8ºD- Área Projecto, 11ºA, 11ºB, 11ºF e 12ºI - Área Escola (2004/05)
Home

1. IDEIAS INICIAIS

AMOR, INTIMIDADE,COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO SEXUAL

TURMAS 12ºI e 11º F I — O que pensamos sobre o tema | I I — Questionário sobre a atracção pessoal

I — O que pensamos sobre a atracção, o amor, a intimidade, a comunicação e o comportamento sexual

1 e 2 — Quais são as características físicas e de personalidade que tornam:

1 — as raparigas atraentes?

Características Físicas

  • A beleza do corpo (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16, 16).
  • Os seios (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16, 18, 16).
  • A anca (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18, 16).
  • As pernas (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16).
  • A beleza da cara/ do rosto (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16, 18, 16).
  • A beleza do rosto, principalmente os lábios e os olhos (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16).
  • Ter as medidas certas (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 17).
  • O olhar (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16, 16).
  • O sorriso (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16).
  • A simpatia (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16, 16, 16).
  • A sua maneira de ser (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18)

  • Para os rapazes, o mais importante para nos acharem atraentes é a estrutura física, mas para nós a personalidade conta muito (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
2 — os rapazes atraentes?

Características Físicas

  • Ser bonito (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Alto (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Ter olhos expressivos e bonitos (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17, 17, 17, 18, 17,17,17).
  • Ter dentes direitos e brancos (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17, 17, 18).
  • Ter boca carnuda (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ter boca sensual (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).
  • Ter boa estrutura física (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17).
  • Ter mão suaves e delicadas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Ter mãos compridas e finas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ter unhas curtas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ter orelhas médias (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Não ter pêlos no peito (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17, 17,17,18).
  • Ter ombros largos e bem definidos(Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ter peito e abdominais firmes (Turma12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ter tronco e bíceps bem definidos (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).
  • Ter trazeiro firme e arrebitado (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • De preferência, ter pircings (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Ser moreno (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).
  • Ser de cor (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17).

Características de Personalidade

  • Ser simpático (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17,17,17,18).
  • Ser divertido, ter sentido de humor (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17,17,17,18,17,17,17).
  • Inteligentes (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17,17,17,18).
  • Sincero (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17, 17,17,18).
  • Fiel (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17,17,17,18).
  • Amigo (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).
  • Ter um olhar sedutor (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ser compreensivo (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ser carinhoso (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ser maduro (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ser confiante (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).
  • Ser directo (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,18).
  • Ter personalidade (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).
  • Ser sociável (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17,17).

  • O sorriso, o olhar, a simpatia, o sentido de humor, uma muito, muito, muito boa estrutura física incluindo, claro, uns bons glúteos (rabinho) (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
(voltar)

3 — O que sentimos e fazemos quando estamos apaixonados?
O que pensam os rapazes
  • Sentimos paixão e temos ciúmes (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17).
  • Sinto uma atracção física (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17).
  • Há simultaneamente paixão entre as duas pessoas (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16).
  • Sentimos paixão, ciúmes, alegria e felicidade quando somos correspondidos (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16).
  • Sentimos ciúme, alegria, felicidade e amor (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 18, 16).
O que pensam as raparigas
  • Sinto-me ansiosa, nos primeiros dias sinto-me nervosa, alegre e na lua, isto é com a cabeça no ar. Experimento novas sensações. (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • No início sinto-me um pouco nervosa mas depois sinto-me normal (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • No início sinto-me um pouco nervosa e ansiosa, mas depois volta tudo ao normal. (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Não sei, nunca estive apaixonada, mas acho que nos sentimos bem, felizes e que tudo parece correr bem (Turma 12º I, , rapariga, 18 anos).
  • Quando estamos apaixonadas sentimos ansiedade, saudades, felicidade e desejo de estar sempre com a pessoa de quem gostamos. Também aprendemos a conviver mais intimamente com a pessoa de quem gostamos. (Turma 12º I, raparigas, 17, 17,17 anos).
  • Sentimos ansiedade, felicidade, sentimo-nos mais dinâmicas, sentimo-nos nas nuvens e mais sonhadoras (Turma 12º I, raparigas, 17,17,17 anos)
  • Quando nos encontramos apaixonadas sentimi-nos maravilhadas com a vida, felizes e tudo o que nos rodeia parece transformar-se em coisas boas. Apesar disso, por vezes as paixões não nos fazem lá muito bem, por vezes, algo corre mal e isso já faz com que andemos tristes e em baixo. Quando pensamos relação ao que fazemos percebemos que se conseguirmos ter o que queremos sem nenhum esforço é melhor para nós, se não conseguirmos isso, paciência, partimos para outra (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17).
(voltar)

4 — Quais são as seis coisas mais importantes da minha vida?
O que pensam os rapazes
  • Os pais, a família, os amigos, a amizade, o amor e a namorada (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18).
  • Os pais, a família, os amigos, a amizade, o amor e eu (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16, 17,17,16).
  • Os pais, a namorada, os amigos, a família, o futebol e o amor (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17).
O que pensam as raparigas
  • A família, os amigos, o namorado, o gato, a Figueira da Fóz e o mar (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, o cão, a praia, o dinheiro e o corvo (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, o papagaio, o namorado, o dinheiro e as férias (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, o futuro, a saúde, as minhas fotos e o país onde eu nasci (Turma 12º I, rapariga, 18 anos).
  • A família, os amigos, o futuro, a saúde, a justiça e o amor (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, a saúde, o futuro, a felicidade e o amor (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, o amor, a carreira (o futuro), a saúde e o meu gato (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, a saúde, a carreira, a música e o desporto (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, o amor, os escuteiros, a carreira e o rio (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A família, os amigos, o desporto, a saúde e algumas paixões (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,17).
  • Os amigos, a família, a liberddae, a saúde, o desporto e os amores da vida (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16).
(voltar)

5 — Qual é o significado para mim da amizade?
O que pensam os rapazes
  • Para mim significa que posso confiar em alguém, com quem posso passar os meus bons e maus momentos (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18).
  • Para mim a amizade é um sentimento muito importante que envolve a confiança. Os amigos são aqueles em quem podemos confiar e que nos apoiam nos bons e nos maus momentos(Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17, 16, 16).
  • Para mim a amizade é um sentimento muito bonito e um amigo é aquele em quem podemos confiar (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17).
O que pensam as raparigas
  • Para nós a amizade é o maior fruto para a felicidade, pois sem amigos verdadeiros não é possível ser feliz (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
(voltar)

6 — Quais são as características comuns entre o meu melhor amigo/ amiga e eu?
O que pensam os rapazes
  • Somos da mesma idade, confiamos um no outro e gostamos mais ou menos das mesmas coisas (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18,16,16,17,16,17).
O que pensam as raparigas
  • O respeito e a sinceridade (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • A sinceridade (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Eu e a minha melhor amiga não temos muito em comum, só temos o mesmo olhar sobre o futuro, além disso, são poucas as características comuns (Turma 12º I, rapariga, 18 anos).
  • Eu e a minha melhor amiga gostamos de fazer as mesmas coisas nos tempos livres, gostamos do mesmo tipo de pessoas (divertidas e sinceras), ambas gostamos de nos divertir, temos os mesmos vícios, trabalhamos no mesmo sítio e andamos sempre preocupadas uma com a outra (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Eu e a minha melhor amiga não temos muitas características em comum, porque seguimos caminhos diferentes e, por isso, o tempo em que estamos juntas é muito menor. No entanto, compreendemo-nos muito uma à outra e confiamos muito uma na outra. Além disso, também gostamos as duas de nos divertir com as mesmas coisas, como por exemplo, sair as duas com os amigos e irmos para um sítio onde nos sintámos à-vontade (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Somos muito parecidas. Normalmente partilhamos as mesmas opiniões e os sentimentos que nutrimos pela maioria das coisas também são semelhantes. Temos gostos muito parecidos (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Apesar de sermos verdadeiramente amigas não possuímos muitas características em comum. As únicas características que temos em comum é que ambas somos tolerantes, compreensivas e companheiras. Penso que é por essa razão que, apesar de diferentes e com o bjectivos opostos, conseguimos estabelecer uma relação harmoniosa e compreender a decisão da outra, embora no meu ponto de vista possa não ser uma decisão muita correcta. O que eu penso é que se a sua decisão significa a sua felicidade, então tem de ser respeitada (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Eu e a minha melhor amiga temos muitas características em comum porque somos irmãs. Por esta razão, prefiro referir as características que não temos em comum: a responsabilidade e a organização. (Turma 12º I, rapariga, 17 anos).
  • Entre mim e a minha melhor amiga temos em comum o sentido de humor, as tolérias, as simpatias, e principalmente o respeito que temos uma pela outra (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16).
  • As características comuns entre mim e a minha melhor amiga são a simpatia, a teimosia, por vezes o orgulho, sermos amigas dos nossos amigos e sermos muito divertidas (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16).
  • Eu e a minha melhor amiga somos muito idênticas na teimosia, no orgulho que por vezes estraga as pessoas, na diversão, na simpatiae na compreensão para com os outros (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 17).
  • Eu e a minha melhor amiga temos alguns pontos em comum, uns mais visíveis do que outros. Um dos pontos mais salientes é que somos capazes de nos ouvir e de nos compreender bem uma à outra, pois sabemos bem quais são os momentos para brincar e para falar a sério. Também somos brincalhonas e amigas dos que merecem realmente a nossa amizade (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16).
  • Entre mim e a minha melhor amiga existem algumas características em comum, como por exemplo, sermos compreensivas, boas ouvintes, fazer de tudo para que os nossos amigos estejam bem, ser simpáticas, divertidas e principamente muito sinceras. Custe o que custar somos sempre sinceras, embora isso por vezes seja uma má característica pois podemo-nos magoar mesmo sem querer (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16)
(voltar)

7 — Qual é a importância dos gestos e da linguagem do corpo na comunicação das pessoas?
O que pensam os rapazes
  • Esta linguagem pode demonstrar alguns sentimentos que estão escondidos ou que temos vergonha de demonstrar. Esta linguagem também nos pode aproximar dos nossos amigos e das pessoas amadas, como as namoradas (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18,16,16,17,16,17).
O que pensam as raparigas
  • Muitas vezes são os gestos e a postura do corpo que exprimem os nossos sentimentos, a nossa forma de ver as coisas e as nossas opiniões (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Expressam a nossa personalidade e reflectem o que nós somos. Essa linguagem acaba por ser muito importante pois é a primeira impressão que as pessoas vão ter de nós: "Um gesto vale mais do que 1000 palavras" (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Os gestos e a linguagem do corpo permitem, muitas vezes, à outra pessoa sub-entender aquilo que nós pensamos dela. Reflectem a nossa personalidade. Por outro lado, em certas circunstâncias temos dificuldades em exprimir por palavras o que sentimos e os gestos ajudam-nos, mesmo que sejam feitos inconscientemente, a transparecer o que vai na alma (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Para podermos transmitir os nossos sentimentos (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
(voltar)

8 — Qual é a importância do diálogo na comunicação entre as pessoas?
O que pensam os rapazes
    • A linguagem verbal é importante, pois com ela podemos comunicar mais facilmente com todas as pessoas. A linguagem verbal serve sobretudo para o diálogo (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18).
    • A linguagem verbal é importante pois esta serve para comunicar e aproximar as pessoas (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16,17,16,16,17).
O que pensam as raparigas
  • O diálogo é extremamente importante pois através dele conseguimos expressar as nossas ideias, os nossos sentimentos, emoções e opiniões sobre as coisas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • O diálogo é a forma mais importante de comunicação, pois é a forma mais racional que nós temos de nos expressar e de resolver problemas. É através do diálogo que aprendemos a conhecer as pessoas, embora também as aprendamos a conhecer através do contacto físico (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • O diálogo é o ponto de partida para a interacção entre as pessoas. Serve para conseguirmos viver em sociedade, para partilhar as nossas experiências e para nos conhecermos uns aos outros, entre outras coisas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Para podermos exprimir verbalmente o que sentimos e pensamos (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
(voltar)

9 — Qual é a diferença entre comunicação assertiva, passiva e agressiva?
O que pensam os rapazes
  • A comunicação assertiva, passiva e agressiva varia essencialmente no tom das palavras utilizadas. Na comunicação assertiva as palavras utilizadas são expostas de forma delicada e o tom é leve. Na passiva as palavras são delicadas, na mesma, mas o tom utilizado é um pouco alto. Na comunicação agressiva não existe preocupação nenhuma com o vocabulário utilizado e o tom de voz é muito pesado (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 16, 17,16,17,17,16,18).
O que pensam as raparigas
  • A comunicação assertiva é quando se age de forma correcta e justa. A comunicação passiva aceita tudo, quer seja correcto quer seja incorrecto. Por outro lado, a comunicação agressiva é quando se age de forma violenta, porque se tem uma opinião diferente (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • A comunicação assertiva é aquela que devemos ter, pois é a mais certa, a mais diplomata, é quando reagimos com calma e lucidez e sem perder a razão. A comunicação passiva é não reagirmos a situações que nos podem causar desconforto, o que é uma reacção negativa. A comunicação agressive é reagir de forma violenta, quer verbal quer fisicamente (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • A comunicação agressiva implica uma reacção impulsiva e mais exaltada. A comunicação passiva, caracteriza-se exactamente pelo contrário, isto é, falta de determinação, reacção negativa e cobardia. A comunicação assertiva já tem subjacente o equilíbrio entre as anteriores e é uma atitude mais diplomática (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • A comunicação assertiva é responder de forma correcta e educadamente. A comunicação passiva é responder de forma indiferente. A comunicação agressiva é responder agressivamente (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17).
(voltar)

10 — Qual é a melhor maneira para resolver os conflitos entre as pessoas?
O que pensam os rapazes
  • A melhor maneira de agir para resolver os problemas é com o diálogo, pois à pancada não se resolve nada (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 17,18,16,17,17,16,16).
O que pensam as raparigas
  • Conversar sobre o problema, tranquilamente e tentar resolver da melhor maneira sem que ninguém saia magoado (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Através do diálogo e não da violência, porque ao reagir de forma violenta podemos perder a razão (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • "A conversar é que a gente se entende", ou seja, a resposta assertiva é sempre a mais adequada para resolver os conflitos, apesar de, em certas alturas, nos sentirmos tentados a tomar outro tipo de atitude. Depois de pensarmos mais friamente acabamos por perceber que o diálogo é o melhor caminho a seguir (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Devemos pensar duas vezes antes de agir, agir calmamente e exprimir da melhor forma possível o que pensamos (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17).
(voltar)

11 — Qual deverá ser o meu comportamento quando recebo críticas, para aumentar as hipóteses de as tornar úteis para mim?
O que pensam os rapazes
  • Devo aceitar as críticas, reflectir sobre elas e se forem úteis devo mudar para as incluir na minha vida. (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18, 16, 16,17,17,17,16).
O que pensam as raparigas
  • Devia aceitar a crítica e ponderar e tentar mudar se concordar com ela (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Temos de saber aceitá-las, analisá-las e servirmo-nos delas para nos tornarmos melhores e mais compreensivos. Porém, temos que saber distinguir as críticas construtivas das críticas destrutivas, pois não devemos mudar sempre que ouvirmos uma crítica. O importante é sentirmo-nos bem connosco próprios (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Para que as críticas sejam construtivas devemos ponderar acerca da sua sinceridade e validade, pois, só depois de termos consciência de que teremos que mudar algo é que conseguiremos finalmente aceitá-las (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Achamos que devemos aceitar e respeitar as criticas de qualquer pessoa, tentar perceber a razão porque o dizem e tentar utilizá-las para melhorarmos (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17).
(voltar)

12 — Quais são os conhecimentos que tenho sobre a resposta sexual do homem?
O que pensam os rapazes
  • Quando um homem está excitado fica com um outro olhar para as mulheres, todos os seus desejos mais intimos despertam, repara em todos os pormenores do corpo da mulher e, então, toda a sua excitação cresce . (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18, 16, 16,17,17,17,16).
O que pensam as raparigas
  • A resposta sexual do homem é oferecer presentes, fazer carícias, respeitar a rapariga, ser extremamente meigo, procurar ter a atenção e o afecto da rapariga e sentir-se excitado quando se sente bem ao lado dela (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Esta resposta torna-se difícil uma vez que a nossa experiência não nos permite um conhecimento muito profundo. O homem pode ter uma resposta biológica que é o aumento do pénis, mas também podem haver respostas diferentes, tais como, dar carinho, ser atencioso, afectivo, etc.. Ou seja, sentir-se feliz e tornar a sua companheira feliz. Uma resposta sexual de um homem pode reduzir-se à sua satisfação sexual e à procura do prazer. Outro tipo de respostas sexuais são aquela que pretendem o alcance da felicidade através do amor (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • São vários os tipos de resposta sexual masculina. Biologicamente, a primeira reacção traduz-se no aumento do tamanho do pénis (erecção) e, consequentemente, na tentativa de satisfazer os seus desejos através, por exemplo, da relação sexual ou da masturbação. A sedução, as manifestações de carinho, a forma como se vestem, como manifestam e partilham as suas emoções são também formas de resposta sexual. Os homens excitam-se muito mais depressa e mais facilmente que as mulheres (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Temos alguma dificuldade em expressar-nos: o homem sente desejos, depois tesão e tem vontade de ter um momento de prazer (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
(voltar)

13 — Quais são os conhecimentos que tenho sobre a resposta sexual da mulher?
O que pensam os rapazes
  • Quando as mulheres ficam excitadas, os seus mamilos ficam mais sensíveis, no nosso ponto de vista o seu desejo pelo homem aumenta e o sentimento sexual aumenta. A maior parte das vezes, as mulheres não demonstram o desejo sexual como o homem. (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18, 16, 16,17,17,17,16).
O que pensam as raparigas
  • Procura estar do lado do rapaz, é extremamente meiga, acariacia, tenta dar uma imagem mais bonita de si própria e excita-se quando se sente bem ao lado do rapaz (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Algumas respostas sexuais da mulher são parecidas com a dos homens, como por exemplo, a satisfação sexual (a procura do prazer) e o alcance da felicidade através do amor, mas achamos que nas mulheres os sentimentos relacionados com o amor são importantes. Normalmente, as mulheres levam mais tempo a prepararem-se para consumarem o acto sexual (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Biologicamente, dá-se o relaxamento e descontração dos músculos vaginais de forma a facilitar a penetração, ao mesmo tempo que o corpo segrega um lubrificante natural, dá-se o endurecimento dos seios e o aumento do ritmo cardíaco (acontece o mesmo com os homens) e também o aumento da sensibilidade. A mulher tende a controlar melhor os seus impulsos sexuais e a demorar mais tempo a preparar-se para iniciar a actividade sexual. Por outro lado, a mulher tem mais facilidade em partilhar aquilo que sentem e as dúvidas que têm não só com o seu parceiro mas também com as amigas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • A mulher tem os mesmos desejos que o homem, a diferença está na reacção física. A mulher sente desejos e tem vontade de ter um momento de prazer. (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17)
(voltar)

12 — Quais são as dúvidas que tenho sobre a resposta sexual humana?
O que pensam os rapazes
  • As minhas dúvidas relativamente à resposta sexual são algumas: O que sentem as mulheres? Porque não demonstram o seu desejo sexual como os homens? Porque têm medo do sexo? As dúvidas vão-nos surgindo todos os dias. (Turma 11º F, idade dos rapazes que pensam isso 18, 16, 16,17,17,17,16).
O que pensam as raparigas
  • Sinceramente não sabemos expôr as dúvidas, porque não temos a certeza das dúvidas que temos. Não sei se temos realmente dúvidas de alguma coisa, porque se pensarmos bem no assunto pensamos que o conhecimento que temos basta. Há no entanto uma pergunta para esclarecer melhor: Qual é a reacção biológica do homem e da mulher perante o estímulo sexual? (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Como é a resposta sexual a nível biológico? (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Porque razão é que as mulheres demoram mais tempo a preparar-se para as relações sexuais? (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • O que é que os homens sentem durante a resposta sexual? (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Até que ponto nos sentimos bem durante o momento do acto sexual? (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • Como podemos saber que estámos "prontos" para ter relações sexuais? (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 18).
  • As nossas dúvidas prendem-se, sobretudo, com o momento fértil da mulher, embora ainda possamos referir que a resposta sexual do homem e da mulher em termos biológicos também fazem parte das nossas dúvidas (Turma 12º I, idade das raparigas que pensam isso 17, 17, 17).
  • Achamos que temos certas dúvidas mas não as conseguimos exprimir. Achamos também que temos que passar por certos momentos para conseguirmos encontrar e exprimir as nossas dúvidas reais (Turma 11º F, idade das raparigas que pensam isso 16,16,16,16,17).
(voltar)





I I — Questionário sobre a atracção pessoal

Primeiro completamos o questionário individual e anonimamente, depois as respostas forma organizadas pela professora para publicação, porque achamos que era melhor ter o tempo disponível para fazer as outras actividades.

Gráfico 1: Alunos que responderam ao questionário (N=21)



Gráfico 2: Acho que sou uma pessoa atraente? O sexo oposto acha-me atraente? (N=21)

Gráfico 3: Lista das minhas características físicas que eu acho que me tornam atraente e grau com que contribuem para eu ser atraente (N=21)

Gráfico 4: Lista das minhas características de personalidade que eu acho que me tornam atraente e grau com que contribuem para eu ser atraente (N=21)

Gráfico 5: Lista das minhas características físicas que eu acho que o sexo oposto gosta em mim (N=21)

Gráfico 6: Lista das minhas características de personalidade que eu acho que o sexo oposto gosta em mim (N=21)

Home