INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 9ºA, 9ºB e 9ºC - Área Projecto, Formação Cívica e Ciências Naturais (2004/ 05)
(Home)


2. INVESTIGAÇÃO
1. Manifestações da sexualidade em obras de arte: As figuras mostram ou sugerem:

Relações coitais
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9ºA, 9ºB )
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (9ºA, 9ºB)

“A figura 4, porque é aquela que transmite maior intimidade, uma vez que, os corpos estão mais juntos”. (9ºA).
A figura 5 porque estão duas pessoas numa cama (9ºA).
“As figuras 4 e 5, porque mostram corpos a interagirem um com o outro" (9ºB

Corpos sensuais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (9ºA, 9ºB)
    “As figuras 1,2 e 3, porque os corpos mostram a nudez e encontram-se em poses sensuais”. (9ºA)
    “As figuras 1,2 e 3, porque se vêem bem as formas do corpo".

Intimidade

  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (9ºA)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (9ºB)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9ºB)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (9ºB)

"A figura 2, porque esconde o seu órgão mais intimo. A figura 4, porque dá a entender que entre os dois existe uma grande intimidade e a figura 7, porque se encontram duas pessoas a conversar, a conhecer-se melhor, a ganhar intimidade." (9ºA)
“As figuras 4,5,6,7 e 9, porque mostra uma relação próxima entre as pessoas" (9ºB)

Reprodução

  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9ºB)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (9ºA, 9ºB)
    "A figura 8, porque mostra uma mãe a amamentar o seu filho, o que significa que houve reprodução”.
    “As figuras 6 e 8, porque mostram crianças" (9ºD)

Roupa sexy

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (9ºA)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9ºA)
    Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (9ºB)
    “As figuras 1 e 6, porque as duas imagens representam trajes sexys da época”. (9ºA)
    “A figura 8, porque o vestido é mais decotado" (9º B)

Preocupação com a imagem do corpo

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (9ºA, 9ºB)

A figura 1, porque está uma mulher a ver-se ao espelho (9ºA)
A figura 1, porque a pessoa está a observar-se ao espelho e está a pedir a opinião de outros sobre o seu corpo" (9ºB)

Afecto

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9ºB)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (9ºB)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (9ºB)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (9ºB)
    “Porque nas duas imagens (figuras 6 e 8) estabelecem-se relações de afecto e carinho”. (9ºA)
    "As figuras 4,5,6,7,8 e 9, porque existe uma relação entre as pessoas" .(9ºB)

Diferentes papéis de género

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (9ºA)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (9ºA)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9ºB)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (9ºB)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9ºB)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (9ºB)

“Porque as figuras 1 e 3 evidenciam os corpos masculino e feminino”. (9ºA)
"As figuras 4 e 5, porque mostram a relação entre pessoas de sexos diferentes. As figuras 6 e 8, porque a mulher desempenha tarefas diferentes das do homem." (9ºB)

Relações interpessoais

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (9ºA, 9ºB)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (9ºB)

    ”Porque as figuras 4, 5 e 7 mostram a relação entre duas pessoas”. (9ºA)
    "As figuras 4,5,7 e 9, porque revela relações entre as pessoas" (9ºB)

CONCLUSÕES
Verificamos que as respostas nas turmas A e B eram iguais para alguns tópicos. Ambas as turmas escolheram as mesmas imagens para ilustrar as relações coitais, os corpos sensuais e a preocupação com a imagem do corpo. Na realidade, nós considerámos que só quando os corpos estão mais juntos e as pessoas mostram intimidade, neste caso na cama ou deitados na campo, é que poderá haver mais tarde,ou já ter havido, uma relação sexual (coital). As duas turmas também concordavam no que é um corpo sensual, pois todos disseram que corpos sensuais são corpos bonitos, com poses bonitas e estes das imagens até estavam nus.
Nas imagens que mostravam intimidade houve opiniões diferentes nas duas turmas, no entanto, todos concordámos que para haver intimidade as pessoas têm que ser próximas uma da outra e confiarem uma na outra.
Também concordámos que a manifestação da reprodução humana é os filhos, por isso, todas as imagens que mostrem crianças fazem-nos lembrar a reprodução.
O nosso conceito de roupa sexy para a quela época não foi bem o mesmo. Provavelmente, se nos tivessem perguntado o que é para nós a roupa sexy actualmente, as duas turmas teriam concordado com os mesmos aspectos.
Embora as duas turmas não tenham escolhido as mesmas imagens que representam afecto, concordámos que todas as figuras assinaladas mostram afecto entre namorados, pais e filhos, etc.
Quando analisámos os diferentes papéis de género, chegámos à conclusão que o género masculino ou feminino é a maneira como nós vivemos pelo facto de termos nascido homens ou mulheres. Só a mulher é capaz de amamentar o filho, por isso, esta característica é tipica do papel feminino. No entanto, há outras características aprendidas na sociedade que podiam ser diferentes. Por exemplo, observa-se numa imagem a mulher a cuidar dos filhos e o marido a trabalhar, isto pode não ser sempre assim.
As relações interpessoais estão presentes em todas as figuras em que existe mais do que uma pessoa, pois "relações interpessoais" significa interagir com o outro, numa conversa, num namoro, na amizade, etc.

(Home)