INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 10ºA, 11ºA, 12ºA - Área Escola (2004/05)
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4. Acção e Mudança (2004/05)








Planificação da Acção | Acção | Avaliação

Planificação da Acção

1 — Mudanças que deverão ocorrer dentro de nós próprios, na turma e na escola para que deixe de existir nas pessoas da nossa idade o medo de engravidar e de ter doenças de transmissão sexual:
  • Deve haver mais informação sobre os métodos contaceptivos para que a mentalidades das pessoas mude acerca deste assunto!!!
  • Deve haver mais informações sobre os métodos contraceptivos, de uma forma não muito aborrecida, de uma forma fácil de comprender!
  • Também se deve informar sobre as formas como podemos saber onde ir fazer testes pra descobrir se estamos contaminados com as DST`s!
  • Na minha opinião deveriamos confiar mais em nós e no nosso parceiro e, para isto, devemos utilizar o preservativo e realizar um teste de sangue para ver se algum dos dois tem alguma doença sexualmente transmissível. Caso existam dúvidas devemos visitar o Centro de Saúde mais próximo.
  • Apenas devemos tirar dúvidas para ficarmos esclarecidos.
  • Devemos falar abertamente acerca de asuntos deste tipo, esclarecendo por sua vez as dúvidas que cada um tem.
  • Na minha opinião as raparigas têm um pouco mais de receio de falar sobre o sexo com o sexo oposto, o que não é bom...
  • Na minha opinião deve começar a existir na escola um tempo e local próprio, do tipo semanal, no qual se debatam este tipo de temas, nomeadamente segurança sexual. Além disto penso que por parte dos alunos deve existir uma maior maturidade no que diz respeito a este tema, que nos envolve a todos e com o qual devemos ter determinadas preocupações.
  • Para que esse pensamento deixe de existir terá que haver muita responsabilidade pela parte das pessoas envolventes.
  • Julgo que deve existir mais informação acerca do tema e que essa informação seja mais acessivel para as pessoas da nossa idade
  • Deve haver mais imformação sobre os meios contraceptivos. (4)
  • Na minha opinião acho que a mentalidade das pessoas devia mudar, por exemplo, em meios pequenos os rapazes e ainda mais as raparigas não querem ir nem ao posto médico nem à farmácia comprar contraceptivos, pois têm medo de ser falados/as, por isso, deviam deixar de recriminar as pessoas para elas poderem ir á-vontade e sem vergonha buscar os preservativos e assim não terem medo de engravidar, a mesma coisa acontece com as pílulas nos postos médicos.....
  • Se tivessemos mais informação ficariamos mais seguros de nós e não teriamos tantos problemas e complexos, ficariamos mais seguros de nós proprios.
  • Eu acho que para nos tirar o medo de engravidar e de ter DST, eu acho que deveria haver mais palestras para nos tirar as dúvidas e haver mais informação sobre isso. Essa e a minha opinião.
  • Na minha opinião devem pôr mais informação sobre os métodos contraceptivos, tentar explicar melhor aos jovens que utilizando os métodos contraceptivos as probabilidades de engravidar e de ter DSTs são menores.

2 — O que teremos que fazer para que aconteçam essas mudanças:

1º Uma sessão informativa prática, com médicos e/ou enfermeiros, sobre os métodos contraceptivos e as doenças de transmissão sexual, onde nos seja possível tirarmos todas as dúvidas.

2º Falar sobre a "primeira vez" nas actividades de educação sexual na escola.

1ª Acção que queremos fazer: Sessão informativa prática "Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual"

a) Razões porque queremos fazer primeiro esta acção:

  • Porque é o que nos motiva mais;
  • Porque há tabus na troca de informação sobre este assunto;
  • Porque temos vergonha de nos informarmos com os nossos pais, a médica e a enfermeira;
  • Porque temos vergonha de comprar os preservativos e a pílula.

b) Dificuldades que nos podem impedir de realizar a sessão informativa prática:

  • Falta de disponibilidade da médica e da enfermeira.
  • Eles não trazerem os métodos contraceptivos e o preservativo para nos ensinarem na prática como se utilizam.
  • Os professores ou a médica e a enfermeira não gostarem da ideia.

c) Dificuldades que podem impedir esta acçãode levar à prevenção de uma gravidez não desejada e à prevenção de DSTs:

  • Não aprendermos os aspectos práticos para usar os métodos contraceptivos quando um dia quisermos ter relações sexuais, por termos vergonha de tirar todas as dúvidas na frente dos nossos colegas;
  • Não aprendermos a colocar o preservativo, quando um dia quisermos ter relações sexuais, por termos vergonha de treinar na sessão prática;
  • Não tirarmos todas as dúvidas durante a sessão;
  • Não sermos capazes de falar com o nosso namorado(a) sobre estes assuntos;
  • Não sermos capazes de usar o preservativo no momento da primeira relação sexual;
  • Termos vergonha de ir buscar o preservativo, porque as pessoas que vissem e os nossos pais consideravam-nos levianas embora aos rapazes considerassem "machos latinos";
  • Termos vergonha de ir a uma consulta de planeamento familiar antes de ter a primeira relação sexual;
  • Termos vergonha de ir buscar a pílula, porque os nossos pais e as pessoas que vissem consideravam-nos levianas.

d) Planificação da "Sessão informativa prática: Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual":

Quem vai orientar as sessões: Médica e enfermeira, do Centro de Saúde de Rio Caldo.

Alunos que vão assistir: Sessão nº 1: 10º e 9º anos; sessão nº 2: 11º e 12º anos.

Convite a enviar ao Centro de Saúde:
No convite a enviar ao Centro de Saúde deve indicar-se que:

a) Os alunos gostavam de ficar a saber:

- Quais são os métodos contraceptivos e como se utilizam;
- Se os contraceptivos podem ser adquiridos sem ser na farmácia;
- Onde se pode fazer a primeira consulta de planeamento familiar; como decorre geralmente essa consulta; se é grátis; se os pais têm que saber; e se o namorado deve assistir à consulta;
- Quais são as DSTs e como se podem prevenir;
- Se os preservativos podem ser adquiridos pelos jovens sem ser comprados;
- Como dizer ao namorado(a) que se quer usar o preservativo;
- Como se coloca o preservativo.

    b) Os alunos podem ter a seguintes dificuldades:Dificuldades que podem impedir que essa acção não leve à prevenção de uma gravidez não desejada e à prevenção de DSTs:

    • Não aprendermos os aspectos práticos para usar os métodos contraceptivos quando um dia quisermos ter relações sexuais, por termos vergonha de tirar todas as dúvidas na frente dos nossos colegas;
    • Não aprendermos a colocar o preservativo, quando um dia quisermos ter relações sexuais, por termos vergonha de treinar na sessão prática;
    • Não tirarmos todas as dúvidas durante a sessão;
    • Não sermos capazes de falar com o nosso namorado(a) sobre estes assuntos;
    • Não sermos capazes de usar o preservativo no momento da primeira relação sexual;
    • Termos vergonha de ir buscar o preservativo, porque as pessoas que vissem e os nossos pais consideravam-nos levianas embora aos rapazes considerassem "machos latinos";
    • Termos vergonha de ir a uma consulta de planeamento familiar antes de ter a primeira relação sexual;
    • Termos vergonha de ir buscar a pílula, porque os nossos pais e as pessoas que vissem consideravam-nos levianas.

3 — Como poderemos avaliar se a "Sessão Informativa prática: Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual" originou mudanças nos alunos que vão assistir à sessão:

  • Eu acho que depois as mudanças vão ser muitas, vamos ter a maior parte das nossa dúvidas esclarecidas,e acho que nós vamos mudar mesmo muito depois dessas palestras.
  • Eu penso que a palestra nos vai ajudar embora muitas das nossas dúvidas vão desaparecendo aos poucos e isso deve-se a prof. Teresa Vilaça aos nossos profs., aos pais e a muita da informação que de hoje em dia nos rodeia.
  • Eu acho que a palestra vai-nos fazer bem, porque vai-nos ajudar a esclarecer algumas das dúvidas que tenho há muito tempo.
  • Na minha opinião penso que com a acção de formação ficamos mais informados em relação a certos e determinados assuntos. Mas também de certa forma ficamos mais à- vontade para falar com os colegas acerca desses assuntos sem qualquer problema.

  • Penso que a palestra nos vai ajudar muito porque vamos ficar mais informados logo podemos avaliar vendo as perguntas que vão fazer para tirar todas as dúvidas que tenham sobre o tema.
  • Fazendo talvez um questionário anónimo e depois mostrando as estatisticas,do questionário!
  • Podemos avaliar se surgiu ou não algumas mudanças através de um questionário pessoal que devemos entregar a cada um ao fim da palestra.
  • Sou da opinião que será fácil determinar o que aprenderam os alunos se se tornar clara e bem fincada a sua participação neste forum e em actividades a desenvolver na escola. Penso que devem haver secções de informação nas quais sejam avaliadas as principais dúvidas dos alunos sem que estas sejam expostas aos restantes, deste modo pode-se avaliar as suas dúvidas e o que até então aprenderam.
  • Na minha opinião descubro este facto através da sua opinião e comportamento.