INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 8ºA, 8ºB e 8ºC - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
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1. Ideias Iniciais

SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL








O que é a sexualidade?

  • É uma relação estabelecida entre dois sexos (8ºA).
  • É a ciência que estuda o sexo. A sexualidade é o ramo que envolve o sexo e a ciência que a estuda (8ºB).
  • A sexulalidade está relacionada com (figura abaixo) (8ºC):

  • A sexualidade é um acto em que as pessoas, homem e mulher, se amam mutuamente e fazem sexo, sendo idealmente feito com carinho e amor (8ºC).
  • A sexualidade é quando um rapaz e uma rapariga têm uma relação sexual. É um modo de transmitir amor e demonstrar o desejo físico (8ºD). (voltar)

Para que serve a sexualidade?

  • A sexualidade serve para a reprodução e para ter prazer (8ºA).
  • Para nos informar sobre o que é o sexo. Para termos ideias sobre o que é o sexo (8ºB).
  • A sexualidade é um modo de reprodução e expressão do amor (8ºC).
  • A sexualidade serve para demonstrar carinho pelo parceiro e tornar mais forte e mais séria uma relação, serve para a reprodução do ser humano (8ºD).(voltar)

Como é que se expressa a nossa sexualidade?

  • Expressa-se por amor ou por prazer (8ºA).
  • Através do acto sexual (8ºB).
  • É através de amor, carinho, atracção física, etc. (8ºC).
  • A nossa sexualidade exprime-se com amor e por fantasias sexuais (8ºD).(voltar)

A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?

  • É diferente nos homens e nas mulheres, de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida. É diferente de pessoa para pessoa, porque cada pessoa tem a sua maneira de pensar e de agir. Ao longo da nossa vida é diferente, pois enquanto crescemos começamos a ter mais experiência, a perder a vergonha sobre estes assuntos e a esquecer tabus (8ºA).
  • Sim. Sim. Sim. (8ºB, 8ºD).
  • É porque os homens pensam de maneira diferente das mulheres, porque os homens mesmo que não gostem da pessoa têm relações sexuais e as mulheres, na maior parte dos casos, só quando sentem a mor pela pessoa é que praticam o acto sexual. É diferente de pessoa para pessoa, porque nem toda a gente pensa da mesma maneira e é diferente ao longo da vida, porque ao longo dos anos vamos mudando de ideias. (8ºC).(voltar)

Quando aparece e acaba a sexualidade?

  • A sexualidade aparece quando nos apetece e acaba quando morremos (8ºA).
  • Desde que nascemos até que morremos (8ºB).
  • Começa na menstruação e acaba após a menopausa (8ºB).
  • Aparece na adolescência e acaba quando nos tornamos idosos (8ºC).
  • Aparece quando duas pessoas começam uma relação e acaba quando acaba (8ºD).
  • Começa na adolescência entre os 15 e os 16 anos e acaba aos 45 anos (8ºB).(voltar)

O que é um homossexual?

  • É uma pessoa que gosta de uma pessoa do mesmo sexo (8ºA, 8ºB, 8ºC).
  • É um homem ou uma mulher que gosta de pessoas do mesmo sexo (8ºD).
  • São homens que gostam de outros homens (8ºD). (voltar)

Porque é que o sexo é diferente do género?

  • O sexo é diferente do género porque se não, não havia reprodução (8ºA).
  • O sexo é diferente porque os órgãos genitais da mulher são diferentes dos do homem, o género é diferente porque o acto sexual é diferente do órgão sexual (8ºB).
  • Porque os homens têm órgãos sexuais diferentes dos das mulheres (8ºC).
  • Porque o sexo de um homem é diferente do de uma mulher e porque há alguns que são homossexuais (8ºD) (voltar)

O que é um transexual?

  • É uma pessoa que não muda de sexo (8ºA).
  • É um homem ou uma mulher que muda de sexo (8ºB).
  • Um transexual é uma pessoa que sente atracção pelo sexo oposto (8ºC).
  • É um homem que faz uma operação para se tornar mulher (8ºC).
  • É um homem ou uma mulher que muda de sexo (8ºD).(voltar)

A religião afecta a nossa sexualidade? Como?

  • A religião afecta a nossa sexualidade, porque há pessoas mais conservadoras e outras mais extrovertidas. No Cristianismo não se aceita o uso do preservativo, os Árabes também não permitiam relações sexuais antes do casamento e uma viúva, depois da seu marido morrer, só podia ter relações passado um certo tempo (8ºA).
  • Sim, porque a religião ensina-nos a ter relações sexuais só com muito amor por outra pessoa e há países que os homens podem ter mais do que uma mulher (8ºB).
  • Porque há vários tipos de religião. A religião católica, por exemplo, não permite o uso do preservativo, não permite relações sexuais antes do casamento e os padres são proibidos de casar. Na religião árabe os homens têm mais do que uma mulher (8ºC).
  • A religião afecta a nossa sexualidade porque somos educados segundo determinados padrões (8ºD). (voltar)

A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?

  • Sim afecta, porque cada país tem a sua religião, cultura e educação e são muito regorosas não permitindo uma vida sexual normal. Deveria haver uma disciplina de Educação Sexual (8ºA).
  • Sim, a cultura regula a nossa sexualidade através das informações que chegam até nós (8ºB).
  • Sim, porque tudo o que foge ao normal é sempre discriminado. Nas cidades a sexualidade é um tema que não parece escandaloso, mas nas aldeias qualquer pessoa fica chocada ao ouvir falar ou usar este termo (8ºC).
  • Regula a nossa sexualidade, porque nós temos preconceitos e vivemos em função do meio onde vivemos (8ºD). (voltar)

O que é um travesti?

  • É uma pessoa que se veste de forma igual ao sexo oposto (8ºA).
  • É um homem que se veste de mulher (8ºB).
  • É um homem que se veste de mulher e uma mulher que se veste de homem (8ºC).
  • É um homem que se veste de mulher (8ºD). (voltar)

A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?

  • Não é igual, pois não existia tanta informação e a educação era completamente diferente. Também não havia tantos meios de protecção, como por exemplo, o preservativo (8ºA).
  • Não, porque havia restrição de informação e falta de liberdade (8ºB).
  • Não, porque no tempo dos nossos avós eles namoravam às escondidas e não havia prevenções. Este era um assunto tabu e só podiam ter relações sexuais depois do casamento (8ºC).
  • Não, porque os nossos antepassados não tinham tanta informação sobre os contraceptivos e não tinham liberdade (8ºD). (voltar)

O que é a “saúde reprodutiva”?

  • É ter relações sexuais e ter garantida a saúde (8ºA).
  • É fazer sexo e reproduzir-se em segurança (8ºB).
  • A reprodução pode ser planeada ou não, neste caso é planeada, tem acompanhamento médico e todas as medidas necessárias para o bebé ser saudável (8ºC).
  • É a reprodução entre duas pessoas saudáveis (8ºD).(voltar)

O que é a “saúde sexual”?

  • É fazer sexo tendo todos os cuidados para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, tal como a SIDA (8ºA).
  • É uma pessoa que tem uma vida sexual normal, sem problemas, é fazer relações sexuais com preservativo por causa das doenças sexualmente transmissíveis (8ºB).
  • É utilizarem o preservativo para se protegerem e terem acompanhamento médico (8ºC).
  • É fazer as relações sexuais e prevenir a nossa saúde, sem ganhar qualquer doença (8ºD). (voltar)

Educação sexual

Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?

  • Nós achamos que devia existir uma disciplina sobre Educação Sexual e a escola deveria distribuir preservativos (8ºA).
  • Havendo distribuição de preservativos na escola e uma aula específica para os alunos exporem as suas dúvidas (8ºB).
  • A minha escola pode contribuir para a saúde sexual incentivando os alunos a usar o preservativo e pode contribuir para a saúde reprodutiva informando os alunos sobre os cuidados que devem ter no caso de uma gravidez (8ºC).
  • A nossa escola pode contribuir com informações, amostras, livros, etc. (8ºD). (voltar)

O que é a Educação Sexual?

  • A Educação Sexual é mantermo-nos informados sobre a sexualidade para mais tarde estarmos mais informados e termos maturidade nas decisões que tomamos (8ºA).
  • É a disciplina que nos ensina a fazer prevenção quando tivermos relações sexuais (8ºB).
  • A Educação Sexual é tudo o que tem a ver com sexo, como o carinho, o amor, etc. (8ºC).
  • É uma forma de ajudar os alunos a prevenirem-se de certas doenças (8ºC).
  • É aprender o que é a sexualidade e para que serve (8ºD).(voltar)

Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?

  • Professores especializados nessa área (8ºA).
  • Pessoas formadas nessa área (8ºB).
  • Algum médico especialista no assunto ou professor de Ciências (8ºC).
  • Os professores (8ºD).(voltar)

A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?

  • Sim, na disciplina de Ciências e Formação Cívica, porque Ciências tem a ver com o organismo e Formação Cívica tem a ver com o civismo.(8ºA).
  • Sim, em Ciências e numa disciplina específica (8ºB).
  • Sim, nas disciplinas de Área Projecto, Formação Cívica e Ciências da Natureza, porque são as disciplinas que têm mais tempo para nos dar este tipo de informação (8ºC).
  • Sim, a Educação Moral e Religiosa Católica e Ciências porque são as disciplinas mais adequadas ao desenvolvimento do tema (8ºD).(voltar)

Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?

  • Sim, porque assim os nossos pais estão mais informados sobre as nossas dúvidas e opiniões sobre a sexualidade. Devem colaborar através de conversas entre pais e filhos (8ºA).
  • Sim, porque ficavam mais à vontade com os filhos para falar sobre sexualidade. Devia haver uma Associação de Pais onde houvesse uma pessoa especializada para falar abertamente com os pais e os filhos (8ºB).
  • Não, porque devem colaborar em casa, devem tentar esclarecer-nos as dúvidas em casa (8ºC).
  • Sim, para sabermos o que pensam sobre a vida sexual e o que devemos fazer, para isso, devem dar as suas opiniões em reuniões escolares com os professores (8ºC).
  • Os pais que se preocupam com os filhos devem e podem fazer educação sexual através de informações que dão e da conversa que podem ter com os professores (8ºD).(voltar)

Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?

  • Os alunos devem intervir dando a sua opinião, colocando as suas dúvidas, escolhendo se querem ou não ter Educação Sexual e devem fazer projectos ou inquéritos sobre a sexualidade (8ºA).
  • Participar no projecto falando com os professores e fazendo debates com outros alunos, turmas e escolas (8ºB).
  • Participando, como por exemplo, investigando na Internet e investigando em livros (8ºC).
  • Os alunos devem intervir com as suas dúvidas.(8ºD) (voltar)

Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar

  • O que acontece durante a gravidez?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • O que é a homossexualidade?
    (8ºA, EB2,3 de Vieira de Araújo)
  • Porque é que na primeira relação sexual as mulheres perdem sangue?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • A masturbação faz mal nos rapazes e nas raparigas?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • O que é o sexo oral e anal?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • Quais são e como se usam os métodos contraceptivos?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • Que protecções devemos ter antes de termos relações sexuais?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • Como nos podemos proteger das doenças de transmissão sexual?
    (8ºB e 8ºD, EB2/3 de Vieira de Araújo)
  • O que é a SIDA?
    (8ºA, EB2,3 de Vieira de Araújo)
  • O que é a pedofilia?
    (8ºA, EB2/3 de Vieira de Araújo)

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