INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 8ºA, 8ºB e 8ºC - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Home


8. Diferentes concepções e vivências da sexualidade ao longo do tempo em Portugal
2. Investigação






Análise de filmes | Banda desenhada | Guião para um filme

Turma 8º B e 8º C

Antigamente... Chocolate com Pimenta



Personagens:

  • ____

Objectos que identificam as pessoas:

  • As roupas são antigas e algumas são típicas das classes mais elevadas e outras das classes menos ricas. Os carros são a cair de podres e as casas são consoante as suas possibilidades financeiras (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • Os objectos que identificam as pessoas são a roupa que é muito antiga, pois os homens vestem fatos e chapéu e as mulheres vestem vestidos pelo joelho e chapéu. Os carros são muito antigos e as casas são bonitas, mas só os ricos podiam ter casas grandes, os pobres tinham casas pequenas (8º B, Cátia).
  • Na vida dos pobres nunca se vê roupa de marca nem carros e as casas são pequenas. Na vida dos ricos as roupas são feitas de bons tecidos nas costureiras, os carros são de boa qualidade e as casas são grandes e bonitas (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • Nos ricos as casas são grandes e têm bons carros e nos outros as casas são pobres (8º B, Jessica).
  • As personagens vestem roupas antigas, a maioria caras, têm carro antigos e alguns charretes. Algumas casas são muito pobres, mas a maior parte são grandes e ricas (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • As roupas e os carros são muito antigos. As casas são consoante a classe social (8º B, Luis).
  • As pessoas aparecem com vestido comprido, carros muito antigos e casas com dimensões muito grandes (8º B, Luis Pires).
  • Não havia roupa de marca, muitos tinham bons carros e casas grandes e bonitas, mas há casas pobres (8º B, Emanuel).
  • As roupas que se usam nessa altura são à moda antiga. As casas são grandes e bonitas e os carros são antigos. (8º C, grupo 1, grupo 2)
  • Usam roupas decotadas, usam chapéu, jóias, vestidos antigos e meias compridas. (8º C, grupo 3).

Imagem corporal e traços de personalidade:

  • Existem mulheres jovens, belas e simpáticas, mas também existem mulheres indelicadas (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • Na imagem corporal, relativamente à beleza, verifica-se que só as filhas de pais ricos é que podiam ter mais condições de beleza. Nos traços de personalidade verifica-se que há delicadeza entre os casais que namoram e o estado de espírito dos pais das filhas que namoravam era não lhes dar liberdade. (8º B, Cátia).
  • As mulheres ricas têm mais possibilidade que as pobres de ser belas, porque podem ir à cabeleireira quando querem e comprar maquilhagem e as pobres não o podem fazer, porque não têm tanto dinheiro (8º B, Jessica).
  • A maior parte das personagens tem boa aparência, são invejosos e muito vaidosos, mas ainda há pessoas com delicadeza, paixão e amizade (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • A maior parte das personagens são bonitas e delicadas (8º B, Luis).
  • As mulheres gostam de ter grandes penteados e as pessoas são um pouco gananciosas mas também são amáveis (8º B, Luis Pires).
  • Os filhos de pais ricos tinham dinheiro para ir ao cabeleireiro e comprar produtos de beleza e os filhos de pais pobres só iam ao cabeleireiro em dias de festa (8º B, Emanuel).
  • Nesta novela, há uma parte em que as pessoas sentem ódio, raiva e vergonha. As mães protegem os seus filhos ao máximo. Há uma cena em que uma mãe confessa que deu um filho para adopção e escondeu os eu sexo, porque a pessoa que ia adoptar queria uma menina (8º C, grupo 1).
  • Demonstram interesse pelos filhos. (8º C, grupo 2).
  • São belas e envergonhadas. Não existe carinho e afecto perante uma personagem (8º C, grupo 3).

Tipo de comunicação que estabelecem:

  • Algumas personagens são passivos, mas outros utilizam uma linguagem agressiva (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia), (8º B, Jessica), (8º B, Luis), (8º B, Emanuel).
  • A comunicação que as pessoas estabelecem às vezes é passiva e outras vezes é agressiva (8º B, Cátia).
  • A maior parte das vezes as pessoas são agressivas a comunicar. (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).

Tipo de linguagem que utilizavam:

  • A linguagem utilizada é familiar (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia), (8º B, Luis Pires), (8º B, Emanuel).
  • Geralmente utilizam uma linguagem familiar, mas por vezes utilizam uma linguagem mais cuidada (padrão). (8º B, Cátia), (8º B, Jessica), (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).

Papel social que desempenham:

  • Procuram ser bons profissionais e alguns personagens cuidam das tarefas domésticas e dos filhos (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • O papel social que o pai desempenha é ser um profissional enquanto a mãe fica em casa a cuidar das tarefas domésticas e dos filhos (8º B, Cátia), (8º B, Jessica).
  • O pai precisa ter uma boa profissão e é ele que sustenta a casa e a família, enquanto a mãe fica em casa a cuidar das tarefas domésticas e dos seus filhos (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • Desempenhar bem a sua profissão (8º B, Luis Pires).
  • Os pais trabalham e devem ser bons profissionais e as mães cuidam dos filhos (8º B, Emanuel).
  • As mulheres são domésticas. (8º C, grupo 1).

Valores que mostram os pais e os filhos sobre a sexualidade:

  • Praticamente não se aborda nada relacionado com a sexualidade (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • As mulheres têm que se casar virgens. (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa)
  • Quer os pais quer os filhos acham que o que é correcto é ter filhos depois de casar, isto é, dentro de uma família tradicional, ter relações sexuais só depois de casados e conversar sobre sexualidade só com os pais (8º B, Cátia), (8º B, Jessica), (8º B, Emanuel).
  • Os pais acham que o que está correcto é ter uma família tradicional e não ter relações sexuais na adolescência, os pais proibem os filhos de as ter, pois só podem, por norma, ter relações sexuais depois de casados. Há conversas sobre a sexualidade entre os adolescentes e em adultos (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • O pais acham que o que é correcto é ter relações sexuais só depois do casamento (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • Eram muito conservadores (8º B, Luis).
  • Valorizam uma educação tradicional e tentam não falar aos filhos sobre a sexualidade. Só quando estão casados é que podem ter relações sexuais (8º B, Luis Pires).
  • As mulheres só têm relações sexuais depois do casamento (8º C, grupo 1).

Comportamentos e tipos de intimidade e de amor e carinho que aparecem nos adultos e nos adolescentes:

  • Praticamente não se mostram comportamentos sexuais (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno).
  • O comportamento sexual que os adultos mostram é normal, o mesmo já não acontece com os adolescentes, porque os pais não os autorizam a namorar (8º B, Cátia), (8º B, Jessica), (8º B, Emanuel).
  • Tanto nos adultos como nos adolescentes o comportamento sexual é normal. Nos adultos há intimidade e manifestações de amor e nos adolescentes há manifestações de carinho (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • Não mostram comportamentos sexuais, mostram muita paixão, amor e carinho (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • Os comportamentos sexuais mais notados são só o beijo e os olhares (8º B, Luis).
  • Os adultos mostram alguns comportamentos sexuais, mas os adolescentes não. As intimidades manifestadas são o beijo e os olhares (8º B, Luis Pires).

Cenas de ciúme ou dependência excessiva nos pares amorosos e maneira como afectam a relação do casal:

  • ____ (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • ____(8º B, Cátia).
  • Por vezes zangam-se muito por ciúme (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • Vêem-se muitas cenas de ciúme (8º B, Luis Pires).

Cenas nos pares amorosos que mostram que conversam sobre os seus assuntos íntimos e os problemas do dia a dia e a maneira como isso afecta a relação do casal:

  • ____ (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • ____(8º B, Cátia).
  • Os casais amorosos não conversam sobre os seus assuntos íntimos (8º B, Marisa), (8º B, Sofia).
  • Aparecem conversas sobre assuntos intimos (8º C, grupo 3). (voltar)


Actualmente... Morangos com Açúcar

Personagens:

  • Pipo
  • Joana
  • Sara

Objectos que identificam as pessoas:

  • Roupas de marca, carros tal e qual como os de hoje, casas de luxo com dimensões razoavelmente grandes (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • As roupas são de marca, os carros são bons e as casas são grandes e bonitas (8º B, Salomé), (8º B, Patrícia), (8º B, André), (8º B, Tiago), (8º B, João), (8º B, Hernani), (8º C, grupo 1, grupo 2).
  • As roupas são de marca, têm bons carros e casas grandes e bonitas e dinheiro (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).
  • As roupas são de marca, têm bons carros e as casas são grandes, bonitas e luxuosas (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia), (8º B, Fernando), (8º B, Ilda), (8º B, Tânia).
  • A maior parte dos personagens usam roupas de marca, têm casas boas e quase todas as personagens, as mais ricas, têm bons carros, boa escola, colégio privado, e pais com bons empregos (8º B, Ângela), (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • Usam mini-saias, camisolas com decotes ou topes. A roupa é de marca. (8º C, grupo 3).

Imagem corporal e traços de personalidade:

  • Há muitas jovens belas, simpáticas e delicadas (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, André).
  • As personagens são belas, delicadas, autoritárias e simpáticas (8º B, Salomé), (8º B, Tiago), (8º B, João), (8º B, Hernani).
  • As personagem são bonitas, delicadas, autoritárias e, às vezes, agressivas (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).
  • As personagens jovens são bonitas. Em cada personagem existem várias características das quais são exemplo a vingança, a amizade, a paixão, o ódio, o rancor, o amor e pessoas com problemads de droga ou anorexia. (8º B, Ângela),(8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • Têm uma vida espectacular, vão a sítios espectaculares e fazem o que querem. Algumas personagens são bonitas, têm um espírito realista et êm autoritarismo para ajudar os outros (8º B, Fernando).
  • As personagens cuidam das tarefas domésticas e dos irmãos (8º C, grupo 1).

Tipo de comunicação que estabelecem:

  • Algumas personagens são calmas, mas outros utilizam uma linguagem agressiva (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, Salomé), (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia), (8º B, Fernando), (8º B, André), (8º B, Ilda), (8º B, Tiago), (8º B, João), (8º B, Hernani), (8º C, grupo 1).
  • Alguns são calmos, outros agressivos e outros dizem coisas acertadas (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).
  • A comunicação que estabelecem entre amigos e alguns pais é calma enquanto entre rivais é um bocadinho agressiva (8º B, Ângela), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • A relação entre o grupo de amigos é bastante assertiva, a relação dos filhos com os pais é bastante agressiva e entre os jovens por vezes também há passividade. (8º B, Patrícia).
  • Existem vários exemplos de comunicação. A Sara, por exemplo, é agressiva com mãe, entre o grupo de amigos a comunicaçãoé assertiva e entre os pais e os filhos, geralmente, os filhos tem uma atitude passiva (8º B, Tânia).

Tipo de linguagem que utilizavam:

  • A linguagem utilizada é familiar (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, Salomé), (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu), (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia), (8º B, Ângela), (8º B, Patrícia), (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa), (8º B, Fernando), s (8º B, André), (8º B, Ilda), (8º B, Tânia), (8º B, Tiago), (8º B, João), (8º B, Hernani), s (8º C, grupo 1).

Papel social que desempenham:

  • Procuram ser bons profissionais e alguns personagens cuidam das tarefas domésticas e dos filhos (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno), (8º B, Ilda).
  • São bons profissionais, cuidam das tarefas domésticas e dos filhos e dos irmãos (8º B, Salomé), (8º B, Tiago).
  • São bons profissionais, cuidam das tarefas domésticas, cuidam dos filhos e muitos profissionais são de uma classe social alta (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).
  • Os pais trabalham para pagar a renda e as contas de casa e os estudos aos seus filhos (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • Os professores e os alunos procuram ser bons profissionais, os pais preocupam-se com os filhos e, em casa, os que têm empregados são bons patrões (8º B, Ângela), (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • Quase todos os personagens desempenham um papel social bom, porque a maioria dos rapazes são bons e muitos outros cuidam das tarefas domésticas. Os pais cuidam bem dos filhos (8º B, Patrícia), (8º B, Tânia), (8º B, João).
  • Cuidam dos filhos, fazem as tarefas domésticas e vão a bares (8º B, Fernando).

Valores que mostram os pais e os filhos sobre a sexualidade:

  • Abordam vários temas da sexualidade com o namorado(a) (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • O que acham mais correcto é ter filhos dentro de uma família moderna, terem relações sexuais na adolescência e na idade adulta, conversarem sobre sexualidade na adolescência e em adultos com os pais e os namorados(as) (8º B, Salomé), (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu), (8º B, Tiago).
  • Os pais valorizam ter filhos, pois tentam sempre ter uma família tradicional e preparam os filhos dando-lhes ideias sobre o que é a sexualidade e tentam afastá-los das doenças de transmissão sexual quando têm relações sexuais. Também há conversas sobre estes assuntos entre os casais de namorados (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia), (8º B, Hernani).
  • Os pais dão bastante valor aos filhos, falam com eles sobre sexualidade, como se devem prevenir para não engravidar e muitos personagens discutem o que está certo e eraado na sexualidade com os amigos e os namorados (8º B, Tânia).
  • Os pais são compreensivos com os filhos e têm filhos, geralmente, dentro de uma família tradicional mas, às vezes, é monoparental. Os adolescentes têm relações sexuais e conversam sobre sexualidade com os pais, amigos e namorados (8º B, Ângela), (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa), (8º B, André).
  • Os personagens valorizam ter filhos dentro de uma família tradicional, ter relações sexuais na adolescência e conversar sobre sexualidade com os amigos e também um pouco com os pais e os namorados (8º B, Patrícia), (8º B, João).
  • Dão muito valor aos filhos e conversam sobre sexualidade com eles (8º B, Fernando).
  • Eles fazem sexo antes do casamento, não há preconceitos, não se valoriza a virgindade. Têm ralações sexuais na adolescência e falam sobre sexualidade com os pais, o namorado e os amigos (8º B, Ilda).

Comportamentos e tipos de intimidade e de amor e carinho que aparecem nos adultos e nos adolescentes:

  • São mostrados os comportamentos sexuais normais dos dias de hoje (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno)
  • Têm liberdade, não são tímidos e há muitos tipos de intimidade e demonstração de afecto, amor e carinho (8º B, Salomé), (8º B, André), (8º B, Tiago), (8º B, João).
  • Têm liberdade e não são tímidos. Dão beijos, mostram afecto e não escondem os seus sentimentos (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu), (8º B, Hernani).
  • Os comportamentos sexuais são normais, embora os adolescentes mostrem um pouco mais de atrevimento. Nos adultos o carinho é normal, mas os adolescentes talvez sejam mais carinhosos e amorosos. (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • Tanto os adultos como os adolescentes nos comportamentos sexuais têm liberdade e não são tímidos. Os adolescentes mostram muito amor, paixão e carinho sem preconceitos, enquanto os adultos se manifestam da mesma maneira mas têm mais cuidado onde têm relações sexuais para não serem apanhados de surpresa (8º B, Ângela), (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • Os adultos mostram comportamentos sexuais normais e os adolescentes mostram comportamentos sexuais um pouco mais abusados, pois os pais são bastante liberais. Nos adultos o tipo de intimidade e manifestações de amor e carinho não é tão normal como nos adolescentes, pois os adultos manifestam mais arrogância e os adolescentes são mais amorosos e carinhosos (8º B, Patrícia), (8º B, Ilda), (8º B, Tânia).
  • Mostram comportamentos sexuais normais, têm intimidade e manifestações de amor normais (8º B, Fernando).
  • Os comportamentos sexuais que mostram os adolescentes é o carinho e o beijo na boca (8º C, grupo 1).
  • Há manifestações de carinho e intimidades entre adolescentes. Há manifestações de carinho, traição, curiosidade, humilhação e vergonha. (8º C, grupo 3).

Cenas de ciúme ou dependência excessiva nos pares amorosos e maneira como afectam a relação do casal:

  • ____ (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno).
  • São mostradas cenas de ciúme que afectam negativamente a relação do casal (8º B, Salomé), (8º B, André), (8º B, Tiago), (8º B, João).
  • São mostradas cenas de ciúme (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).
  • Há cenas de ciúme, como por exemplo, o Pipo e a Joana (8º B, grupo Emanuel, Cátia, Jessica, Ilda, Tânia e Patrícia).
  • Em alguns casos são mostradas cenas de ciúme e dependência nos pares amorosos podendo, às vezes, desentenderem-se e acabarem o namoro (8º B, Ângela), s (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • São mostradas cenas de ciúme tanto nos adultos como nos adolescentes, porque há sempre alguém que estraga a relação entre o casal (8º B, Patrícia), (8º B, Ilda), s (8º B, Tânia).
  • Aparecem cenas de ciúme e de afecto entre os namorados (8º B, Fernando).
  • Nesta novela encontramos um casal que briga e isso afecta a vida dos filhos, já que os filhos ouvem as suas discussões e sentem-se mal (8º C, grupo 1).

Cenas nos pares amorosos que mostram que conversam sobre os seus assuntos íntimos e os problemas do dia a dia e a maneira como isso afecta a relação do casal:

  • ____ (8º B, grupo Luis Duarte, Luis Amaral, Fernando, André e Bruno).
  • São mostradas cenas em que o casal fala sobre os seus assuntos íntimos e isso, às vezes, afecta os filhos e a relação entre o casal (8º B, Salomé), (8º B, André), (8º B, Tiago), (8º B, João).
  • Os casais conversam sobre os seus assuntos íntimos, sobre os problemas do seu dia a dia, e mostram uma boa aceitação um do outro nessas conversas (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).
  • Quando os casais falam sobre assuntos íntimos e os problemas do seu dia a dia, às vezes, acabam a discutir por não concordarem com os actos uns dos outros (8º B, Ângela), s (8º B, Carina), (8º B, Raquel), (8º B, Vanessa).
  • Os personagens conversam sobre assuntos intimos e sobre o que se passa no dia a dia (8º B, Fernando).

(voltar)

CONCLUSÕES
Em "Chocolate com Pimenta" os tempos são outros, as mulheres são mais recatadas do que em "Morangos com Açúcar" e os homens andavam segundo a moda daquele tempo com os da novela actual (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa). As mulheres na novela recente vestem-se para o dia a dia e na novela antiga vestem-se mais requintadamente. Com os homens acontece a mesma coisa (8º C, grupo 1).

Em "Chocolate com Pimenta" as pessoas são fechadas e em "Morangos com Açúcar" são mais abertas (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa). Na novela recente, as pessoas têm independência e podem escolher o seu modo de vida e as pessoas com quem querem namorar. Na novela antiga os pais é que escolhem o companheiro(a) para os seus filhos.

Em "Chocolate com Pimenta" o que é correcto é as mulheres casarem virgens e na novela actual os adolescentes só devem ter relações sexuais quando se sentirem preparados. (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa). Ambas as culturas tranbsmitem bons valores (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).

Em "Chocolate com Pimenta" têm preconceitos com homens homossexuais e em "Morangos com Açúcar" o mundo é mais aberto.(8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa)

Achamos que nas novelas não se poderiam incluir outros aspectos da sexualidade (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa) e nós achamos que se deveriam incluir as doenças sexualmente transmissíveis (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).

Nós não mudariamos nada nas novelas (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa). Nós colocariamos nas novelas menos agressividade, traição e humildade . (8º C, grupo 3).

Nas novelas utiliza-se muito o sexo para nos informar e incentivar para a sexualidade (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa) e nós pensamos que é para os filmes terem mais sucesso e para mostrarem o que se passa nos dias de hoje (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).

Os filmes e novelas têm muita importância para os jovens da nossa idade, porque nos ajudam a perceber o mundo (8º B, grupo Angela, Carina, Marisa, Raquel, Sofia, Vanessa) e porque às vezes acabamos por confundir a realidade com a ficção (8º B, grupo Vanessa, Nani, Salomé, Tiago, João, Tiago Santos e Romeu).

(voltar)
Home