INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 10ºA, 10ºB, 11ºA e 11ºB - Área Escola (Introdução às Tecnologias de Informação, Inglês, Português, Filosofia, Geografia, Ciências da Terra e da Vida, Técnicas Laboratoriais de Biologia, História, Métodos Quantitativos) (2003/04)
9ºA e 9ºB
- Formação Cívica (2003/04)

Home


1. Ideias Iniciais






O que é a sexualidade e a educação sexual?
Síntese final da escola:
Primeiro cada turma trabalhou em pequenos grupos para reunir as ideias de todos os alunos, depois cada porta-voz apresentou em turma as conclusões do grupo e fez-se uma síntese final, por turma, sobre as ideias melhores e mais realistas para cada um dos assuntos. Numa segunda fase, as turmas do 9ºano organizaram uma Assembleia Geral onde se apresentou a síntese final de cada turma e se chegou a uma síntese final para todas as turmas. Foi seguida a mesma metodologia com as turmas do 10 e 11º anos. Os resultados a seguir apresentados são a síntese final da escola que resultou da reunião de ideias entre a síntese elaborada nas Assembleias Gerais do 9ºano e do 10 e 11º anos.

O que é a sexualidade?

Para nós a sexualidade é tudo aquilo que está relacionado com o corpo e mente de cada indivíduo:

  • Amor;
  • Prazer;
  • União;
  • Homem e mulher;
  • Acto sexual;
  • Reprodução;
  • É característico de cada pessoa;
  • É a diferença no homem e na mulher;
  • São os desejos sexuais das pessoas;
  • É a maneira como cada pessoa vê o sexo e o faz;
  • Um acto vitalício; (voltar)

Para que serve a sexualidade?
A sexualidade serve para termos uma maior intimidade e conhecimento sobre o nosso corpo e dos outros e também um melhor relacionamento com terceiros e satisfação pessoal. Não podemos esquecer que a sexualidade também serve como meio de reprodução (continuidade das espécies), renovação de gerações, obtenção de prazer e identificação do homem e da mulher, sendo também um meio de comunicação e de promoção da saúde de cada um. (voltar)

Como é que se expressa a nossa sexualidade?
A nossa sexualidade expressa-se através do nosso crescimento, assim como da evolução do nosso corpo em que começamos a explorá-lo de forma curiosa. Sente-se a necessidade de experimentarmos novas sensações. Expressamo-la através de desejos, sentimentos, actos, palavras, quando dialogamos uns com os outros, quando nos apresentamos, quando nos declaramos e manifestamos o nosso afecto e carinho ás pessoas que gostamos e quando mostramos responsabilidade social. (voltar)

A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?
A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres, porque tanto as mulheres como os homens possuem corpos e atitudes diferentes o que faz com que algumas pessoas se sintam mais intimidadas do que outras. Assim cada pessoa manifesta a sexualidade de forma diferente ao longo da sua vida. Com a experiência que adquirimos os tabus vão diminuindo. (voltar)

Quando aparece e acaba a sexualidade?
A sexualidade começa quando nascemos e termina quando morremos, variando de pessoa para pessoa e ao longo da vida. (voltar)

O que é um homossexual?
É um indivíduo que tem atracção sexual e afinidade por outro do mesmo sexo. (voltar)

Porque é que o sexo é diferente do género?
O sexo é a característica física do homem e da mulher. O género é as atitudes que o homem e a mulher tomam. (voltar)

O que é um transexual?
É uma pessoa que muda de sexo fazendo uma operação cirúrgica. (voltar)

A religião afecta a nossa sexualidade? Como?
Sim, afecta a nossa sexualidade. Porque a religião não permite o uso de métodos contraceptivos, é contra a perda da virgindade antes do casamento e diz que o acto sexual só se deve praticar para fins reprodutivos e não de prazer, mas ao longo dos tempos os tabus que existem em relação à sexualidade por parte da Igreja vão diminuindo. (voltar)

A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?
Sim. De cultura para cultura a sexualidade é encarada de diferentes pontos de vista, influenciando a nossa maneira de pensar e de agir. Em sociedade as pessoas tendem a evitar certos comportamentos regulando e controlando e a sua sexualidade. Nos países desenvolvidos a informação sobre sexualidade (contraceptivos e DSTs) é maior, isto permite que as pessoas possam ter relações sexuais sem compromissos. (voltar)

O que é um travesti?
É uma pessoa que se veste e tem atitudes de maneira diferente do seu género, um homem que se veste de mulher ou vice-versa. (voltar)

A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?
Não. Porque a educação era diferente, menos liberal não permitindo falar abertamente da sexualidade como hoje em dia se fala. (voltar)

O que é a “saúde reprodutiva”?
Saúde reprodutiva é a reprodução em segurança, de filhos saudáveis sem perigo de contaminação. (voltar)

O que é a “saúde sexual”?
Saúde sexual é praticar relações sexuais saudáveis, em segurança, sem existir transmissão de doenças. (voltar)



Educação sexual

Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?
A minha escola pode contribuir pondo em pratica a disciplina de educação sexual e promovendo palestras. (voltar)

O que é a Educação Sexual?
Educação sexual é uma disciplina que fornece informação sobre sexualidade, é o ensino sobre coisas essenciais à vida como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. (voltar)

Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?
Deve ensinar educação sexual nas escolas especialistas nesta matéria (formados por acções de formação), professores que se sintam a vontade para falar sobre a sexualidade, médicos e enfermeiros através de palestras. (voltar)

A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?
Não. Deve haver uma disciplina própria para educação sexual que será leccionada por especialistas na matéria, porque se fosse em todas as disciplinas conduziria uma grande mudança em todo o programa escolar. (voltar)

Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?
Sim. Porque assim auxiliam os filhos falando abertamente sobre o assunto. Os pais poderiam participar em palestras sobre Educação Sexual juntamente com os seus educados. (voltar)

Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?
Os alunos devem propor os temas a serem tratados e procurar informação sobre esses assuntos, dialogando e realizando debates. (voltar)

Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar

  • Em que consiste o ciclo sexual?
    (E2,3/S de Rio Caldo)
  • O que é e como se faz a higiene genital?
    (E2,3/S de Rio Caldo)
  • O que acontece durante a gravidez?
    (E2,3/S de Rio Caldo)
  • Quais são e como se usam os métodos contraceptivos?
    (E2,3/S de Rio Caldo)
  • Gostava de falar sobre o aborto.
    (E2,3/S de Rio Caldo)
  • Como nos podemos proteger das doenças de transmissão sexual?
    (E2,3/S de Rio Caldo)

Home