INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 8ºA, 8ºB e 8ºC - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Home
Relações coitais
"Porque os dois sexos opostos sugerem intimidade. " (turma 8ºB, aluno 27, 32, 33, 35, 36).
"Porque os dois sexos opostos sugerem relações íntimas (turma 8ºB, aluno 29).
"Porque estão a ter relações sexuais utilizando o método do coito." (turma 8ºB, aluno 37).
"Porque dá impressão de terem acabado de ter relações sexuais." (turma 8ºD, aluno 51).
"Porque estão na cama e até parece que acabaram de fazer sexo." (turma 8ºD, aluno 52).
" As figuras 4 e 5, porque normalmente quando duas pessoas do sexo oposto se deitam juntos é para terem relações sexuais. E as figuras 6 e 8, são a manifestação de que houve uma relação sexual (turma 8ºC, aluno 69, 70, 73, 76, 78, 79, 80, 81, 83, 84, 86, 87, 88, 89, 90, 91).
"As figuras 4, 5 e 7, por causa dos locais onde estão e pelo facto de estarem sozinhos." (turma 8ºC, aluno 71, 72, 74, 77).
"As figuras 4 e 5, porque normalmente quando duas pessoas se deitam juntas é para terem relações sexuais." (turma 8ºC, aluno 82, 85), (síntese da turma 8ºC). (voltar)
Corpos sensuais
"Porque, estão relativamente a mostrar o "sexo" " (turma 8ºB, aluno 26, 27, 28, 31, 34, 35).
"Porque estão em posições sensuais e sem roupa nenhuma" (turma 8ºB, aluno 29).
"Porque estão relativamente a mostrar todo o seu corpo" (turma 8ºB, aluno 30).
"Porque estão em poses sensuais e mostram sensualidade", "Porque estão a mostrar partes sensuais do corpo." (turma 8ºB, aluno 32, 33, 36), (turma 8ºC, aluno 76, 80, 84, 88, 89, 90, 91).
"Porque na primeira figura a rapariga está a ver-se ao espelho e todos estão em posições sensuais" (turma 8ºB, aluno 37).
"Porque os corpos estão nús" (turma 8ºB, aluno 41), (turma 8ºC, aluno 82, 83, 86, 87).
"Porque são corpos belos" (turma 8ºD, aluno 51).
"Porque estão nús e dá para ver os músculos e as "curvas", o tipo de corpo, o que é muito bonito!" (turma 8ºD, aluno 52).
"Porque estão nús e na figura 1 está a fazer pose para o espelho" (turma 8ºC, aluno 69, 70, 71, 72, 73, 77, 78, 79, 81, 85), (síntese da turma 8ºC). (voltar)
Intimidade
"As figuras 4 e 5, porque há intimidades entre os dois sexos." (turma 8ºB, aluno 27, 28, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36).
"Porque parece que estão a ter relações sexuais com amor" (turma 8ºB, aluno 37).
"Pois mostra a vida íntima de duas pessoas" (turma 8ºB, aluno 41).
"Porque estão juntos, parecem íntimos e muito felizes." (turma 8ºD, aluno 52).
"As figuras 4 e 5, porque mostra que dois adultos gostam um do outro e as figuras 6 e 8 porque mostra que a mãe gosta do seu filho (turma 8ºC, aluno 69, 70, 80, 82, 83, 87), (síntese da turma 8ºC).
"As figuras 4 e 5 estão a exprimir carinho e amor, porque como os pares estão sozinhos mostram indícios de intimidade." (turma 8ºC, aluno 71, 72).
"As figuras 4, 5 e 7 por sugerirem que a principal figura de afecto é o parceiro amoroso. As figuras 6 e 8 mostram a intimidade das crianças com a mãe." (turma 8ºC, aluno 73, 76, 77, 78, 79, 81, 84, 85, 86, 89, 90, 91). (voltar)
Reprodução
"Porque a mãe está a dar de mamar ao filho" (turma 8ºB, aluno 26, 27, 28, 29, 30, 31).
"Porque mostram que se estão a reproduzir" (turma 8ºB, aluno 33, 36), (turma 8ºC, aluno 82).
"Porque podendo estar a ter relações sexuais estão a pensar na reprodução" (turma 8ºB, aluno 37).
"Porque dá a impressão de terem acabado de ter relações sexuais" (turma 8ºD, aluno 51).
"A figura 4 e 5, porque estão a ter relações sexuais e as figuras 6 e 8, porque se vê o fruto da reprodução." (turma 8ºC, aluno 70, 71, 72, 73, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91), (síntese da turma 8ºC). (voltar)
Roupa sexy
"Porque o vestido é muito giro" (turma 8ºB, aluno 35).
"Porque em relação com as outras imagens é a que tem mais estilo, é a mais bonita" (turma 8ºB, aluno 37).
"Porque os vestidos são bonitos e sensuais" (turma 8ºD, aluno 52).
"A figura 7, porque como se foi encontrar com um homem vestiu uma roupa sexy." (turma 8ºC, aluno 71, 72).
"As figuras 6, 8 e 9, porque estão vestidos com roupas de luxo." (turma 8ºC, aluno 88).
"Nenhuma figura, porque as roupas cobrem o corpo quase todo" (turma 8ºC, aluno 69, 70, 73, 76, 77, 80, 81, 82, 83, 84, 87, 89, 90, 91), (síntese da turma 8ºC).
"Nenhuma, porque a roupa não tem estilo." (turma 8ºC, aluno 86). (voltar)
Preocupação com a imagem do corpo
"A figura 1, porque a mulher está a ver-se ao espelho preocupada com a sua imagem" (turma 8ºB, aluno 26, 27, 28, 35, 36), (turma 8ºC, aluno 88).
"A figura 1, porque a outra mulher que está com ela está vestida e está a preocupar-se por ela não ter nenhuma peça de roupa vestida" (turma 8ºB, aluno 29, 30).
"A figura 1, porque está nua em frente a um espelho a olhar para o corpo." (turma 8ºB, aluno 37).
"A figura 1 porque a mulher está a olhar para si ao espelho e as figuras 2 e 3, porque se posaram para as estátuas é porque gostam do seu corpo." (turma 8ºC, aluno 69, 70, 71, 72, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 83, 84, 85, 86, 87, 89, 90, 91), (síntese da turma 8ºC). (voltar)
Afecto
"As figuras 4, porque a mãe está a dar afecto ao filho." (turma 8ºB, aluno 26, 27, 28, 29, 31).
"As figuras 4, 5, 6, 7 e 8, porque estão a dar amor uns aos outros (turma 8ºB, aluno 32, 33, 35, 36), (turma 8ºD, aluno 51), (turma 8ºC, aluno 84, 85,87, 88).
As figuras 4, 5, 6, 7 e 8, porque estão próximos uns dos outros." (turma 8ºC, aluno 78).
"As figuras 7 e 8, porque amostra a mãe a dar de mamar ao filho (figura 8) e duas pessoas junto ao mar que supostamente gostam uma da outra." (turma 8ºB, aluno 37).
"As figuras 6 e 8, porque as mães têm um afecto especial pelos filhos." (turma 8ºD, aluno 52), (turma 8ºC, aluno 69, 71, 72).
"As figuras 6 e 8 porque mostram mulheres adultas a cuidar de crianças." (turma 8ºC, aluno 81, 82, 86, 89, 90, 91). (voltar)
Diferentes papéis de género
"As figuras 1,2, e 3 porque estão a notar a diferença entre o seu sexo" (turma 8ºB, aluno 26).
"A figura 7, porque mostra a intimidade entre o casal" (turma 8ºB, aluno 27).
"A figura 8, porque a mãe está a amamentar o filho e o homem não pode fazer isso." (turma 8ºB, aluno 37).
"As figuras 6, 7 e 9, porque estão as mulheres ou os homens e os seus filhos e todos têm diferentes papéis de género (masculino ou feminino) e está uma miúda a fazer a primeira comunhão" (turma 8ºD, aluno 52).
"As figuras 7 e 9, porque é o encontro entre um homem e uma mulher" (turma 8ºC, aluno 69, 70, 71, 72, 78, 79, 85, 87), (síntese da turma 8ºC).
"A figura 6, porque mostra a mulher a cuidar da criança e o homem a cuidar do jardim." (turma 8ºC, aluno 73, 76, 77, 80, 81, 83, 84, 86, 89, 90,91).
"A figura 9, porque a mulher está a casar e o padre a casá-la" (turma 8ºC, aluno 82). (voltar)
Relações interpessoais
"A figura 5, porque sugere afecto entre duas pessoas" (turma 8ºB, aluno 27).
"Porque estão duas pessoas juntas (turma 8ºB, aluno 37), (turma 8ºC, aluno 82).
"A figura 5, pois mostra o instinto do casal" (turma 8ºB, aluno 41).
"As figuras 4, 5 e 7, porque estão sós e não querem demonstrar o seu amor íntimo ao pessoal todo!!" (turma 8ºD, aluno 52).
"As figuras 1,4,5,6,7, 8 e 9 porque envolvem mais do que uma pessoa." (turma 8ºC, aluno 70, 73, 76, 77, 79, 80, 81, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91), (síntese da turma 8ºC).
"A figura 9, porque se se casam é porque mostram confiança um no outro." (turma 8ºC, aluno 69, 71, 72, 73). (voltar)
CONCLUSÕES