a vossa colaboração para concluir o trabalho que estivemos a desenvolver no âmbito da Educação Sexual. Assim, agradecemos desde já toda a vossa disponibilidade e interesse para responder a este questionário. O nosso muito obrigado!

QUESTIONÁRIO
1- Idade _____
2- Sexo:
Masculino
Feminino
3- Profissão: _________________________________________________________
4- Local onde vive _____

1- Este primeiro conjunto de perguntas são para ficarmos a saber quais são as concepções que os adultos têm sobre a Sexualidade. Por favor, responda de um modo claro às questões colocadas.
1.1. O que é a sexualidade?
1.2. Para que serve a sexualidade?
1.3. Como se expressa a sexualidade?
1.4. A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?
2- As perguntas seguinte são para saber a sua opinião sobre a sexualidade ao longo do tempo em diferentes culturas.
2.1. Na sua opinião, a religião afecta a nossa sexualidade? Como?
2.2. Considera que a cultura do país e do meio onde vivemos condiciona a nossa sexualidade? Como
2.3. A sexualidade dos jovens de agora é igual à dos jovens do vosso tempo?
3- Agora pedimos que nos diga, por favor, o que considera que está certo e errado nos comportamentos e atitudes dos adolescentes nas relações de amizade e no namoro?
4- Na sua opinião, quais são as mensagens relacionadas com a sexualidade que os jovens recebem:
4.1. dos outros jovens da mesma idade?
4.2. dos adultos?
5- Vamos agora falar do carinho e intimidade que existe entre as pessoas:
5.1. Acha que há alguma época da vida que é melhor para expressar o carinho e a intimidade?
5.2. Por favor, indique no quadro abaixo quais são os afectos, carinhos, atitudes, comportamentos e intimidades que considera correcto em cada uma das fases da vida referidas na coluna um.
5.2.1. Crianças:
entre os 0 e 9 anos
|
5.2.1
|
5.2.2. Jovens adolescentes: entre os 10 e os 13 anos |
5.2.2
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5.2.3. Adolescentes: entre os 14 e os 17 anos |
5.2.3
_________________________________________________
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5.2.4. Adultos: entre 18 e 65 anos |
5.2.4
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5.2.5. Terceira idade: a partir de 65 anos |
5.2.5
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5.3. Como poderíamos mudar as ideias que a sociedade tem sobre as expressões de intimidade?
6- Agora gostavamos de saber o que pensa sobre a Educação sexual. Por favor, nas afirmações abaixo assinale com uma X aquelas com que concorda.
6.1. A saúde reprodutiva corresponde ao estado de bem estar físico, mental e social relacionado com o sistema reprodutor.
6.2. A saúde sexual é o conjunto das modificações do corpo, emocionais, intelectuais e sociais que contribuem para desenvolver a personalidade, a comunicação, o amor, etc.
6.3. A Educação sexual não leva ao aumento da actividade sexual entre os adolescentes.
6.4. A Educação Sexual faz com que os adolescentes iniciem a sua vida sexual mais cedo.
6.5. As raparigas sexualmente activas que tiveram Educação Sexual, têm mais probabilidade de usar a pílula do que as outras raparigas.
6.6. As raparigas sexualmente activas que não tiveram Educação Sexual têm menos probabilidade de engravidar do que as outras raparigas.
6.7. A Educação Sexual ajuda os estudantes a protegerem-se contra a exploração sexual e os maus tratos sexuais físicos e emocionais.
6.8. A compreensão sobre o funcionamento sexual do corpo, sobre os tipos de afectividade e intimidade e o respeito pelo nosso prazer e pelo prazer do outro, não é suficiente para prevenir o abuso sexual.
6.9. A Educação Sexual ajuda os estudantes a deciderem com mais consciência as atitudes sexuais que querem ter.
6.10. Na Educação Sexual, como os estudantes ficam a saber que não há um único tipo de comportamentos e atitudes sexuais correctos, pois variam de cultura para cultura, ficam mais indecisos sobre as atitudes e comportamentos sexuais a ter.