INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºD- Área Projecto, 10ºB, 10ºD, 10ºF e 11ºI - Área Escola (2003/04)
Home






SEXUALIDADES E
EDUC
AÇÃO SEXUAL

2. Investigação
10. Utilização da sexualidade na publicidade

10ºB, 10ºF e 11º I

Destinada a mulheres | Destinada a homens | Conclusões




PUBLICIDADE DESTINADA A MULHERES ADULTAS:

      O que se pretende vender com os anúncios:

      • Produtos de limpeza pessoal (3 anúncios); Roupa (2 anúncios); Vários (4 anúncios). (Síntese 10ºB )
      • Preservativos (1 anúncio); telemóveis (1 anúncio); produtos de beleza femininos (2 anúncios); Euro 2004 (1 anúncio); medicamentos (1 anúncio). (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10º F)

      • Produtos de limpeza pessoal (1 anúncios); Perfume (1 anúncio); cerveja (2 anúncios); telemóveis (1 anúncio). (Cátia Cardoso, Laura Veiga, Paula Ribeiro, 11ºI)

      • Roupa interior feminina (2 anúncios); higiene pessoal feminina (2 anúncios); preservativos (1 anúncio); perfume feminino e masculino (1 anúncio) (Anabela, Rita, Hugo, 11º I).

    A quem se destinam os anúncios:

    • A mulheres (6 anúncios). (Síntese 10ºB )
    • A homens (2 anúncios). (Síntese 10ºB )
    • A ambos os sexos (1 anúncios). (Síntese 10ºB )

Quem aparece nos anúncios:

    Relação que existe entre as pessoas que aparecem nos anúncios:

    • Relações de amizade (Síntese 10ºB)
    • Relações amorosas (Síntese 10ºB)
    • Relações de trabalho (Síntese 10ºB)

    Ambiente físico e psicológico dos anúncios:

    • O ambiente é feliz, alegre e animado (Síntese 10ºB)

    Objectos que aparecem nos anúncios:

    • Roupa interior (Síntese 10ºB)
    • Produtos de limpeza (Síntese 10ºB)
    • Produtos de beleza (Síntese 10ºB)

    Objectos que identificam as pessoas:

    • Roupas de marca (Síntese 10ºB)

    Imagem corporal e traços de personalidade das pessoas que fazem os anúncios:

    • São belas (Síntese 10ºB)
    • Delicadas (Síntese 10ºB)
    • Estado de espírito alegre (Síntese 10ºB)

    Tipo de comunicação utilizada nos anúncios:

    • Geralmente, uma comunicação calma e passiva

    Valores demonstrados nos anúncios:

    • Valorizar muito o seu próprio corpo (Síntese 10ºB)

    Papel social desempenhado pelas pessoas que aparecem nos anúncios:

    • Ser bom profissional (Síntese 10ºB)

(voltar)

PUBLICIDADE DESTINADA A HOMENS ADULTOS:

      O que se pretende vender com os anúncios:

      • Produtos de beleza (Síntese 10ºB)
      • Produtos de limpeza (Síntese 10ºB)

    Quem aparece nos anúncios:

    • Mulheres (Síntese 10ºB)
    • Homens (Síntese 10ºB)
    • Adolescentes (Síntese 10ºB)
    • Grupos de pessoas do mesmo sexo e de sexo diferente (Síntese 10ºB)

    Relação que existe entre as pessoas que aparecem nos anúncios:

    • Relações de amizade (Síntese 10ºB)
    • Relações amorosas (Síntese 10ºB)
    • Relações de trabalho (Síntese 10ºB)

    Ambiente físico e psicológico dos anúncios:

    • O ambiente é feliz, alegre e animado (Síntese 10ºB)

    Valores demonstrados nos anúncios:

    • Valorizar muito o seu próprio corpo e o profissionalismo (Síntese 10ºB)

    Papel social desempenhado pelas pessoas que aparecem nos anúncios:

    • Ser bom profissional (Síntese 10ºB) (voltar)

ANÁLISE COMPARATIVA DA PUBLICIDADE E CONCLUSÕES
Na generalidade, os anúncios destinados a mulheres são feitos igualmente por mulheres e os anúncios destinados a homens são feitos por homens musculados e por mulheres muito sedutoras. (Síntese 10ºB )
Os anúncios dirigidos para mulheres são normalmente apresentados por homens, pois são atractivos e as mulheres têm tendência para comprar os produtos. Em oposição, temos produtos para o público masculino que são apresentados por mulheres bonitas, sensuais e muitas vezes actrizes ou figuras públicas conhecidas. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF )
Concluímos que quer nos anúncios destinados a homens quer nos anúncios destinados a mulheres, o corpo é objecto sexual. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI; Anabela, Rita e Hugo, 11º I)

Os modelos de beleza do homem e da mulher têm algumas semelhanças e diferenças. Ambos, quer os homens quer as mulheres, são portadores de uma grande beleza, mas a mulher é mais sensual, elegante e atraente, logo, esta surge mais nos anúncios. (Síntese 10ºB )
Estes homens e mulheres são bonitos, atraentes, sedutores e interessantes. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF )
Geralmente a publicidade apresenta corpos esbeltos e muito bem cuidados. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI ). O homem e a mulher são perfeitos, com corpos cuidados e esbeltos, despertando assim para a sexualidade e para o consumo. (Anabela, Rita e Hugo, 11º I )

Encontrámos diferenças nos estereótipos que são transmitidos de homem e mulher. A mulher é elegante (magra), portadora de grande beleza e com uma aparência física muito agradável. O homem é musculado, alto, moreno, bonito e com uma boa aparência física. (Síntese 10ºB )
Os estereótipos transmitidos de homem e mulher são os seguintes: não existem rugas; os corpos são perfeitos, com um aspectos saudável e belos; são morenos; nas mulheres não há celulite e são jovens. Ou seja, os corpos transmitem a perfeição. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF ). Os homens e as mulheres apresentadas são perfeitos. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI )

São transmitidos como valores da sociedade: a atracção pelo sexo oposto, a beleza, a sensualidade, o consumismo e a superficialidade. Na nossa opinião não é correcto utilizar-se a imagem de figuras consideradas perfeitas para fins lucrativos. (Síntese 10ºB )
Os valores transmitidos são valorizar o consumismo, o perfeccionismo e o idealismo. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF ). Quer os homens quer as mulheres transmitem valores que despertam a sensualidade e o consumismo. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI )

Existem elementos discriminatórios na publicidade. Os homens são discriminados na venda de produtos de beleza, isto é, na divulgação de produtos de beleza aparecem sempre mulheres.
As mulheres aparecem semi-nuas nos anúncios, para demonstrar os efeitos que os produtos causam na pele, mas, como sabemos, não são estes que as tornam tão belas. Há um uso indiscriminado da imagem de pessoas belas em detrimento das mulheres normais que se sentem discriminadas (Síntese 10ºB )

Na publicidade existem elementos sexistas e discriminatórios para ambos os sexos, pois, existe uma forma excessiva e discriminatória de mostrar os corpos e a utilização destes para vender produtos. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF ). Na nossa opinião, as mulheres são mais discriminadas, pois só estas aparecem como objecto sexual na publicidade. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI). Achamos que a mulher é um pouco discriminada, uma vez que é apresentada como um objecto sexual, por isso consideramos que a sua exposição podia ser retirada, uma vez que a publicidade já apresenta uma parte significativa de sexualidade. (Anabela, Rita e Hugo, 11º I )

Utiliza-se a publicidade tanto com fins comerciais, para vender produtos, para anunciar um novo supermercado ou os preços baixos do estabelecimento, como, também, para tentar iludir o consumidor a comprar certos produtos com imagens atraentes e falsas indicações. (Síntese 10ºB )
A sexualidade é usada com fins comerciais para chamar a atenção das pessoas. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI )
A publicidade é usada para fins comerciais e apresenta diversas funções, tais como, informar, persuadir as pessoas a comprar um determinado produto, entreter, despertar interesse e, podemos dizer, que apela sobretudo aos sentimentos e emoções do consumidor (Anabela, Rita e Hugo, 11º I ).

Poderiam ser incluídos outros aspectos da sexualidade na publicidade. Os anúncios geralmente mostram a sexualidade limitada ao corpo, à aparência física e ao sexo não demonstram também, geralmente, a componente psicológica e afectiva como o afecto, o carinho, o amor, a delicadeza, etc. . (Síntese 10ºB )
Na publicidade nós mudariamos as pessoas que apresentam os produtos, para que a sua presença não influenciasse os consumidores, pois as pessoas deveriam comprar os produtos pela sua qualidade e não pelos ambiente criado à volta do produto. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF )

Mudariamos algumas coisas na publicidade. A publicidade dirigida ao homem e à mulher deveria ter mais a presença do sexo masculino e o padrão de beleza do homem e da mulher deveria ser alterado para a normalidade. (Síntese 10ºB )

A publicidade influencia-nos na compra de certos produtos que parecem ser o melhor daquela gama. Faz-nos acreditar num mundo mais perfeito do que aquele que na realidade acontece. Os jovens de hoje guiam-se muito pela moda e, como sabemos, a moda é muito dispendiosas. O facto de andar na moda dá aos jovens um grau de popularidade superior, ou pelos menos assim o pensam os mesmos, levando-os a só comprar roupa de marca. É neste caso que a publicidade tem mais influência nos jovens. (Síntese 10ºB )
Os jovens identificam-se com as pessoas dos anúncios e querem e tentam ser como eles, isto é, belos, sensuais, felizes, etc.. (Audrey Marques, Luís Sampaio, Mafalda Cunha, 10ºF )
A publicidade poderá influenciar-nos na medida em que nos leva a comprar coisas de que não necessitamos. (Cátia Cardoso, Laura Veiga e Paula Ribeiro, 11ºI )
Em suma, podemos dizer que a publicidade é benéfica, porque informa e diverte as pessoas (como já foi referido anteriormente), mas por outro lado, também é um pouco maléfica, porque, muitas vezes, influencia-as a comprar certas coisas de que nem necessitam! (Anabela, Rita e Hugo, 11º I )

(voltar)
Home