INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºD- Área Projecto, 10ºB, 10ºD, 10ºF e 11ºI - Área Escola (2003/04)
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O que é a sexualidade?
- A sexualidade é o carinho entre dois seres que se amam, é o acto de fazer sexo, a masturbação e pode ser também considerado os órgãos sexuais do homem e da mulher (10ºB).
- É informação sobre o corpo do homem e da mulher e sobre os sistemas reprodutivos dos dois sexos. É também uma forma de manifestar o comportamento sexual (10ºD).
- Um acto de intimidade entre duas pessoas (10ºF).
- Um relacionamento entre duas pessoas que expressam os seus sentimentos mais intimos (10ºF).
- A sexualidade é um conjunto de comportamentos e acções relativos ao sexo, ou não. A sexualidade não se traduz apenas nos actos sexuais, mas também nos actos quotidianos. (11ºI)
- A sexualidade é algo que podemos praticar e sentir. Implica amor ou outros sentimentos e é diferente de pessoa para pessoa (7ºD) (voltar)
Para que serve a sexualidade?
- A sexualidade serve para nos sentirmos realizados fisicamente e psicilogicamente, para nos sentirmos homens e mulheres, para aliviar o stress do dia a dia, para nos dar prazer, para sentir a relação estável e para nos sentirmos bem connosco e com os outros (10ºB).
- Serve para conhecer melhor o corpo e para assumirmos e afirmarmos aquilo que verdadeiramente somos e sentimos sexualmente (10ºD).
- Para satisfazer os nossos desejos mais intimos e fortalecer a relação entre duas pessoas (10ºF).
- Para exprimir de forma mais clara os sentimentos de amor e prazer (10ºF).
- Para dar prazer e para ter filhos (10ºF).
- Para mostrar o verdadeiro significado da sexualidade (10ºF).
- A sexualidade permite-nos distinguir as pessoas. Pode servir para transmitir sentimentos ou simplesmente para obter prazer físico.(11ºI)
- A sexualidade serve para percebermos a razão da nossa existência, conhecer o nosso corpo, sabermos como se nasce e sentir atracção por outra pessoa. (7ºD) (voltar)
Como é que se expressa a nossa sexualidade?
- Pode expressar-se pelo modo de agir, pela masturbação, pelas atitudes sexistas, pelas atitudes com o sexo oposto e pelos nossos gostos e opiniões (10ºB).
- Através das atitudes e comportamentos sexuais de cada pessoa (10ºD).
- A sexualidade expressa-se através dos comportamentos, sentimentos, atitudes, relações entre as pessoas. Estas diferem conforme o nosso sexo, faixa etária, factores culturais e educação. (11ºI)
- A nossa sexualidade expressa-sepor palavras, gestos, acções e sentimentos. (7ºD). (voltar)
A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?
- Obviamente que a sexualidade se expressa de maneira diferente no homem e na mulher, de pessoa para pessoa e ao longo da vida. No caso dos homens, estes têm mais espiritualidade para falar sobre sexo, ao contrário das mulheres. Também é diferente de pessoa para pessoa porque nem todos são iguais e logo as nossas opiniões e sensações sobre a sexualidade são distintas (10ºB).
- Difere sempre na forma como pensam, desejam e sentem devido à educação e cultura (10ºD).
- Achamos que a sexualidade varia de pessoa para pessoa. Os homens e as mulheres têm maneiras diferentes de lidar com este tema. Consoante crescemos vamos mudando as nossas ideias e aprofundando os nossos conhecimentos. (11ºI)
- É claro que sim, porque cada sexo tem órgãos diferentes, por isso, a sexualidade é diferente. A sexualidade também é diferente porque as pessoas têm diferentes maneiras de agir. Além disso, cada vez ficamos mais maduros, por isso as nossas ideias vão evoluindo ao longo da vida (7ºD). (voltar)
Quando aparece e acaba a sexualidade?
- Na nossa opinião a sexualidade começa com a puberdade e acaba com a morte, quando a vida também acabar (10ºB).
- A sexualidade acompanha-nos ao longo da nossa vida, no entanto, manifesta-se de diferentes modos, sendo mais significativa a partir da puberdade (10ºD).
- A sexualidade nasce e morre connosco, ou seja, estende-se ao longo da vida. (11ºI)
- A sexualidade aparece com a puberdade e quando nos sentimos atraídos pelo sexo oposto. Acaba quando morremos. (7ºD) (voltar)
O que é um homossexual?
- É uma pessoa que tem como opção sexual a homossexualidade, ou seja, sente atracção por pessoas do mesmo sexo (10ºB).
- Um homossexual é um(a) indivíduo(a) que gosta de outro indivíduo(a) do mesmo sexo (10ºD).
- É uma pessoa que se identifica e se sente atraída por alguém do mesmo sexo. (11ºI)
- É um homem que tem um gosto sexual pelo mesmo sexo. (7ºD) (voltar)
Porque é que o sexo é diferente do género?
- O género tem a ver com o "masculino" e o "feminino", enquanto que o sexo está relacionado com os órgãos sexuais do homem e da mulher (10ºB).
- O sexo distingue-se a partir do órgão sexual que distingue se a pessoa é homem ou mulher. O género é masculino ou feminino (10ºD).
- O sexo é diferente de género, pois o sexo é mais restrito e permite fazer a distinção entre os órgãos genitais (anatomia), enquanto o género distingue as manifestações, comportamentos e atitudes sexuais. (11ºI)
- APorque o sexo serve apenas para os seres vivos e o género serve para muitas coisas. (7ºD) (voltar)
O que é um transexual?
- Um transexual é um indivíduo que se identifica com o sexo oposto, querendo fazer parte deste e submete-se a tratamentos cirúrgicos (operações) para mudar de sexo (10ºB).
- Um transexual é um indivíduo que não gosta do seu corpo e decide fazer várias operações para mudar de sexo. (10ºD).
- É uma pessoa que se identifica com o sexo oposto e, deste modo, muda o seu aspecto, apesar de manter o seu código genético, ou seja, o género mantém-se. (11ºI)
- Um transexual é alguém que mudou os seus órgãos sexuais para ficar como o outro sexo. (7ºD) (voltar)
A religião afecta a nossa sexualidade? Como?
- A religião pode afectar a nossa sexualidade. Se a sexualidade é demonstrada através de atitudes, gostos e opiniões, a religião pode interferir nesses valores, sendo os seres humanos que acreditam nessas religiões condicionados na sua sexualidade (10ºB).
- Sim, a religião condiciona em muito a nossa sexualidade, a nossa forma de pensar e os nossos valores (10ºD).
- Sim, a religião afecta a nossa sexualidade, devido à educação da religião. A Igreja Católica é uma das religiões que ainda não vê a sexualidade como algo natural, discriminando principalmente a nível ético e psicológico (proíbe a utilização de anticoncepcionais e não vê a divulgação da anatomia humana com bons olhos), levando a que os crentes tenham medo de exprimir a sua sexualidade. (11ºI)
- A religião pode ou não afectar a sexualidade, pois isso depende da religião e da fé das pessoas. (7ºD) (voltar)
A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?
- Sim, a cultura do meio e do país onde vivemos influencia bastante a nossa sexualidade, do mesmo modo que a religião (10ºB).
- A cultura do país e do meio regula a nossa sexualidade pois atribui papéis diferentes ao homem e à mulher. Por exemplo, o homem esteve sempre ligado à ideia do poder e era mais activo a todos os níveis. Da mulher esperava-se que se mantivesse virgem até ao casamento e a partir daí que estivessse disponível para o seu marido quando quisesse. Mesmo sendo casada não era considerado próprio que ela fosse muito activa sexualmente (10ºD).
- Sim, porque inserimo-nos numa cultura e seguimos as suas condicionantes, sendo a sexualidade fruto da nossa educação. (11ºI)
- Sim, porque há muitos preconceitos e as pessoas têm pudor de quem não pensa como eles. (7ºD) (voltar)
O que é um travesti?
- Um travesti é uma pessoa que se veste no sentido contrário ao seu género (10ºB).
- Um travesti veste-se de acordo com o sexo oposto e não chega a fazer uma operação como o transexual (10ºD).
- É uma pessoa que se veste e se comporta como alguém do sexo oposto. (11ºI)
- Um travesti é um homem ou uma mulher que se veste e age como o sexo oposto. (7ºD) (voltar)
A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?
- Não. Hoje em dia os jovens vivem com muita mais informação sobre a sexualidade e felizmente os pais começam a interagir na sexualidade dos filhos. Isto não acontecia no tempo dos nossos avós e pais, porque era considerado tabu (10ºB).
- De forma nenhuma, antigamente os jovens tinham menos liberdade. Hoje em dia, o namoro começa mais cedo, as relações sexuais também e os jovens procuram assumir a sua sexualidade com mais liberdade (10ºD).
- Não, porque a educação e os valores eram diferentes, e deste modo as manifestações eram diferentes, apesar das necessidades sexuais serem as mesmas. (11ºI)
- Não, porque no tempo deles a maioria dos jovens já trabalhava e os pais eram muito exigentes e não deixavam acontecer nada fora do controle. (7ºD) (voltar)
O que é a saúde reprodutiva?
- Saúde reprodutiva é quando se tem todos os cuidados, assegurando-nos de que a mulher não tem doençpas sexualmente transmitidas (10ºB).
- São as idas ao ginecologista, os cuidados a ter com o corpo, os cuidados a ter nas relações sexuais, o uso de métodos contraceptivos, a higiene e a prevenção de doenças de transmissão sexual (D.S.T.s) (10ºD).
- Saúde reprodutiva é o bem-estar das pessoas para reproduzirem um ser. (11ºI)
- A saúde reprodutiva consiste no apoio dado às pessoas para se reproduzirem. (7ºD) (voltar)
O que é a saúde sexual?
- É o conjunto de cuidados que devemos ter nas relações sexuais, isto é, que ambos os intervenientes no acto sexual tomem as precauções necessárias para que a relação sexual corra bem e que ambos mantenham o seu sexo saudável (10ºB).
- É a fertilidade, as idas ao ginecologista e ter em conta o planeamento familiar e as consequências dos nossos actos (10ºD).
- Saúde sexual é as condições físicas e psicológicas que as pessoas têm para iniciar e manter a vida sexual. (11ºI)
- A saúde sexual é a prevenção das doenças de transmissão sexual mortais, como por exemplo a Sida. (7ºD) (voltar)
Educação sexual
Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?
- Informando os seus alunos sobre a sexualidade, introduzindo a disciplina de Educação Sexual e fornecendo material informativo aos alunos (10ºB).
- Organizar palestras e criar a disciplina de educação sexual (10ºD).
- Através de informação (palestras, debates, folhetos, ) e implementação da disciplina de Educação Sexual. (11ºI)
- A educação sexual é aprender a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, aprender a fazer sexo e as várias posições. (7ºD) (voltar)
O que é a Educação Sexual?
- É uma disciplina onde nós aprendemos a falar e a lidar abertamente sobre a sexualidade e onde colocamos as nossas dúvidas sobre o assunto (10ºB).
- É a forma de adquirirmos conhecimentos e orientarmo-nos em relação à nossa própria sexualidade (10ºD).
- A disciplina de Educação Sexual retira as nossas dúvidas acerca da sexualidade, para que possamos ter uma vida sexual saudável e segura. (11ºI)
- É avisar os alunos sobre os riscos e problemas que podem vir a ter e oferecer pilulas e preservativos. (7ºD) (voltar)
Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?
- São os professores com espírito mais aberto e conhecimento sobre o assunto que nos devem ensinar Educação sexual, para podermos falar abertamente sobre aquilo que queremos e precisamos (10ºB).
- Pessoas devidamente formadas para falar no assunto (10ºD).
- São pessoas que tenham conhecimento suficiente para nos esclarecer e com os quais nos consigamos abrir. (11ºI)
- Professores especializados nessa área. (7ºD) (voltar)
A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?
- Alguns alunos pensam que a Educação sexual deve ser feita em qualquer disciplina, desde que o professor tenha um espírito aberto a estes assuntos. A maior parte dos alunos pensa que deve ser feita numa disciplina própria, porque deste modo temos uma disciplina que se destina somente à análise da sexualidade (10ºB).
- Não, na medida em que devia ser criada uma disciplina própria (10ºD).
- Não, pois achamos que deve ser uma disciplina independente. (11ºI)
- A educação sexual deve ser feita em Formação Cívica, porque é a parte curricular não disciplinar mais adequada. (7ºD) (voltar)
Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?
- Sim, para estarem a par do que a escola faz e compreenderem melhor os comportamentos dos filhos e para os ajudarem nos seus problemas e deste modo terem uma relação mais aberta com eles (10ºB).
- Os pais devem colaborar na educação sexual em casa e não na escola, transmitindo o seu ponto de vista sobre a sexualidade (10ºD).
- Sim, porque os nossos pais são os que melhor nos compreendem e porque também fazem parte da comunidade Educativa. Devem fazê-lo através da sua participação em palestras e debates com os professores e os filhos.(11ºI)
- Sim, porque os familiares devem saber tirar as nossas dúvidas. (7ºD) (voltar)
Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?
- Os alunos devem ser os principais intervenientes e expôr as suas dúvidas sobre o tema, fazendo assim com que a disciplina tenha um método mais activo e interventivo por parte dos alunos (10ºB).
- Devem dar sugestões sobre temas a abordar, participar activamente nos projectos planificados pela escola de forma a aprenderem acerca do que têm dúvidas e participar em projectos como o que estamos a desenvolver (10ºD).
- Fazendo trabalhos (Área-Escola) e afixá-los para que os alunos possam vê-los e informarem-se. Definindo temas e investigando sobre estes temas e a partir daí criar actividades que possam transmitir a nossa informação. (11ºI) (voltar)
Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar
- Quais são as posições que existem nas relações sexuais?
(10ºF, Escola Secundária de Vizela)- Gostava de falar sobre o prazer.
(10ºD, Escola Secundária de Vizela)- Qual é a eficácia de cada um dos métodos contraceptivos?
(10ºD, Escola Secundária de Vizela)- Quais são as doenças de transmissão sexual que existem?
(10ºD, 10ºF, 11º I, Escola Secundária de Vizela)- Como nos podemos proteger das doenças de transmissão sexual?
(10ºB, 10ºD e 11º I, Escola Secundária de Vizela)- Quais são os riscos sexuais que corremos e como os podemos prevenir?
(10ºB, Sec.Vizela)- Gosta de saber mais sobre a educação sexual em diferentes culturas, idades e classes sociais.
(11º I, Escola Secundária de Vizela)