INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 10ºA, 11ºA, 12ºA - Área Escola (2004/05)
Home
2 O que teremos que fazer para que aconteçam essas mudanças:
1º Uma sessão informativa prática, com médicos e/ou enfermeiros, sobre os métodos contraceptivos e as doenças de transmissão sexual, onde nos seja possível tirarmos todas as dúvidas.
2º Falar sobre a "primeira vez" nas actividades de educação sexual na escola.
1ª Acção que queremos fazer: Sessão informativa prática "Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual"
a) Razões porque queremos fazer primeiro esta acção:
b) Dificuldades que nos podem impedir de realizar a sessão informativa prática:
c) Dificuldades que podem impedir esta acçãode levar à prevenção de uma gravidez não desejada e à prevenção de DSTs:
d) Planificação da "Sessão informativa prática: Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual":
Quem vai orientar as sessões: Médica e enfermeira, do Centro de Saúde de Rio Caldo.
Alunos que vão assistir: Sessão nº 1: 10º e 9º anos; sessão nº 2: 11º e 12º anos.
Convite a enviar ao Centro de Saúde:
No convite a enviar ao Centro de Saúde deve indicar-se que:a) Os alunos gostavam de ficar a saber:
- Quais são os métodos contraceptivos e como se utilizam;
- Se os contraceptivos podem ser adquiridos sem ser na farmácia;
- Onde se pode fazer a primeira consulta de planeamento familiar; como decorre geralmente essa consulta; se é grátis; se os pais têm que saber; e se o namorado deve assistir à consulta;
- Quais são as DSTs e como se podem prevenir;
- Se os preservativos podem ser adquiridos pelos jovens sem ser comprados;
- Como dizer ao namorado(a) que se quer usar o preservativo;
- Como se coloca o preservativo.
b) Os alunos podem ter a seguintes dificuldades:Dificuldades que podem impedir que essa acção não leve à prevenção de uma gravidez não desejada e à prevenção de DSTs:
3 Como poderemos avaliar se a "Sessão Informativa prática: Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual" originou mudanças nos alunos que vão assistir à sessão:
- Eu acho que depois as mudanças vão ser muitas, vamos ter a maior parte das nossa dúvidas esclarecidas,e acho que nós vamos mudar mesmo muito depois dessas palestras.
- Eu penso que a palestra nos vai ajudar embora muitas das nossas dúvidas vão desaparecendo aos poucos e isso deve-se a prof. Teresa Vilaça aos nossos profs., aos pais e a muita da informação que de hoje em dia nos rodeia.
- Eu acho que a palestra vai-nos fazer bem, porque vai-nos ajudar a esclarecer algumas das dúvidas que tenho há muito tempo.
- Na minha opinião penso que com a acção de formação ficamos mais informados em relação a certos e determinados assuntos. Mas também de certa forma ficamos mais à- vontade para falar com os colegas acerca desses assuntos sem qualquer problema.
- Penso que a palestra nos vai ajudar muito porque vamos ficar mais informados logo podemos avaliar vendo as perguntas que vão fazer para tirar todas as dúvidas que tenham sobre o tema.
- Fazendo talvez um questionário anónimo e depois mostrando as estatisticas,do questionário!
- Podemos avaliar se surgiu ou não algumas mudanças através de um questionário pessoal que devemos entregar a cada um ao fim da palestra.
- Sou da opinião que será fácil determinar o que aprenderam os alunos se se tornar clara e bem fincada a sua participação neste forum e em actividades a desenvolver na escola. Penso que devem haver secções de informação nas quais sejam avaliadas as principais dúvidas dos alunos sem que estas sejam expostas aos restantes, deste modo pode-se avaliar as suas dúvidas e o que até então aprenderam.
- Na minha opinião descubro este facto através da sua opinião e comportamento.