INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºD- Área Projecto, 10ºB, 10ºD, 10ºF e 11ºI - Área Escola (2003/04)
Home


SEXUALIDADES E
EDUC
AÇÃO SEXUAL

2. Investigação



1. Obras de arte que mostram ou sugerem:







Relações coitais

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI),(síntese da turma 7ºD)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma11ºI)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma11ºI)

"Porque os dois sexos opostos sugerem intimidade. " (síntese da turma 10ºB)
"Porque as figuras 4 e 5 sugerem namoro e casamento e consequentemente a relação coital" (síntese da turma11ºI)
"São as figuras 4 e 5, porque vemos duas pessoas de sexo diferente e concluímos que algo vai acontecer" (síntese da turma 7ºD) (voltar)

Corpos sensuais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)

"Porque os corpos estão em poses sensuais" (síntese da turma 10ºB).
"As figuras 1, 2 e 3, porque associamos a nudez à sensualidade e à intimidade" (síntese da turma11ºI)
"São as figuras 1, 2 e 3 porque os corpos encontram-se em poses que demonstram atracção física e além disso estão nus. (síntese da turma 7ºD) (voltar)

Intimidade

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (síntese da turma 10ºB).
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (síntese da turma11ºI)

"Porque se encontram sozinhos na intimidade" (síntese da turma 10ºB).
"As figuras 4,5, 7, 8 e 9, porque todas revelam uma proximidade entre duas pessoas o que pressupõe a existência de intimidade entre elas. (síntese da turma11ºI)
"São as figuras 4 e 5, porque as figuras demonstram à-vontade entre os dois, sendo por isso normal que sejam íntimos. (síntese da turma 7ºD) (voltar)

Reprodução

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (síntese da turma 10ºB).
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (síntese da turma11ºI)

"Porque parece que tiveram ou iriam ter relações sexuais" (síntese da turma 10ºB).
"As figuras 6 e 8, porque mostram directamente o resultado da reprodução, a existência de crianças)
"São as figuras 5, 6 e 8, porque demonstram actos que podem levar à reprodução e porque mostram bebés." (síntese da turma 7ºD) (voltar)

Roupa sexy

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (síntese da turma10ºF)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma10ºF)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (síntese da turma 10ºB).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma10ºF)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (síntese da turma10ºF)
  • Na nossa opinião nenhuma figura tem roupa sexy.
    (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)

"Porque é a roupa sexy da altura" (síntese da turma 10ºB). (voltar)

Preocupação com a imagem do corpo

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma10ºF)

"Porque há um cuidado por parte das pessoas em relação ao corpo" (síntese da turma 10ºB).
"As figuras 1, 2 e 3 porque na época em que estas obras se situam, os artistas preocupavam-se com a imagem e perfeição do corpo. (síntese da turma11ºI)
"É a figura 1, porque a rapariga está perante uma pessoa que trata da sua imagem e, além disso, a rapariga está a ver-se ao espelho." (síntese da turma 7ºD) (voltar)

Afecto

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (síntese da turma 10ºB),(síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (síntese da turma 10ºB)

"Porque estão a estabelecer uma relação de carinho" (síntese da turma 10ºB).
"AS figuras 4, 5, 6, 7, e 8, porque os comportamentos observados nas imagens pressupõem actos de carinho." (síntese da turma11ºI)
"São as figuras 4,6 e 8, porque mostram uma relação de amizade e carinho entre as pessoas." (síntese da turma 7ºD) (voltar)

Diferentes papéis de género

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (síntese da turma10ºF)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (síntese da turma10ºF)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (síntese da turma10ºF)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI)

"A figura 6, porque está a explicitar a diferença entre o homem e a mulher, o homem trabalha e a mulher cuida dos filhos" (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma 7ºD)
"As figuras 6 e 8, uma vez que expressam atitudes características das mulheres (papéis femininos), como por exemplo, a mãe que está a amamentar." (síntese da turma11ºI)
(voltar)

Relações interpessoais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (síntese da turma 10ºB), (síntese da turma10ºF), (síntese da turma11ºI), (síntese da turma 7ºD)

"As figuras 1, 4, 5, 6, 7, 8, e 9 porque todas mostram a relação existente entre duas pessoas" (síntese da turma11ºI)
"São as figuras 4,5,6,8 e 9 porque todos estão a comunicar entre si verbalmente e gestualmente." (síntese da turma 7ºD) (voltar)

(voltar)
Home